Software simulador de amplificador leve - Que rode em placa onboard

    Autor Mensagem
    LeandroP
    Moderador
    # jan/09


    Alguém conhece algum software leve que rode com uma placa-de-som onboard.

    Tentei o Guitar Rig e o Amplitube, mas eles pipocam na minha máquina.

    Meu processador é um Celeron 2.0GHZ e 1Gb de RAM.

    Não quero gastar R$ 500,00 numa placa só pra fazer experiências caseiras.

    Alguém tem uma solução?

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Instalou o driver Asio4all?

    www.asio4all.com

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    LeandroPanucci

    Não sei se o que você procura é um plugin VST,ou um programa standalone,como é o Amplitube e o Guitar Rig,mas único simulador de amps leve que eu conheço é o plugin VST Studio Devil Virtual Guitar Amp,que é bem leve e simples de usar,tem muita qualidade,e funciona muito bem em uma placa onboard,inclusive uso a versão de baixo desse plugin em uma placa onboard e ele funciona perfeitamente.

    http://www.studiodevil.com/home/

    Pra sua máquina recomendo usar o REAPER pra rodar os plugins VST e VSTI,ele é extremamente leve e consome pouca memória RAM de sua máquina,o que vai ajudar a melhorar um pouco o desempenho deles na sua máquina.

    http://reaper.fm/

    Nos sites tem as demos dos programas,mas é bem fácil de encontrar a versão full deles por aí.

    Não se esqueça de instalar o ASIO4ALL pra reduzir as latências.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Tentei o Guitar Rig e o Amplitube, mas eles pipocam na minha máquina.


    Meu processador é um Celeron 2.0GHZ e 1Gb de RAM.


    Cara, um PC com a metade disso já dá conta... Tem que fuçar no Asio4all mesmo...

    Qualquer coisa, tente o "Rock Amps Legend" ou o "Studio Devil VGA" (Virtual Guitar Amp).

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Eu instalei o Asio4All e fucei nele de todas as maneiras. Segundo alguns colegas que tem mais experiência no assunto do que eu, o problema está na placa de som mesmo (Realtek).

    O máximo que consegui foi um simulador de ruído com latência. Como não preciso (ainda) de muita coisa e sempre vejo os caras dizendo que gravaram direto no pc apenas usando software (isso há quase 10 anos atrás), eu não entendo porque não funcionaria na minha máquina. Talvez seja o clássico problema de BIOS (bicho idiota operando o sistema).

    Tentarei uma versão demo do Reaper pra ver no que dá.

    Obrigado a todos (continuo aceitando sugestões) :o

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O que esse reaper faz?

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    vc tem q configurar o amplitube pro driver do asio, naum soh mexer no asio...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Slash_1989

    Sim, fiz todos esses procedimentos.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    OK... vc seleciono o driver Asio no seu programa de gravação tambem??

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Slash_1989

    Sim, selecionei. Mas não funcionou nem fora do programa de gravação...

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tenta aumentar o sample rate ou diminuir o buffer size....

    se mesmo assim naum funcionar... troca de placa!!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Slash_1989

    Eu diminuí a qualidade e mesmo assim não funcionou. Notei uma melhora no desempenho, mesmo assim só deu o gostinho do programa em pressets limpos... qualquer ganho a mais zoava tudo.

    Eu li algumas entrevistas de guitarristas falando sobre homestudio e as máquinas eram 300mhz... 500Mb de memória.

    Queria uns simuladores desta época... algo bem simples mesmo.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Tu ta literalmente com o problema de Bios que citou... rsrsrsrs!

    Provavelmente algum programa ta roubando seus recursos ou acessando ao mesmo tempo a placa, esse lance de ser realtek não quer dizer nada, outro dia consegui fazer o amplitube rodar numa maquina bem mais antiga que essa sua.

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Tenta esse aqui, ó:

    http://www.simulanalog.org/guitarsuite.htm

    Simples, leve, e de grátis.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Bog

    Valeu cara!!!

    Estão é só copiar os dll's para a pasta de VST ?

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Isso, isso, isso!

    E o som é até que aceitável, levando-se em conta o tamanho minúsculo de cada plugin!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Bog

    Ele tem alguma interface própria?

    Tentei carregar no Cool Edit, mas não apareceu nada.... ainda.

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    A interface do plugin é bem simples, mas existe. É só umas janelinhas com sliders. Infelizmente, o preço a se pagar por algumas coisas grátis é a instalação/interface nada amigável, ehhehe.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Bog

    Eu vi a interface no Sonar 7... É simples, mas dá pra timbrar.

    O problema é que a minha máquina pipoca até com o Sonar 7... aff

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Bom, o meu computador é bem pior que o teu (notebook, processador de 1.6GHz, 512MB de memória, fora a parte compartilhada para vídeo). Eu uso um tal de N-Track, com tudo quanto é firula gráfica desativada, e aqui funciona razoavelmente bem mesmo quando uso a placa onboard... Eu só uso esse programa porque foi o único que o meu PCzinho aguentou rodar com 12 trilhas. Talvez você possa... er... comprar... esse programinha e ver se roda melhor aí. ;)

    Jim Marshall
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    Johnny Favorite

    Reaper é um software para gravação e edição de trilhas...muito leve e ótimo para realizar gravações de VST´s como Amplitube e Guitar Rig.

    Possibilita gravar e tocar junto com os efeitos citados acima, não tem aquela "frescura" de tocar com guitarra limpa e adicionar os efeitos depois...a não ser que você opte por isso ...é claro..rs

    Dá uma olhada aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/188910/p0#5762707



    Abraço,

    See ya!

    gwallner
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    LeandroPanucci

    Por favor, diga quais são os problemas que vc tá enfrentando, com detalhes?
    Os programas Amplitube, Guitar Rig e Guitar Combos (esse mais leve), rodaríam sem problemas em seu computador com uma configuração correta
    Vc os está utilizando em algum "host" ou "stand alone"?
    Eu digo isso pq eu utilizáva minha placa onboard Realtek também. Não é uma má placa, tem um som ótimo e fiz muitos trabalhos com qualidade profissional nela.
    A diferença é que eu tinha um Dual Core 3.2Ghz. Mas um celeron não devería atrapalhar o desempenho de um desses 3 programas abertos sozinhos.
    Vc está utilizando o Windows XP ou Vista?
    Te digo uma coisa, pipocar não é uma particularidade somente de placas onboard. Se vc comprar uma boa placa para gravação e não configurá-la direito, o som vai pipocar da mesma forma.
    Eu comprei uma Edirol ua-4fx até calibrá-la direito levou um tempo. No começo pipocáva muito, mas fui ajustando com o driver ASIO e tudo está OK agora.
    Se vc tá com Windows Vista, procure tirar todo o visual dele. Muitas vezes a parte gráfica influencia do desempenho dos softwares e eu já comprovei isso principalmente no Vista. No XP nem tanto. Vc tem uma placa de video onboard ou não?
    Tente ir no painel de controle, sistema, avançado, desempenho, configurações, avançado e deixar o agendamento do processador com a opção "serviços em segundo plano" escolhida. De OK. Isso deverá fazer com que seu processador dê preferência para sua placa de som na hora que vc abrir algum simulador de amp virtual.
    Se não ajudar, tente também diminuir a memória compartilhada para sua placa de video.
    Enfim, tem várias maneiras de descobrir aonde está o problema. Tem que ir fuçando.

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Concordo com a galera que diz que é problema de configuração(ou então algum conflito obscuro), pois seu computador rodaria fácil qualquer um desses plugins. Já rodava eles no meu computador anterior, que era Pentium III com 450Mzh e 512 de RAM, por isso, no seu tem que rodar bem!

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Cara, desculpe insistir.... Mas eu realmente acho que tem como gravar numa boa com seu PC, usando Amplitube ou Guitar Rig. O meu PC é um pouco mais fraco que o seu, e também uso uma Realtek, e gravo sem atraso nenhum...

    Se você quiser mesmo algo mais leve, te indico, como já falei ali em cima, Rock Amps Legend" ou o "Studio Devil VGA" (Virtual Guitar Amp).
    Mas eu acho que vale a pena dar uma pesquisada sobre o que tá acontecendo, porque não é normal... e pode ser que você precise de algo mais pesado no futuro, sei lá...
    Se tiver alguma dúvida, acho que o pessoal aqui pode te ajudar. E sobre o Asio4all, tem que tentar toda combinação possível! hahaha

    Desculpe meter o narizão! =P

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vc tem algum problema grande na config desse seu pc... tem antivírus rodando junto, ou um monte de programas abertos na bandeja do winblows ?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Bog

    Baixei e gostei... Só preciso me familiarizar melhor com o programa, mas já deu pra perceber que é bom.

    gwallner

    Eu uso o XP e a placa-mãe é chipset Intel. Quando peguei a máquina, imaginei que ela daria conta do recado. Não uso temas de vídeo e outras frescuras pra mudar a aparência. Tudo é bem cru mesmo. Como a máquina é nova, provavelmente eu ainda não tenha explorado da melhor maneira os recursos que ela pode oferecer. Baixei o Asio4All e experimentei um monte de configuração possível de I/O e mesmo assim não consegui. Pra falar a verdade eu tentei durante um dia inteiro e depois não mexi mais... Talvez um pouco mais de tentativa e paciência pode resolver (o problema é tempo pra isso).

    makumbator

    Pois é cara, tem algo de misterioso no ar 8P

    Machine Gun Man

    Não precisa se desculpar, você está me ajudando mais do que pode imaginar. Tô seguindo os conselhos e procurando me acertar. De qualquer forma eu vou comprar mais um pente de memória pra dar uma turbinada. Você acredita que eu nem vi ainda o quanto estou compartilhando de memória pro vídeo?!
    Minha máquina é tudo onboard... É um Megaware

    led123_del321
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: led123_del321
    · votar


    Sobre o Reaper...

    Alguém pode descrever, passo a passo, como eu faço pra gravar nesse programa, usando o Revalver MkIII?

    Aqui o revalver só funciona se selecionar "entrada", nas configs de gravação do windows, ou seja, o programa só grava o que entra pelo line-in (guitarra pura; sem os efeitos).

    Como eu resolvo isso?

    Valeu!

    Edit:

    O audio é onboard.

    Chipset VIA P4M800 Pro

    Jim Marshall
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    led123_del321


    Assim que chegar em casa e arrumar meu PC, posto aqui o passo a passo para você usar o Revalver e os outros VST´s.

    Abraço,

    See ya!

    gwallner
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    LeandroPanucci
    É um Megaware

    Tá explicado !!!!

    Se vc quer mexer com gravações de audio em um PC, monte pelo menos um computador com uma placa mãe boa (ASUS de preferência), memórias Kingston e um processador Dual Core. Mesmo que seja Celeron, mas que tenha placas da melhor qualidade.
    Eu vendería esse Megaware. Já vi dar muito problema com esse fornecedor.
    Não tem configuração que ajude a melhorar a performance desse computador.
    Computadores comprados em Extra, Casas Bahia... entre outras lojas na maioria das vezes não prestam. Salvo alguns laptops.
    Monte um PC em uma loja especializada nisto com peças de qualidade.
    Placa mãe, memória, processador, fonte.... são elementos essenciais para o bom funcionamento da máquina. Se uma dessas 4 peças não tiver boa qualidade, vc poderá estar perdendo bastante desempenho.

    Aqui www.acffonecar.com.br vc monta a configuração abaixo com menos de 1000 reais. Sempre compro minhas peças lá.

    Configuração básica para rodar bem programas de áudio mesmo com placa de som onboard:

    Processador - Intel Pentium Dual Core E 2180 LGA 775 2.0 GHz
    R$289

    Placa Mãe - P5KPL-AM COM S/V/R ASUS - Asus (aguenta até 4Gb de memória)
    R$222

    Memória DDR2 2Gb 667Mhz
    R$92

    HD 160Gb SATA Seagate
    R$174

    Fonte - 400 Watts Real Power Suply Bivolt
    R$106

    Gravador de DVD Samsung
    R$91

    Total R$974



    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software simulador de amplificador leve - Que rode em placa onboard