Microfone para violão (nylon e aço)

Autor Mensagem
Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Me corrijam se preferirem mas acho que pra quem tá começando.. o ideal seria usar um pré o mais transparente e limpo possível...

Pra distorção e adição de harmônicos, economizando, daria pra usar simuladores.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004
Mas esses condensadores valvulados não são nada mais do que um condensador normal mais um "modulozinho" valvulado?

Sim, e não... É basicamente um pré que existe ali, nos demais condensadores, é um transistor, FET, MOSFET, Germânio... E isso altera totalmente o som do mic...

daria praticamente na mesma?

Não.

Falam muito mal dos MIC 100, MIC 200 e MIC 2200 da Behringer

Não por ser valvulado, mas por ser Behringela eu já evito rs

A impressão que eu tenho é que nos anos 80 os produtores não tinham auto-tune, então davam aquela suavização na voz (e nos vibratos involuntários) brincando com compressores valvulados

Existia algo muito próximo, mas ao contrário do que se imagina, existiu gente boa o suficiente, gente capaz o suficiente, e que repetia vezes suficiente (era pré-requisito isso tudo, para por um pé em um estúdio) sem errar...

Também a válvula é útil para extrair aquele overdrive natural da voz que é quase invisível em muitas pessoas, então você aplica um gainzinho mais alto e tira um drive até da Vanessa da Mata ou de um Caetano Veloso. Isso confere?

Não se é o que estou pensando... Drive vocal é diferente de distorção de pré... Não conheço o Caetano, mas a da Mata sim, e não lembro de nenhum momento de vocal com drive.

Na real queria saber as aplicações dos prés valvulados na voz.

Dar um som diferente do SS horas rs
Na prática, um pré valvulado, é muito pior que um SS. Insere um valor bem mais alto de THD, e de harmônicos pares, compressão, etc... Tem como contra sim a relação S/N menor que um SS... Trás sempre um som vintage, pois já se gravava a um século pelo menos, quando saiu o transistor...

viniciusjau
precisei dar uma comprimida porque pegou muito barulho externo... mas ainda estou aprendendo a mexer com isso...

Poderia explicar? Aos meu olhos, isso diminuiu a relação sinal/ruído de fundo, então só tenderia a piorar... não?

E te deixo a dica do Lisciel: usa um expander antes com o mesmo acerto do compressor...!

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Mas esses condensadores valvulados não são nada mais do que um condensador normal mais um "modulozinho" valvulado?

A grosso modo sim, mas como o Ismah respondeu, muda tudo.

não daria para comprar um condensador normal mais um Presonus Tube Pre que daria praticamente na mesma?

De jeito nenhum. Vai gravar som sim, se para você isso basta, pode ser que dê na mesma, mas como o som vai ficar vai mudar bem.

Não só para quem está começando, mas a maioria das aplicações pedem um pré o mais transparente e limpo possível sim. Vou arriscar dizer aqui uma coisa: Uma interface de dois mil reais, que em áudio seria uma bem baratinha, significa que ela tem pré, conversor etc. por este preço. Não adianta pensar que um pré de 500-700 contos vai mudar sua vida. Esta série da Presonus é bacaninha, do rack para a Audiobox USB, tem o compressor, o equalizador, o Headphone Amplifier etc. O que eu acho mais legal deles são esses 3, mas mesmo assim eu não recomendo. Um pré, equalizador, compressor geralmente só faz diferença a partir de uns 4-5 mil reais geralmente (a grosso modo), senão o pré da interface simples com plugins vão dar conta do recado, igual ou melhor.

Entenda, áudio é caro. Muito caro. Dá para fazer muita coisa com uma interface simples e plugins certos e bem usados. Eu sugiro que você domine o melhor possível esta modalidade, no dia que estiver te limitando muito isso e quiser investir de verdade em equipamento, esteja preparado para a facada. Senão invista em plugins e uma interface legalzinha. É minha opinião.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Audiobox USB, tem o compressor, o equalizador, o Headphone Amplifier etc

Não conheço, mas se seria um channel strip vale muito a pena aos meus olhos. Aliás, todo tipo de pré-processamento é válido.

Vale colocar na mesa os cursos... Recomendo que leia o livro "Microfones" do Sóllon do Valle, é basicão, mas dá um baita começo. Existem outros livros e autores, basta dar uma busca, mas confesso que só conheço a Musitec - Audio, música e tecnologia que venda livros do ramo, ou direto com autores - caso do Luis Fernando Cysne por exemplo, com sua "Bíblia do som", mas não sei se chega a seu caso, pois é mais voltado para som ao vivo. Tem bastante pappers também sobre som ao vivo, e muita coisa pode ser aproveitada.
Infelizmente, fora alguns poucos, boa parte do material que se encontra sobre o tema, está em inglês.

O curso "Mixando" do Paulo Anhaia também pode te interessar, basta se inscrever no newsletter do site dele para ter acesso.

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Audiobox USB, tem o compressor, o equalizador, o Headphone Amplifier etc

Acho que vou fazer o downgrade do sistema operacional... estava há tempos tentando tomar coragem, mas acho que é a melhor saída. A única maneira de fazer a Fast Track Pro funcionar tranquila no Yosemite (tranquila: sem deixar de ser reconhecida a cada restart e precisar reinstalar os drivers) é desativando a checagem de assinatura de drivers, o que gera problemas de segurança. Na versão anterior (Mavericks) há drivers mais estáveis. Não estou a fim de gastar 1000 reais por causa de um problema de software... o hardware da interface está bom.

viniciusjau
Veterano
# jan/17 · Editado por: viniciusjau
· votar


Ismah
Poderia explicar? Aos meu olhos, isso diminuiu a relação sinal/ruído de fundo, então só tenderia a piorar... não?

Acho que me expressei errado... basicamente o que aconteceu foi o seguinte: O meu quarto não tem nenhum tratamento acústico... e eu também não tenho nenhum pré..

O microfone é alimentado somente pelo phantom da placa de som, que é alimentada somente pelo USB do notebook... não sei porque mas acho que é muito pouca energia pra muita coisa ligada.. mas enfim... as minhas gravações captam barulho do cachorro da vizinha, dos carros que passam na rua, da minha mãe andando pela casa...

Então quando eu vou "tratar" eu acabo diminuindo muito as frequências para eliminar o máximo desses ruídos... Então na minha opinião o som acaba perdendo o brilho...

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


viniciusjau

Eu tenho deixado esses ruídos. Acho que o benefício de tentar eliminá-los é menor do que o prejuízo de deixá-los onde estão. Até gosto quando está chovendo e o condensador capta o barulho da chuva ao fundo. Na verdade, o que mais tem me incomodado é o timbre do meu Giannini GNC3... o mizão está com uma ressonância bizarra que gera um som demasiadamente grave e abafado nas gravações. Acionar a chave de corte de graves do condensador não resolve. Vou ter que levar num luthier... deve ter alguma peça solta dentro do violão que entra em ressonância com o mizão.

Já li uns tutoriais sobre o uso do compressor, mas tenho a impressão de que não consigo fazer com que ele conserte problemas de dinâmica (atenuar uma batida mais forte numa corda) e em contrapartida o efeito fica muito na cara.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Acho que o benefício de tentar eliminá-los é menor do que o prejuízo de deixá-los onde estão.

Concordo.

viniciusjau
Veterano
# jan/17
· votar


Acho que o benefício de tentar eliminá-los é menor do que o prejuízo de deixá-los onde estão.

Essa frase resume tudo ...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


viniciusjau

Isso é o que um condensador faz: capta até o pensamento.

Há duas formas de deixar ele mais duro, vi... Não isso é pra outra coisa... Gate/expander ou um resistor (variável ou não) em série. Conforme a placa ou mic, já tem essa função integrada, geralmente com nome de PAD, Attenuation ou algo assim.

Eu opto pelo expander, attack em 0, release a gosto - normalmente tento "cronomentrar" a nota com mais sustain, o tempo entre a palhetada e o ponto que ela "desaparece da mix"... Geralmente algo na casa de 1500ms dá e sobra, mas vai do que tá rolando. Riff's rápidos pedem release rápidos.

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

A minha interface tem esse botão PAD, mas eu achava que só servia para diminuir o ganho da entrada no uso com aparelhos de ganho muito alto. Não sabia que teria essa função de diminuir a sensibilidade a ruídos de fundo... até vou testar isso uma hora.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


E vai apenas diminuir o ganho. Logo, sinais mais fracos, serão ainda mais fracos, talvez a ponto de serem inaudíveis. É uma hipótese.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Mas aí não diminuiria também o sinal principal? (No caso, o violão)
Na mix você tendo que aumentar o violão o barulho de fundo não subiria do mesmo jeito?
Você não estaria diminuindo em 10dBs o SNR?

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Ningen
Mas aí não diminuiria também o sinal principal? (No caso, o violão)
Na mix você tendo que aumentar o violão o barulho de fundo não subiria do mesmo jeito?
Você não estaria diminuindo em 10dBs o SNR?


Pois é... a não ser que eu "cole" o violão no condensador, mas pelo que vi isso traz outras consequências desagradáveis em termos de ambiência e timbre. Um dia vou colocar vidros duplos e porta maciça no meu home studio (vulgarmente conhecido por quarto). Meu sonho é poder sentar a mão num violão folk tipo às duas da manhã e só um vizinho muito atento conseguir perceber alguma coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfone para violão (nylon e aço)