Microfone para violão (nylon e aço)

Autor Mensagem
francisco2004
Veterano
# jan/17 · Editado por: francisco2004


Pessoal,

Estou pesquisando um bom microfone para gravar violão aço e nylon. Tenho usado uma Fast Track Pro velhinha e um AKG D5, que é o meu microfone de palco, mas busco um som que preserve um pouco mais o timbre da batida nas cordas do que um microfone dinâmico como o D5 (ou um SM57 da vida).

Não quero nada muito barato, pois o meu celular Lumia 930 já é o meu "condensador de brinquedo" (para quem acha que é um exagero, leia sobre os celulares high end da Nokia, que, apesar de descontinuados, ainda são imbatíveis em qualidade de captura de áudio).

Nas lojas de instrumentos de Porto Alegre, o que eu mais encontro são condensadores baratinhos da Samson (como, por exemplo, o par de mics Samson C02), mas os reviews não empolgam muito. Parece que a Audio Technica tem opções de bom custo x benefício. O meu sonho era ter logo um AKG C414, mas não estou disposto a gastar mais de uns R$ 1500,00.

Não tenho nenhum condensador, então não sei muito bem se começo por um diafragma grande ou pequeno. O importante para mim é gravar bem o violão. Quanto à voz, posso ficar apenas com o D5 por mais um tempo.

Obrigado!

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Eu iria de Sm57, faz o serviço lindamente!

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Jabijirous
Pois é... o SM57 é um canivete suíço, mas eu queria algo mais brilhante, algo que capturasse mais nuances do violão. Acho que o SM57 não iria entregar muito mais do que o que o D5 já entrega em termos de timbre...

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Afinal de contas, é para ao vivo ou estudio?

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Jabijirous
Gravação em Home Studio.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Questão difícil essa....

Vou acompanhar o tópico... (Apesar de já ter meus condensadores)

kazu keyboard
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004
cara, os da samson sao bem honesto os mics, mas por essa faixa de preço, pode ser os da audio tecnica ou da linha perception da akg....os mxl sao legais tbm....mano é dificil indicar um mic porque cada um tem seu som...eu tenho cinco e depende o momento do que eu quero.. eu uso um ou outro....
eu tenho o D5 uso ele muito pra voz, pois acho ele um mic bem pesado,
um de capsula pequena q eu recomendo por ser um mic bem legal é o akg c1000s, é top esse mic pela faixa de presso q oferece...

kazu keyboard
Veterano
# jan/17
· votar


futuramente irei fazer video reviews dos mics que tenho....só nao fiz ainda por falta de tempo...mas vou deixar o mic o mais cru possivel...e usar os instrumentos q tenho aqui pra testar.....

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Procure por testes no youtube, olha esse

https://www.youtube.com/watch?v=oG8Q99y97kY

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Acabei comprando o AKG P420. É um condensador de entrada... me arrependi um pouco de não ter pego algo mais na linha "audiófilo". É um bom condensador, mas eu estava atrás de drogas mais pesadas. Ele tem um pouco mais de brilho que o "condensador" do meu Lumia 930. Mérito da Nokia, que conseguiu enfiar um p*** microfone virtual num celular.

Agora vou me contentar com ele até o dia em que eu puder fazer uma viagem a Miami e voltar com um C414.

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004
Dá pra fazer muito com esse mic que tu tem. Eu investiria agora era num bom pré!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Vou coletar umas informações aí de PoA. A banda que trabalho gravou o disco todo aí, e no estúdio ao lado gravavam uma roda de samba... E tem umas gauchada que mandam muito bem gravando violão nylon...

Mas já adianto, o caminho é contrário... É preciso um bom violão!

não sei muito bem se começo por um diafragma grande ou pequeno.

Conta simples: até que o comprimento de onda NÃO for maior do que o tamanho da cápsula, as ondas são captadas. Toda onda com comprimento de onda maior que a cápsula, é refratada parcialmente, em um roll-off um tanto suave...

Ou seja... Quanto mais grave deseja obter, maior a cápsula. Quanto mais agudos deseja captar, menor a cápsula...

francisco2004
Veterano
# jan/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Ismah
Pois é... não tenho violões top. O meu violão aço é um Sigma (segunda linha da Martin)... um amigo tem um Martin de 500 dólares comprado nos EUA e até acho que o meu Sigma de 2 mil (reais) soa melhor. Então acho que um Martin de respeito deve custar na faixa dos 10 mil por aqui. Sem condições de investir um valor tão alto no momento.

Já o meu violão nylon é um Giannini C3 que eu gosto bastante. Na época, fiz um test-drive entre três C3 e levei o melhor, com a melhor colagem das peças do tampo (o meu parece um monobloco). De qualquer forma, é um violão de entrada... 800 reais na Made in Brazil. Entre os planos do futuro, está gastar uns 5 mil num violão de luthier.

Ningen
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ningen
· votar


francisco2004

De toda forma creio que tenha sido uma boa compra... E os AKGs são bons de revenda... Quando você quiser fazer um upgrade, acho, não vai ter grandes problemas...

Que Sigma é esse seu? Por acaso é algum todo de mogno? Sou doido em um desses. (Falta só a grana rsrs)

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Ningen
Que Sigma é esse seu? Por acaso é algum todo de mogno? Sou doido em um desses. (Falta só a grana rsrs)

É esse aqui: https://www.madeinbrazil.com.br/violao-grand-orchestra-gmc-ste-sigma/6 7718-01

Pois é. Eu nunca tinha levado muito a sério fazer gravações em casa. Eu já tinha uma Fast Track Pro, dois microfones dinâmicos e uma licença do Reaper. Agora com o condensador, estou me animando a enfrentar os problemas da FT Pro com o Mac e o Reaper. O Reaper em si já é chatinho e com os drivers bugados da Fast Track a situação só piora. Mas agora já está quase tudo 100%.

francisco2004
Veterano
# jan/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Jabijirous
Dá pra fazer muito com esse mic que tu tem. Eu investiria agora era num bom pré!

Você diz pré dedicado mesmo ou um placa de som melhor que a Fast Track Pro? Pelo que leio nos fóruns, o pessoal reclama mais dos bugs dela do que propriamente da qualidade sonora. Quando você consegue fazer ela funcionar, fica razoável para gravações caseiras. Claro que uma placa mais recente daria menos dor de cabeça para configurar, ainda mais no Mac, que todo ano tem atualização do sistema operacional e os drivers ficam incompatíveis.

Agora, um pré dedicado, acho que eu só compraria algo valvulado e de qualidade, baixo nível de ruído, mas aí só vale a pena comprar nos EUA, já que os preços devem partir de uns 350 dólares. Aqui, devem custar 3000,00 pra cima.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Será que é mesmo o driver que é bugado? Eu tinha problemas com minha 44vsl.. e já tinha até lido que era problema no driver... Mas depois descobri que desativar dispositivos desnecessários ajudava demais... Agora só ativo o leitor de cartões e a webcam quando vou usar... Desativando os dois ela funciona "lisinha"...

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Ningen
Será que é mesmo o driver que é bugado?

Sim, a Fast Track Pro é M-Audio, porém ficou sob responsabilidade da Avid (em vez da inMusic, que comprou a M-Audio e fabrica as interfaces M-Track). Então a Avid atualiza esporadicamente os drivers sem testá-los direito. A última versão do OSX oficialmente suportada é a Yosemite, mas já foram lançadas outras duas (El Capitan e Sierra). Mesmo no OSX Yosemite, é melhor nem instalar driver algum e usar o driver padrão do OSX, já que às vezes (meu caso) a interface pára de funcionar com o driver oficial.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


dev ser um saco ter um produto que é potencialmente muito bom mas que vc tem que ficar fuçando e encontrando informações minuciosas de como fazê-lo funcionar

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004
um Martin de respeito deve custar na faixa dos 10 mil por aqui

Não creio que se compre com 10mil. Um amigo trouxe dos EUA, para outro amigo, um Martin 12 cordas, usado, com semi-case, por 7k5 Temers, na época, foi algo como uns 2k5 dólares + comissão... É um BAITA violão, tão bom que ele está considerando vender o Guild e comprar um Martin Co. 6 cordas...
Se fosse trazer legalmente, ele passaria dos 15mil reais, sem contabilizar lucros de loja...

Trazer de fora, como contrabando, nem que da Argentina, é um baita negócio ainda, devido a altas cargas tributárias que imperam aqui. Tenho alguns contatos com bandas de lá, um baixista comprou um Rickenbacker 4001 dos anos 70, por 2mil dólares. Aqui no país, ele gira em 10 ~ 15 mil...

Sem condições de investir um valor tão alto no momento

E sim, eu entendo que é grana. Mas estamos falando quase que do topo da cadeia alimentar, algo ainda bem longe do meu bico também...

Entre os planos do futuro, está gastar uns 5 mil num violão de luthier.

Não sei se encontra. Eu orcei a uns anos com alguns de PoA, e girava nos 9~10mil o básico.

Reaper em si já é chatinho

Poderia ser mais claro quando afirma isso?

qualidade sonora [da Fast Track Pro]

Nessa faixa de preço, a qualidade é semelhante. Como também as condições inadequadas da gravação, tornariam obsoleto o uso de algum conversor de alto nível. Começam a surgir diferenças quando se tem tudo ideal, aí sim, até a umidade do ar interfere.

Aqui, devem custar 3000,00 pra cima [um pré-valvulado]

Tem alguns caras fazendo artesanais, mas não tenho ideia de valores. Todavia, sempre tem uns malucos que mechem com valvulados, e fariam sob encomenda. Não sei se chega a isso.
Mas novamente, isso não seria algo tão revolucionário assim, que mudaria completamente seu som. Se tiver paciência em me aturar, me disponho em trocar uma ideia aí, e ver o que tá pegando e o que se pode melhorar, estou seguido pela capital.

Mas como disse, é na hora de gravar que se percebe porque um instrumento bom é diferenciado... Ainda que das linhas mais baixas, as marcas conceituadas, não o são por mero acaso...

Mac, que todo ano tem atualização do sistema operacional e os drivers ficam incompatíveis.

Esse é um pecado bem grande. Só se atualiza software, se a máquina for atualizada junto. Pode parecer bobagem, mas ficar congelado no tempo é muito melhor do que estar atualizado. É o caso de plug-ins também.

viniciusjau
Veterano
# jan/17 · Editado por: viniciusjau
· votar


francisco2004
Antes eu usava uma Zoom Q2HD como condensador, então comprei um BM 800 no AliExpress porque estava sem grana....

Enquanto não sobra uma grana pra investir vou continuar usando ele...
Dá uma olhada no som que eu capto do violão com ele:



francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


viniciusjau
Ficou bem legal. O violão tá um pouco comprimido para além do meu gosto... talvez eu deixasse assim se tivesse um contrabaixo mais marcado acompanhando. Como é só o violão sozinho, deixaria a dinâmica da palhetada aparecer mais, com menos compressão. Não sei se foi por causa da compressão ou do mic, parece faltar um pouco de graves também. Mas a primeira impressão é de uma boa demo. Ouvindo mais atento é que noto a compressão me incomodando em alguns momentos.

Que software você usa e quais plugins? Eu por enquanto tenho usado o Reaper com os efeitos que já vem nel...

francisco2004
Veterano
# jan/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Ismah
Não sei se encontra. Eu orcei a uns anos com alguns de PoA, e girava nos 9~10mil o básico.
Tô por fora... há uns 4 anos, um amigo que estudava música na UFRGS me passou um contato e disse que os violões (clássicos) saíam por uns 3000... hoje talvez estejam bem mais.

francisco2004
Reaper em si já é chatinho
Ismah
Poderia ser mais claro quando afirma isso?
Pelo menos no Mac, ele não vai fundo nas configurações da interface de áudio. Por exemplo, tem uma opção que é "Request sample rate to the soundcard" ou algo assim. Ele não dá nenhuma confirmação de que conseguiu. Estou tendo problemas de pitch shift da gravação renderizada. Ou seja, gravei em tom mais grave e o mp3 fica mais agudo. Acho que isso tá acontecendo porque o Reaper pediu 48KHz, mas a placa continua capturando a 44100. Aí na hora de gerar o mp3 de 48KHz fica mais agudo, mais ou menos como botar um disco de vinil a rodar em uma rotação maior do que a especificada.


qualidade sonora da Fast Track Pro

Nessa faixa de preço, a qualidade é semelhante. Como também as condições inadequadas da gravação, tornariam obsoleto o uso de algum conversor de alto nível. Começam a surgir diferenças quando se tem tudo ideal, aí sim, até a umidade do ar interfere.


É, não tenho a ilusão de que vá conseguir milagres com outra interface de uso caseiro. As Focusrite só vão me dar a comodidade de ter um software atualizado, sem precisar me preocupar coms os bugs do driver da FT Pro.

Aqui, devem custar 3000,00 pra cima (um pré-valvulado)

Tem alguns caras fazendo artesanais, mas não tenho ideia de valores. Todavia, sempre tem uns malucos que mechem com valvulados, e fariam sob encomenda. Não sei se chega a isso. Mas novamente, isso não seria algo tão revolucionário assim, que mudaria completamente seu som. Se tiver paciência em me aturar, me disponho em trocar uma ideia aí, e ver o que tá pegando e o que se pode melhorar, estou seguido pela capital.

Mas como disse, é na hora de gravar que se percebe porque um instrumento bom é diferenciado... Ainda que das linhas mais baixas, as marcas conceituadas, não o são por mero acaso...


Não sei quanto ao uso com microfones, mas na guitarra eu sou fã de prés e amplificadores valvulados. Realmente entregam um timbre que simplesmente "funciona" sem precisar pirar com efeitos digitais. Acredito que o papel deles nos microfones seja deixar o compressor menos artificial.

Mac, que todo ano tem atualização do sistema operacional e os drivers ficam incompatíveis.

Esse é um pecado bem grande. Só se atualiza software, se a máquina for atualizada junto. Pode parecer bobagem, mas ficar congelado no tempo é muito melhor do que estar atualizado. É o caso de plug-ins também.


É verdade... mas a Apple vai te empurrando para atualizar... vai deixando outras coisas capengas (tipo não atualizar mais o Safari, que é o browser mais econômico em termos de bateria). O Yosemite ainda está bom, mas daqui a um ou dois anos não sei... aí será o momento de aposentar a Fast Track, quem sabe...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


gerar o mp3 de 48KHz
Não sei quanto ao uso com microfones, mas na guitarra eu sou fã de prés e amplificadores valvulados. Realmente entregam um timbre que simplesmente "funciona" sem precisar pirar com efeitos digitais. Acredito que o papel deles nos microfones seja deixar o compressor menos artificial.

É muita mística pra mim... Na prática, mesmo um pré valvulado, dá mais coloração, e TALVEZ um peteleco de THD, mas bem sinceramente, a diferença de é de +3~4%... Novamente, só faria diferença em um ambiente muito controlado, com tudo que se possa imaginar de melhor em acústica, periféricos e monitoração.

Aquele momento que até o cabo de força do monitor, dá uma diferença...

Eu tenho um valvulado, 78' Duovox 100B, numa 2x12", como acesso a um 94' MesaBoogie DualRectifier e um 02' Marshall JCM2000 cada qual com uma Marshall 1960A. É meio plug'n'play sim, pois não tem o que escolher, diferente dos demais que é preciso configurar as coisas geralmente, e trás muitas opções. Isso te faz se apegar menos a detalhes, e tocar mais. Sem dúvida, todos tem sim um timbre espetacular.
Tanto quanto um Meteoro 100G que eu fucei até virar do avesso com modificações.
Tanto quanto a POD HD500 que é usada na banda.
Tanto quanto minhas gravações com GuitarRig.

Ou seja, é tipo tu andar de maria fumaça: é legal, é divertido, e é fantástico ver como a um século atrás, se construiu algo inteiramente mecânico, que até hoje, não foi superado de uma forma eficiente por outra coisa, e sim apenas melhorado. Tem obviamente seus defeitos, que foram contornados de alguma forma.
Mas também vejo não é viável para o cotidiano, por vários motivos, mas a praticidade é a que mais tem peso.

a Apple vai te empurrando para atualizar...

Por isso que em estúdios, a máquina do estúdio, é do estúdio. Sem acesso a web inclusive.

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


francisco2004

Um valvulado pode ser legal para amplificadores de guitarra. O dia que você for atras de um prė para microfone, evite as válvulas. A não ser que tenha outros prés, mas os SS neste caso se dão melhor. Válvulas são boas em casos específicos, bem específicos. Mais ainda quando se trata de pré. Já um microfone de diafragma grande valvulado é uma boa ideia para voz e violões - tem um da MXR que cumpre bem a função.

Ismah
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Eu confio no que tu diz, mas não seria da MXL?
Mais precisamente o MXL 960?

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Sim, falha

viniciusjau
Veterano
# jan/17
· votar


Ficou bem legal. O violão tá um pouco comprimido para além do meu gosto... talvez eu deixasse assim se tivesse um contrabaixo mais marcado acompanhando.

Eu concordo com voce viu.. na verdade eu precisei dar uma comprimida porque pegou muito barulho externo... mas ainda estou aprendendo a mexer com isso...
Tirar um timbre legal do violão em gravações é uma ciência rsrs

Que software você usa e quais plugins? Eu por enquanto tenho usado o Reaper com os efeitos que já vem nel...
Também uso somente o Reaper e os plugins nativos dele.

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


MMI
Ismah
Mas esses condensadores valvulados não são nada mais do que um condensador normal mais um "modulozinho" valvulado? Ao menos é o que parece nos anúncios... não daria para comprar um condensador normal mais um Presonus Tube Pre que daria praticamente na mesma?

O que eu li sobre esses prés valvulados é que o grande inimigo é o ruído (o meu Dr. Drive de guitarra que o diga). Falam muito mal dos MIC 100, MIC 200 e MIC 2200 da Behringer, mas esse Presonus em geral tem bons reviews, e não é muito mais caro que um MIC 200 na sua versão de 1 canal.

A impressão que eu tenho é que nos anos 80 os produtores não tinham auto-tune, então davam aquela suavização na voz (e nos vibratos involuntários) brincando com compressores valvulados. Também a válvula é útil para extrair aquele overdrive natural da voz que é quase invisível em muitas pessoas, então você aplica um gainzinho mais alto e tira um drive até da Vanessa da Mata ou de um Caetano Veloso. Isso confere? Na real queria saber as aplicações dos prés valvulados na voz. No YouTube tem muito demo com rappers... sei lá por que, mas tem muito review de plugins de auto-tune e prés com rappers...

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


viniciusjau
Também uso somente o Reaper e os plugins nativos dele.
Bom saber, pois gostei do que você conseguiu apenas com o Reaper.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfone para violão (nylon e aço)