Autor |
Mensagem |
leo.moraes227 Membro Novato |
# jul/16
Boa tarde galera, eu sou novo aqui no fórum e no mundo do Home Studio, dei uma olhada em outros tópicos em relação a gravação em stereo, mas so vi esse tipo de gravação com 2 microfones...
É possível realizar uma gravação boa de violão stereo com 1 microfone condensador e gravação em linha?? Ou o ideal seria dois microfones?
Lembrando que a gravação será realizada na minha casa e que não possui um bom tratamento acústico...
Equipamentos: Dell XPS i7 segunda geração Focusrite scarllet 18i8 Akg K240 Shure sm58 FIshman Aura Sixteen Violão Yamaha AC1M
|
Ningen Veterano |
# jul/16 · Editado por: Ningen
· votar
leo.moraes227
Fica meio estranho cara... Mas é possível... Principalmente pelo Fishman Aura... (Mas o provável é que você consiga um resultado melhor somente com o condensador e aplicando uma ambiência depois para tornar o som estéreo) Faça um teste aí e nos mande o resultado!
Eu não sou um grande conhecedor de técnicas de gravação/mixagem. Mas cheguei a gravar uma vez assim (Usei um dinâmico e o captador do violão). Bem, ficou melhor do que se fosse em separado...
Link
|
marcelosz Membro Novato |
# jul/16 · Editado por: marcelosz
· votar
leo.moraes227 Cara... Realmente com um Fishman Aura dá pra fazer bastante coisa! Com ele voce tira aquele timbre chato de piezzo... O que EU faria, mesmo com só um microfone: gravaria dois takes diferentes com o microfone, e num desses takes gravaria também a saída em linha / Fishman. Jogaria um take do mic pra cada lado (PAN), e só um pouquinho do take em linha no centro.
Já fiz isso antes, mesmo sem um Fishman, ficou muito bom. O grande lance da gravação em estéro é fazer em dois takes diferentes, pois as pequenas diferenças entre uma execução e outra vão dar ainda mais sensação de estéreo. Se você puder variar também o arranjo um pouquinho fica muito legal. Ouça a música My Friends do Red Hot Chili Peppers com fones e vai entender o que estou falando (foi o exemplo que me veio aqui no momento... )
|
Ningen Veterano |
# jul/16
· votar
marcelosz
gravaria dois takes diferentes com o microfone, e num desses takes gravaria também a saída em linha / Fishman. Jogaria um take do mic pra cada lado (PAN), e só um pouquinho do take em linha no centro.
Muito legal cara! Essa eu nunca tinha visto.
|
leo.moraes227 Membro Novato |
# jul/16
· votar
Valeu Ningen e marcelosz, vou fazer o teste e ver como ficaria gravando duas vezes, valeu pela ajuda ai, assim que der posto o resultado aqui
|
Wade Membro Novato |
# jul/16
· votar
Quando você soma dois sinais idênticos (um esquerdo e um direito), você acaba tendo como resultado nada mais que um som mono, no meio.
Para ter a sensação estéreo, o sinal da esquerda precisa ser diferente do da direita, mesmo que milimetricamente.
Quanto mais diferente forem os sinais, mais perceptível será o efeito estéreo.
O que eu gosto de fazer em gravação de violão é simplesmente gravar um take e jogar pra esquerda e depois gravar outro take e jogar pra direita.
Por mais que esteja tocando a mesma coisa, nós somos humanos e a execução vai ser diferente. Essa leve diferença aberta no pan dá o efeito estéreo perfeito.
Violões abertos, colocando uma voz bem no meio com um reverb legal fica lindo.
|
MMI Veterano
|
# jul/16
· votar
Primeiro é preciso definir como e porque se vai gravar um violão em estéreo.
Veja, se é uma gravação de voz e violão ou se for um som acústico, tipo uma gravação de um solo como Las Abejas ou Recuerdos de la Alhambra é mais que justificado. Se for para um DVD ou ter uma gravação realmente bacana, justifica até se gravar em 5.1 ou 7.1 (piro nisso, sensacional! Mas é para mestres no assunto, não é coisa de principiante ou metido a besta). Porém, se a gravação do violão for para ficar no meio de uma bateria, baixo, voz, piano... Sugiro fazer em casa um canal só!
Ok, mas para uma gravação caseira? Geralmente menos é mais, num ambiente como um quarto, sem isolamento e sem tratamento um microfone não é uma boa opção quando dá para fazer melhor em linha. O que o sinal do Fishman Aura com um plugin de imagem estereo vai perder em relação a um microfone? Ainda assim, estão certos os que sugeriram 2 tomadas diferentes, uma para cada lado, é uma opção boa (mas nem sempre).
Tudo bem, mas a necessidade ainda é uma única tomada em estereo no seu caso? (fico imaginando suas razões para isso). Ainda tem a opção, se for possível com os equipamentos, de uma espécie de reamp com 2 imagens do Fishman Aura. A opção do Fishman Aura + microfone é viável, mas na minha opinião para fazer em casa não é a melhor. Tenha em mente o papel de cada track nesta gravação - o que cada lado vai acrescentar e o que vai faltar, para o outro suprir. Uma ideia seria o microfone levar ambiência e graves, por exemplo, o Fishman mais médio agudos e ataque. Os sinais não são iguais, pode ficar tranquilo em relação a isso.
|
leo.moraes227 Membro Novato |
# ago/16
· votar
Fala MMI, valeu pela resposta... Então, as minhas gravações seriam voz e violão apenas, e realmente não possuo tratamento para gravação. Eu pensei em fazer 2 tomadas usando o fishman aura com imagens diferentes, dei uma testada e realmente ficou bacana, acho que vou seguir nessa linha, até porque o único microfone que tenho em mãos agora é um SM 58 e não achei bacana para gravar violão...
Valeu ai pela força =)
|
MMI Veterano
|
# ago/16
· votar
leo.moraes227
Mas então... Por isso que eu perguntei a razão de você querer gravar o violão em estéreo.
Se você vai fazer 2 takes, então além de "vozes" diferentes, faz logo um arranjo tocando diferente.
|
Ismah Veterano |
# ago/16
· votar
leo.moraes227
Tira o globo dele, e terá um SM57 praticamente.
|
El Musicista Veterano |
# abr/17
· votar
Pessoal, aproveitando o tópico para não criar outro.
Quanto vocês costumam deixar de pan para violões gravados?
Em outras palavras, se você tem uma linha de violão gravada em dois takes, quantos % vocês costumam deixar de L e R para cada um desses takes?
Obrigado!!!
|
Wade Membro Novato |
# abr/17
· votar
Na grande maioria das vezes 100%.
Só em casos específicos que deixo uns 90 e poucos pra cada lado. Nunca deixo menos de 80.
Isso em Roque, que geralmente tem poucos instrumentos e espaço de sobra. Num Jazz, Bossa Nova, Samba, etc... a coisa muda um pouco de figura.
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Wade Sempre tem a exceção ! Mas essa turma de JAM Band geralmente tem uma penca de gente hehehe https://en.wikipedia.org/wiki/Tedeschi_Trucks_Band#Band_members
El Musicista
Depende de muita coisa...!
Estes dois takes são uma dobra? Em caso positivo, quanto mais abrir o pan, maior será o efeito de espacialidade, e menor será o efeito de "peso".
Ao apagar um deles a música não fica incompleta? Se não faz falta, podes abrir totalmente, mas se eles se complementam em algum momento, é melhor criar uma automação para essas horas centralizar os dois.
Há espaço para eles? Quando for ver há uma linha de guitarra, uma de teclado, um riff de metais, e 4 vozes... Nem é preciso dizer que violões e mais várias coisas sobram, e é melhor jogar fora...
A ideia é espacialidade ou um som de stereo de violão? Uma opção bem simples é HPF em X Hz de um e LPF em X Hz d'outro, com uma curva de atenuação bem suave, coisa de 3dB/oitava. O mais agudo normalmente coloco pro lado oposto que estará um outro instrumento grave, digamos um piano ou órgão com o grave a esquerda - na minha cabeça fica estranho ter o grave a direita.
|
viniciusjau Veterano |
# abr/17
· votar
Esse tópico está sensacional!!
Uma outra dica que daria pra quem vai gravar dois takes é mudar a posição do microfone... Por exemplo colocar no primeiro take o microfone apontando para a 12o casa.. e no segundo take colocar o microfone próximo ao cavalete...
|