Autor |
Mensagem |
Adler3x3 Veterano |
# jul/16 · Editado por: Adler3x3
Mixdown -> transformar mix da DAW para arquivo de áudio.
Já li um pouco a respeito em fóruns internacionais. Dizem que existe diferenças entre DAWs na qualidade quando se faz a mixdown, pois as mesmas tem diferentes algoritmos. Li que as que tem os melhores algoritmos são o Pro Tools e o Reaper. E que o Reaper é melhor que o Pro Tools, mas não tenho o Pro Tools Pretendo fazer a seguinte experiência: 01- Criar uma música midi; 02- Usar instrumentos virtuais, tipo Kontakt, Sampler Tank 3 etc... 03- Só usar os efeitos nativos dos instrumentos virtuais, isto é na Master na Mix não vou usar nenhum efeito ou outro software adicional. Vou tentar fazer a mix ficar boa só com os efeitos dos instrumentos, que será igual para todas as DAWs. 04- Fazer a mixdown para áudio (wav), com as seguintes resoluções: 44,10 - 16 bits 44,10 - 24 bits
05- Usar no mínimo os seguintes softwares, com um volume geral - 3db 01- Reaper 5; 02- Mixcraft 7: 03- Cubase 8 AI; 04- Notion 5; 05- Podium 3; 06- Magix Music Studio (2014, 32 bits);
Vou dar preferência para os softwares de 64 bits.
06- Fazer as comparações usando um mesmo player para ouvir com o mesmos presets;
E depois quem sabe fazer outras variações. O que você acham? Tem mais algum detalhe importante neste processo?
Aguardo comentários para começar a fazer.
|
Renato F Veterano |
# jul/16
· votar
Adler3x3 Boa ideia. Eu não entendo muito bem sobre MIDI. Mas, um instrumento virtual não pode trabalhar melhor com uma DAW do que com outra? Se sim, acho que isso iria afetar o resultado final. O que vc acha?
Também não manjo essa estória de algoritmos, mas estou mais contente com os resultados que tenho no Reaper do que antes com o Cubase 8.
Vou ficar no aguardo!
|
makumbator Moderador
|
# jul/16 · Editado por: makumbator
· votar
Adler3x3
Até onde sei isso é uma lenda espalhada em grande parte por fanboys. Pra confirmar isso basta fazer os testes com inversão de fase pra descobrir que todas as Daws fazem o mixdown de maneira igual e matemática. Muita gente faz isso toda vez que lançam versão nova. Todos os que foram feitos corretamente sempre resultam em igualdade sonora.
Obviamente quando se usa VSTIs com propriedades de round robin e demais humanizações variáveis de acordo com a reprodução não se pode comparar (mas aí não é diferença na daw, e sim momentânea do VSTi). Fazendo com áudio real pré gravado (e portanto igual) fica claro que não há diferença sonora entre as daws no mixdown
Não acho produtivo testar sozinho como você propõe , devido ao efeito de placebo e auto sugestão que é forte demais.
|
Filippo14 Veterano |
# jul/16
· votar
Cara, pelo que ja conversei a respeito, a maioria das DAWs sao feitas sobre a mesma linguagem de programacao e seus algoritmos se nao forem iguais sao bem parecidos, oque muda é o layout, plugins nativos e uma ou outra ferramenta diferente.
|
Wade Membro Novato |
# jul/16
· votar
E mesmo que existisse alguma diferença, ela seria tão mínima, mas tão mínima que não justificaria de forma alguma uma mudança de DAW ou afirmar "X é melhor que Y".
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Bem a minha dúvida reapareceu quando esta fazendo testes nas várias DAWs que tenho para ver se a nova interface de áudio funcionava bem. E quando escutei um teste no Reaper, neste me pareceu soar melhor. Sei lá, como foi dito, pode ser um efeito placebo, ou outra influência, mas este assunto já tinha esquecido, mas voltou.
Já comecei vou fazer umas quatro ou cinco músicas com estilos variados e tons diferentes, depois seleciono alguns trechos e faço algumas transições juntando tudo, e faço as experiências.
Quanto ficar pronto vou colocar aqui, mas não vou dizer quais daws estão na sequência.
Enquanto isto não acontece, escutem o último teste que fiz com a minha nova interface de áudio:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/327811/
|
makumbator Moderador
|
· votar
Adler3x3
O problema do teste é que qualquer instrumento virtual com algum grau randômico pra gerar variação em cada reprodução vai invalidar seus resultados. Sem contar o efeito placebo. Mas vá em frente, testar é útil e não faz mal algum.
A única maneira de testar isso de maneira mais objetiva (como já foi feito por muita gente) é usar o mesmo áudio pré gravado e fazer mixdown (para o mesmo formato) dele em cada DAW sem nenhuma alteração, mais ou menos da forma que você apontou (mesma configuração de pan no host, volume e pan inalterado, sem filtros ou qualquer EQ, plugin ou coisa aparecida). Depois carregue as mixdowns de todas e inverta a fase em pares de comparação pra checar a nulidade sonora entre os arquivos.
Aqui um teste rápido de nulidade no primeiro vídeo que achei no youtube (para ilustrar o fenômeno):
https://www.youtube.com/watch?v=MHf0rn_LLFY
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
makumbator Sim vou evitar funções randômicas nos instrumentos virtuais. Vou incluir arquivos pré-gravados, e aquele que provavelmente tenha algum tipo de função randômica vou primeiro fazer num Daw e criar o áudio, depois importo em todas. Não entendi porque inverter as fases, não vou usar nenhum efeito fora dos instrumentos, e cada instrumentos vou salvar a parte a sua configuração caso seja necessário. E estou pensando em finalizar no Audacity. Bem vou estudar mais a fundo..., sempre aprendemos algo.
|
makumbator Moderador
|
· votar
Adler3x3 Sim vou evitar funções randômicas nos instrumentos virtuais.
Mas tem vários que nem permitem ao usuário evitar a troca de samplers interna (a maioria dos bons instrumentos virtuais sampleados não permite eliminar isso totalmente). Acho complicado testar isso com VSTi justamente por conta da falta de controle do usuário pra garantir que tudo será igual todas as vezes.
Essa diferença (por conta de trocas e alterações de samplers) aparece até na mesma DAW, em reproduções/mixdowns diferentes do mesmo material.
Não entendi porque inverter as fases,
É justamente o procedimento que garante que os áudios são iguais. Se não forem iguais não se anularão totalmente na inversão, sacou? Isso é pra retirar o aspecto de influência humana no teste (de "achar" que um está diferente de outro). A questão é básica: anulou totalmente? São iguais. Não anulou totalmente? São diferentes. E o quanto e de que forma não se anularam mostra a diferença sonora de maneira objetiva.
Quando eles se anulam é a prova que a função de mixdown das DAWs faz exatamente a mesma coisa em todas elas.
|
JJJ Veterano
|
# jul/16
· votar
Na verdade, eu não consigo imaginar porque algum fabricante "mudaria" uma onda sonora de uma track propositalmente na saída (mix) final...
A única coisa, ao meu ver, que poderia gerar algo assim seria o dithering, caso acionado, ou se houvesse algum tipo de conversão de resolução. Mas gravando, por exemplo, em 24 bits e gerando a mix final em 24 bits em todas as DAWs sem dithering, não vejo motivo algum para serem diferentes.
|
makumbator Moderador
|
· votar
JJJ Na verdade, eu não consigo imaginar porque algum fabricante "mudaria" uma onda sonora de uma track propositalmente na saída (mix) final...
Sim, mas a alegação nem é muito de uma coisa intencional, e mais que a programação de certas DAWs soariam diferentes de outras meio que de uma maneira natural. Isso é até parcialmente verdade em alguns aspectos (como quando se comparam efeitos diferentes, ferramentas internas que geram variações não lineares e outras coisas). Mas isso é definitivamente falso em relação à mixdown.
A única coisa, ao meu ver, que poderia gerar algo assim seria o dithering, caso acionado, ou se houvesse algum tipo de conversão de resolução. Mas gravando, por exemplo, em 24 bits e gerando a mix final em 24 bits em todas as DAWs sem dithering, não vejo motivo algum para serem diferentes.
Outras coisas podem gerar isso (como diferentes leis de pan em cada DAW). Mas se fizer tudo realmente igualzinho em todas e "in the box" vai sempre soar igual (lembrando que não estamos falando do uso de plugins, EQs, filtros e toda a droga que varia de cada DAW). Outra possibilidade seriam erros de programação na engine sonora, mas isso é raro em grandes DAWs (eu diria que até nas pequenas isso não acontece)
|
JJJ Veterano
|
# jul/16
· votar
makumbator leis de pan
bem lembrado
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Bem eu concordo com o que todos escreveram. Eu já tinha esquecido esta polêmica, mas como comentei a curiosidade a respeito voltou, não que eu tenho um super ouvido, melhor que dos outros, mas escuto bem, não tenho nenhum problema de audição. Todas as colocações foram lógicas e serenas. Mas confesso que fiquei encafifado sobre a questão.
JJJ É o dither que faz a diferença quando se desce de 24 bits para 16 bits. Acho que além das ditas 'leis de pan", acho que pode existir também diferenças nos meters de cada DAW
Makumbator
O que você escreveu faz todo o sentido, mas não sabia desta de inverter as fases para testar.
Wade Realmente se existir diferenças deve ser quase inaudíveis.
Fillipo14 Pensando bem faz sentido, uma vez que existem "n" codecs de áudio e a transformação deve ser uma coisa mais padrão.
Renato F Pois é, esta sua referência ao Reaper, que também me deu a mesma impressão, mas sem fundamento, só no que ouvi senti uma diferença, nada de absurdo, mas melhor, muito embora só estava testando a interface, e não usei nenhum critério adequado para comparar, só foi uma impressão, mas que parecia melhor, parecia, não foi só a impressão do nível de volume, ou variação de pan, foi sentir melhor no todo.
Obrigado a todos pelos comentários. E se mais alguém quiser se manifestar, estamos aqui para aprender. Uma hipótese, no geral nas gravações de áudio podem ocorrer menos diferenças, do que com o modo que cada DAW lida com os instrumentos virtuais, no caso de midi.?!?!? No caso de áudio puro o sinal vem do exterior, no caso de midi o processo é todo interno, e o midi só tem instruções, pode ser também que existam diferenças de como cada DAW pode trabalhar diferente no caso das velocidades e outras instruções?!?!
Vou dar sequência...
|
Casper Veterano
|
# ago/16
· votar
Caros:
Eu tenho a impressão que, se existe alguma diferença sonora entre as DAW's, ela é tão pequena que é irrelevante. Dificilmente alguém vai bater o martelo e falar:
- Isso foi feito em Pro Tools, esse outro foi feito em Audacity.
Vai mais da afinidade com o sotfware mesmo. O que é fato é que o Pro Tools (atualmente) é o padrão no mercado profissional. Isso não quer dizer que é melhor ou pior, só estou constatando o fato.
|
Gabriel Landim Veterano |
# ago/16
· votar
Isso aí não existe em renderização, o que acontece em algumas DAWs (Ableton Live é uma) é a qualidade de som do que é tocado na hora da edição com o programa aberto é inferior... Não tenho mais o link, mas já fizeram comparações apuradas em relação a isso usando analisadores de espectro e tudo o mais.
|
Deji Veterano |
# set/16
· votar
A diferença existe sim, e é bem perceptivel. Atualmente uso Logic Pro e Reaper, e o Logic faz um melhor mixdown tanto pra mp3, aif e wav.
|
Lelo Mig Membro
|
# set/16
· votar
"- Até onde sei isso é uma lenda... - se nao forem iguais sao bem parecidos... - porque algum fabricante "mudaria" uma onda sonora... - ela é tão pequena que é irrelevante... - Isso aí não existe em renderização... - A diferença existe sim, e é bem perceptivel..."
Pelo jeito... o assunto segue na linha:
"influência da madeira em timbre de guitarra sólida"
|
lonehunterband Membro Novato |
# set/16
· votar
Seria uma boa experiência, mas acho que é muito trabalho pra nada. Poderia servir apenas pra mostrar pra aqueles que vestem a camisa de marcas que no fim é igual, mas esses não veriam nem assim e continuariam a defender a sua escolha como a melhor. kkkk
Se usar os mesmos instrumentos virtuais, o mesmo audio gravado, os mesmos plug-ins, a mesma interface e usar wav, evitando possíveis diferenças na codificação do mp3, eu não acredito em diferença significativa, mas acredito que na soma dos audios finais das diferentes DAWs com as fases invertidas, exista um som mínimo por causa dos instrumentos virtuais e plug-ins. Eles tentam simular uma dinâmica na tentativa de soar analógico ou humano.
Comecei com o Sonar, passei pro Pro Tools e agora tô no Studio One. Estou estudando e aprendendo um bocado! Por causa de costume e talvez preguiça, não tive paciência pra me adaptar ao Reaper. Já viu a facilidade que é colocar um plugin de bateria e separar as peças no Studio One? O Sonar facilita o trabalho, no Pro Tools é na unha e no Reaper eu tentei e desisti sem conseguir. rsrsrs É mais uma questão de adaptação e gosto pessoal. Todas as DAWs tem pontos positivos e pontos negativos, e ambos são diferentes de pessoa pra pessoa.
Pode ser que no Pro Tools exista alguma diferença mínima, pois há códigos randômicos perdidos lá nas versões recentes. Uns arredondamentos estranhos e outras coisas que até atrapalham eles resolverem os bugs. kkkkk Conseguir um som bom vai mais da capacidade da "pecinha" que está no comando do que outra coisa. Todos são excelentes programas, o restante é preferência pessoal.
Acho que é diferente da questão da madeiras das guitarras. Quem não foi em uma loja e testou duas guitarras do mesmo modelo, da mesma marca e achou uma melhor que a outra. São tantas variáveis envolvidas!
Eu tenho duas guitarras aqui: http://www.fernandesguitars.com/ravelle/ravelle-deluxe-tremolo.html http://waldman-music.com/instrumentos-musicais/scandal-extra-gsc_800q/ Essa Waldman, eu peguei uma guitarra barata pra fazer teste. Eu peguei um kit EMG JH Sig e testei nas duas. Dá diferença. Tem muitas variáveis neste caso, pois as pontes de micro possuem blocos diferentes, os trastes tem diferença de material (uma é de inox) e na altura (médio e médio jumbo), quantidades de madeira do corpo e braço são diferentes, possivelmente com idades e tempos de secagem diferentes. Uma tem pintura com fundo e tudo, a outra é mais a madeira natural. Ah, elas foram reguladas por pessoas diferentes também. E por aí vai...
O que a gente tem que ver é o que é melhor pra gente não se prendendo a marcas ou empresas. Temos que ver o produto e o pós venda, pois no fim das contas eles só querem o nosso suado dinheiro.
Abraço! Marcos
|