Plugins de Orquestra Completa

Autor Mensagem
Kallau
Veterano
# jul/17


Vou me aventurar em compor uma trilha sonora para um jogo de um amigo. Meu objetivo é fazer algo clássico, com orquestra.

Obviamente não com uma orquestra real, e sim com VST/VSTi's.
Faz muito tempo que não mexo com esse tipo de coisa. Em minhas antigas tentativas, eu perdia muito tempo procurando por plugins de instrumentos separados, que nem sempre soavam bem entre si, e o tempo e configuração disso era enorme, o que já me dava um desânimo e tirava meu foco.

Quais são os VST/VSTi's mais usados e conceituados atualmente para simulação de orquestra?
Se possível, estou à procura de um que já abrangesse todos os instrumentos, mas se tiverem conhecimento apenas de plugins para instrumentos específicos me ajuda também.

Obrigado!

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


Kallau
A galera tem usado esse aqui http://www.orchestraltools.com/libraries/metropolis_ark_1.php

Não posso opinar, pois não uso esse programa!

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem nos dia de hoje não é diferente do que você narrou nas suas antigas tentativas.
A oferta de bons produtos aumentou.
O que mudou é que a qualidade melhorou e os arquivos estão mais grandes e exigem muito da configuração da DAW e do computador.
E os editores de partitura também melhoraram.

O top é o Vienna:
https://www.vsl.co.at/en/Products

Empresa austríaca, tem uma interface própria muitas camadas de edição.

Mas para montar uma orquestra completa vai gastar bastante.

https://www.spitfireaudio.com

Empresa inglesa,possui boas bibliotecas para Kontakt

https://8dio.com

Também tem boas bibliotecas para Kontakt.


https://cinesamples.com
Bons instrumentos com facilitadores para a criação.

Sites gerais, aonde as vezes em quando compro algo:

http://www.bigfishaudio.com/catalogView.html?1;24;1:115::::::::::A115: :Page=1;Cate=1615

https://www.bestservice.de/en/virtual_instruments.html

Este é sensacional para fazer jogos tipo medieval:

https://www.bestservice.de/en/era_ii_medieval_legends.html

Mas existem muito mais e é bom estar atento a eventuais promoções.

Eu ainda não tenho os melhores instrumentos virtuais, os que mais uso são:

http://www.ikmultimedia.com/products/philharmonik2/

que é específico para orquestra, mas na última versão na esta completa, pois muitas partes de orquestra são ainda do philharmonik original.
Na linha da Ik multimedia tem o Sampler Tank que vem também com uma razoável biblioteca orquestral, além de uma biblioteca extensa de vários instrumentos bem completa,, alias o próprio Philharmonik roda dentro do Sampler Tank.

https://www.bestservice.de/en/complete_orchestral_collection.html

Este é completo, mas já esta meio que defasado, mas é muito bom, vale pelo custo benefício, e com perseverança dá para fazer peças decentes.

E tenho os originais que vieram com o Kontakt original, e mais uma coisa ou outra mais específica de dezenas de bibliotecas que fui adquirindo aos poucos, devo ter um 3 ou 4 terabytes de instrumentos.

É um trabalho que vai se aprendendo e adquirindo aos poucos.

O meu sonho de consumo é o Vienna.

E o importante como já disse é ficar atento as promoções, as vezes aparecem muitas boas oportunidades.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


East West Symphonic Orchestra é o que eu gosto...! Talvez o Quantum Leap (EWQL) baste para o que tu quer.

O Vienna precisa uma máquina bem acima da média, pra rodar liso. Infelizmente, é meu sonho de consumo também.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah
O Vienna precisa uma máquina bem acima da média

Precisa não, cara!! Só se você usar o MIR, aí sim o processador tem que ser bom!! Mas só o samples tu roda sem problema!!

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jabijirous

Esta biblioteca Orchestral Tools que você citou é top também.

Experimentei, mas não pude comprar, é uma coleção gigantesca de samplers com alta resolução de áudio, é fenomenal, mas exige bastante da máquina.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Jabijirous

Já tentou rodar o Vienna COMPLETO ao mesmo tempo? Eu disparei em 16 canais e já deu " pal " na máquina...

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah
Só de cordas aqui são 32 instrumentos, rola fácil!

Quanto de memória tu tem?

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Ismah

Eu rodo o Mir 24 (que é pesado) e vários canais do Vienna sem problema algum em uma máquina boa, mas que hoje em dia já é considerada mediana para áudio. Posso rodar tanto no Vienna ensemble (fora da Daw, mas mandando o sinal pra ela) ou nativamente com Vienna instruments ou ensemble dentro da sessão do Cubase.

Não fica pesadão. Consigo colocar uma orquestra completa com todas as articulações e o mir 24 de reverb e ainda é bastante operacional. Ainda consigo gravar áudio e passar o sinal do áudio pelo mir 24. Hhehe

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator
O mir 24 não rodou aqui, trava tudo! Minha máquina não aguenta ele hehehehehe

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Jabijirous

Tenho i7 mais antigo com 32 gigas de ram e disco 7200 e ssd combinados. Nem é um computador da Nasa. A máquina sente uma certa pressão, mas não trava e fica bem operacional. Principalmente rodando pelo vienna ensemble ainda que na mesma máquina (faz uma bela diferença desacoplar da Daw)

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator
Aqui é um i7 930 de 2010 com 24 gigas de ram. Quando eu abri e coloquei o primeiro instrumento, o som ficou picotado! Aí já viu, né?

makumbator
Moderador
# jul/17 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous

Mas com o mir você precisa subir mesmo a latência hein. Eu coloco em 512 pra não picotar. Em 256 fica quase bom (dá uma ou outra picotadinha, mas em 512 fica limpo de tudo). Tanto que eu não gravo áudio com o mir 24 ligado (só ligo depois) e uso monitoração direta pra minimizar ainda mais. Talvez dependa muito do driver de áudio também.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Isso não são máquinas médias, senhores!

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator

Quando não jogo o projeto do finale pro cubase, ou seja, quando crio direto no cubase, o buffer fica em 512. Depois de pronto eu coloco 1024.

Se bem que essa série Synchron tá tão boa que eu quero ver qual vai ser o futuro dos demais programas.

Kallau
Veterano
# jul/17
· votar


Isso não são máquinas médias, senhores! [2]

Pelo que vejo o top mesmo é esse Vienna.
Infelizmente não deve rodar bem em minha máquina.

Testarei as alternativas.
Estou iniciando o processo de criação da trilha sonora de um jogo que um amigo está finalizando. Postarei uma prévia em breve para os senhores dizerem o que acha.

Obrigado a todos pelas contribuições.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Faça como eu: manipule MIDI com VSTi's (preferência um instrumento por vez), exporte em áudio, importe num projeto novo, manipule audio...

Não é simples, dá mais trabalho, mas alivia absurdamente a máquina... Na parte MIDI eu uso uma máquina de 2008 com FLSX, e quase nada além na memória.

Desfragmentar o computador, e especialmente as bibliotecas (quando são arquivos separados, habitualmente ajuda.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


Pelo que vejo o top mesmo é esse Vienna.

Olha, tem muita gente que acha que o vienna é top, mas quando usa, acha uma merda! O vienna não tem reverb, é seco. A diferença, além de não usar o reverb, é a articulação, são várias. Não é plug 'n play. Tem que saber mixar, saber conceitos de reverb e etc.

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Jabijirous
O vienna não tem reverb, é seco

Essa é uma das coisas que mais gosto dele. Podemos usar o reverb de nossa escolha sem problema de embolar com alguma reverberação original que muitos instrumentos virtuais apresentam. As articulações são muito boas e naturais também (principalmente o chamado velocity X-fade, que pra mim na Vienna é o melhor de todos que já usei).

Kallau
Ismah

Pior que pra editar sessão com muitos instrumentos virtuais pesados acho que minha máquina não pode ser chamada de top. Está mais para média superior, ou coisa parecida.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator
Essa é uma das coisas que mais gosto dele. Podemos usar o reverb de nossa escolha sem problema de embolar com alguma reverberação original que muitos instrumentos virtuais apresentam. As articulações são muito boas e naturais também (principalmente o chamado velocity X-fade, que pra mim na Vienna é o melhor de todos que já usei).

Exato!!! Tem algumas articulações no dimension que eu não curto, acho muito fake, mas com um bom reverb, dá pra enganar!

Ainda quero ver uma série dimension no synchron, aí vai ser perfeito! Se tiver um segundo violino também, aí vai ser o bicho!

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


O vienna não tem reverb, é seco

Por isto que gosto também do Complete Orchestral Collection da Best Service.

Tem muitos samplers, e samplers "dry" sem efeito algum.
Aí fica mais fácil,você escolhe um bom reverb e aplica bem.

E assim na relação custo benefício, muito embora mais antiga é uma excelente opção, quase que completa, o Maestro Peter Siedlaczek´s fez um inovador e belo trabalho.
Digo quase que completa pois completa completa nenhuma biblioteca é, mas este trabalho em conjunto com a Best Service resultou num bom produto.

Por outro lado lançaram uma nova orquestra ensemble, isto é um conjunto de instrumentos que soa junta, me pareceu bem interessante para criar algumas texturas, não solos individuais.
Mas não deixa de ser uma ferramenta interessante que em alguns casos acredito ser de utilidade.

The Orchestra

https://www.bestservice.de/en/the_orchestra.html

Eu tenho também o Kontakt Player original completo, que veio com uma orquestra completa do Vienna, mas antiga, mas percebi que os sons dela são dry, e vou voltar a explorar melhor esta biblioteca.
Que se aplicar bem uma dinâmica no midi e saber usar os efeitos dá um bom resultado.

Boa lembrança sobre o som mais seco e dry.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


Adler3x3
Vienna é marqueteiro, cara! O dimension é muito bom, mas eles fazem de tudo pra soar bem no MIR, ou seja, pra fazer soar bem tem que ter o mir. É só ver no fórum deles!!!

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator

Man, quando disse " na média " quis dizer no que pessoas normais tem em casa... Sempre tem o maluco com 28 placas de vídeo, mas são casos já bem específicos... Na prática, para esse tipo de aplicação não adianta uma máquina for cosumer, precisa ser alguma máquina for commercial use, são os worstations... A HP tem uma linha muito boa, mas tem um custo bem salgado...

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Ismah
Man, quando disse " na média " quis dizer no que pessoas normais tem em casa...

Pô, eu sou normal...hahahah! Acho as máquinas montadas melhores que as linhas comuns de grandes fabricantes. Tenho um desktop montado e um notebook Avel montado (e que é o que mais uso, rodo justamente o Vienna e Vienna mir com ele). Ambos são i7, mas o notebook tem até mais ram que o desktop (e disco mais rápido também).

Jabijirous
mas eles fazem de tudo pra soar bem no MIR, ou seja, pra fazer soar bem tem que ter o mir.

É a vida! Heheh! Mas realmente o Vienna mir é a coisa mais fácil de usar (apesar de pesado é simples e direto). Você joga o instrumento no palco, direciona pra onde quiser e se desejar usa as configurações específicas já fica show demais.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


É a vida! Heheh! Mas realmente o Vienna mir é a coisa mais fácil de usar (apesar de pesado é simples e direto). Você joga o instrumento no palco, direciona pra onde quiser e se desejar usa as configurações específicas já fica show demais.

Tirando o preço... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se vocês perceberem, eu tenho alguns assuntos sobre reverb, exatamente por causa disso! Tem um artigo sobre o reverb plate que eu estou fazendo que devo lançar semana que vem usando o dimension!

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Jabijirous
Tirando o preço... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pois é. Só compro coisas da Vienna em promoção. O mir 24 eu comprei com 30% de desconto na época (e vinha um pacote grátis). Os demais pacotes/salas também só peguei com desconto. Acho que tirando o cravo, nunca comprei nada lá com preço cheio.

Tem um artigo sobre o reverb plate que eu estou fazendo que devo lançar semana que vem usando o dimension!

Legal! O reverb é das coisas mais importantes, e que fazem muita diferença.

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator

Só compro coisa do vienna em promo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

não dá pra comprar no preço que dá com o dólar assim kkkkkkkkkkkkkkk

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


makumbator

Não... Tu é baixista, e esses nunca são normais rsrs

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


up post duplo.

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Tem esta também.

Da UVI que é um player que teve um desenvolvimento muito bom nos últimos anos, e a grande vantagem do mesmo é de poder tocar arquivos REX do Reason.

https://www.uvi.net/orchestral-suite.html

Tenho instalado com várias bibliotecas free.

E tem uma novidade que é o Falcon do mesmo fabricante, que pode ser bom para fazer texturas, principalmente para filmes e jogos:

https://www.uvi.net/cinematic-shades.html

Tem o som meio parecido com o antigo Alchemy (que tenho completo com quase todas as bibliotecas), que foi um dos melhores sintetizadores que já apareceu, mas infelizmente foi comprada pela Apple e foi descontinuado para a plataforma PC, mas quem pode usar ainda é muito bom.

Uma coisa que percebi em synths deste tipo é que quando você mistura com instrumentos de orquestra dá uma coloração especial, principalmente na parte do reverb, e fica muito útil no processo de criação de músicas para games e coisas e tal, acaba dando um reforço na peça, que por meios normais você não consegue fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plugins de Orquestra Completa