Caixa Ativa Clipando em 60% do volume

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17


    Boa noite, possuo uma caixa Ativa JBL.

    Mas algo muito estranho vem acontecendo, eu tenho certa impressão que a potencia de volume diminuiu, mas o que eu mais estranho é que eu ligando o microfone na entrada correta da caixa, e deixando o volume master em 50% e o de microfone em 60% mais ou menos a caixa já acende a luz dando o sinal que esta clipando.

    Isto pode ser algum defeito? ou simplesmente é assim mesmo, eu acho estranho por que seria praticamente metade de volume e ganho da caixa.

    Modelo: JS121A

    sallqantay
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    o meu mic clipa também. Eu resolvo esse problema sabendo como cantar

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    não entendi, tu diz a questão da dinâmica de próximo e longe do microfone?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Estrutura de ganho pode ser a resposta...!

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Ismah
    Muito obrigado brother, já não é a primeira vez que tu me da uma boa dica aqui no forum.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Estou tentando entender, até pq tenho duas caixas de 150w achei que 300w seria o suficiente para uma pequena sala de ensaio

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Sera que somente com equalização resolveria o problema?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Estrutura de ganho está correta?

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu ja fiz esta pesquisa amigo, como a galera do forum gosta de fazer "pegadinhas"

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Ok, e já fez a estrutura de ganho?

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu vi uma video aula

    https://www.youtube.com/watch?v=-MedIPXulRA

    Mas como eu não to usando mesa de som pelo que eu entendi, o volume que diz MIC é o ganho e o MASTER da caixa é o volume eu vou ter que usar o equalizador grafico da caixa pra fazer essa estrutura.

    Estou certo?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não, tu ainda não compreendeu bem o que está acontecendo.

    O painel da sua caixa, não deixa de ser um mixer - no sentido mais literal, um misturador.

    Começa por aqui.

    https://www.somaovivo.org/artigos/estrutura-de-ganho-parte-1-conceitos /

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Um pouco mais simples e pragmático:

    Experimente aumentar o "volume" (ganho) na entrada e dimiuir o da saida, depois o inverso, diminuir da entrada e aumentar o da saída. Pode ser que o que está distorcendo é o preamp (entrada) ou o power amp (saida), fazendo esse teste vc pode identificar isso e buscar o ganho ideal pra cada um deles.

    Na verdade isso não deixa de ser um tipo de estudo de estrutura de ganho, como sugerido pelo nosso amigo Ismah. É aconselhável dar uma estudada nisso.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Me parece que é uma questão de input e output mesmo.

    Agora tem o lance de calibrar usando o ruído rosa, dizem que funciona bem, mas não sei detalhar e explicar, e nem sei dizer se realmente se aplica ao caso.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Muito obrigado galera, agora vou dar mais uma estudada, mas muito obrigado pela ajuda.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    acabaramosnicks
    Pode ser que o que está distorcendo é o preamp (entrada) ou o power amp (saida), fazendo esse teste vc pode identificar isso e buscar o ganho ideal pra cada um deles.

    TODO tipo de sinal de clipping, é baseado na monitoração do sinal que entra, e não no que sai.
    Jamais use um sinal de alto nível na entrada, para um sinal baixo na saída. Salvo RAROS casos, geralmente onde o cabo é MUITO longo (coisa de 50m pra cima) e desbalanceado.
    O conceito de estrutura de ganho, é justamente esse: sempre o menor sinal na entrada, e o maior na saída...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa Ativa Clipando em 60% do volume