Bias amp desktop vs AMplitube vs guita rig.

Autor Mensagem
chrishomer2013
Membro
# out/15


Sou da velha guarda...sim toco desde dos anos 90... adoro amp valvulados e nos ultimos 2 anos descobri meio que por acaso as magicas que os VST fazem...quem manja mexer nesses software consegue substituir facilmente coisas analogicas por essas coisas... obvio que nada substituiu os valvulados reais ao meu ver...mas a discussao aqui é sobre esse Bias amp desktop que usei um piratinha durante uns 4 meses , que tem o diferencial amp match ( copia equalização) , fora controles mais amplos e complexo .. a parte ruim é que só compra no dolar e avista no site positive grid e já os famosos e praticos guita rig5 /amplitube 3 que são faceis de serem baixados ... usei todos os citados no meu sonar x3 e quero abrir essa discussao sobre esses vst pois sei que um pessoal aqui tem mais propriedade para falar sobre eles. vantagens e desvantagens . aberta a discussao...

BSE_Andre
Veterano
# out/15
· votar


Usei amplitube e guitar rig por um bom tempo, principalmente o primeiro. E um amigo usa o Bias, mas temos conseguido resultados tão bom quanto ou até melhores com alguns vsts free (do Bias não dá pra falar muito pelo pouco uso que fizemos dele). Tipo os Lepou, e os Ignite Amps. O NRR-1 da ignite amps inclusive foi o melhor som clean que eu consegui com vsts até agora.

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


Eu gosto muito do Amplitube, já com o Guitar Rig não me adaptei bem.
O Bias Amp e Bias FX são um show a parte, timbres espetaculares. Recomendo também o ToneStack.

Calime
Veterano
# out/15
· votar


Kra, gosto de todos, com todos consegui tirar bons timbres, mas o que eu mais curti foi o TH2 Overloud. O Revalver, que não foi citado aqui tbm é bem legal. E ainda tem o lance dos impulses, que to aprendendo a fuçar por agora. Emfim, ótimas opções, quem dera se fosse assim qdo comecei, a aprox 20 anos atrás.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Acabei preferindo o Guitar Rig principalmente pelas ferramentas adicionais como o crossover e modificadores como o input level e LFO...

Não me considero um guitarrista, nem mesmo tive contato com amps valvulados...

Mas às vezes gosto de tirar sons da minha cabeça...

Sons "old school" não são o forte dele...

Mas quando eu quero um timbre com delays da parte aguda, um mid scoop a medida que subo a escala, uma distorção diferente em high e lows que mudam de intensidade conforme o sinal de entrada e outras maluquices.. Só no GR mesmo...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Usei Amplitube por muitos e muitos anos (todas as versões que saíram até hoje). Hoje em dia uso o Guitar Rig 5 com impulses. Vou dar uma sacada no Bias pra ver se me agrada mais ainda.

marcelosz
Membro Novato
# out/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Bom, são várias impressões que vou colocar aqui, pra gente discutir mesmo. Como sempre, não existe O melhor, de repente você vai acabar precisando de mais de um. Bom que assim vc alimenta sua GAS kkk.

Já usei muito o Amplitube e Guitar Rig 5. Hoje em dia uso mais o Bias FX, e vez ou outra o Guitar Rig (ainda tem alguns patches que não consegui deixar idêntico no Bias FX). Também uso bastante os simuladores embutidos no Logic Pro X (muito bons por sinal).

Eu diria que o Bias FX substituiu minha necessidade pelo Amplitube, principalmente High Gain. Só que ainda sinto um gap no Bias FX quanto aos cabinets/microfones, as opções do Amplitube são muito maiores (essa versão nova parece que vai ficar melhor ainda, já que vc pode mudar até o falante usado).

O Guitar Rig e simuladores do Logic Pro X eu gosto principalmente para timbres clean e timbres "experimentais" (aqueles cheios de modulações e delays malucos). Pra isso estes dois são imbatíveis na minha opinião.

Tem um outro lance que eu também levo em consideração na hora de usar: a "beleza" do software. O Amplitube é feio e confuso demais!!!! Kkkk Não tem aquele "eye candy" que o Bias FX tem... É um apelo visual que faz muita diferença, pode parecer frescura mas faz. Para um software que vc pode ficar mexendo horas, tem que agradar os olhos senão haja saco! O mesmo vale para o Logic (bonito bagarai, pelo menos comparado com Ableton Live e similares eca...).

Outro ponto é a facilidade de criar ou reutilizar patches, e nesse caso o fluxo de edição de patches no Bias FX e o ToneCloud dá de 10x0 em qualquer um. Muito fácil você procurar e fazer preview de um patch que alguém fez e compartilhou na Internet, sem ter que baixar um arquivo, salvar na pasta certa, etc etc etc (jeito típico do Guitar Rig e Amplitube).

Por último, não sei o que houve mas o Guitar Rig meio que parou no tempo, não recebe mais atualização. Enquanto o Amplitube ganhou uma versão nova recentemente, e o Bias FX nem se fala (recém lançado, vários produtos acessórios sendo lançados como o Bias Amp com Impulse Response Loader e o Bias Pedal, para você criar pedais de distorção seus).

chrishomer2013
Membro
# out/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


pessoal...alguém tem conhecimento de como conseguir o Bias no modo brasileiro ou seja parcelado...tá 180 doletas o que chega perto de 800 Dilmas malditas sem condições de pagar isso. ..piratex não funciona mais foi o que usei ... me interessei muito pelo bias devido a ser mais complexo e ter a excelente função amp match que não encontrei ainda em outro vst

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


chrishomer2013

Compre a versão menor e vá fazendo upgrade conforme a necessidade por mais recurso e tiver a grana. Coloque seu e-mail na newsletter deles para saber de promoções (há pouco havia uma de 20% de desconto). Eu por exemplo não tenho a versão mais cara (profissional), e também comprei com o dólar na faixa de 2 e pouco. Penso em fazer o upgrade no futuro apenas, não agora.

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


chrishomer2013
A versão desktop tá cara mesmo, uso a versão iPad muito mais barata.
Mas é tão bom que mais cedo ou mais tarde vou ter que meter a mão no bloso mesmo...... :(

chrishomer2013
Membro
# out/15
· votar


pessoal o problema é que justamente o que me fez optar em querer comprar o bias é esse AMP match. ..e justamente só tem no profissional. ... Não tenho nenhum produto Apple para baratear essa opção... e usei bias desktop no PC piratinha por uns meses e gostei muito dele mas pagar quase 800 conto por isso só pra uso doméstico sem condições...

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


chrishomer2013
mas pagar quase 800 conto por isso só pra uso doméstico sem condições...

Mas pagar mais de R$1000 num Meteoro Nitrous todo mundo paga, isso vc acha normal? Se o uso é doméstico, aí que vale a pena pagar R$800 para ter diversas simulações de amplificadores e pedais excelentes ao invés de ter um amplificador vagabundo ligado em pedal da Danelectro e Behringer. Lógico que o dólar ta sacaneando, mas mesmo assim vale a pena. Espere a Black Friday deles, talvez venha um desconto, e hoje em dia qualquer U$25 é R$100.

Jabijirous
Veterano
# out/15
· votar


mas pagar quase 800 conto por isso só pra uso doméstico sem condições...


Eu já pensei muito sobre isso, mas tem gente que gasta uma grana violenta em 1 amplificador para uso doméstico. Pagar R$800 Dilmas em um programa que simula vários amplificadores, várias posições de mics (só mic top), realmente vale a pena. É caro por causa da nossa situação econômica, mas é vantajoso por ter inúmeras opções de timbres.

O problema é que a gente não vê um produto e sim um programa, não é físico, não tem status (nome/marca do produto)...

Black Friday tá chegando, esperem para ver se vai ter uma promo boa do produto!

Amplitube teve uma promoção boa para a galera do Brasil, $50 Obamas. Isso foi no início do ano.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Realmente o Bias Amp 1.1.3, me agradou mais que o Guitar Rig 5.
Me soou mais natural as simulações de "defeitos", como trafos subdimensionados etc

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


O que seria essa tão falada opção AMP match?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Wade
O que seria essa tão falada opção AMP match?

Match = igualar, casar.

Com esse Amp Match, você toca no seu amplificador real, o programa lê e copia o som, criando um som virtual teoricamente idêntico ao do amplificador copiado. O interessante é que na nuvem, muita gente envia amplificadores que eles criaram assim, nos seus Mark V, Two Rock, etc.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr
Caramba, isso é esplêndido.

Como se dá essa captura do som do amp? Microfonação mesmo?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Wade

https://www.youtube.com/watch?v=6wjwR-tVnuU

davissilva
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: davissilva
· votar


O BIAS realmente é bem legal, mas essa história do AMP Match é meio enganosa na minha opinião... Muita gente mergulhou de cabeça e gastou uma grana preta pela versão profissional do BIAS só por causa dessa função, pra mais tarde descobrir que esse AMP Match é apenas um recurso de equalização, muuuuuuito distante de ser um Tone Match que se encontra num Kemper ou numa Axe FX 2 (que, obviamente, são produtos muito mais caros).

Na real, eu acho que vale a pena comprar o BIAS pela qualidade da simulação em si, não pelo AMP Match. E, se você quiser um som bom mesmo, convém desligar a simulação do gabinete e utilizar um IR loader com IR's produzidos profissionalmente, como os da Rosen Digital. Aí o negócio fica lindo!

PS1: O Bias é bom, mas quem gosta de Hi-Gain tem opções melhores, como o Recabinet 4, o TSE x50 v2.0 e o Emissary da Ignite.

PS2: Se a parada é simulação de Mesa/Boogie, o pacote oficial licenciado do Amplitube mata a pau a concorrência, inclusive o BIAS.

marcelosz
Membro Novato
# nov/15
· votar


davissilva
Se a parada é simulação de Mesa/Boogie, o pacote oficial licenciado do Amplitube mata a pau a concorrência, inclusive o BIAS.

Fato. Sou fã do Bias mas admito que o Triple Rect do Amplitube detona!!!

chrishomer2013
Membro
# nov/15 · Editado por: chrishomer2013
· votar


agradeço ao pessoal e agora to com o amplitube 4 e lá tem o mesa boogie e fiz meu bias piratex funcionar denovo valew pela ajuda.

SkyHawk
Membro
# nov/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


davissilva
marcelosz
Comprei o Mesa Triple Rectifier do Amplitube 4 e concordo com vocês....nunca tinha visto nada igual. Ao menos nesse amp a Ik Multimedia deixou a Positve Grid com cara de bobo.

Espetacular !

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


SkyHawk

Mas tá tão diferente assim mesmo?

marcelosz
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Vejam o match que esses caras fizeram no Bias Amp (pra quem gosta de high gain):



E esses Marshalls no Amplitube 4 (incríveis!!!!):

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


To usando muito esse Brit Silver do AT4. Tá espetacular.

SkyHawk
Membro
# nov/15
· votar


Calime
Cara, esse Triple Rectifier do Amplitube 4 tá foda mesmo. A Mesa Boogie não licenciou atôa não. Dos amps verdadeiros que uso, um dos que mais gosto é um Mesa Boogie Roadster de 4 canais e esse da Amplitube está ducaraí !!!!

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


SkyHawk

Massa saber. E agora, se for pra pegar um oficial e pago, qual dos dois vcs pegariam, o amplitube 4 ou o Positive Grid?

Ah, outra questão: Afinal qual é o melhor produto da Positive? Fiquei confuso no site entre o Bias fx professional e o bias amp professional.....não preciso de matched amp, mas queria o máx possível de simulações de amps e efeitos. Sendo assim, lendo as descrições do site fico pendendo mais pro Bias Fx Professional.

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Calime

Não manjo muito, mas pelo que pesquisei (bastante) os dois tem prós e contras. Se for pra tocar ao vivo, o Amplitube é melhor disparado por aceitar MIDI e ter versão Standalone.

Se for para gravar e ficar no quarto, o Positive Grid tem vantagem por já vir completo por U$200, diferente do Amplitube que vem cru de tudo na minha opinião pelos mesmos U$200. Em questão de qualidade, li a opinião de muita gente na internet a fora que tem os dois, e é unânime que se tira sons muito bons de ambos. Os que falam que X é melhor que Y, entendi ser muito mais questão de gosto pessoal a afinidade com a marca do que qualquer outro motivo mais racional.

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


Iversonfr

Interessante. Vou pesquisar mais um pouco, valeu pela contribuição!

Del-Rei
Veterano
# mai/19
· votar


Esses dias vi uns videos do tal Bias Amp 2, na função Match, que achei bem legal.

Kemper na berlinda....? Rsrsrs...





Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bias amp desktop vs AMplitube vs guita rig.