Dúvida sobre microfone e interface de áudio

    Autor Mensagem
    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16


    Gente! Seguinte, resolvi criar um canal no YouTube para covers (com a voz e o violão apenas) e já quero começar com uma qualidade aceitável, sem gravação de celular que é péssima. Eu sou TOTALMENTE amadora em gravação de áudio, mas com muita pesquisa e considerando a quantidade de dinheiro que quero gastar, resolvi comprar o mic Behringer c1 ou o c1u. Eu sei que o c1 necessita de uma interface de áudio, e aí é que está minha dúvida: compro o c1u que é USB ou compro o c1 juntamente com uma interface de áudio? Em qual dessas opções eu teria melhor qualidade? Por favor gente, preciso de ajuda!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    O C1 é um condensador, necessita de phantom power.

    Microfones com interface integradas são limitados em qualidade e em recursos. Quando quiser uma segunda opinião, usando um outro microfone, o mic USB não te permite isso. É mais prático, mas EU evitarei sempre que puder, antes um gravador estéreo.

    A qualidade é relativa... Se comprar uma interface fuleira, vai dar na mesma ou pior que se comprasse o microfone USB.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Melhor qualidade e mais caro: C1 e interface.
    Menor qualidade e mais barato: C1u.
    Tudo depende da grana disponível.

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Vocês tem alguma opinião sobre uma interface de boa qualidade, até uns 500 reais? Por exemplo, já me falaram muito da M audio fast track. Só tenho dúvida se eu deveria comprar a Fast Track Pro ou a Fast Track mesmo. Vocês acham que com essa interface mais o c1, ficaria melhor que apenas o microfone usb c1u? Muito muito obrigada por me responderem
    Também vi que tem algumas interfaces da behringer, ainda mais baratas. O que vocês teriam a dizer? Considerando que só quero gravar voz e violão

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    danielaoliveira

    "Eu sou TOTALMENTE amadora em gravação de áudio"

    Guria, direto ao ponto, sem enrolação e respeitando os valores que você quer/pode gastar:

    - Compre uma M Audio Fast Track e um microfone Behringer C1. A M Audio vinha (não sei se ainda vêm) com uma versão simples do Pro Tools (mais que suficiente para aprender e fazer as primeiras gravações/equalizações).

    Comece por aí, não se preocupe, vai começar de forma bem satisfatória e aprendendo a gravar/dominar tudo direitinho conseguirá tirar leite de pedra.

    Depois... bom, depois você mesma já terá um Norte definido para suas necessidades. Mas até lá, têm um bom e divertido caminho...

    Boa sorte!

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: danielaoliveira
    · votar


    Lelo Mig
    Compre uma M Audio Fast Track e um microfone Behringer C1. A M Audio vinha (não sei se ainda vêm) com uma versão simples do Pro Tools (mais que suficiente para aprender e fazer as primeiras gravações/equalizações).

    Muitoooo obrigada por isso! eu quero ter uma gravação de qualidade gastanto o mínimo possível mesmo! Sabe se as interfaces de áudio da behringer são ruins? por exemplo essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725005723-um2-interface-de-audi o-usb-behringer-u-phoria-um-2-novo-_JM

    Wade
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    C1u é prático. Plugou, falou.

    Porém, por ter um conversor dentro do próprio microfone, esse conversor é bem fuleiro (pra baratear o produto).

    O C1 é puro. É só um microfone. O resultado vai depender do conversor que você vai usar.

    Se você comprar uma interface que possua um conversor melhor que o interno do C1u, é melhor pegar ele (o C1). Se não, tanto faz.

    Mas qualquer interface, mesmo as de entrada, vão ter um conversor melhor que o do C1u (que é basicamente do mesmo nível do conversor das placas de audio de computadores).

    Se fosse narração, eu pegaria um C1u. Ele é recomendado pra isso. Serve bem.

    Mas como você quer cantar (e ainda captar o violão, creio eu), vai de C1 normal. E compra uma interface barata mesmo. Uma UM2 da Behringer vai ter servir bem por um bom tempo até você sentir necessidade REAL de dar um upgrade no equipamento.

    Por necessidade real eu me refiro a uma necessidade espontânea, não porque fulano disse que voce precisa de um equipo melhor.

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Wade
    Uma UM2 da Behringer vai ter servir bem por um bom tempo até você sentir necessidade REAL de dar um upgrade no equipamento.

    Muito obrigada, mesmo! Eu só não entendo como eu faria pra gravar o violão. Vi pessoas falando que eu plugo ele na interface, outras falando que eu capto pelo condensador juntamente com a voz, e outras falando pra gravar separadamente. Sabes me explicar?

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Vocês tem alguma opinião sobre uma interface de boa qualidade

    São caras, e até um certo ponto, a diferença entre uma interface de 5 pra 50 é gritante.

    até uns 500 reais?

    Novamente, o preço é bem significativo... Uma M-Audio Fast Track de 1 ou 2 inputs, de segunda mão, e é um modelo fora de linha, sai na faixa de 750 reais quando - o que me levaria a pegar uma de 2canais.

    Vocês acham que com essa interface mais o c1, ficaria melhor que apenas o microfone usb c1u?

    Não só acho, como já atestei que fica.

    Também vi que tem algumas interfaces da behringer, ainda mais baratas. O que vocês teriam a dizer?

    Eu me abstenho, pois tenho muito preconceito com a marca.

    Considerando que só quero gravar voz e violão

    Isso é irrelevante... Poderia querer gravar qualquer coisa, uma boa gravação é e será sempre uma boa gravação.

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah

    Se eu comprar a Fast Track eu comprarei do mercado livre, usada, que achei por uns 500 reais por aí mesmo! Poisé, como eu disse que sou muito amadora, estou com muitas dúvidas a respeito das interfaces, porque eu vi que tem a M audio fast track Pro e a M audio fast Track, e não sei qual das duas se encaixaria melhor na minha situação.. Se eu comprar a M audio Fast Track que tem apenas uma entrada, eu teria que gravar o violão e o canto separadamente? desculpa a minha ignorância hahahah

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Eu só não entendo como eu faria pra gravar o violão. Vi pessoas falando que eu plugo ele na interface, outras falando que eu capto pelo condensador juntamente com a voz, e outras falando pra gravar separadamente. Sabes me explicar?


    São técnicas diferentes, que vão trazer resultados diferentes. Eu te sugiro gravar sempre em multipista/separados/duas faixas/tracks/canais, pois misturar sempre dá separar não...

    Gravando separados, dá pra mexer, se gravar junto, terá de dosar a pegada ao violão e muitas vezes a voz PODE sumir...

    Acho que fica mais natural gravar em um take só, voz e violão. Mas pode-se gravar separado em dois takes. E claro, mais de um take de vídeo trás uma melhora absurda.

    COMO fazer é relativo a interface que tens.

    - 2ch - line e pré - violão em linha e voz no mic
    - 2ch - line e pré - violão em linha e voz priorizada no mic (pois podes dar mais volume no violão, misturando com o sinal de linha, mas o contrário não)
    - 2ch - ambos com pré - violão em um mic e voz noutro
    - 2ch - ambos com pré - violão em DI+linha e voz com mic
    - 3ch - 3ch, 2 com pré, um linha - violão em linha, mic LR em estéreo, captando a voz com ênfase (sugiro masterização em mid-side)
    - 2ch - ambos com pré - voz e violão em mics LR (exige alto nível técnico na execução e canto; sugiro masterização em mid-side)
    - 1ch - com pré - voz e violão - (exige alto nível técnico na execução e canto; sugiro masterização em mid-side)

    Vale também lembrar que vai haver diferença de tempo entre o som em linha e do microfone conforme a distância que ele se encontrar. A frequência (F) inicial em que se cria cancelamentos (famoso comb-filter) é dado pela velocidade do som (344m/s) dividido pela distância (d)...

    F = d / 344

    Em casos de dois ou mais microfones o problema é multiplicado pelo número de microfones... rs

    mahohnikk
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Esquece o C-1, compra um B-1 da Behringer usado e esquece as Fast Track, compra uma Steinberg Ur12 (eu nunca usei a Ur12 e sim uso a Ur22, mas os prés devem ser semelhantes ou até iguais, não sei dizer, porque como falei, nunca usei uma Ur12, mas uso uma Ur22), que, mesmo com desbalanceamento nas saídas e com conexão XLR sem ser híbrida e P10, parece ser uma boa opção.

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    Cara, obrigada, ajudou pra valer!
    Então, eu posso comprar a M audio fast track simples mesmo, sem ser a pro? fiquei um pouco confusa nas formas como gravar o violão, mas tenho certeza que quando eu tiver com a interface e o mic nas mãos eu retorno pra essa tua resposta e procuro entender melhor, agora eu ainda to meio lentinha

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    mahohnikk
    muito obrigada!!!! Eu até cheguei a pesquisar sobre o b2 behringer, só que não achei nenhum por menos de 500 reais, mesmo que fossem usados :/, já o c1 eu achei!!! tu achas que ganha muito pela qualidade contra o c1, ou são diferenças mínimas? pesquisei a interface e achei o preço semelhante com a da m audio também, vou analisar agora entre a interface da behringer, da m audio e a da Steinberg. A steinberg seria muito difente da m audio?

    mahohnikk
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Eu já usei M-Audio, Focusrite e Steinberg, atualmente com uma Ur22 da Steinberg e dispensa ficar comentando. Simplesmente, se eu usar o microfone, que é um AKG Perception 220 com a Ur22 em volume alto do preamp, não vem chiado algum! Claro, pode captar do exterior, mas vindo da própria interface não! Além disso, da pra usar guitarra tranquilamente no input 2, pois tem hi-Z, que é alta impedância (impedância é uma espécie de somas de grandezas que resistem ao som, logo, é um resultado contrário ao som que quer passar por equipamentos). A Ur12 é mais simples, não tendo balanceamento nas saídas e obrigatoriamente o preamp de microfone é o input 1 e de instrumentos é o 2, pois a conexão do 1 é XLR e a do 2 P10, detalhe que o input 2 tem hi-Z. Com essa única experiência que tenho com a Ur22, eu indico Steinberg fortemente! Mesmo sem ter utilizado a Ur12, com certeza garanto que não vai se arrepender! Sobre os microfones, o B-1, além de mais robusto em qualidade, ele tem corte de graves, coisa que o C-1 não tem, logo, com o B-1 você pode cortar frequências inúteis, que apenas atrapalham e prejudicam a qualidade. Eu diria que o B-1 é a porta de entrada para o ramo profissional de microfones e o C-1 nem chegaria na porta profissional. Eu considero a Behringer boa, mas o C-1 é bem básico mesmo, então eu indico, no mínimo um B-1 ou um Audio Technica AT2020 ou um AKG Perception 120.

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    mahohnikk
    Agora fiquei querendo e muito o behringer B2, mas seria difícil encaixar com o tanto que quero gastar, já que as interfaces também exigem um alto investimento :/ eu vi também que tem o Behringer C3, será que não seria bom também?

    mahohnikk
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    No caso tem o B-1, o B-2 é mais interessante para quem vai usar também o modo omnidirecional dele, o B-1 já serve e você com certeza encontra usado por uns 350,00. Eu indico do B-1 pra cima, mesmo sem ter usado C-3, com certeza não deve ter uma qualidade próxima do B-1. O B-2 é realmente bem mais caro, mas o B-1 já serve, pode confiar. Claro que existem microfones infinitamente melhores, mas o B-1 tem uma qualidade aceitável. Mas tem outra coisa, cabos também importam, evite cabos simples, populares, compre cabos bons como Mogami, Monster Cable com conectores Amphenol ou Neutrik para melhor qualidade possível, essa é a minha dica. Qual é o seu orçamento?

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: danielaoliveira
    · votar


    mahohnikk
    Eu podia jurar que quando eu comprava o microfone os cabos já vinham acompanhados hahaha ta aí mais um motivo que acaba fazendo eu ter que comprar um microfone mais barato então. Seria esse o B1? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704563615-microfone-arcano-p-es tudio-st-01-condensador-b1-behringer-_JM

    mahohnikk
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Não, esse é da Arcano, pode ser que seja ótimo, nunca usei, mas insisto no B-1 da Behringer. Pelo que entendi, você vai tocar e cantar ao mesmo tempo, então mesmo gravando o instrumento no software de áudio, o microfone irá captá-lo, se você não fosse cantar, eu indicaria um microfone dinâmico, por ser microfone duro, não muito sensível, mas para vocal é melhor condenser mesmo, pela sensibilidade, mas você terá que tomar muito cuidado com clipping (quando o som passa de um limite de captação e distorce).

    danielaoliveira
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    mahohnikk
    Esqueci de responder a pergunta anterior, meu orçamento, eu queria gastar uns 800 reais, ou mil no maximo, eu acho!
    Agora que tu falou dos cabos, minhas dúvidas se multiplicaram kkkkkkk não entendi nada de XLR e p10, poderia me explicar? necessito do básico mesmo, fico muito nervosa com essas especificações mais técnicas que não consigo entender nada

    Ismah
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    danielaoliveira

    Relaxe... Nessa faixa de preço a diferença entre os condensadores é bem pequena, só se atente ao padrão polar (entenda como diferença de sensibilidade ao redor do mic), ao tipo (condensador ou dinâmico) e a interface...

    RCA, XLR e P10, são modelos de conectores. P10 pode ser TS de duas vias (Tip/ponta e Sleeve/malha), algumas vezes chamado incorretamente* de "mono", ou TRS de três vias (Tip/ponta, Ring/anel, Sleeve/malha) também chamado mutias vezes de "estéreo/stereo", igualmente incorreto*

    Eu creio que não há lá motivos para usar cabos que custem 100reais ou mais por 2 metros, mas fuja de marcas chinesas, normalmente não recomendo marcas, mas em nível nacional os Tecniforte são os melhores. Nos conectores realmente, vale a pena pagar 6 reais em cada um, e usar uma marca boa como Neutrik ou Amphenol.

    * Incorreto porque são apenas vias, e não necessariamente será duas vias de sinais diferentes no mesmo sentido.

    mahohnikk
    impedância é uma espécie de somas de grandezas que resistem ao som, logo, é um resultado contrário ao som que quer passar por equipamentos

    Ai...

    Wade
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Desinformação demais. Tão complicando a cabeça da guria.

    A "regra" é uma só: compre o melhor que puder com o dinheiro que tem. Simples assim.

    Se tem 500 reais pra comprar um microfone, compre o melhor microfone que conseguir com 500 reais.

    O B1 é um pouco melhor que o C1 (beeeem pouco mesmo, não se iluda).
    Então se achar um B1 que dê pra comprar com 500, vai nele. Se não achar, não vai comprar, óbvio. Então vai no C1.

    Se achar qualquer mic melhor ainda que o B1 e que dê pra comprar com 500, compre ele.

    Se tem 500, tente gastar os 500 pegando o melhor possível.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre microfone e interface de áudio