Fonte para Phantom Power

    Autor Mensagem
    rafahds
    Membro Novato
    # mai/19 · Editado por: rafahds


    Uma dúvida de um leigo, eu possuo um microfone condensador e um Phantom Power igual a esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1146339363-phantom-power-fanto m-power-48v-com-fonte-alta-qualidade-_JM?matt_tool=50003869&matt_word= &gclid=CjwKCAjw_MnmBRAoEiwAPRRWWx2KMWcCXYL_HZ2wzc0iqPf2OkSAVdwtvGLHs5n N-i_4I7uuasy2WRoCqeEQAvD_BwE

    Porém o microfone continua com ruídos/zunidos e eu suspeito que seja um problema com "energia", meu ap tem aterramento e eu uso um clamper. Minha suspeita é que e o problema está na fonte, que é uma genérica e também
    os conectores (que vão na tomada) da fonte são aqueles de risquinhos, sem uma saída para o terra.
    Alguém sabe me recomendar uma fonte com conector de pinos (com o pino do terra), e qual voltagem devo comprar?
    48volts que é a voltagem do Phantom Power? Ou outra voltagem? Obrigado.

    Ningen
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    rafahds

    O ideal seria que você disponibilizasse uma gravação contendo o ruído. (existem vários, cada um com uma causa diferente)

    Qual sua interface de áudio?

    O microfone condensador geralmente é feito de maneira que o terra se resolva dentro dele mesmo. O meu inclusive vem com uma placa de metal parafusada à estrutura que só serve pra isso.

    Teve uma época que ele apresentou uns ruídos estranhos que eu achava ser culpa da elétrica mas era a cápsula que tinha sido danificada pela umidade em excesso, ficou inutilizável com o tempo. Troquei a cápsula esse mês e ele tá uma delícia, ruídos baixíssimos...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    teste só o microfone em uma mesa de algum amiguinho, mesa que já tem phantom power, e como os cabos de microfone do seu amiguinho, então ligue direto sem usar essa forma de alimentação

    se continuar o ruido o problema está no microfone

    não deu ruido, então passe a testar com seus cabos

    se o ruido não apareceu, teste com seu mic, seu cabo e coloque essa sua alimentação do fantom e use uma mesa sem o fantom power
    se deu ruido pode ser sua fonte
    ---------------------------------------------------------------------
    quanto uma compra de fonte
    veja o que pede o seu phantom, na foto está que são 18V
    então tem que ser uma fonte de 18V, se comprar maior você vai torrar seu phantom

    veja também a amperagem do seu phantom, se ele pede por exemplo uns 2A e sua fonte for de 1A ou fonte de pedal 300 mA... vai dar ronco


    que é uma genérica e também
    geralmente as genericas que vejo por ai vendidas por kilo em camelô são de 9V ou 12V,
    usar uma nessa voltagem vai dar ronco ou distorcer
    se sua fonte for de 18V, leve em uma eletrônica e peça para o cara testar quantos Volts ela solta, leve com o phantom

    rafahds
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar



    O ideal seria que você disponibilizasse uma gravação contendo o ruído. (existem vários, cada um com uma causa diferente)


    Link para o ruído aqui abaixo
    https://soundcloud.com/rafael-torres-920691167/mic-noise/s-8A2wT

    Qual sua interface de áudio?

    É só aquele Phantom ligado direto no pc, to pensando em comprar uma placa de áudio offboard usb pra ver se dá uma melhora.

    rafahds
    Membro Novato
    # mai/19 · Editado por: rafahds
    · votar


    teste só o microfone em uma mesa de algum amiguinho, mesa que já tem phantom power, e como os cabos de microfone do seu amiguinho, então ligue direto sem usar essa forma de alimentação

    se continuar o ruido o problema está no microfone

    não deu ruido, então passe a testar com seus cabos

    se o ruido não apareceu, teste com seu mic, seu cabo e coloque essa sua alimentação do fantom e use uma mesa sem o fantom power
    se deu ruido pode ser sua fonte


    Fiz o teste do mic+phantom em um notebook - funcionando a bateria, sem nenhum tipo de cabo de energia na tomada - e o som ficou bem liso, só um pouco baixo, então to achando que o problema não é o phantom nem a fonte que aliás é 18 volts mesmo - a única coisa que suspeito nela são os pinos, que na verdade são aqueles de risquinho (realmente não sei o nome) -> | |
    mas estou usando um adaptador (que não tem o pino do terra, até porque como a própria fonte não tem, imagino que não faria diferença -
    Quanto a amperagem, pelo que vi no output saem 600 mA, mas realmente não consigo achar quanta amperagem o phantom pede.

    Eu estava pensando em pegar uma fonte com mais amperagem, já que até onde eu entendo de eletrônica o phantom vai pegar só o que ele precisa, então não teria problema uma amperagem maior. Mas como eu testei no notebook e aparentemente tudo correu bem, eu imagino que o problema não seja a fonte ou o phantom, e sim meu pc em sí.

    Quanto a emprestar uma mesa pra fazer os testes, receio que eu não vá conseguir fazer isso muito rápido, mas pelo que vi tanto o mic quanto o phantom estão de boa, to achando que a treta é no pc mesmo. Sendo assim, valeria a pena eu comprar uma placa de som externa USB baratinha, tipo essa?

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-964970440-placa-som-usb-extern a-51-6-canais-spdif-digital-audio-preta-_JM

    Qualquer coisa, valeu pela atenção.

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Phantom Power habitualmente são 48V por uma micharia... Coisa de tipo 10 mA...

    Me parece que o problema é externo, e não interno... Experimente ligar num lugar o mais longe possível!

    Ningen
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    rafahds

    Pra mim esse é um ruído "hiss" normal...

    E se ele está alto em relação ao áudio captado o problema é outro... Talvez o cabo XLR não esteja com os 3 fios conectados direito (condensadores precisam dos 3 pinos), ganho baixo em algum estágio, vai saber...

    Mas o que me deixa contrariado é que você está querendo fazer gambiarra sem entender o processo, sem entender as ferramentas que você está usando. O que resulta em monte de gente quebrando a cabeça a toa.

    Venda esse phantom power e compre uma interface de áudio. Faça do jeito certo. Ou compre um gravador de áudio do tipo h1, h2 e etc, dependendo do quê você está querendo gravar... Aprenda pela norma, depois saia dela, não o contrário.

    P.S: As variáveis pra esse "problema" são tantas que... Ah... vou lavar umas roupas. Se vira.

    makumbator
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    rafahds

    Cara, isso é o hiss normal que todo microfone tem. Obviamente que quanto maior o ganho, mais proeminente fica o ruído, mas faz parte do ato de gravar. Nenhum sistema de gravação por melhor que seja vai ter ruído zero.

    Você precisa é regular corretamente a quantidade de sinal em relação ao ruído (pra manter em um patamar aceitável).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte para Phantom Power