Problema - Focusrite 18i20

    Autor Mensagem
    EduJazz
    Veterano
    # 12/jan/19 12:00


    Fala galera, bom dia.

    Recentemente fiz um upgrade no meu home studio que vem me causando problemas, e gostaria da ajuda de vocês.

    Antes tinha uma interface Tascam de dois canais. É um aparelho simples, mas que funciona muito bem. Todavia, estava sentindo falta de mais canais (principalmente para gravar um duo de blues que eu tenho, onde rolam dois violões e uma voz). Sempre ouvi falar bem da marca e do modelo em si, então abracei uma Focusrite Scarlett 18i20, segunda geração.

    Chegou, pluguei e, logo no início, já comecei a sentir uns pops na reprodução de som que não rolava com a Tascam. Como o PC (i5, 8gb de RAM, SSD) estava pedindo há algum tempo uma limpeza, creditei a ele a culpa. Logo marquei uma sessão de gravação desse duo, e tive uma surpresa desagradável: por alguma razão, estão existindo falhas na gravação em si: como se os pops da reprodução fosse gravados no arquivo de audio.

    Creditei, novamente, a falha ao PC, e então fiz uma formatação completa: instalação limpa, sem programas desnecessários, sendo que tudo o que eu tenho é licenciado (quando não free), então nada de cracks ou keygens maliciosos.

    Pois bem, chegou o PC, instalei tudo bonitinho, drivers/etc. Os pops na reprodução diminuíram bastante (embora não tenham acabado), e hoje fui testar a gravação. Infelizmente, persiste o problema, conforme vocês podem ver aqui.. É um trecho curto, atenção à palavra "suicido", é lá que está o problema.

    As configurações de audio estão idênticas às que eu usava com a outra interface (44.1khz, 24 bits, buffer 256).

    Enfim, isso está parando meu estúdio, e não consigo resolver. Alguém tem alguma luz?

    Obrigado!

    MMI
    Veterano
    # 13/jan/19 15:15
    · votar


    EduJazz

    É um tipo de problema difícil de ajudar... Tentou as dicas espalhadas na net?

    makumbator
    Veterano
    # 13/jan/19 17:10 · Editado por: makumbator
    · votar


    EduJazz

    Atualizou os drivers? Eu sei que há também drivers beta da Focusrite (em um site deparado, que não fica na página principal). Uso driver beta na minha 18i8 de primeira geração (pois o driver oficial dá uns drop outs de vez em quando no windows 10).

    Aqui o site (é da própria Focusrite):

    http://beta.focusrite.com/releases/focusrite_control/

    Mas é preciso ter cautela e cuidado principalmente se no seu caso se for preciso fazer update de firmware (eu fiz na minha pois era preciso, além do driver beta no computador). Tem no link update de firmware pra sua interface e também versão beta do software controlador (esses updates não aparecem na página normal de downloads do produto)

    Recomendo você entrar antes em contato com a Focusrite (eles respondem, e já me ajudaram 2 vezes por conta desses betas e updates do windows 10). Observe com muito cuidado se o arquivo de firmware é o correto e não desligue ou desconecte a interface durante o procedimento, pois pode causar a perda do equipamento.

    beta@focusrite.com

    Veja os números de driver e firmware (além do número de build completo do seu windows) para informar a eles no suporte. Os números de driver e firmware você consegue ver no próprio software controlador da interface. Os betas mais recentes para o seu caso são os seguintes:

    driver 4.36.5.612
    2nd Gen Scarlett 18i8 firmware 1331


    strinbergshredder
    Veterano
    # 14/jan/19 10:44
    · votar


    EduJazz
    Uma humilde pergunta besta... já tentou utilizar alguma outra configuração de buffer? No inicio, quando comprei minha 2i2, tive uns pops pq achei que daria pra deixar o buffer no mínimo, ou quase, e então isso acontecia. Quando aumentei um pouco o buffer, consegui me livrar dos pops, sem me prejudicar com latência.

    JJJ
    Veterano
    # 14/jan/19 12:28
    · votar


    Tenta 512 em vez de 256 no buffer.

    makumbator
    Veterano
    # 14/jan/19 12:54
    · votar


    JJJ
    strinbergshredder

    É, mas ele relata que alguns pops estão sendo registrados na gravação, o que é bem diferente do normal (em que os clicks e pops ficam apenas na reprodução).

    strinbergshredder
    Veterano
    # 14/jan/19 15:48
    · votar


    makumbator
    Entendi cara. Te confesso que não sei se o buffer influencia na gravação também. Vamos aguardar uma resposta dele então!

    ferraz bass
    Veterano
    # 14/jan/19 17:28
    · votar


    Estranho, sempre usei nunca deu esse problema. Infelizmente neste caso não vejo outra alternativa, a não ser aumentar para 512. Talvez outro colega tenha a solução perfeita, mas não sei o que pode ter ocorrido no seu caso.

    Iversonfr
    Veterano
    # 14/jan/19 18:00
    · votar


    EduJazz

    Tenta diminuir o buffer também. Não necessariamente aumentar resolve os problemas. Não sei se o software é diferente da 1ª pra 2ª geração pois a minha é da 1ª, mas lá dentro do MixControl, em Settings testa de 1 até 5ms o "ASIO buffer size". Se nada resolver, roda o LatencyMon, fiz uma explicação dele há alguns anos. Ajuda bastante a achar o problema.

    https://forum.cifraclub.com.br/forum/16/316995

    EduJazz
    Veterano
    # 17/jan/19 13:46
    · votar


    Todos

    Galera, muito obrigado pelo feedback. Sobre aumentar o buffer, até vou tentar, mas acho que não vai resolver, porque, como disse o problema não são os pops na reprodução (na verdade é problema também, mas não é o foco), e sim o registro deles no audio gravado.

    A ideia do makumbator de ir atrás de um driver beta é excelente, e com certeza vou testar. Todavia, vou fazer um teste menos agressivo antes: testar em outra máquina. Meu notebook (configurações parecidas) ta sendo formatado, e no fds testarei com calma todas as opções, e depois volto pra contar.

    Novamente, muito obrigado!

    Del-Rei
    Veterano
    # 17/jan/19 14:10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    EduJazz
    Fala, cara.
    Uma frustração pegar um equipamento novo e ter algum tipo de complicação, né?

    De toda forma, sugiro que você entre em contato com o próprio suporte da Focusrite, como o makumbator colocou.

    Sobre os drivers, curiosamente eu nunca precisei instalar nada e sempre funcionou perfeitamente comigo. Plug n play, bastava conectar o USB e o Reaper já reconhecia a interface.

    Um aceno de longe!!!

    makumbator
    Veterano
    # 17/jan/19 15:27 · Editado por: makumbator
    · votar


    Olhando com mais calma a info dos betas, me parece que ele só atualiza o firmware da 18i8 de segunda geração e não a 18i20 também de segunda geração. Nesse caso o instalador apenas atualizaria seu driver no computador, o que é bem seguro.

    Seria legal você conferir no software qual o seu firmware atual e ver se é igual ao do beta.

    EDIT:

    Não precisa ter medo dos drivers beta (só por serem betas). Eu uso betas da focusrite há uns dois anos (por conta do windows 10). eles são bastante estáveis e tão bons quanto os normais.

    Inclusive, ao verificar a página que postei pra você vi que tinha um beta novo pra minha 18i8 de primeira geração. Aproveitei e instalei. Tudo ótimo. O driver anterior (também beta) já era excelente, e com o atual consigo reduzir ainda mais a latência sem pipocos (que no meu sistema agora vai a incríveis 4 ms).

    Portanto, não fique com receio apenas pelo nome do driver ser beta. Pelo menos na minha experiência eles sempre funcionaram.

    makumbator
    Veterano
    # 17/jan/19 17:43
    · votar


    Del-Rei
    Sobre os drivers, curiosamente eu nunca precisei instalar nada e sempre funcionou perfeitamente comigo. Plug n play, bastava conectar o USB e o Reaper já reconhecia a interface.

    Sim, reconhece (pois elas são class compliant). Mas pra usar certos recursos precisa do driver e software de controle (por exemplo: endereçar e desligar portas dela, mudar padrão de mixagem do monitoramento direto, alterar clock digital, etc...)

    EduJazz
    Veterano
    # 17/jan/19 20:53
    · votar


    É pessoal... nada feito. Driver beta não resolveu, mesmo problema em outra máquina.... aumentar o buffer também não solucionou.

    Como a compra é recente, vou optar por devolver (benefício do ML que ainda tenho). Vamos ver a reação do vendedor.

    strinbergshredder
    Veterano
    # 18/jan/19 10:38
    · votar


    EduJazz
    Que chato cara! =/

    De qualquer forma, boa sorte com a devolução/troca!

    EduJazz
    Veterano
    # 18/jan/19 15:22 · Editado por: EduJazz
    · votar


    Um breve relato aqui: o mercado livre me daria o benefício de devolução sem custos. Todavia, não achei certo fazê-lo, por uma razão: o produto não tem nenhuma marca de uso (realmente usei por muito pouco tempo), e guardei embalagens, cabos, etc. Só que eu registrei o produto, fiz o download dos softwares gratuitos, etc. Isso além do possível defeito, o que acabaria revertendo em prejuízo à loja, que até aqui me atendeu muito bem.

    Assim acabei optando por acionar a garantia legal (há uma autorizada na minha cidade). Se não resolver, nos termos da lei, exigirei a troca (ou a devolução do $, a depender).

    Posso me arrepender depois, mas penso que é o correto a se fazer.

    Adendo: o firmware não é o mesmo que o amigo Makumba indicou (ou seja: não está atualizado). Mas, para não acarretar qualquer questionamento quanto à garantia, resolvi não atualizar. Se eles atualizarem por lá e resolver, ótimo.

    Edit: voltei agora da assistência. O técnico que me atendeu pareceu bem "entendido". Disse, de pronto, que pode ser defeito no conversor, e se assim for, a troca da placa é imperativa. Um ponto interessante: ele disse que é muito raro aparecer algo da Focusrite lá (e estamos falando de uma cidade de quase um milhão de habitantes), o que, ao menos em tese, conta a favor da solidez da marca.

    Ramsay
    Veterano
    # 18/jan/19 22:53
    · votar


    EduJazz
    Realmente vc deu muito azar, pq é muito difícil um produto da Focusrite dar defeito. Eu mesmo tenho uma 2i2 que me atende em tudo.
    De toda forma te desejo boa sorte e torço para que resolva o seu problema.

    Del-Rei
    Veterano
    # 19/jan/19 12:46
    · votar


    Realmente eu também só tenho elogios a essa marca.

    Quando comprei eu tinha planos de gravações mais intensos, com banda, duas guitarras, baixo e voz simultâneos... Então comprei a 18i8. Mas acabou que nem usei assim. Na real, a 2i2 me atenderia porque basicamente o que uso atualmente é um mic dinâmico e um condensador, rs.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 16:19
    · votar


    Ramsay

    Ruppert Neve não fez fama da primeira empresa/marca, de qualquer jeito... Por que faria depois de velho?

    EduJazz
    Veterano
    # 23/jan/19 14:45
    · votar


    Até agora, nada da autorizada (por lei tem 30 dias, levei na sexta... então não há motivo pra ejaculação precoce, não ainda).

    Mas um dado que me esqueci de mencionar, até em atenção ao que o amigo Iversonfr disse acima: um dos testes que fiz foi utilizando o LatencyMon. O bixo "envermelhou" tudo, acusou uns 4 problemas com Bios, etc., em ambas as máquinas. Fiquei bastante preocupado... mas, depois, testei o mesmo procedimento usando a Tascamzinha velha de guerra, e não acusou problema algum. Inclusive, estou gravando com ela enquanto a Foscusrite está no estaleiro, e tudo está na mais perfeita ordem...

    Em tendo novidades, upo por aqui.

    Del-Rei
    Veterano
    # 09/out/19 02:47 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    EduJazz
    Opa. Fala, Edu.
    E aí, novidades?

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema - Focusrite 18i20