Interface USB elimina ruído de pedaleiras virtuais Ex Amplitube ?

    Autor Mensagem
    lockf123
    Membro Novato
    # jun/17


    Olá, gostaria de saber se uma Interface USB elimina completamente o ruído de pedaleiras virtuais Ex: Amplitube, Guitar rig 5 e etc?

    OBS: (Sem usar Noise Gate).

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ruído é uma coisa que pode vir de qualquer lugar...

    Se o seu ruído vier de algo da guitarra (parte elétrica) ou do cabo ou de uma interferência eletro-magnética qualquer do local onde você grava, a interface não tem nenhum "controle" sobre isso.

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    lockf123
    Como o JJJ falou, depende.

    O que a interface faz é melhorar muito a qualidade do sinal, retira os chiados e principalmente o feedback. Mas se a guitarra tem hum este vai passar.

    Outro ponto é o próprio hum da "pedaleira" digital que vai depender do amp que está sendo simulado, da cadeia de sinal configurada e de quanto o sinal já entra quente na interface, no computador e no próprio software (uma interface te dá controle sob o nível de sinal ao menos da entrada dela, evitando clippar e facilitando as coisas)

    Sem dúvida a interface é muito superior a uma entrada comum quando estamos falando de simuladores.

    É uma curva de aprendizado, quando comecei a fuçar simuladores apanhava muito, insisti, estudei, ouvi criticas, testei de tudo e fui aprendendo. Hoje consigo coisas bem legais com eles, independentemente de software A, B ou C, plataforma de hardware, interface ou sistema operacional, pois domino a lógica do negócio.

    Duas coisas são importantes, enteder como o sinal em si caminha pelo setup, níveis de ganho, impedâncias e converções A/D e D/A e como ele é processado pelo software em sí, incluindo a cadeia de efeitos, amp, cabs e principalmente o tipo de saída final, ou seja, se linha, fone, PA, frente de amp (se valvulado ou SS muda também), se está na cara do amp ou no loop, etc, etc, etc.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Tenho uma dúvida se dá pra usar cry baby dunlop mesmo com um software de simulador de efeitos como o amplitube4 e como faço pra usar o meu gear do amplitube4 pra destravar os pedais simulados e também os amplificadores.

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    locostras
    Claro que dá ! Meu set é grande e totalmente hibrido, tenho vários pedais e vários simuladores funcionando tudo junto.

    Pelo que entendi vc quer usar um pedal de wha de verdade antes de mandar para o Amplitube, certo ? Se for isso sem problema algum, eu uso assim.

    lockf123
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    SkyHawk
    Tipo, tenho uma umc404hd e mesmo sem os cabos da guitarra ligados na entrada da interface, se usar uma distorção de alto ganho sem noise gate fica com um ruido tipo uma panela de pressão.

    é normal isso?

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Brigado
    SkyHawk

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    lockf123
    Sim, no mundo real seria a mesma coisa. Tenta ligar um pedal ou um amp high gain no talo sem noise gate para ver !!!!! Rssssss

    Se ligar um RAT empurado por um overdrive mesmo que o amp esteja semi clean já dá um ruido danado, se tiver compressor então......

    Noise gate serve para isso mesmo. Domar amps e pedais de alto ganho exige prática e técnica. Escolher o gate ou filter correto, usar um EQ paramétrico ou um gráfico com muitas bandas para retirar os excessos nas pontas (agudo e grave) e esculpir os médios, regular o gate para não matar o sustain, etc.

    Quanto mais ganho mais ruído, se usar compressor dobra tudo.

    Importantíssimo com simuladores é regular o sinal de entrada no Amplitube. Frio o suficiente para baixar o ruído e quente o necessário para ter ataque, dinâmica e sustentação. Em regra, sem noise gate ativado a escala do input deve ficar apenas com um ou nenhum led ligado com a guitarra plugada e com a mão sobre as cordas.

    Quando atacar com força um power cord o input não pode clippar, o ideal é que chegue perto do amarelo mas sem ascender. Na saída é mais questão de gosto, eu nunca deixo bater no vermelho, mas gosto no amarelo.

    A entrada da interface também não pode clippar. Se regular o ganho da entrada da interface e o input do Amplitube corretamente já é um adianto. Timbre em simuladores é uma combinação de 3 elementos, nivel e qualidade de entrada; cadeia de sinal e timbragem do gear e domínio da saída que vai mudar completamente dependendo no que for ligar na emissão do som em sí.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    SkyHawk

    Eu compro a aposta!

    Tanto o Mesa Dual Rectifier 100, e o Marshall JCM2000 que trabalho na banda, como meu Giannini Duovox 100B + Onner Heavy Metal (clone Boss MT2), e mesmo com OCD + HM300 + FuzzFace operam sem ruído...

    HB não dão ruído, se der é porque está com defeito. Singles, exigem blindagem, boa elétrica etc Então o ruído vem depois.
    Cabos de baixa qualidade, e mesmo os desbalanceados de boa qualidade, tendem a captar ruído.

    Não tem muito o que fazer, a não ser usar um sistema de captadores com pré-amp, os famigerados ativos, para que a relação s/n fique alta antes de captar ruído. No caso de interface, se dispor de uma entrada hi-Z de 1MΩ ou mais, dá pra viver sem buffer, mas normalmente vale a pena usar um buffer.
    Melhor que isso, só o uso de transmissores, principalmente digitais, é a melhor coisa. Mesmo que ocorra a digitalização do sinal que muita gente teme como se isso o fizesse tocar pior, é a forma de ter o menor cabo possível.

    Amplificador no caso de ser do computador, pode ser a fonte de ruídos... A maioria dos amplificadores é ruim, os externos ainda piores pra esse tipo de coisa... Guitarra ainda que distorcida é razoavelmente dinâmica, se comparada a uma mix atual. Logo precisa-se de mais volume...

    O ruído de fundo normalmente é ruído branco (white noise), e é normal com muito ganho... As vezes inserir um LPF PODE resolver no drives.
    Algumas modulações que dependem de HFO também tendem a gerar ruído, a maioria dos pedais antigos que usam osciladores fazem isso, em geral porque os capacitores (principalmente eletrolíticos e de filme) já venceram e mudaram sua capacitância...

    E claro, o campeão de problemas: fonte chaveada! Tanto do computador, da interface, como do amp em uso...

    lockf123
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Obrigado ^^

    SkyHawk
    Membro
    # jun/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Ismah
    Estamos falando da mesma coisa, white noise, inevitável com high gain mesmo com HB.

    Eu uso muito pouco noise gate com amps reais mas quando se trata de simuladores ainda não descobri como ficar sem.

    Tem alguma outra dica ?

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Sempre depende a origem do ruído!

    Cabos, buffers, filtros (LPF), etc tendem a diminuir o problema, mas nem sempre são solução, pois o problema vem depois...

    O mais lógico são as fontes chaveadas que quase sempre são problema, as razoáveis para áudio, usam clock acima de 40 kHz, as boas acima de 100 kHz... Mas não é de se assustar com fontes orientais com clock em 10 kHz, sub-harmônicos até 1,25 KHz. Mesmo as "pra guitarra"... A me falam que usa transistor de transmissor de rádio, e opera na ordem de MHz não sei se é verdade, ou se o cara tava me zoando, pois técnicamente já começaria ter um trasmissão de RF. rsrs

    Eu não confio nos OEM's de marcas nacionais, e nem pago esse preço que querem cobrar. Melhor um XÁYNA assumido por preço justo, que um disfarçado por preço de ouro, só porque tem guitarra no nome. Isso se estende a bem mais coisas...

    Eu tenho uma, comprada numa eletrônica, da Hayonik supostamente 9 W (9 V, 1 A) paguei 10 reais na época. Ela não dá 1 A contínuo, isso é certo. Deve bater uns 500 mA média.
    Só começa a dar um ruido audível, quando coloco ela perto do limite, com o delay (só aqui deve ir uns 100mA) e chorus, ambos digitais, duas distorções. O wah também tende a ser xarope, e dá um ruidinho extra com ela, mas eu entendo porque é um pico muito grande o efeito, e ele funciona do médio para agudo...
    Precisaria calcular pra achar o clock dela, não deve ser muito alto. Pra guitarra o agudo termina por volta dos 5 kHz, acima disso fica abelhudo já. Então mesmo uma fuleira de oscilando em 15 kHz deveria dar conta, desde que não se retifique nada... Talvez se retifar novamente (dobrando a frequência) poderia dar certo, seria um mod simples, e eficiente, de se fazer.

    Se não der pra trocar a fonte... O que resta é gate (mais comum) ou expander (nunca vi pedal disso) ligado no software ou entre saída do simulador e o amp, ou ainda nos dois - antes pra cortar os 120Hz chatos, e depois mais suave pra cortar o floor noise. Mesmo que corte um pouco o sinal no fim, na mix não faz tanta falta como muito músico pensa. Pra tapear um pouco eu usaria reverb do amp, de um pedal ou da mesa se ligado em linha.

    Aliás, se houver console e for digital, e o técnico tiver um mínimo de conhecimento, ele põe de todo modo um gate pra evitar problemas de ruído. É só paranoia de guitarrista que gate mata o som, porque este "timbra" isolado, no contexto da banda as coisas são outras, o Rammstein lançou oficialmente as stems de Du hast, não tem gate tem cortes/automação mesmo pra fechar o canal da guitarra que na mix ninguém ouve... E nessas de timbrar sozinho, 9/10 guitarristas, independente de microfonar geralmente sobra grave, principalmente os de metal... Cortar frequência é fácil, pior é tirar de além, quando não tem nem médio-graves, muito menos grave...

    Se a desculpa é que não tem grana pra comprar um gate, dá pra montar bem fuleiro, com diodos, tem aos montes na net...

    Eu gravei um baixo bem sujo, no amp de guitarra de 15W, o LeandroP escutou uma prévia... Era legal, mas não tinha peso. Joguei no Melodyne, dobrei e dei um "shift down" de uma quarta, e tá lindo... Isso é "estúdio", onde vou manipulando até ficar bom. Ao vivo não rola tão fácil, se não for pensado para ser assim.

    EM TEORIA, SEM TER TESTADO, SEM CONHECIMENTO DE RESULTADOS E CONSEQUÊNCIAS EXATAS, a mutreta da Sylvia Massy com uma lâmpada incandescente (qualquer carga não linear na prática), ligada em série com os AF's para comprimir, vira um expander se ligada em paralelo. Isso não elimina o ruído, mas baixa o volume dele, como contra, trás crossover distortion como nos classe B, não que isso lá fica MUITO diferente com um gate.
    Em série não é muito recomendado, pro ao vivo: se a lâmpada queimar, o amp fica com carga infinita na saída (circuito aberto/interrompido). Um SS até não dá nada, mas um valvulado pode queimar! Já em paralelo não há lá problemas, se a lâmpada queimar, só deixa de funcionar o expander.

    Há também mutretas de emitir white noise ou mixar sinal mais fraco, mas com fase inversa e criar cancelamentos e blá blá blá... Técnico de alguma banda gringa falou isso num Rig Rundown do Premiere Guitar, mas não lembro quem. E não é pro nosso bico...


    Acho que é tudo que consigo pensar no momento...

    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Lembrei de mais uma coisa!!! Trafos 1:1 que atuam como isoladores PODEM resolver o problema, talvez se ligados entre a guitarra e os pedais.

    Ningen
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ismah

    Minhas gravações, desde que me mudei, estão apresentando uma interferência/ruído (não sei o termo) com pico em 15kHz. Será que é uma fonte vagabunda, talvez de um modem/roteador que está causando esse problema?

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Fonte do roteador não, mas pode estar gerando esse ruído. É difícil dizer as cegas o que é ... Talvez alguma coisa ligada na rede pode estar criando esse ruído, os reatores das fluorescentes normalmente causam isso... Talvez seja algo externo, e a falta de blindagem do conjunto está captando isso...

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Tipo, tenho uma umc404hd e mesmo sem os cabos da guitarra ligados na entrada da interface, se usar uma distorção de alto ganho sem noise gate fica com um ruido tipo uma panela de pressão.
    lockf123
    Uma coisa que vc tem que saber e levar em conta é que a Behringer UMC404hd é uma interface que não foi feita para trabalhar com guitarras e sim com microfones.
    Mas, se sem cabos de guitarra ou microfone ligados na entrada acontece esse ruído, é sinal de ou defeito na interface ou alguma coisa mal configurada.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ramsay

    E a chave inst/line é enfeite?

    lockf123
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: lockf123
    · votar


    Ramsay

    O ruído só é notável quando se usa distorção, se está com defeito eu não sei, nosso amigo SkyHawk disse que é normal ter ruído quando se usa distorção sem noise gate, gostaria de mais respostas para tirar a dúvida se a interface está ou não com defeito. ^^
    Sobre a interface não ter sido feita para trabalhar com guitarra (Instrumento) você deve estar enganado pois toda interface trabalha com qualquer coisa em relação a áudio e como o Ismah disse ela possui uma chave Inst/line que seria para poder alterar as impedâncias.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    lockf123

    Não, não é toda interface que trabalha "com todo tipo de áudio". Guitarras e baixos passivos, pedem de altas impedâncias de entrada, quando microfones, teclados, guitarras / baixos ativos, etc precisam de baixas impedâncias de entrada. E ainda há diferença entre uma entrada de linha para instrumentos ativos, e uma de mic.

    O Guitar Link só aceita guitarras e baixos passivos...
    A Behringer UM2, só aceita sinais de mic ou linha no input 1, e só aceita instrumentos passivos no input 2...

    lockf123
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: lockf123
    · votar


    Ismah

    e quanto a Umc404HD? ela trabalha com ambos, correto? pois tem a chave de Inst/Line que serve para alterar as impedâncias.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ao que parece sim, todavia, não custa ler o manual!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface USB elimina ruído de pedaleiras virtuais Ex Amplitube ?