Channel Strip VERSUS pré, eq, Compressor

Autor Mensagem
viniciusjau
Veterano
# fev/19


Fala galera, tudo bom?

Estou querendo melhorar um pouco a qualidade das captações em meu Home Studio, Atualmente eu uso uma Umc404hd da Behringer e um mic Akg C2000b

Costumo gravar violão, voz, cajon (de vez em quando baixo ou guitarra, mas dai uso um SM57)

Recentemente fiz alguns trabalhos em um estúdio aqui da minha região e percebi que consegui tirar um som muito melhor usando alguns periféricos analógicos... dai a G.A.S atacou...

Enfim, será que vale a pena comprar um Channel Strip ou já partir para um compressor e pré-amp?

O que vocês estão usando atualmente no home studio de vocês?

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro viniciusjau:

Enfim, será que vale a pena comprar um Channel Strip ou já partir para um compressor e pré-amp?

Depende do que será sua expansão no futuro.
Tem Channel Strip barato que já é uma mão na roda:

https://www.sweetwater.com/store/detail/286S--dbx-286s-channel-strip

https://www.sweetwater.com/store/detail/StudioChan--presonus-studio-ch annel

Combinar pré e compressor é mais flexível,
mas pode sair bem mais caro, mesmo fazendo
opções econômicas, como essas abaixo:

https://www.sweetwater.com/store/detail/TPSII--art-tps-ii

https://www.sweetwater.com/store/detail/266XS--dbx-266xs

Evidentemente existem infinitas opções
mais caras, mas é bom você saber o que
quer antes de investir.

T-Rodman
Veterano
# fev/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


eu parei com um desse, rs.


que daw vc tá usando? será que só um controlador midi já não daria conta?

preamp desses mais em conta tipo presonus blue e o da beringer dá uma esquentadinha no som, mas tb, nada que não tenha em plugin.

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/19
· votar


viniciusjau
amigo o meu pensamento é o seguinte:
sua interface é de uma linha de entrada/intermediaria, você provavelmente vai insertar esses periféricos nas tracks da sua DAW, imagine que o som vai ser convertido duas vezes na sua behringer, uma na saída e outra na entrada e os conversores da behringer não são lá essas coisas
eu investiria em bons plugins, coisas pontuais
eu gosto muito do SSL da waves, é um channel strip completo e muito bom
EQ eu gosto do fabfilter pro Q 2
e compressor fica ao seu gosto, da Waves tem o CLA76, tem o CLA2A,tem o Puigchild, tem o LA-2A da T-racks, o 1176 e etc
agora pra gravar já com os efeitos, ai a conversa muda, mas eu primeiro investiria em conversores melhores, isso já vai dar uma outra cara pro seu som

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro T-Rodman:

Esse Art Pro VLA II eu nunca usei, mas tem
uns caras no Gearslutz que reclamam que ele
tem um ruído chato de fundo.

Caros T-Rodman e The Man Who Sold The World:

A idéia de usar hardware antes da interface de
áudio é justamente diminuir o uso de VST's.
O som já chega praticamente pronto, o uso dos
VST's é só algum retoque mínimo.

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


T-Rodman
que daw vc tá usando? será que só um controlador midi já não daria conta?
Eu tenho um controlador, uso pra fazer umas bases com vsti mas nada demais, não sei como ele pode me ajudar mais que isso. Uso Reaper quando vou editar midi ou projetos pequenos (locução) e Pro Tools quando vou mixar alguma musica..

Casper
Depende do que será sua expansão no futuro [...] é bom você saber o que
quer antes de investir

Faço pequenas gravações geralmente acústicas.. em raras oportunidades faço algo pontual pra algum amigo, mas nada de gravar uma banda toda, acredito que vou continuar assim por muito tempo.. gostei das suas sugestões..

The Man Who Sold The World
Cara eu uso a maioria desses plugins da waves, os outros não.. mas acho que voce tem razão talvez melhorando a interface já de um pequeno up na coisa

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/19
· votar


Casper
Entendo o seu ponto de vista, mas pra mim não reduz ao mínimo não
Um tempo atrás eu fiz estágio em um estúdio que a gente gravava com um Channel strip SSL e um Avalon, na mixagem? Era a mesma coisa, pois é difícil determinar e inserir os instrumentos em um contexto, na hora de gravar com todos separados
Ah e claro, os grandes estúdios tbm não perderiam tempo na mix
O cara grava usando manley, shadow hills, Avalon, Neve, e depois ainda vai pra mix, o contexto é importante!

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


The Man Who Sold The World
Tenho a mesma impressão que o Casper que o som chega bem mais "pronto" e talvez eu precise usar menos plugins...

Mas você tocou em um ponto que é justamente a minha duvida cara, estou começando a gostar mais do som captado usando esses periféricos do que o que eu consigo captar usando meu condensador e minha placa de áudio com os plugins waves..

Talvez com mais bagagem no uso desses plugins eu consiga algo legal também.. mas de qualquer forma não vai ser com essa minha placa de som atual..

T-Rodman
Veterano
# fev/19
· votar


Casper
Caro T-Rodman:

Esse Art Pro VLA II eu nunca usei, mas tem
uns caras no Gearslutz que reclamam que ele
tem um ruído chato de fundo.

eu nem noto, mas tb, por aqui é um equipamento não barato, mas nem é 'state of art' como dizem de um Avalon.
como eu uso ' um monte', lol, nunca cheguei a mixar do jeito que eu achei ai no vídeo. Eu gravava direto dele pra interface - e depois ficava pensando se não era melhor ter colocado os efeitos depois, na mixagem.

acho que o ponto que queria comentar era que então, usar esse monte de equipamento entry level não vai melhorar em nada - é só um gasto inútil no fim das contas.
fui ouvir alguma coisa no youtube pra constatar isso, e achei algo falando sobre a interface da Beringer e uma focusrite
https://www.youtube.com/watch?v=dWFkzsrpLVI

amplexos

T.

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Por que não fazer isso na DAW? As imitações de channel strip das consoles SSL, todas são excelentes. Gosto muito da série 4000, tanto a E como a G e suas variantes...
Da minha parte, gosto muito dos VST's da Waves. O pack SSL 4000 Collection, me atende perfeitamente. Não é bem o caso, mas gosto de usar o J37 da Waves pra dar um tapa.

melhorando a interface já de um pequeno up na coisa

Depende o quanto o bolso é fundo... Trocar uma Behringer por uma Apollo é um upgrade bem significativo, mas trocar por uma PreSonus ou Focusrite, é meio que seis por meia dúzia...

The Man Who Sold The World
os conversores da behringer não são lá essas coisas

Numa mesma faixa de preço, meio que se equivalem... Não vai haver uma melhora absurda de um pra outro...

o som vai ser convertido duas vezes na sua behringer, uma na saída e outra na entrada

A ideia é gravar pré-processado pelo que entendi, ou seja, com os periféricos no input já. Compensando a fase, do circuito, não terá problema.

Ningen
Veterano
# fev/19
· votar


Eu faria duas coisas:

1: Voltava no estúdio e fazia testes com o seu equipo + os deles. Pra descobrir o que pode ser feito dentro do seu orçamento...

2: Entraria em contato com fabricantes como o Lisciel Franco e Marcio Baggio dependendo dos resultados e explicaria a situação... Pode ser uma boa pelo suporte brazuca.

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


Ningen
Então cara eu já fiz esse teste, e gostei mais do resultado usando os periféricos, por isso que me surgiu a duvida entre Channel Strip ou um pré amp com um bom compressor..

Ismah
Por que não fazer isso na DAW? As imitações de channel strip das consoles SSL, todas são excelentes.
Eu sempre usei esses plugins e pra mim o som que tirava estava satisfatório... até eu ir pro estúdio e usar os compressores de verdade... é outra coisa...
Pode ser que eu não esteja sabendo extrair o máximo dos plugins.
Lá no estúdio já estava tudo meio "pré configurado" Estou refazendo alguns testes com plugins antes de investir em algo maior...

Ningen
Veterano
# fev/19
· votar


viniciusjau

duvida entre Channel Strip ou um pré amp com um bom compressor

É disso que eu tô falando. Vá lá e teste sua interface com os 3. ¯\_(ツ)_/¯

Veja o que mais faz diferença. Veja o que compensa dentro da tua proposta de som.

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


Ningen
Desculpe entendi errado... é uma ótima ideia, vou tentar fazer isso

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Pode não ser só o caso de que o periférico seja melhor, mas de que os recursos gerais sejam... Monitores e sala, são dois casos que mexem nos dois resultados...

MMI
Veterano
# fev/19
· votar


Quando eu leio esses questionamentos me vem algumas dúvidas...

Como já falaram, vamos chutar o pau e falar que um SM57 plugado num Avalon é outro microfone. Isso que eu nem sou tão fã do Avalon, mas a galerinha paga pau. Podemos falar de um Manley, Shadow Hills ou mesmo Millennia, sei lá. Mas só para um 57 não, estes monstros combinam bem com uns Neumann, Telefunken, mesmo uns Royer de fita que precisam de bons prés. Mas para acertar a microfonação e regulagens, vamos entender que no mínimo tem um bom par de Genelec, né? Isso numa sala com bom tratamento, óbvio. Mais que isso, um bom conhecimento de áudio para pilotar isso tudo.

Putz... Não é bem assim?

Tenho pouca experiência com este ART que mostraram, mas sei que é um equipamento honesto. Ainda assim, um Art para plugar numa interface Behringer? Para ouvir e acertar o som com qual monitoração? Se a monitoração não joga na cara as qualidades e defeitos do som (aí entra conhecimento também), não adianta.

Não sei o caso em particular... Mas honestamente, tenho a impressão que um pré ou channel strip pode não ser uma boa ideia para a maioria dos casos. Minha opinião é que geralmente é uma boa ideia ouvir bem - quero dizer, monitor (eventualmente monitor e fones) e acústica bacana. Quer investir? Uma interface bem legal é um bom começo, uma Apollo (Universal Audio), talvez uma RMC ou Apogee. Já tem prés mais legais, a UA põe uns plugins bons, como o da simulador Manley.

T-Rodman
Veterano
# fev/19
· votar


ontem eu vi um video de um produtor em inglês que fala algo do gênero, lol


acho que ele resume bem a história sobre equipamentos, experiência e sensações.

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Uma das respostas que mais me incomodou, foi algo como "se não sabe o que quer medir, porque quer medir?"... Entra naquelas, acabamos depositando muito mais confiança e culpa nos outros, animados ou inanimados...

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Eu sou e sempre vou ser um defensor
do que facilita a vida. Channel strip foi
feito para isso.

Uma vez tive a oportunidade de mexer em
um Manley Vox box. Essa caixa demoníaca
tem a capacidade de transformar um trem
doido em algo totalmente controlável.

Se comparar com o equipamento que eu uso
é até triste. A diferença é simples:

- No Manley é quase impossível fazer ele
f*d3r com o som. O meu é o contrário,
tenho que ficar procurando o sweet spot
do compressor o tempo todo (um DBX).

Mesmo assim, o DBX consegue deixar a
vida mais facil.

Dá para fazer tudo com plugins? Claro que
dá. Mas dá mais trabalho.

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro T-Rodman:

Sensacional esse vídeo.


Caro Ismah:

Não entendi o que o senhor colocou.
Está falando sobre monitoração?

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Estou dizendo que muitas vezes a gente espera que a corda X, o pedal Y, o teclado Z, o amplificador A, cabo B... E nem que por placebo, há quem sustente esses mitos e os propague. Ouvir uma declaração contrária é frustrante, e normalmente ignorada...
Veja que o autor veio praticamente determinado a comprar uma parafernália toda, e as opiniões contrárias, foram praticamente de que isso não vai trazer o up que ele espera... Tão frustrante, como a resposta que recebi - ainda que em outro contexto...

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro Ismah:

Placebo é um fato. Mas achar que mixar
com uma caixa da AIWA e com um monitor
Genelec vão proporcionar resultados parecidos
é outra história.

É impossível corrigir o que não se ouve corretamente.

Tenho um par de caixas Marantz. Ouvir música
nessas caixas é um prazer imenso. Mas é impossível
fazer uma mixagem decente nelas, porque elas mascaram
tudo quanto é defeito de balanceamento.

Uso monitores de referência que custam muito
menos que essas caixas e são como um instrumento
de precisão para mixar: qualquer cagadinha aparece
gritando.

Existe um motivo para existirem monitores de referência,
e ouso dizer que eles são a ferramenta mais importante
para mixar.

MMI
Veterano
# fev/19
· votar


Casper

Isso mesmo que eu sempre comento. O primeiro passo é ouvir bem. Não adianta um channel strip ou o que for, o que vale na verdade é o conjunto de tudo, toda a captação é essencial - sala, microfones, monitores, acústica, instrumentos e fatores humanos (aí que pega...). Na minha lista de prioridades, os outboards estão no fim da lista, mas cada um que cuide do seu, certo? :)

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Casper

Apenas não quis ser indelicado, e dizer que se outbox em estúdio, obteve resultados melhores que inbox em casa, é porque o problema não está só nos periféricos outbox...

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


Ismah
Isso mesmo cara, estou partindo da premissa que minha sala esta com tratamento acústico correto, e que minha monitoração é adequada. Posso estar errado, mas dai vocês teriam que vir aqui no meu escritório pra gente testar, tomar uma cerveja e debater rsr

Pode ter certeza que não estou ignorando não, mto pelo contrario.. está me ajudando mto

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro viniciusjau:

Eu tomo Heineken.
Se tiver umchurrasco também eu posso
ir pessoalmente analisar a acústica.

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


Casper
Quando vierem pro interior de SP serão bem vindos!!!

Por hora vou fazer o que a galera citou, vou tentar extrair mais dos plugins e vou pensar em investir em uma interface um pouco melhor... mais pra frente analiso outras possibilidades!

Casper
Veterano
# fev/19
· votar


Caro viniciusjau:

Que monitores está usando?

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


viniciusjau

Não adiante debater, é preciso medir... E isso não é só caro, mas também é bastante problemático quanto a confiabilidade da medição...
Saber eu até sei medir, mas não confiaria na minha medição para um estúdio - pau e corda para um PA...

viniciusjau
Veterano
# fev/19
· votar


Casper
Yamaha NS10

Ismah
Minha sala aqui é razoavelmente grande... cerca de 10m²... estou usando algumas placas acústicas, um difusor.. e dois bass traps..
Em relação a monitoração eu estou satisfeito... a minha encanação é com a captação msm... o áudio que captei no estúdio foi todo tratado aqui em casa..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Channel Strip VERSUS pré, eq, Compressor