Programa para gravação caseira multipistas gratuito, leve, que use placa onboard (notebook) e disp

    Autor Mensagem
    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/16


    Fala galera, beleza? Meu primeiro tópico aqui no site: cacei pra caramba na busca mas não encontrei nada, e o pouco que encontrei estava muito desatualizado. De antemão peço desculpas caso exista tópico similar recente. Seguinte:

    Estou escrevendo letras e compondo (em parceria com outro amigo músico) bastante ultimamente, e tenho (temos) encontrado enormes dificuldades para gravar as linhas (e alguns arranjos básicos) e/ou "demos" de nossas músicas.

    Tais gravações se destinam basicamente a mostrar a música pra terceiros, porque estamos tentando negociar estas composições. Assim não precisam necessariamente possuir grande qualidade, grandes recursos, efeitos espetaculares e quetais. Basta uma linha de bateria simples (necessariamente "sampleada"), e algumas pistas para gravar baixo, guitarras/violão e vozes. Creio que 10 ou 15 pistas já seriam mais que suficientes pro que precisamos.

    Tenho usado o IPhone pra gravar, mas como ele não é multipistas nem tem meios de edição, tenho que gravar guitarra base e voz juntos, tudo de uma vez, o que toma muito tempo e fica bem tôsco. Por outro lado, desse jeito não consigo jogar uma bateria, um baixo, uma segunda guitarra, etc. Fora que trabalhar com IPhone é o fim da picada rsrs...

    Cheguei a gravar algumas linhas em estúdio, mas por questão de grana e principalmente tempo (até porque são várias músicas) e agenda não tenho conseguido mais gravar, e já estou ficando aperreado com tanta coisa na cabeça e guardada em cifras nas letras.

    Ocorre que tenho em casa um notebook que não é lá aquelas coisas: possui placa de som e só. Além disso eu mesmo não sou nenhum gênio da informática...

    Possuo microfones, amplificadores, instrumentos, pedaleira etc., que usarei para fazer as gravações. Guitarras/violão/baixo serão microfonados (ou em linha, se não der xabú).

    Sendo assim, o que eu precisava basicamente era um programa de gravação/edição de áudio:

    - Leve (notebook comum suporte);
    - Rode em Windows XP ou anterior;
    - Gratuito ou muito barato;
    - Que possua intrinsecamente bateria sampleada para se "montar" a batida nos compassos da música;
    - Multipistas (umas 10 ou 15) e que tenha capacidade de edição/corte, etc;
    - Que trabalhe com microfone (ou instrumento, se possível) ligado diretamente na placa de som onboard;
    - Que dê para fazer mixagens e, se possível, algum nível de masterização;
    - Que converta os arquivos de áudio (wmv?) em mp3;
    - Interface simples.

    Será que existe este programa ou estou pedindo muito?

    Desde já agradeço imensamente quem puder me dar uma força.

    makumbator
    Moderador
    # jun/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    De graça mesmo tem o Audacity (e não, o reaper não é grátis, por mais que te digam o contrário).

    http://www.audacityteam.org/

    Você tem conta antiga da Apple? Se tiver o Garage band para iphone/ipad é grátis. Contas novas tem que pagar pelo app. Vai ver é uma opção momentânea até você ter outro programa (apesar do garage band no ipad ser uma DAW perfeitamente usável e com bastante recurso).

    - Rode em Windows XP ou anterior;

    Isso pode ser um problema. SO muito velho cara.

    Teria também o Pro Tools free (que é bastante restritivo nas opções e recursos oferecidos), mas ele não roda em XP, precisa ao menos do windows 7 SP1 64 bits:

    http://www.avid.com/pro-tools-first

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    LMMS
    Linux multimedia Studio.
    É originário do Linux, mas também funciona no windows.

    Este é free de verdade.
    E além de poder usar os instrumentos virtuais do windows e seus efeitos, dá para usar os efeitos do linux.
    Em algumas parte é mais limitado com relação aos pagos, mas para quem esta começando é bom, e mesmo assim tem muitos recursos, alguns até exclusivos.
    Tenho sempre a última versão instalada, e para algumas tracks uso os recursos dele, não é a minha DAW titular, mas sempre aproveito algo do LMMS.
    Como vai usar o xp, talvez, veja bem talvez tenha que pegar uma versão mais velha.
    https://lmms.io/

    Depois é só ir aprendendo e se acostumando com instrumentos virtuais, que podem ser agregados, também free, como os VSTS.

    Eu uso o Mixcraft Pro Studio como principal, é pago e muito bom, e com um custo benefício razoável.
    E vem com uma excelente biblioteca de loops, que podem ser aproveitados nos mais variados estilos musicais.
    Pode-se fazer download da versão trial, e instalar os loops, que mesmo que depois você desista de comprar o produto, desde que salve numa pasta que você tenha controle, estes loops ficam em definitivo, e podem ser aproveitados em outra DAW, são muitos gigabytes.
    O LMMS é mais voltado para a produção de música eletrônica, mas serve também para gravar o que você quer.

    makumbator
    Moderador
    # jun/16
    · votar


    Lembrei do Kristall. É grátis e roda em XP:

    http://kreatives.org/kristal/index.php?section=details&expand=1

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Qual é a configuração desse PC?

    XP é complicado, man. Não tem como arrumar um Win 7 pelo menos não?

    Tinha um programa que eu usava nos tempos de XP há uns 10 anos atrás que se chamava Quartz AudioMaster.

    Não sei se é free ou não e se atende aos requisitos, mas é uma luz. Dá uma pesquisada.

    Bateria sampleada na própria DAW acho difícil. Geralmente você vai precisar de um plugin vst separado pra isso. Tem uma infinidade free e que são satisfatórios. Profissionais mesmo (EzDrummer, Superior Drummer e cia.) são pagos.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Galera, muito obrigado pelas dicas, vou testar os programas indicados por vocês.

    Eventualmente terei que trocar o PC aqui de casa, quero ver se chamo um Mac ou algo mais poderoso. Mas por enquanto é o que há rsrs.

    Abçs

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Não ficou claro o objetivo, mas realmente não dá pra fazer muito além disso...

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Então galera, apenas dando um retorno pros amigos, baixei e instalei o Audacity 2.1.2 e este final de semana finalmente consegui, após um ralo dos infernos para fazer a captação e mixagem, gravar uma das minhas músicas para mostrar pro restante do pessoal da (futura) banda.

    Achei meio complicado o programa, e com certeza ainda não sei mexer com 10% dele. Usei a bateria da pedaleira (Zoom G1XOn), e gravei guitarras (uma limpa, um drive e uma high gain) e baixo (bypass) em linha. A guitarra clean ficou muito show, o drive também, mas a guitarra high gain ficou maomeno (bastante abelhuda). O baixo gravei num take só, então ficou bem cruzão. Mas quando sobrar um tempo vou tentar regravar o que ficou meio falho.

    Os vocais gravei com meu Behringer mesmo, só jogando um reverbzinho por cima.

    Enfim, não ficou um negócio "top de estúdio", mas para a primeira vez, com equipamento totalmente caseiro, placa onboard de um PC com 10 anos de idade, e no "Rwindows" 7, pra falar a verdade me surpreendeu muuuuito.

    Cumpriu totalmente a função para a qual eu precisava dele, que era gravar minhas músicas "cruzonas" pra mostrar pro restante da banda construir suas partes respectivas e, aí sim, futuramente, gravar em estúdio.

    Só um probleminha me irritou e me deu dor de cabeça: latência ("delay"/atraso). Quanto mais faixas ia adicionando, maior ia ficando a latência. A última guitarra quase que não consegui gravar, e tive que simplificar porque estava embolando tudo.

    Alguém tem alguma noção de como se elimina ou minimiza tal problema? É algum problema de memória da placa onboard? Se eu mixar parcialmente as tracks em uma única pode resolver?

    Abçs

    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Achei meio complicado o programa

    E ele é um dos mais simples rsrs.
    Mas é questão de costume.

    Sobre a latência, baixa e instala o ASIO4ALL.

    Dois tópicos que podem te ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/324932/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Wade

    "Sobre a latência, baixa e instala o ASIO4ALL."

    Cara, consegui resolver a latência do Audacity fazendo mais ou menos o esqueminha do vídeo abaixo:

    Abç



    Wade
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Wade
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Legal. mas achei trabalhoso demais e pelo visto é uma solução "gambiarrenta" pro Audacity.

    O ASIO é automático e já funciona integrado à placa de audio. Ou seja, ele atua pra qualquer programa que você vá usar audio. E é só instalar, mais nada.

    Mas de qualquer forma, o importante é resolver o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa para gravação caseira multipistas gratuito, leve, que use placa onboard (notebook) e disp