Autor |
Mensagem |
julianabp Membro Novato |
# set/19
Pessoal, estou tentando gravar minha guitarra com o Reaper e o Cakewalk, mas o problema que ocorre nos dois é o mesmo: a latência. A interface de áudio está sendo feita pelo ampli (Katana 50) e a placa de gravação é a do PC mesmo (onboard). Com a configuração em Waveout e WASAPI a latência continua. Tentei alterar as configurações para ASIO mas não sai o som. Preciso mesmo instalar o ASIO4all para que dê certo? Obrigada!
|
Buja Veterano |
# set/19
· votar
Olha, normalmente o que se espera, é que haja asio4all instalado. Pelo que sei, fazendo uma boa configuracao nele, se obtem bons niveis de latencia. Aceitaveis. Latencia excelente nao existe com placa de som onboard. E latencia zero nao se consegue em placa nenhuma. Nao importa o amp, a guitarra, cabos, nada.
Tente instalar o asio4all, coloque nele a configuracao recomendada (ja vem de fabrica isso), abra so o reaper, feche todo o resto que come memoria e processador, abra uma track sem plugin nenhum, e veja a latencia.
Se continuar muita latencia, configure pouco a pouco no asio4all. Pouco a pouco. Se mexer muito, ou vai travar muito, ou vai dar muita latencia. O controle é como um cabo de guerra. Menos latencia, mais travamento. Menos travamento, mais latencia. Mais tem um meio tempo nisso, que da pra tocar.
Se ainda assim nao der, considere obter uma interface dedicada.
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
Buja Obrigada!
Também estranhei isso. Nos PCs mais antigos funcionava sem problemas e nunca precisei instalar nada. Esse daqui é um Inspiron 5458 e não tem acordo de funcionar. Seguirei as suas orientações :) Mais uma vez, obrigada pela ajuda!
|
Ningen Veterano |
# set/19 · Editado por: Ningen
· votar
julianabp
O ASIO4All (driver genérico quebra galho de baixa confiabilidade) não é necessário pois o seu amp já possui um driver próprio, baixe no site da boss. (Página 6, 9 do manual)
Se, utilizando ele, a latência ainda estiver alta, em geral, o problema se encontra nas configurações. Tente diminuir o Block size e/ou aumentar o Samplerate.
|
Ningen Veterano |
# set/19 · Editado por: Ningen
· votar
A interface de áudio está sendo feita pelo ampli (Katana 50) e a placa de gravação é a do PC mesmo (onboard)
Isso não faz sentido. Se a interface é a do Katana, quem grava é o Katana. Esqueça onboard.
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# set/19
· votar
julianabp eu nao manjo tanto assim dessas DAWs que citou, porem todas elas são similares Provavelmente tem uma aba chamada Playback Engine, ou algo do tipo e nela vai ter o Buffer size, lá voce indica quantos pacotes de samples serão armazenados para serem processados de uma vez, quanto menos samples, menos latencia, porém mais uso do processador
menos samples (32, 64 e 128) é bom para gravar, pois voce usa menos processamento via plugins e etc nessa etapa, e isso reduz drasticamente a latencia, porém isso faz o processador trabalhar mais
mais samples (256, 512 e 1024) é melhor para a etapa de mixagem e masterização, pois desafoga o processador e processamento nessa etapa é essencial, pois estamos usando diversos plugins em diversos canais, assim a daw manda pacotes maiores pro processador em um espaço de tempo maior
|
julianabp Membro Novato |
# set/19 · Editado por: julianabp
· votar
Ningen The Man Who Sold The World
Deixei nessas configurações da imagem. É aqui que ocorre a latência.
https://imgur.com/a/rlAmlC6
Obs: o input é feito pelo Katana. Na imagem capturada ele estava desconectado.
O estranho é que quando ativei o Asio4all, as trilhas ficaram mudas (tanto a da backingtrack quanto a da guitarra). Então é aqui mesmo que devo alterar os samples?
|
Ningen Veterano |
# set/19
· votar
Já disse, baixe o driver no site oficial, use ASIO e não WaveOut. Esqueça ASIO4All, não há necessidade de usar isso.
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# set/19
· votar
julianabp eu não sei muito bem como funciona esse esquema no windows, mas siga o que o pessoal ta falando, use o driver da fabricante do amplificador no seu caso
no windows deve ter na configurações de audio os dispositivos de audio disponiveis, provavelmente se voce segurar Option ou algum botão no teclado e o botão direito do mouse em cima do icone de audio ali na barra de baixo na direita, vai aparecer os dispositivos de entrada e saída
coloque o amp como dispositivo de entrada de audio e se o amp tiver saída pra fone, coloque ele como o dispositivo de saída
após isso, a configuração inicial está feita, agora entra a parte em que configura a DAW: indique na DAW que está usando o amplificador como interface (geralmente ela já vê que seu dispositivo de entrada no windows é o amp e ela cria os caminhos sozinha), se nao fizer automatico, vá na parte de input ali e selecione o amplificador
ai voce tem que reduzir esse Buffer size, tá muito alto, a latencia com ctz ta sendo causada por causa disso
veja no manual do amplificador em qual bitrate ele trabalha, 16 bits é muito pouco hoje em dia, ou ele trabalha em 24 ou em 32 bits
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
Ningen Esse é o problema. O Asio do Katana não funciona. A única configuração que grava algo é em Waveout :/ Já tentei de tudo e não dá certo. O Asio do Katana foi instalado corretamente, mas o resultado é o mesmo dos demais: não sai som. Mesmo que eu altere as entradas e saídas, nada muda.
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
The Man Who Sold The World Ningen
ATUALIZAÇÃO
Alterei todas as entradas e saídas de áudio. O som do que foi gravado está saindo pelo amplificador e não pelos fones de ouvido (aparece a opção dos fones, mas não sai por ele). Acho que falta apenas esse detalhe... Se eu conseguir isso, poderei gravar a guitarra junto com a backing track e ver se ainda há alguma latência.
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# set/19
· votar
julianabp altere o output para a placa do computador entao, provavelmente vai sair o audio pela saída de fones do computador
|
Ningen Veterano |
# set/19
· votar
The Man Who Sold The World
Não, velho... ela não pode fazer isso... Com baixa latência, para ela fazer isso, só usando o ASIO4All e ativando nele as duas placas.
Mas não há necessidade em fazer isso, já que o amp dela já tem um "headphone out". O que ela precisa fazer é instalar o amp, e configurar a saída tanto da DAW quando to Windows pro amp, para que tudo saia junto, com baixa latência, usando um driver ASIO original.
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
The Man Who Sold The World o pior é que sai apenas pelo ampli. No programa não aparece a opção de saída pela placa. Aparece na barra de tarefas, mas, mesmo selecionando o microfone, o áudio não sai por ele. Continua saindo no amplificador. É um mistério isso aqui, kkkk.
Ningen mas sair pelo ampli? O que estou tentando é reproduzir o que foi gravado, via fones de ouvido. O ampli reproduzindo a música toda, sem ser apenas a guitarra, fica horrível. Essa é a questão agora: o áudio gravado sair pelo fone.
|
Ningen Veterano |
# set/19 · Editado por: Ningen
· votar
julianabp
Seguinte... Seu amp é uma interface com suporte ASIO. ASIO é o que permite aplicar efeitos num áudio que esteja entrando ali na hora em latência mínima. No dia que você quiser usar sua guitarra numa DAW, e processar nela o som - utilizando VSTs, Guitar Rig, Amplitube ou algo do tipo - e ouvir em "tempo real", você vai usar exclusivamente seu Katana, espetando o fone de ouvidos na saída para fones de ouvido do Katana e esquecer placa onboard.
Porém, se você só quer ouvir algo já gravado, não precisa do amp, nem de ASIO4All, nem ASIO nenhum. Dá pra se virar usando WASAPI em configurações parecidas com ESSA.
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
Ningen Sim, sim. Essa parte eu entendi. A minha dúvida é como gravar com a backing track sem que, na hora da gravação, ela saia pelo ampli. Pq já alterei as saídas, mas ela retorna por ele e o som fica horrível. Deveria sair apenas a guitarra e a backing track pelos fones de ouvido, não? (isso na hora da gravação).
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
Gente, alguém com experiência aqui no forum que possa ajudar???
|
Ningen Veterano |
# set/19 · Editado por: Ningen
· votar
Galera, há dias pergunto aqui no fórum e ninguém responde! Chegam até ao ponto da grosseria para falar sobre algo que, para os grandes entendidos, deveria ser algo normal. Fecharam meus tópicos e não obtenho resposta. Qual a utilidade do fórum, então??? Basta dizer que, um "entendido", chegou ao ponto de dizer que o katana grava o áudio e não a placa onboard do PC... enfim... sem comentários. Quero saber como gravar com a backing track no reaper (via onboard) sem que, na hora da gravação, ela saia pelo amplificador. Pq já alterei as saídas, mas ela retorna por ele e o som fica horrível. Deveria sair apenas a guitarra e a backing track pelos fones de ouvido. Como corrijo isso?
Por partes...
Galera, há dias pergunto aqui no fórum e ninguém responde! Não acho que você entenda como isso aqui funciona. Esse fórum é feito de pessoas como você. Com dúvidas sobre um assunto, com experiências sobre outro. E ninguém tem obrigação nenhuma, além das descritas aqui. Regras que você infringiu diversas vezes nos últimos dias. Todos aqui gostariam de ajudar, mas fazemos isso de graça ao nosso próprio tempo. Podemos estar no trabalho, dormindo, tocando, com nossa família ou só ocupados demais para ajudar.
Chegam até ao ponto da grosseria para falar sobre algo que, para os grandes entendidos, deveria ser algo normal. Eu não consegui identificar qualquer grosseria vinda dos outros membros nesse tópico. Conduta duvidosa, pra mim, foi a sua, já que não soltou um "obrigado", e ficou mudando de pergunta. Primeiro era saber como gravar sem latência. (Resposta: ASIO oficial do fabricante + configurações adequadas) Segundo foi "reproduzir o que foi gravado, via fones de ouvido" (Resposta: WASAPI, se não quiser ligar o amp, ASIO espetando o fone no amp se quiser usar ele.) Terceira pergunta... "como gravar com a backing track sem que, na hora da gravação, ela saia pelo ampli" Aqui eu desisti pois percebi uma certa má vontade. Me impressiona você ter um problema, e querer resolver somente do seu jeito. Se o seu jeito funcionasse, ora, você não estaria aqui. Novamente, "não sou nem obrigado".
|
Beto Guitar Player Veterano |
# set/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar
Ningen
Obrigado pela indicação lá no outro tópico. Realmente a moça aí não foi muito educada. Num fórum é importante todos terem respeito, pois ninguém aqui, como você disse, é obrigado a estar aqui. Estamos simplesmente porque queremos ajudar o outro, ou (como no meu caso, por exemplo), quando precisei de ajuda, fui muito bem auxiliado, portanto ajudo como posso também.
julianabp
No seu caso, se o som está saindo pelo amplificador, é porque, provavelmente, você o ligou em linha a interface de áudio e isso é normal, não é nenhum problema, o som vai sair mesmo do amplificador.
Complementando: para sair o áudio pela saída da DAW é necessário configurar primeiramente a saída do driver ASIO e depois configurar no Reaper. Como não uso essa DAW, não sei bem onde fica, mas se seguir o mesmo padrão de outros (como o Pro Tools, por exemplo) fica no menu de configuração de áudio (SETUP).
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
O que notei aqui no fórum, infelizmente, são comentários e atitudes que não condizem com o respeito que devemos ter a outros usuários, especialmente se uma mulher entra em questão sobre guitarras e etc. Percebi que outras pessoas que tentaram auxiliar recebiam respostas de forma não educada. Questionei por diversas vezes sobre o tema, de forma focada em conteúdo diverso do que já havia, educadamente, e 3 tópicos foram bloqueados. Em outros assuntos, recebo como respostas apenas um "Sim" ou "Não". Não entendo a razão de haver um fórum se as pessoas já iniciam tópicos desta forma. Sendo assim, já que tb não sou obrigada a estar aqui, não utilizarei mais este canal que só serve para consolidar atitudes machistas e preconceituosas. Buscarei ajuda pessoalmente com outras pessoas
Grata!
|
julianabp Membro Novato |
# set/19
· votar
Ningen Se o post foi fechado, vc não deveria republicar a mensagem. Totalmente antiética a sua atitude!
|
Ningen Veterano |
# out/19 · Editado por: Ningen
· votar
Por partes...
O que notei aqui no fórum, infelizmente, são comentários e atitudes que não condizem com o respeito que devemos ter a outros usuários, especialmente se uma mulher entra em questão sobre guitarras e etc.
Se isso for mesmo verdade, gostaria que você apresentasse provas. Por exemplo, um comparativo mostrando as diferenças de tratamento para com os diferentes sexos. Tenho cerca de 7 anos de fórum com 2318 mensagens enviadas até o momento. Bastante material pra você.
Questionei por diversas vezes sobre o tema, de forma focada em conteúdo diverso do que já havia, educadamente, e 3 tópicos foram bloqueados.
Seus três tópicos foram fechados por você ter cometido pelo menos três infrações: 1. Você criou um tópico para um problema que já tinha sido exposto aqui. 2. Criou um tópico com título vago. 3. Criou um usuário novo para burlar o sistema.
Repito, não acho que você entenda o funcionamento desse fórum. Além de qualquer coisa, deve servir como fonte de pesquisas futuras. As regras tentam assegurar isso. Se você tem algum problema com elas, mande uma mensagem para os moderadores.
Em outros assuntos, recebo como respostas apenas um "Sim" ou "Não". Não entendo a razão de haver um fórum se as pessoas já iniciam tópicos desta forma.
Não há qualquer regra que diga que não se pode ser sucinto ao postar uma resposta. Você está tentando resolver um problema ou bater papo?
Sendo assim, já que tb não sou obrigada a estar aqui, não utilizarei mais este canal que só serve para consolidar atitudes machistas e preconceituosas.
Veja, isso aqui não é um livro. Você não vai ler mensagens como:
Indignado, agressivo, fulano, após levantar-se de sua poltrona, proferiu com ar de superioridade e olhar de desaprovação: - Você deveria usar a opção A e não a B.
Tampouco:
Calmamente e com tom suave, para não soar rude, ele olhou em seus olhos e disse: - Você deveria usar a opção A e não a B.
A mesma frase com dois "tons" totalmente diferentes. E são só dois exemplos.
Agora pensa aqui comigo... Não existe a possibilidade (perguntando... sem ofensas) de você ter levado pra esse lado ruim, justamente por sermos teoricamente homens e você mulher? Porque se você o fez... Bem, preconceituosos não somos nós, né?
...
Eu, aproveitaria esse momento sensível, na defensiva, de achar que está todo mundo contra você, e iria compor umas canções... Vai que...
Se o post foi fechado, vc não deveria republicar a mensagem. Verdade. Na próxima mando no privado. Contudo, se não quiser respostas às suas mensagens, não escreva.
PS: Vou parar de desvirtuar o tópico. Sorry.
|
LeandroP Moderador |
# out/19
· votar
julianabp Sendo assim, já que tb não sou obrigada a estar aqui, não utilizarei mais este canal que só serve para consolidar atitudes machistas e preconceituosas. Buscarei ajuda pessoalmente com outras pessoas
Eu li e reli todos os comentários, inclusive dos outros tópicos que você criou sem necessidade e infringindo as regras (por isso ele foi fechado), e não notei nenhuma postura ou comentário de cunho machista ou preconceituosa.
Existem meios para denunciar comentários ofensivos, coisa que você não fez. Talvez o fórum não seja mesmo o lugar ideal pra você esclarecer as suas dúvidas. Mas, fica a seu critério se pretende participar ou não. Desde que respeite as regras.
|
Ismah Veterano |
# out/19
· votar
julianabp
Como estou sereno, com muito tempo e fui referido acima de uma maneira nada gentil... Eu por minha vez, tenho fama de grosso mesmo... Fui procurado em particular para uma compra de um investimento nada modesto, e o vivente pôs isso na mesa... Como é o segundo caso recente, vamos aos fatos - e isso se aplica para todos
Não estou aqui para massagear egos. Logo não vou dizer o que a pessoa quer ouvir, pra deixar ela feliz - geralmente, porque eu agradeceria de ter uma pessoa assim na minha vida...
Tenho até mais sensibilidade hoje, e tento orientar a outra parte, além de apenas crítica. Algo como "isso aqui está errado, e aquilo pode ser feito para melhorar". Se não, a pessoa não tem nem um começo.
Muitas vezes, nós temos uma ideia que parece brilhante. Aí vem aqui, contar que descobriu a galinha dos ovos de ouro. Outras, apenas quer que alguém reforce nossa certeza. E é extremamente frustrante, de cara alguém pôr defeito ou achar uma falha, e tu mesmo ver que está errado! Preferia dar de cara no chão, e quebrar o nariz, mas da forma literal.
Estes dias, deu um problema em um show. Da minha parte, precisei tomar uma decisão, e a minha escolha só piorou as coisas muitíssimo. O responsável que estava comigo, sabia ainda menos que eu - mas felizmente, ele foi de testemunha que não foi sabotagem. Veio meu colega, apertou um botão, e tava tudo certo - fora eu, com cara de tacho.
Se com experiência a gente faz cagada.... Quando somos novatos num assunto ou atividade, é normal e esperado que a gente erre, que as coisas parem de fazer sentido do nada, e a coisa não aconteça como esperado. Quando não, nos esquecemos de olhar a nossa volta, e ver que a realidade do amiguinho é diferente da minha.
Evito de entrar em tópicos de bandas, músicas, gravações e afins, porque já procurei tanto pelo em ovo, que "tenho as manhas" pra achar. E ainda estou começando... Cada vez, é um aprendizado novo...
Outro fator, é que nem sempre há tempo, seja da minha para desenvolver o tema, buscar fontes, e analisar possibilidades, como da sua em ler... Tanto que eu tenho artigos técnicos, aqui no fórum, que eu tirei muitas vezes o dia todo APENAS para isso, e... Quase ninguém deu a mínima... Estão lá, pra quem quiser, quando quiser (ao menos por hora), e de onde quiser.
Se sua pergunta inicial é vaga, logo é difícil não dar uma resposta igualmente vaga. Visivelmente, tu não sabe muito sobre isso...
O funcionamento do Katana e quase todos os DSP's é igual... O equipamento se torna uma placa de som USB, e quando conectado a DAW, se consegue gravar o sinal manipulado. O computador grava SIM o Katana. Restava saber em que ponto se capta o sinal, e se junto com o sinal vem também o que é reproduzido a partir do computador.
E talvez pasme, mas uma parte do meu ganha-pão é montar, configurar e manter sistemas assim. Experiência tenho, nem sempre o tempo ou a paciência. Porém, apenas sei ler o que me escrevem, não adivinhar o que gostariam de dizer. Vendo e fazendo, é outra história.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# out/19
· votar
É besteira continuar este tópico, visto que a pessoa que o abriu cancelou sua conta e, provavelmente, não viu ou vai ver as respostas direcionadas a ela.
|
LeandroP Moderador |
# out/19
· votar
Tem gente que não faz um menor esforço pra ler. Querem as coisas prontas, mastigadas e de graça.
De toda forma deixarei o tópico aberto, porque ao menos as respostas podem ajudar quem realmente tem interesse em saber, em respeito a quem dedicou seu tempo e conhecimento contribuindo com o tópico.
|
nickname62 Membro Novato |
# fev/20
· votar
Estava com o mesmo problema e consegui resolver. Vi que várias pessoas não conseguiram baixa latência ao configurar o ASIO4ALL não nativo do amp (inclusive em fóruns gringos). Gravei um vídeo explicando a configuração. Espero ajudar a quem tenha essa mesma dúvida. Fui!
https://www.youtube.com/watch?v=pd0q0lflG64
|
diorpinel Membro Novato |
# mar/20
· votar
Bom dia pessoal! Exemplo: Suponhamos que tenho 5 tracks no Reaper, tais como: Tracks: 1: EZDRUMMER 2: STRINGS 3: VIOLINO 4: FANTASIA, os quatro já gravados e mixados, no entanto, na track 5, eu uso um piano VSTI em tempo real para tocar junto. Agora vem a dificuldade! Quando seleciono nas ações do reaper as atribuições dos faders ele dá conflito, tipo, o piano VSTI está no fader 5, e o ezdrummer no fader 1, só que, quando vou aumentar o volume da batera no fader 1, ele afeta também o fader 5 e desconfigura o som do piano VSTI, entre outros, tipo fader 3 que é o violino, quando vou aumentar o volume dele ele acionar o pan! Pelo que sei, eles são independentes não é? Grato!
|