Interface estragando microfones

    Autor Mensagem
    phmanara
    Membro Novato
    # jul/17


    tenho uma interface audiobox da presonus, tinha comprado um mic condensador da mxl, mesmo com todo volume baixo da interface ele captava um som baixo, até ae tudo bem, mas depois de meses ele tava captando tipo uns soprões , mesmo tudo em silencio, e não era toda hora, aquela faixa do silencio na daw tava mais grossa, como se tivesse barulho, ae testei o mic na casa de um amigo meu e deu o mesmo problema, cheguei a conclusão q era o mic, bom comprei outro, dessa vez um da rode, ae a mesma coisa, mesmo com todo volume baixo ele captava um som baixinho, mas não interferia em nada, deu uns 3 dias, começou a mesma coisa, captar uns soproes, parece q aumentou o chiado e etc, ja testei a interface com multimetro e ta passando os 40w
    sera q é a interface que esta estragando os mics?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Como concluiu que são mais de 40W?

    phmanara
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    ops, no multímetro esta passando 48w, e testei o multímetro com o cabo tbm

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Bom, primeiramente tu mediu tensão, voltagem ou diferença de potencial (DDP), potência é outra coisa. Mais precisamente tensão contínua, diferente do que tu encontraria numa tomada, que oscila e inverte completamente sua polaridade 50 a 60 vezes por segundo, logo a corrente também inverte de sentido, sendo chamada de corrente alternada (CA, ou do inglês AC). Se a tensão não inverte sua polaridade, a corrente é contínua (CC, ou em inglês DC)...

    AC e DC lembram algo, não? E o nome da banda é justamente por isso...

    Todo modo tensão não "passa", quem "passa" é a corrente, que em tese é ilimitada, até que haja equilíbrio de cargas elétricas, entre os dois pontos conectados. Mas isso não é viável, pois o condutor (aka fio, cabo, trilha, ser humano...) e os próprios pontos tem limites...

    Potência, é o produto da tensão pela corrente. Lei de Ohm, fácil de entender e com muito conteúdo na internet.

    Em 1919, tenho as primeiras notícias de um Phantom Power nos condensadores, utilizados nos telefones de mostrador rotativo (!).

    Em 64 chegou aos mics de estúdio, com o Schoeps CMT20, que seguia as especificações da radiofusão Francesa de 9-12 V...

    Em 1966 a alemã Neumann GmbH, apresentou a encomenda da NRK (Norsk rikskringkasting AS ou Norwegian Broadcasting Corp., traduzindo, Corporação de radiofusão norueguesa): mics condensadores com Phantom Power. Nascia o Neumann KM84. Como o sistema de iluminação de emergência (!!!) da NRK, era 48VDC, eles resolveram usar essa tensão para alimentar os mics, e desde então vem sendo assim. Simples assim.

    Foram estabelecidos padrões em algum momento (não sei quando) pelo IEC (International Electrotechnical Commission Committee, ou Comissão Eletrotécnica Internacional), que desde 2013, fixa os padrões em 12, 24 e 48 VDC e com capacidade de até 240 mW...
    MAS...! Conheço variantes de 1,5 a 52 volts, geralmente em equipamentos muito antigos ou muito específicos...

    Existe um padrão mais recente e pouco usado, definido pela AES (Audio Engineering Society ou Sociedade de Engenharia de Audio), para microfones digitais, com "Digital Phantom Power" estabelecido em 10 VDC e até 250mA, ou 2,5W - praticamente 10 vezes mais que o para microfones analógicos. Mas ainda é algo novo, e que não chegou para uma grande maioria - mesmo a nata...

    Se o mic segue os padrões, e precisa de 1,5 V, o circuito interno dele foi desenhado para receber 48V e só usar 1,5 e " jogar fora o resto "... Simples assim.

    CONCLUSÃO: não, a interface NÃO estaria estragando os mics se estiver operando normal - e segundo sua medição está. O que tu descreve pode ser várias coisas, umidade na cápsula por exemplo, ou flutuação no Phantom Power. Mas estou inclinado a crer que é cabo ou conectores, pois é muito mais provável que os demais.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Como está usando o Phantom? Conecta o mic e aí liga ele? Ou deixa o phantom sempre ligado?

    O correto é conectar o mic e aí ligar o phantom, se fizer o contrário PODE haver centelhamento e isso PODE danificar o mic.

    Para desconectar, primeiro se desliga o phantom e depois desconecta o mic.

    phmanara
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    CONCLUSÃO: não, a interface NÃO estaria estragando os mics se estiver operando normal - e segundo sua medição está. O que tu descreve pode ser várias coisas, umidade na cápsula por exemplo, ou flutuação no Phantom Power. Mas estou inclinado a crer que é cabo ou conectores, pois é muito mais provável que os demais.

    o cabo é um santo angelo de 2m, eu levei ele na eletronica e o cara testou numa maquininha e disse q ta normal, bah, to com medo de liga o mic nessa interface.

    phmanara
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    oq seria flutuação no Phantom Power?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tensão oscila pro algum problema interno na fonte que gera o Phantom Power.

    Sei não... Meça a resistência entre cada ponta... Entre 1, 2 e 3 tem que ser infinita ou o cabo está em curto. Entre 1-1 (malha) normalmente é mais alta que entre 2-2 e 3-3...

    phmanara
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    bah, eu manjo pouco de eletronica, então falou grego pra mim, na real guardar dinheiro e comprar uma interface nova kkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Não necessariamente... Pode começar a " manjar " de eletrônica também.
    Coloque o multímetro na escala de Ohms, geralmente tem só a letra grega ômega : Ω. Os conectores XLR tem os pinos numerados assim.
    Então basta colocar a ponta de prova no furo 1, e tocar cada um com a outra ponta de prova os pinos 1, 2 e 3. A resistência só deve ser diferente de 000 (infinito) quando tocar o pino 1. Faça o mesmo no pino 2 e o pino 3. Se ao ter uma ponta num furo, e tocar noutro pino do outro lado, e a resistência for diferente de 000, é porque tem problema no cabo. Talvez apenas polos invertidos, talvez mau contato, talvez cabo rompido ou danificado...

    Se tu for aqui do sul, e estiver perto eu posso ajudar pessoalmente. Mande MP qualquer coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface estragando microfones