Qual Daw devo usar o Reaper ou Ableton?

    Autor Mensagem
    Danindanis
    Membro Novato
    # ago/18


    Olá pessoal tudo bem? A algum tempo uso o Repaer como daw na minha igreja(ao vivo) e me acostumei com coisas como usar o grouping matrix para trocar as tracks pelo teclado(preciso desse recurso pois ainda não tenho um controlador então a troca de instrumentos para ser mais rapida necessito de um recurso desse. Recentemente ouvi pessoas falando bem sobre o ableton e gostaria de saber o que vocês me dizem nesse caso.

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Minha opinião: a melhor DAW é a que a gente sabe usar melhor...

    O que não impede de você testar outras, claro. Se conseguir se adaptar bem e rápido, aí é só escolher.

    makumbator
    Moderador
    # ago/18
    · votar


    Danindanis

    Obviamente que você é que precisa decidir. Experimente e escolha a que te parecer mais confortável/amigável, a que tiver os recursos que você precisa, etc.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem conheço o Ableton, mas confesso que não tenho muita prática nele.

    Eu diria que ambas DAWs são diferentes na forma de acessar a interface (GUI), mas são equivalentes.

    Importante lembrar que o Ableton live, inicialmente foi desenvolvida para tocar ao vivo (live), e depois se expandiu e hoje é bem mais sofisticada, mas o foco de tocar ao vivo continua.
    Entretanto o Ableton custa bem mais caro.

    E a escolha é sua, como foi dito a boa DAW é aquela que melhor nos adaptamos, e existem inúmeras DAWs e você pode ir experimentando até encontrar a ideal para o seu estilo.

    Por outro lado o Reaper é muito poderoso, é uma DAW altamente configurável, que dá para deixar do jeito que você quer, dá um certo trabalho em configurar tudo.

    https://ruclip.com/video/Dp5JqSH40Uc/reaper-in-live-part-3-mp4.html

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/333048/

    Danindanis
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Gostaria mais de saber a opinião do uso de quem usou um e a outra.

    makumbator
    Moderador
    # ago/18
    · votar


    Danindanis

    Eu não usei o Ableton, então não posso falar especificadamente. O ideal é você pegar a demo de cada uma e testar, pois é algo muito pessoal. A opinião de outra pessoa importa bem pouco nesse tipo de coisa.

    Quando eu me decidi a comprar uma DAW eu fiz justamente isso, rodei demo de cada uma das que me pareceram interessantes à época (Reaper, Pro tools, Cubase, Sonar, Studio One). No fim escolhi o Cubase, mas foi algo totalmente pessoal.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Danindanis
    cara as DAW não vão de maneira nenhuma interferir no resultado final, mas elas "interferem" no processo, todas te dão as mesmas funções, mas algumas apresentam ferramentas de forma nativa, ou facilitam algumas ações
    por exemplo, o ableton vai ser melhor para produções e pré produções pela facilidade de insertar samples, já o ProTools vai te facilitar nas gravações e ao meu ver, dá uma visão mais analógica ao processo, tem quem goste e tem quem prefere algo mais dinamico
    por exemplo, no protools, tu tem que criar sua master na mão, fazendo todos os sends pra um canal criado por voce, assim como processamento paralelo, as mandadas tem que ser todas "sinalizadas" pra ele, nada é automatico, mas voce fica com controle sobre todo o processo
    não existe mais tendencia de mercado hoje em dia, todos apresentam a mesma qualidade, use a DAW que mais supre as necessidades do seu fluxo de trabalho

    WCarSP
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    DAW é gosto pessoal... como escolher futebol, carro, religião, etc.

    Se você perguntar para um profissional ele vai te mandar usar o PROTOOLS.

    Eu utilizei os dois e posso dizer que o LIVE te permite atingir o objetivo mais rapidamente. O REAPER é bem legal, eu paguei por ele e não utilizo.

    Ainda, há o FL STUDIO E o BITWIG. Testei e usei todos... cada um tem sua peculiaridade.

    Todavia, para pessoas que não querem perder tempo e querem atingir o objetivo de ser um hobby, o LIVE é o que eu indico.

    Agora, tem-se que ter em mente qual a real necessidade.
    Há vários vídeos no Youtube sobre esse tema... e se você perceber, sempre estão comparando o LIVE com algum outro.

    E, no caso do REAPER, há vários vídeos oficiais no Youtube ensinando como utilizar de forma eficiente.

    Abraço!

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Danindanis
    Antes eu usava o FL Studio,mas depois que conheci o Ableton Live simplesmente me apaixonei,considero bem mais intuitivo para as minhas necessidades,isso pode ser pessoal.Porém o importante,agora pra mim,é se especializar no programa,trabalhar nele diariamente.No começo,eu ficava pulando de DAW a DAW e nunca tinha o conhecimento aprofundado do software.Temos que escolher aquele que irá suprir a necessidade,se especializar,mantendo o foco.O Reaper nunca usei,vou ficar te devendo nessa parte :/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual Daw devo usar o Reaper ou Ableton?