Linha de bateria clipando absurdos. Solução mais organica?

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12


    Seguinte, estou com uma linha de bateria em midi, usando com o Superior Drummer. A master do plugin ta em -4.4 db, e na track do sonar em 0 db.
    mas ainda assim, na hora de reproduzir o volume atinge incriveis +16 db.
    em comparação com outras gravações, o volume da bateria até que esta baixo, o que na verdade atinge esse pico sao caixas e bumbos, na maioria das vezes.

    qual seria a melhor solução para esse caso? ja tentei abaixar o volume das peças individuais, mas assim a caixinha fica inaudivel na maioria das vezes, e se eu abaixar pelo fader do sonar a linha inteira tambem fica muito baixa.
    pensei em usar um limiter, apenas para conter os picos, mas novamente, nao se trata de ser uns 2 ou 3 db que passam do limite, e sim +16.
    essa redução brusca pelo limiter nao poderia prejudicar o audio?

    qual seria a melhor solução para nao prejudicar a qualidade do audio? ajeitar manualmente todos os volumes para que eles nao passem de 0 db ou jogar um limiter ali e deixar do jeito que ta?

    p.s.: bumbo, caixa, pratos e tons estao com compressores individuais, nenhum volume ultrapassa o limite no mixer do SD.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Provavelmente o canal está saindo por dois lugares diferentes, era pra ele ficar com volume normal em 0dB.

    Stalingrado
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sempre que eu tô gravando algo, eu ponho logo um limiter na saída master, porque o botãozinho indicando clipping me irrita. O que eu observo é que, quando tá clippando exageradamente, ocorre uma compressão gigantesca, o que acaba eliminando alguns detalhes de forma bem perceptível, por isso, acho que essa é não é a melhor solução para o caso. Acho que você deve verificar na configuração do Superior pra onde estão endereçadas as saidas do programa e aí sim, modificar todos os volumes pra que fique equilibrado.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Stalingrado
    eu ponho logo um limiter na saída master, porque o botãozinho indicando clipping me irrita.

    /o\
    Faz isso não! A luzinha do clip está lá pra te ajudar (principalmente no master).
    Nos plugins e nos canais em geral eu tendo a ignorar os clips se eu não estiver ouvindo nada. Já no master eu não deixo clipar.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    Provavelmente o canal está saindo por dois lugares diferentes,
    nao entendi muito bem oq vc quis dizer, o SD ta em uma track especifica, e nessa track ja ocorre o clip, nao na master!


    Stalingrado
    Acho que você deve verificar na configuração do Superior pra onde estão endereçadas as saidas do programa e aí sim, modificar todos os volumes pra que fique equilibrado.

    No mixer do SD todos os bumbos estao direcionados para um bus, todas as caixas para outro, tons pra outros, e overheads tambem...
    nem nos microfones individuais, nem nos buses o volume chega perto do topo.
    Todos os buses estao direcionados pra um unico output, que tambem nao passa do limite, e a master do programa esta em -4.4

    porem na track onde esta o VST, o volume ultrapassa e muito...

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Slash_1989
    O clip não ocorre no master então?

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    .omni
    nao, na propria track do VST...

    consegui dar uma reduzida, mas os picos ainda ficam por volta de 6 db. tons, bumbo e caixa tao estourando, mas se abaixar eles separadamente perde mto o volume.
    to pensando em usar um limter no out do mixer do SD, só que novamente nao sei se pode afetar muito a qualidade.

    edit: nem no out do SD o volume clipa

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Slash_1989
    só que novamente nao sei se pode afetar muito a qualidade.

    Certamente vai destruir o som, não faça isso de jeito nenhum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linha de bateria clipando absurdos. Solução mais organica?