Autor |
Mensagem |
ulisses1992 Membro Novato |
# nov/17
Olá, eu preciso microfonar uma bateria para gravação ao vivo, e tenho 7 mics (bumbo, caixa, tom1, tom2, surdo e 2 overs), mas tenho apenas 3 canais disponíveis na interface para a bateria. Minha ideia foi colocar os mics em uma outra mesa, e agrupar os 7 canais em 3 sub-canais/auxiliares, que eu enviaria para minha interface. Minha dúvida é qual a melhor maneira de agrupar as peças da bateria (tipo, canal 1 bumbo, tons, e surdo; canal2 caixa; canal 3 overs), para que na hora de mixar depois do evento eu consiga deixar o som mais compreensível possível. Os outros tópicos de microfonação de bateria ensinam como utilizar menos mics, mas no caso, eu tenho a opção de captar varias peças, só preciso saber como agrupá-las depois. Desde já agradeço.
|
carlcarl Veterano
|
# nov/17 · Editado por: carlcarl
· votar
ulisses1992 caso eu estivesse nesta situação eu entraria o bumbo e a caixa (que a meu ver são as peças fundamentais do set de bateria)em 2 canais da interface e o resto(os outros elementos da bateria) eu faria uma mixagem bem feita na mesa e enviaria para o auxiliar e este para o canal restante da interface,na hora de fazer a mixagem final (que penso ,sera feita em uma DAW) eu duplicaria este canal (tendo cuidado com a phase para não ter cancelamento de frequencias) PAN aberto (direita e esquerda) ou fazer como era feito antigamente,faz uma mixagem definitiva da bateria na mesa,pega o LR ou sub-grupo stereo e manda pra 2 canais da interface e pega um outro auxiliar com o Bumbo e a caixa tambem ja equilibrados e timbrados e manda para o terceiro canal da interface. eu faria assim mas,aguarde outras sugestões dos grandes mestres aqui do forum. abraço
|
Wade Membro Novato |
# nov/17 · Editado por: Wade
· votar
Eu faria simples:
Canal 1: Bumbo Canal 2: Caixa Canal 3: Over (em 2 mics L e R pegando pratos e tons)
Se não conseguir mixar bem uma bateria assim, nem adianta ter um monte de tracks.
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
ulisses1992
Microfonar bateria com muitos microfones é uma ilusão. Exige equipo adequado e experiência. Não pense que "quanto mais microfones melhor", porque não é bem assim.
Bateria cheia de microfones, se não tiver gates, compressores e Eq's, individualmente, irá soar muito desequilibrada. E equilibrar é uma dor de cabeça.
Teoricamente, dentro dessa sua ideia, você poderia juntar o microfone do bumbo e do surdo. Só que não é bem assim, não conseguirá equilíbrar, vai faltar em um sobrar no outro...
Ou seja, se não tem como tratar cada peça individualmente, não encha de microfones.
Só com 3 canais terá de fazer uma captação da "ambiência" e muitos testes.
Eu começaria tentando um posicionamento por região (parecido com o que o Wade faria):
- Bumbo - Caixa/Chimbal - Tons/Pratos/Surdo (com dois microfones)....mas se prepare para ter trabalho em equilibrar essa "junção".
|