Ajuda - Reaper renderização

    Autor Mensagem
    CarlMusic0
    Membro Novato
    # out/15


    Estou mexendo com o Reaper ultimamente e sempre que eu vou renderizar o arquivo .wav ele fica extremamente pesado, coisa de 30mb para uma musica feita com uma teclado e uma VST de piano de 40 segundos.

    Já renderizei em mp3 e fica bem mais leve, mas qual é a melhor maneira de gravar, não perder muito a qualidade da musica e ainda sim ficar com um arquivo não mt pesado.

    Eu já tentei gravar .wav com menor qualidade, mas alterou o som demais, por isso gostaria de saber uma maneira "equilibrada" de gravar a musica sem ficar ou mt ruim ou mt pesada.

    Vlw !

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    CarlMusic0

    Bom, eu comecei a gravar com o Reaper faz pouco tempo. Pelo o que já experimentei, só renderizo pra mp3 (192 kbps e 44 kHz) quando é a versão final. As etapas intermediárias eu prefiro fazer com os arquivos em WAV mesmo.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Cara, aqui eu renderizo nas seguintes configurações:

    Sample rate: 44.1 kHz
    Full-speed Offline
    Resample: Better (192pt SInc)
    Output: WAV
    Bit Depth: 24 bit
    Allow large files to use Wave64
    Write BWF chunk

    Meu último projeto tinha 03:20 e ficou com 52,4 MB. E a qualidade ficou boa.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    CarlMusic0

    IMO, mp3 320kbps está ótimo... Só quem houve diferença são os cientistas desocupados da faculdade brasileira de massachusetts...
    Wav, só em caso de uma mixagem futura...

    Calime
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Marcando.

    Buja
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Nao vejo diferença nenhuma entre um arquivo wave e um mp3 320. Na verdade, nem mp3 192 nao ouço diferença. Se tem alguma diferença audível, é coisa de um beicinho de pulga.

    CarlMusic0
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Vlw pessoal !

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    CarlMusic0

    Eu penso o seguinte quanto maior a resolução de áudio melhor.
    Claro tudo depende dos componentes do seu setup de gravação de hardware e softwares.
    Faz diferença sim e não é coisa de preciosismo .
    Claro tem que saber ouvir e ter um bom ouvido, e principalmente um bom equipamento para ouvir.
    Se vai ouvir em mp3 x ling não faz diferença mesmo, com aqueles fones de ouvido horríveis, e aqueles equalizadores de bosta presentes nestes aparelhos.

    Gravações em 24 bits tem maior profundidade e permitem uma melhor atuação dos efeitos.
    Mas quando o problema fica sendo o tamanho dos arquivos do áudio, na verdade este não é o problema, o real problema pode ser a falta de espaço no hd, ou limitações de taxas de transferências via internet dos arquivos finais.
    Ou também porque o seu setup não é bom, e não dá conta do recado e quando se reproduz o som começa a pipocar ainda na fase de produção.

    O fato é que quanto menor as taxas de renderização pior fica o áudio.
    Claro existe uma faixa em que a maioria das pessoas não percebe a diferença, ou por não terem ouvidos tão aprimorados, ou porque na verdade não ligam tanto para a qualidade do áudio, e nem possuem bons aparelhos para escutar o áudio.
    Depende do público alvo, isto é a mídia em que as músicas vão ser ouvidas.

    Eu por exemplo não gosto de escutar mp3 com menos de 320 kbps, não soa bem a música perde
    Arquivos comprimidos sempre perdem qualidade, isto é irrefutável, a música perde dinâmica.
    Na verdade prefiro ouvir arquivos Flac que tem maiores resoluções e qualidade bem perto do wav normal.

    Só que tem que separar melhor as coisas.

    Uma coisa é o processo de gravação e produção da música, outra coisa é o processo de distribuição da mídia final.

    O processo de gravação e produção é o mais importante, aqui se deve usar o melhor que o seu equipamento e softwares podem produzir.
    Quanto mais alta as resoluções melhor equipamentos tem que ter, de nada adianta ter um equipamento fraco e tentar gravar em altas resoluções só vai atrapalhar.
    Mas por outro devemos ter em mente que os arquivos originais das gravações, tem que ser gravados da melhor forma possível.
    Depois no passo de distribuição pode-se exportar os arquivos finais em resoluções mais baixas, dependendo da real necessidade, isto é uma questão de ordem prática.
    Mas tem que pensar no futuro e preservar estes arquivos, hoje pode ser necessário somente usar resoluções mais baixas, por exemplo: 16 bits e 44100 Hz e 192 Kbps, num simples mp3, que dá conta do recado para a distribuição final junto aos seus ouvintes não muito exigentes, mas também por causa da lentidão da sua internet e espaço de arquivo na mídia final.
    Mas no futuro pode surgir uma oportunidade da sua música fazer parte da trilha sonora de um DVD, que é de 24 bits e 48000 Hz.
    Experimente escutar o som de uma mesma música de um DVD e de um CD, é bem perceptível as diferenças.
    Outro exemplo que se pode notar as diferenças são as rádios, que oferecem diferentes resoluções de áudio para ouvir, escute a mesma música em diferente formatos, claro que existem diferenças de qualidade, e não é questão de excesso de rigor, claro quanto melhor o som mais caro custa, e mais o artista ganha.
    E num futuro não muito longínquo a qualidade de reprodução dos aparelhos tende a melhorar, a tecnologia não para de avançar, e assim é melhor ter os originais preservados para exportar para o áudio.
    Tem que guardar os arquivos em WAV, AIF ou outro formato das gravações originais, depois exportar para outros formatos inferiores é apenas uma questão de praticidade da distribuição para as mídias de audição.
    Salvar só em mp3 é uma perda, tem que preservar tudo desde os projetos na DAW e principalmente os arquivos originais das gravações.
    E gravar em mp3 não é recomendável., tem que gravar com a melhor resolução possível que o seu equipamento permitir, claro sem que prejudique o processo de produção em si.
    Você pode exportar direto da DAW para mp3, ajustando as configurações, mas proteja tanto o projeto com os arquivos básicos.
    O Processo de exportação é sempre down (para baixo) sempre se perde qualidade.
    E o inverso não é possível fazer, ter um arquivo de baixa resolução e depois querer melhorar e subir.
    Uma vez que você gravou a sua guitarra em mp3, nunca vai conseguir melhorar a gravação, não faça gravações originais em mp3 e em outros formatos inferiores.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Exporta em MP3 320, guarda o projeto e já era.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - Reaper renderização