Mesa interface soundcraft 12 MTK

    Autor Mensagem
    cagerodrigo
    Membro Novato
    # abr/17


    Olá, estou gravando e fazendo testes com uma soundcraft 12 MTK. Uma mesa interface que permite gravar multipista e mixar de forma "analógica". No entanto, essa mixagem, resulta em uma track final estéreo com volume muito baixo. Já fiz todos os testes quanto ao volume das tracks de origem e concluo que o problema é que o canal estéreo, que recebe todas as outras tracks, está gravando muito baixo. Alguém com experiência nesse equipamento pode me dar alguma informação?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    cagerodrigo
    está gravando muito baixo

    O que seria "muito baixo" pra você? Sem entrar em detalhes, o ideal seria gravar com uma média em torno de -16; -18dBfs, batendo os picos no -10; -18dbfs na sua DAW.

    cagerodrigo
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Muito, mas muito baixo. Cerca de 20 % do volume das tracks que originaram a track final estéreo. Minha dúvida é por que está acontecendo isso, já que tudo foi gravado com bons volumes e ganhos mas na hora do produto final fica super baixo. Será que tenho que complementar as conexões que vão para o canal 11/12 com via analógica? Tipo cabo saindo do main out para as entradas RCA destes canais (11/12)?

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Apenas corrigindo o que eu falei ali em cima, "batendo os picos no -10; -12dBfs" e não 18 como escrevi sem querer.

    Bom, veja no meter da DAW qual é o número que o som está batendo quando gravado, dizer "muito baixo" é genérico demais, uma vez que a escala do meter pode variar entre as DAWs. Gravar em -16dBfs é baixo mesmo, o meter fica menos da metade na DAW que uso. Gravando em 24 bits como sua mesa grava não tem erro.

    De qualquer maneira, sua placa envia por usb o sinal POST GAIN, Knob de ganho tem lugar certo pra ficar, se não souber regular procura no youtube que tem bastante gente ensinando. Não adianta nada você por exemplo colocar o fader no talo pra compensar um ganho baixo, pois o que afeta a sua saída do USB é o ganho, mas não sei como você está fazendo. Sem ver nada é a única coisa que consigo pensar. Esse lance que você falou do rca não tem sentido ao meu ver.

    Veja que o sinal analógico da sua mesa provavelmente a escala é em dBvU, enquanto no mundo digital na sua DAW é em dBfs, são escalas diferentes e acho que o problema está na sua interpretação talvez. fazendo a conversão, 0 dBvu (escala da mesa) é aproximadamente -18dBfs (escala da DAW), ou seja, se você estiver vendo o meter da sua mesa batendo -3dBvu, na sua DAW ele estará batendo por volta de -20dBfs, que deve ser o que está acontecendo na minha opinião sem ver nada.

    Se quiser, leia o link abaixo pois é um dos melhores que considero do assunto. Abs!

    https://www.recordingrevolution.com/do-you-know-how-to-read-your-meter s/

    cagerodrigo
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    OK, vou ver! Obrigado!

    cagerodrigo
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Tu matou a dúvida, valeu muito a dica. Corrigi o problema! abração!

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    cagerodrigo
    Tu matou a dúvida, valeu muito a dica. Corrigi o problema! abração!

    Legal que deu certo! Abs!

    RafaB
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: RafaB
    · votar


    cagerodrigo Olá Rodrigo. Comprei a mesma mesa a alguns meses e também comecei as gravações. Além deste problema do "volume baixo" também estou tendo outras dificuldades com ela, travamento, multipista apenas de 2 em 2 canais (?)... enfim. Como vi, percebo que talvez vc já esteja mais inteirado e poderia me ajudar. Se for possível, passo o meu e-mail depois whats e falamos por lá. Mas se for possível, lógico.

    É que até agora não achei mais ninguém que tenha a mesma mesa para trocar informações. Quem sabe aqui, começa a aparecer outras pessoas e daí "nos ajudamos". Obrigado

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    travamento

    Pode ser a máquina, que não comporta processar isso tudo em tempo real. Algo muito usual.

    multipista apenas de 2 em 2 canais (?)

    Ela apenas lê dois canais, é isso? Se sim, tens certeza que ela efetua leitura de mais que isso? Algumas consoles até gravam multipista, mas não fazem leitura.

    RafaB
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Pode ser a máquina, que não comporta processar isso tudo em tempo real. Algo muito usual.

    Olá Ismah... apesar de ser com Windows (hehehe) pouco provável... boa configuração, etc (mas não descarto a opção).

    Pensei que o "2 em 2" poderia ser o DAW... até agora vinha utilizando o Audacity (que apesar de simples, me atende)... mas junto com a Mesa vem a chave para utilizar o Ableton Live... instalei ele ontem e aparentemente o mesmo problema, ele reconhece cada input como se fosse uma placa de som, sempre de 2 em 2, ex, canal 1 e 2, 3 e 4, etc, sempre agrupando 2 de cada vez.
    Mas, como o Ableton é o DAW "oficial" parceiro da marca, vou dar uma fuçada pra ver se descubro o problema, ou se o tal "multipista" é uma enganação mesmo.

    RafaB
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Novidades... ontem configurei o Ableton e resolvi a questão do "multipista", funciona!
    E ficou meio claro, que o Audacity não é compatível com esse recurso.

    Ainda tenho que analisar melhor o tal "travamento" que mesmo sem mexer em nada, de um segundo pro outro perde a conexão da mesa com o PC, que é elo cabo USB.
    Também sobre o volume baixo que o Rodrigo citou no início do post.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Nunca tentei fazer multipista no Audacity, mas creio que como EDITOR DE ÁUDIO, ele não lide com isso.

    Se o travamento é a conexão USB que cai, pode ser queda de energia. Às vezes acontece. Se viável tente gravar por outra porta, e com bateria.

    RafaB
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Se o travamento é a conexão USB que cai, pode ser queda de energia. Às vezes acontece. Se viável tente gravar por outra porta, e com bateria.

    Rede elétrica estável e ainda possuo um Condicionador de Energia... tbem já troquei as portas...
    Agora vou pro mais lógico, a troca do cabo USB.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Estranho isso... Minhas portas USB tem uma folga mecânica, depois de 10 anos de uso, e aí isso acontece... Mas depende de um fator externo, como vibração...

    luiz_a_k
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    seguinte problema:

    i) configurei a saída áudio do PC para a mesa Soundcraft Signature 12 MTK (Line Out 11/12) -> funciona;
    ii) quando utilizo a mesa como interface A/D, por exemplo, minha guitarra conectada no canal 5 + plugin TH-U (rodando no PC) -> funciona;
    iii) o problema é que se utilizo (sem gravação) a guitarra + plugin TH-U o áudio do PC desaparece e não consigo utilizar os dois simultaneamente!!!!!!!.
    Obs.: utilizo a configuração acima descrita na minha interface Cakewalk UA-25 EX sem problemas.

    Aguma dica de como resolver? Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa interface soundcraft 12 MTK