Diferenças sonoras nessas duas músicas? Consigo fazer isso no audacity ou Virtual Dj?

    Autor Mensagem
    fabianalua
    Membro Novato
    # fev/18


    1)Música original: https://www.youtube.com/watch?v=xKDBg8oFOrk

    2)Música mixada: https://www.youtube.com/watch?v=lF3lEGo_njU

    As diferenças são quase mínimas ao meu ver, a diferença na minha opinião é que a segunda música (a mixada) contém alguns efeitos mais acentuados.. parece que a batida é mais potente e a presença de algum eco ou coisa similar que não é muito aparente na música original. Sou leiga e não entendo nada disso mas épossível que eu consiga fazer essa alteração com em um arquivo flac da música original no audacity ou virtual dj?

    Pessoal, é somente uma curiosidade e apenas por diversão mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Achei que havíamos todos sido claros no outro tópico... Não, não é possível fazer tudo...

    Repare que a ambientação (eco/delay + reverb), está só na voz. O resto da música continua intacto.

    A diferença entre a percussiva, pode ser compressão aliada a equalização.
    Acho que mais detalhes, poderá obter no fórum do próprio VDj...

    No entanto, quero te mostra algo, que talvez seja o que tu deseja...

    https://www.youtube.com/watch?v=8WiSdRF8-vM


    Trabalhando com música finalizada apenas, e trabalhando com duas tracks simultâneas, uma trilha, e a outra para fazer o scratch. Note que é muita coisa!

    https://www.youtube.com/watch?v=8MLT0B6dpgM


    Trabalhando com tracks abertas provavelmente. Ao que entendo, no deck a esquerda (dela) há a música rolando, em ao menos 4 canais (talvez sejam dois decks sincronizados apenas). Vamos voltar a eles.
    Existem pontos salvos previamente (que ela usa para fazer a introdução).

    Então no deck da direita (dela), há apenas uma track de voz OU um loop de um trecho apenas com voz, que ela usa para fazer scratch, e mashup.

    Note que lá por 1:12, fim do refrão, ela cria um loop, APENAS da voz, na vogal E, na palavra tigEr, e brinca com ela na sequência da música.
    É isso me leva a crer que são 4 canais. Mais precisamente um stereo (2 canais) do vocal + stereo (2 canais) do instrumental.

    É algo bastante usual, mas não é um " Dj simples ", que faz isso. Primeiro, é preciso quase ser músico, pois precisa da noção rítmica, musical e harmônica, além de bom gosto, para improvisar assim...

    Como disse no outro tópico, ao menos no país, Dj's estão mais para jukebox humano: a função deles, geralmente é só tocar música. Até pelo sertanejo e funk estarem em alta, a aceitação disso não é boa... O pessoal geralmente quer ouvir a letra e cantar junto.

    Eu conheço apenas UM Dj que aplica isso, e tem liberdade para fazer assim. Ainda assim, são poucas "intromissões" - o cara toca em geral 8hs, na mesma casa, de terça a domingo, uma hora enche o saco... Porque se fizer isso ou não, a paga é a mesma... Acaba-se indo pelo menor esforço com o tempo...

    Ainda vivemos tempos de quem acha que só se deve tocar as teclas brancas do piano / teclado / acordeon, e que o pessoal, espera que o Dj, seja como ouvir um disco...

    São os dois fatores, que me nego veemente de ingressar na profissão. Além de questões mercadológicas, aka GRANA... Tem cara colocando disco pra 50pila, pela cerveja... Enfim, é outro assunto. Mas coisas como do vídeo, é mais usual pela Europa, alguma coisa se vê nos EUA, talvez Japão, mas é mesmo coisa européia - a Dj Lady Style é francesa.

    Voltamos a questão do que o Dj vai tocar. A Lady Style, é uma exceção estar tocando Eye of the tiger, ela toca muito mais rap e eletrônico em geral, onde a parte instrumental é mais usada...
    No vídeo abaixo acho que dá para ter uma boa noção de como ela trabalha.

    https://www.youtube.com/watch?v=VTlA80fn9Pc


    Vale dar uma olhada no campeonato mundial. E mesmo os BEM antigos.

    https://www.youtube.com/watch?v=7Xuy0GAsnNQ


    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Sobre equipamentos...
    Esses decks/pickups e mixer, não são nada baratos.
    Eu não conheço muito para identificar modelos, mas parecem ser a melhor linha pela quantidade de recursos. E não só isso, como são pickups PERSONALIZADOS... Ou seja, ela não é bem qualquer uma, pois tem uma BOA grana investida ali.

    O vinil é só "ilusório", serve como surface de controle para um software, que eu deduzo ser uma variante do Traktor Dj. É que mais se tem feito, e mais compensa...

    Dá pra fazer no VDj? Dá, ele é basicamente o que se precisa pra discotecar e "brincar" assim... Até dá para baixar essa interface pra ele, mas... A interface física, é sempre a interface física...

    Dá para fazer no Audacity? Dá... Mas não é a proposta dele. Começa que ele não te permite operar em "blocos", se sobrepor duas faixas, terá de desfazer as ações, até aquele ponto. Tampouco divide a linha do tempo em compassos.
    É como desenhar no Paint e no Ilustration... Tem nego que pinta a Monalisa no Paint, mas com toda certeza, é algo que deu muito trabalho...

    Provavelmente, também essa moçoila, não começou mês passado... E nem aprendeu sozinha... Creio que ela tem alguns cursinhos empilhados pra chegar nisso..

    Casper
    Veterano
    # fev/18
    · votar




    fabianalua
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: fabianalua
    · votar


    .Dá para fazer no Audacity? Dá... Mas não é a proposta dele. Começa que ele não te permite operar em "blocos", se sobrepor duas faixas, terá de desfazer as ações, até aquele ponto. Tampouco divide a linha do tempo em compassos.
    É como desenhar no Paint e no Ilustration... Tem nego que pinta a Monalisa no Paint, mas com toda certeza, é algo que deu muito trabalho...

    Provavelmente, também essa moçoila, não começou mês passado... E nem aprendeu sozinha... Creio que ela tem alguns cursinhos empilhados pra chegar nisso..



    Compreendí um pouco, por gentileza dê uma olhada na pergunta que eu postei naquele meu outro tópico, este: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/333193/ Talvez possa ter relação com a duvida que tenho aqui

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Esta é uma DAW Free de verdade e a versão é completa, que funciona sem limitações. (LMMS)

    https://www.youtube.com/watch?v=db6qViE1ODc

    https://www.youtube.com/watch?v=W6tEolVz3_4

    https://www.youtube.com/watch?v=5M0S-j_uGRQ

    https://www.youtube.com/watch?v=rEOsrWFxS6M

    Site oficial para download:

    https://lmms.io/download/#windows

    Aqui dá para fazer tudo o que você quer, mas vai ter que aprender (estudar), e vai exigir muito esforço.
    Melhor perder tempo em algo que vai acrescentar valor do que ficar tentando usar softwares que só mascaram o som, e como consequência não vai aprender nada de música e vai perder tempo.
    Tem que aprender e acima de tudo saber o que esta fazendo.

    Tem muitos tutoriais na Internet.
    Tem bons recursos as vezes uso para criar acordes e arpegios, e o melhor de tudo que conta com os efeitos de áudio do Linux.

    Para fazer o que você quer basta importar o arquivo de áudio no LMMS numa track de áudio, e através de uma track conjunta de automação aplicar os efeitos na linha do tempo da música.
    O LMMS (Linux Multimedia Studio), uma daw originária do LInux, mas que tem versão para windows.
    Trabalha com midi e loops de áudio.

    Agora não existe milagre, não existe um software que faz tudo sozinho para você.
    E parece que você ainda não cansou de procurar o milagre.
    Milagres não existem.

    Em música o fator humano é o mais importante, assim como colocar em prática, não adianta ficar aguardando, prática é prática.

    Tem o Magix Music Maker que é comprado e monta automaticamente selecionando soundpools uma música, mas não é aquela maravilha, mas é útil para ir aprendendo.
    Mas as últimas versões estão muito pesadas e requer um computador bem potente.
    Mas funciona, mas depois requer uma edição manual para acertar as transições entre os loops, e a máquina não acerta tudo.
    Parece um brinquedo mas muito superior a estes usados por DJs.
    Magix Music Maker em ação, basta selecionar certos elementos, e criar em poucos minutos alguma música, mas para ficar bom tem que editar os detalhes, mas funciona, mas não muito estável trava muito fácil, e tem que ir salvando o projeto para não perder o trabalho.
    Usei quando estava numa fase de querer virar DJ e comprar até os equipamentos, mas na verdade não é a minha praia, gosto de EDM mas uso uma DAW como o Mixcraft, LMMS e FL Studio para fazer isto, fica muito melhor.
    Este luno juno do vídeo até que consegue um som legal.

    https://www.youtube.com/watch?v=MR82zBkj5n0

    e outro que pelo meu ouvido acredito que foi feito de forma automática, mas com mais precisão na edição manual, e o resultado é satisfatório:
    https://www.youtube.com/watch?v=XWp-XHN-OvE

    Deve ter sindo montado compasso por compasso.

    E no you tube tem muitos outros exemplo do Magix em ação, dá para usar nos mais variados estilos, depende do soundpool instalado (loops)
    Dá também para colocar músicas numa track e editar e fazer o que você quer.
    Os retângulos que se vê no vídeo são os loops, separados por instrumentos, tons e tempo.
    Dos softwares de produção automática este é o que mais vende no mundo.
    Mas também requer um mínimo de conhecimento.
    Agora com relação aos efeitos é um capítulo a parte, não é tão fácil de usar, até gente com anos de experiência não consegue aplicar os efeitos corretamente, e no modo automático usando presets os softwares em geral cometem muitos erros, o recomendado e ter moderação aqui, saber dosar, não colocar efeitos com mais de 50% de poder.
    O sonho de todo usuário de home estudio é conseguir mixar e masterizar bem, e muita gente simplesmente não consegue fazer isto.
    E os softwares que trabalham sobre uma música já pronta o máximo que fazem é um certo mascaramento.
    O ideal é trabalhar track por track instrumento por instrumento, não tem outro jeito não.

    E o Magix nesta parte também tem algo de automático, e como disse dá para usar em qualquer estilo até clássico.

    https://www.youtube.com/watch?v=HuL_E437Hj8

    outra variação Magix Jam

    https://www.youtube.com/watch?v=WLZcGL20FoM

    e outra:

    https://www.youtube.com/watch?v=O9tZpu8GvuE

    E na parte mais automática você pode ir seguindo um tutorial dentro do próprio magix e vai adicionando os instrumentos, tempo e outros detalhes, e em poucos segundos cria uma música para você.
    Este vídeo demonstra melhor o processo automático um pouco antes dos dois minutos e meio.
    https://www.youtube.com/watch?v=qKZE74SWsNk

    Você pode pegar uma música de exemplo e importar indiretamente o tipo da master usada na peça original, e aplicar isto na sua música.
    O software analisa a música e monta uma cadeia de efeitos para aplicar na sua música, fica até razoavelmente parecido, mas nunca igual.

    De certa forma dá para brincar, com diversão garantida, mas não uso para minha produção, só aproveito pequenas partes que capricho na edição e exporto para o Mixcraft, o bom do Magix é que tem alguns instrumentos muito bons, considerando o custo dele.
    Mas o problema é que é instável, principalmente no meu computado, uso num notebook auxiliar onde funciona melhor.
    Tem até uma versão free, mas é muito limitada, e no geral não recomendo versões com limitações.
    Mas no geral não gosto da política deles de atualização do software, as vezes compro mais interessado no instrumento do que no programa em si.
    E mandei um e-mail para eles reclamando a falta de atenção.
    As vezes temos que reclamar, ficar quieto não adianta nada.

    Mas desta última vez levei até uma certa vantagem, como sou usuário antigo me ofereceram uma oferta imperdível, além do music maker, que atualizei me deram mais dois softwares o Soundforge e o Samplitude Studio, mas um monte de soundpools e outros instrumentos, e não resisti e comprei.
    Esta é a vantagem de ter software legal e registrado, as vezes eles te dão de graça coisas boas, tudo por menos de 70 doletas, e o conjunto todo vale mais de U$ 400,00.
    E a diversidade e concorrência faz baixar os preços.

    Outro recurso diferente em uma forma de fazer Jam, de certa forma também automático,muito legal, diversão garantida.

    https://www.youtube.com/watch?v=XzHWTkvzzFM


    Eu não me contento em usar uma DAW só, tenho várias, estou sempre experimentando novidades.
    De modo geral não uso o Music Maker para coisas sérias, uso mais para brincar.

    Outro software que faz algo parecido é o Odesi que tem na Steam, e cria até algumas melodias com acompanhamento.

    http://store.steampowered.com/app/260990/Odesi_Music_Composition/

    Outra DAW que estou testando que é muito poderosa e tem um conceito é uma GUI (interface de acesso) totalmente diferente das demais é o Renoise, tem sons fantásticos e muitos efeitos, simula muito bem vários instrumentos e tem sintetizadores muito legais.
    Mas é totalmente diferente das demais, boa para exportar áudio e finalizar em outra DAW:

    https://www.youtube.com/watch?v=kvaP26TuL1w

    Eu gosto do Mixcraft 8 que é uma DAW muito boa, e vem com uma quantidade enorme de Loops de áudio, mas de 6 Gbytes, uma biblioteca bem ampla.
    Mas não recomendo a versão simples do Mixcraft, tem que ser no mínimo a normal, eu uso a pro.
    Faça download da versão trial e instale os loops numa pasta fácil de identificar, para depois poder usar no LMMS. (a versão trial dura uns 30 dias, tempo suficiente para fazer download dos loops.

    Outra DAW simples mas muito eficiente é a Energy XT, que vale a pena comprar, é um software muito bom.
    Estes softwares que estou comentando são muito superiores ao virtual DJ que também é comprado, e a versão free tem muitas limitações.
    Dá para fazer no Audacity também, mas no meu conceito não é uma DAW, é um editor de áudio.

    Que dá para fazer dá, mas requer experiência e não é a melhor ferramenta para isto, por isto que classifico como um Editor de áudio.
    O Audacity é uma ferramenta auxiliar, muito boa principalmente para criar loops originais e gravar até a voz ou outro instrumentos, e caprichando fica bom para depois usar na DAW.
    Muita gente fala mal do audacity mas não sabe a besteira que esta falando, é uma software muito bom, e o melhor de tudo Free, cheio de recursos, na verdade é um software bem complexo.

    Já no Tablet eu uso o FL Studio Mobile (que não é tão caro, mas também para a plataforma não é tão barto)para androide (que tem poucos softwares bons) depois exporto para o FL Studio no PC, e depois exporto para o Mixcraft.

    https://www.image-line.com/flstudiomobile/

    O FL Studio é uma DAW excelente, tem muitos recursos, mas muitos recursos, que até outras DAWs consideradas tops não tem.
    É outra que se deve considerar no futuro.

    E a Samsung também lançou um bom software para tablet, basta pesquisar no site de aplicativos de áudio.
    Tem que ver se a sua versão do sistema operacional é compatível.

    https://www.youtube.com/watch?v=bY_YeORRonM


    Com isto quero demonstrar como as ferramentas se integram, no mundo moderno, e como uma pessoa pode se beneficiar de tantos recursos.
    Não estou aqui para me exibir, mas sim mostrar os caminhos, e quem puder aproveitar, que aproveite o conhecimento aqui exposto.
    Tenho a tendência de ser muito detalhista, então se escrevi demais me desculpe, é que eu não gosto de ser superficial, pois o tema é complexo, comentei sobre inúmeros softwares disponíveis no mercado, uma pequena parte.
    E este material pode servir também para outras pessoas, este é o meu intuito.
    E não to dizendo que tem comprar, não.
    Tem que experimentar primeiro, e o bom software é aquele a que a pessoa melhor se adapta.
    Não estou fazendo propaganda e nem ganho nada com isto, o que vale pra mim é saber que posso estar ajudando alguém, e até pessoas com um conhecimento intermediário.
    Se alguém aprender algo e colocar em prática já me dou por satisfeito.

    O Magix também tem algum aplicativos para androide, alguns até Free.

    Claro tem que ir com calma, um passo de cada vez, mas com isto posso demonstrar até aonde se pode chegar, se estudar e praticar vai dar certo.

    É muita informação de uma só vez, mas neste post esta o seu caminho.
    Isto sem falar do potencial dos teclados musicais modernos.


    Já o conceito DAW (Digital Audio Workstation, ou estação de trabalho de áudio, e o programa perfeito para fazer tudo isto).
    Agora tudo depende do seu nível de conhecimento musical.
    O ideal é não desistir e começar pelo básico, instalando uma DAW de verdade e ir aprendendo com o tempo, não tem outro jeito não.
    E comprar um livro básico de teoria musical para estudar e aplicar o conhecimento adquirido nos softwares.
    É um processo lento e gradual.
    Não dá para queimar etapas, tem que estudar e praticar.

    A começar por instalar um program free ou comprado, melhor começar pelos Free.
    E por em prática.

    Tem um livro de um autor lá de Brasília, que agora não me lembro o nome, minha filha utilizou para aprender violino, muito bom e moderno, tem basicamente tudo da boa teoria musical aplicável a qualquer instrumento.
    E também na Internet tem muita coisa sobre o básico da música.
    Se não tem um conhecimento mínimo de música fica difícil fazer coisa com softwares.

    Neste tópico faço alguns comentários sobre iniciar em home studio somente com softwares livres:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferenças sonoras nessas duas músicas? Consigo fazer isso no audacity ou Virtual Dj?