Preço para "produzir" 5 músicas

Autor Mensagem
    Guidecicco
    Membro Novato
    # mar/16

Pessoal, esse final de semana eu fui numa "produtora" (ele montou no quarto dele). Então, chegamos ao seguinte acordo:

Nós iríamos registrar as 5 músicas que eu compus (pois,não sei fazer partitura), ele iria fazer a partitura... e eu so iria gravar minha voz e o violão, coisa simples mesmo.

Ele me cobrou o preço de R$ 1.600,00 como eu iniciante nesse área, estou muito por fora dos preço.

Pelo meu ver de leigo, achei um absurdo. Afinal, R$1.600,00 é muita grana pra 5 músicas, sendo que nem vou fazer o arranjo todo. Queria saber o que vocês acharam desse preço: está dentro da realidade, barato ou caro?

Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar

Tem N poréns... Mas 1600 por música sendo que ELE fará arranjos, mix, master etc é algo muito abaixo da realidade. Não acho nada fora do planeta não...

Não sei de onde tu é, mas por aqui no RS, se gasta em média o dobro disso por música para sair algo de nível profissional.

strinbergshredder
    Veterano
    # mar/16
    · votar

Guidecicco
    Cara, também ao meu "olhar de leigo", pra produzir num HomeStudio (lógico que não menosprezando o trabalho do cara, mas não da pra igualar a um estudio de ponta né..), com (imagino que) um equipamento mais limitado, apenas 5 músicas, eu também acho bem salgado...

Entra em consideração o custo x beneficio do trabalho do cara pra você...

sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/16
    · votar

Guidecicco

O cara está cobrando R$ 320,00 por música, para escrever a partitura, gravar sua voz e violão, tocar e gravar os outros instrumentos, inclusive criando o arranjo?

E você acha que isso está caro? É isso?

Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar

sandroguiraldo

Melodyne exporta em MIDI a track de voz que é o mais difícil... Se harmonizar (acho que isso não vai pro registro), o lance é outro...

O santo desconfia quando a esmola é gorda...

Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar

R$ 320,00 por música
    HomeStudio

Se for só pra mixar, tá caro.

Se for só pra gravar e mixar, tá na medida.

Se for pra arranjar, tocar, gravar e mixar, tá barato.

Adler3x3
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar

Bem as informações não estão completas.
    Fica difícil de opinar, e outra coisa montar as cinco partituras de modo correto, que possibilite o registro dentro das normas, não é tão fácil assim.
    Se você não sabe notação musical, a pessoa que vai te ajudar nesta tarefa, pode ser que tenha que tirar as músicas de ouvido, para depois digitar na partitura, e outras tarefas, e fazer testes com você ouvindo para poder melhor avaliar o resultado.
    Edição de partituras, gravação e mixagem.
    Pode parecer simples mas envolve trabalho, e se for o que parece R$ 320,00 por música na minha opinião não esta caro.
    E usar a palavra simples é querer desvalorizar o serviço.

MP Masterização
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar

Muitos engenheiros que ganham Grammy fazem tudo em Home Studio. Eu também faço em Home Studio, não existe esse negócio de estúdio profissional vs home studio, você pode ter um estúdio aparentemente profissional, mas com resultados amadores, e vice-versa.
    Enfim, acho que se o trabalho do cara fosse gravar, mixar e masterizar, dependendo da qualidade, 320 reais seria um valor justo, mas o cara ainda vai fazer a partitura, então eu não reclamaria do valor, o preço é bom para o padrão brasileiro, mas apenas se o serviço for de qualidade alta.

Buja
    Veterano
    # mar/16
    · votar

Certa vez um cara me disse que viver de musica no brasil era pedir esmola. E nao discordo.
    Imagina só o preço que se gasta pra montar um home studio basicao no quarto.

1 PC bom: R$ 3000,00.
    1 par de monitores basicos (basicos, nao sao monitores de referencia flat): Entre R$ 500,00 e R$ 1000,00
    1 Interface basica de 2 canais: $200 doletas. R$ 800,00.
    1 mic dinamico bom: entre R$ 500 e R$ 700 reais
    1 mic condensador bom: mesma coisa, entre $500,00 e R$ 800,00 (AKG, Shure, por ai). Tem mais caros é logico.
    1 Daw seca: A licença comercial do reaper é $225 hoje. Beirando então seus R$ 900,00. Nem coloquei os plugins comerciais aqui.

Nao to falando de equipos tops. Somente equipos basicos para fazer um trabalho do qual se possa cobrar algum valor. E nao entrou na lista nenhum instrumento, nenhum efeito, nenhum amp pra microfonar. O cara grava com seu proprio equipo. Inclusive com sua propria bateria. Tambem nao entrou nenhum software para fazer partituras por exemplo. Nao entrou na lista nenhum controlador. Sem falar dos aparatos basicos, fontes, cabos, minimo tratamento que seja da sala. Nao entrou mobilia, nada.

So isso ai já da:
    R$ 7200,00

Com isso ai de investimento, vc entra no quarto do sugesto e nao da o minimo valor. Chama o cara de amador, se nao chamar de hobbysta de fim de semana.
    Quando o cara faz um investimento maior um pouquinho, talvez ja comprando um set de mics melhores, pelo menos uma bateria eletronica, alguns plugins melhores, alguma estrutura pra microfonar algum amp conhecido, ou seja, gasta no minimo, o triplo desse valor, e cobra R$ 320,00 por musica, pra criar a partitura, gravar, mixar, arranjar, e preencher os buracos, o brasileiro acha caro.

Nao to falando que nao deva achar caro. Eu tambem nao pagaria, so para deixar registrado. Gravaria em casa com meu pc mesmo, e meu guitar link. Faria o melhor trabalho que pudesse.

Mas pagaria sim, tranquilo e calmo, até mais caro, se eu tivesse que gravar estas musicas para mostrar pra um investidor, participar num evento que me exija, ganhar um inventivo financeiro de algum olheiro, sei la, qualquer coisa que me exigisse uma qualidade melhor e eu fosse ganhar algo com isso.

Guidecicco
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar

Gente, vocês estão confundindo as coisas. Eu não chamei ninguém de amador.

Eu sou novo nesse mundo musical, então se você me de dar um microfone de 5mil reais e 1 de 500, eu só vou reparar na qualidade.Outra coisa, o rapaz não me mostrou nenhuma trabalho dele. Enfim, está respondida minha pergunta, obrigado a colaboração de todos.

Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar

MP Masterização
    Muitos engenheiros que ganham Grammy fazem tudo em Home Studio.

Mix in the box é uma coisa, agora captar... É aí que a porca torce o rabo...
    Tem um veio que realmente tem sentido é captar em lugares, digamos... inesperados. Tipo ao ar livre, em galpões, faróis, torres, etc...

MP Masterização
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar

Ismah
    Realmente não há mixagem e masterização que salve uma gravação ruim. E gravação tem infinitas variáveis, enfim, só dá para dizer algo após ouvir os resultados. Às vezes uma gravação "louca" surpreende você!

Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar

Às vezes nem Zeus na causa... eu tenho problema com um dos meus músicos principalmente, onde a guitarra é virada em grave e agudo, nada dos médios onde está o cerne da questão rs

Já tive também de tirar bateria do nada, pois ela foi captada com dois mic's em estéreo e um central (LRC) na altura do bumbo... Foram 20 canais pra tirar 8 de bateria, sempre gate em side chain sendo impulsionado/aberto pela fundamental de cada peça... Ficou melhor que deixar aquela defasagem toda...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Preço para "produzir" 5 músicas