Um grande problema para musicos de youtube-renderização de videos

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: rhoadsvsvai


    existem mil e um tutoriais para mil em mil e um programas de edicação de video diferente,explicando como manter a melhor resolução possivel no youtube de forma que a compressão seja minima.... o problema é que como o publico alvo é geral, muitas vezes eles nos levam a usar codecs que ignoram a qualidade de audio , que em e videos de musica é fundamental! ,as vezes recomendam codecs de renderização que de fato deixam a imagem otima e em um tamanho que torna o upload possivel (pq renderizar em avi e mandar um video pesando 8 gigas por 2 minutos de musica é impossivel)...

    o problema é que a maioria desses codecs,o audio é 16bits , isso quando a qualidade não é no maximo 513,000 como em um mp3 de alta qualidade, e como faço musicas para o youtube, eu gostaria de aprender a renderizar de forma a deixar a qualidade de video intacta, mas a de audio tambem.

    o youtube indiscutivelmente vai comprimir o audio,porém quanto maior a qualidade de audio que o video entra no youtube,menos dados o youtube tira (ja confirmei isso com experimentos).

    e ai, alguem tem uma solução?

    no meu caso uso sony vegas

    a moderação acho que o topico tem haver sim home studio, pois a parte de video relacionada a musica é um fato já, e aprendizados que misturem as duas coisas são beneficos a comunidade do forum em geral.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Marcando para ler as respostas e aprender alguma coisa também........porque já li tanto sobre o assunto que sei menos hoje em dia do que quando era analfabeto no assunto.

    Ta aí um assunto que, confesso, nunca consegui assimilar/entender/avaliar direito.

    Como resultado, desencanei e mando "qualquer nota".........o que, claro, não me deixa satisfeito.


    Obs: Muito boa pergunta, espero que o tópico renda o merecido!

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Marcando também pra ver se aparece alguma solução diferente do que leio por aí nos tutoriais afora.

    Um link útil pra começar o tópico na minha opinião é ESSE AQUI

    Sou completamente analfabeto nisso também, a única coisa que "sei" de acordo com tutoriais é que na hora de exportar por H.264, tem que abaixar o "average bitrate" (ABR) do video pra um valor entre 5 e 10 para 720p ou entre 8 e 15 para 1080p, mas faço isso sem saber o porque exato e o que tecnicamente afeta, só sei que despenca o tamanho. Som deixo o padrão do programa que uso, que é AAC 320kbps, high quality.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Também vou acompanhar.
    Tempos atrás dei uma estudada para fazer vídeos.
    Mas quando experimentei fazer upload para o you tube desaprendi.
    Além das óbvias configurações o diferencial deve ser um bom software.
    Mas qual?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Iversonfr
    pelo q entendi desse link... nem adianta esquentar a cabeça com essa questão, porque pelo q entendi o maximo que o youtube deixa de qualidade de audio é 384bits.....

    poxa,vc faz uma mixagem esforçada pra clipe, e tem que abrir mão de tanta qualidade :(

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    pelo q entendi desse link... nem adianta esquentar a cabeça com essa questão, porque pelo q entendi o maximo que o youtube deixa de qualidade de audio é 384bits.....

    Pelo que entendi é isso aí mesmo. Tem a página do Vimeo que mostra o intervalo recomendado dos Bitrates do video, enquanto no youtube ele meio que seta um valor fixo "standard". O resto é meio parecido se entendi direito.

    http://vimeo.com/help/compression

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    o vimeo ta parecendo mais interessante para musicos mesmo, pena que os lugares não adotam incorporação, inclusive aqui no fcc....fica a dica pra moderação.

    e tambem por outro lado a politica do vimeo não alimenta muito o sonho de virar um parceiro do site e lucrar com os videos.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    fica a dica pra moderação.

    Justiça seja feita... A moderação não tem como fazer isso, quem poderia fazer é a administração. Daí já poderia criar uma ferramenta não só para o Vimeo como para o soundcloud. Mas seria muito mais o caso de escrever na central de ajuda, onde os moderadores e a administração conversam.

    Abç

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    h.264 é o formato ideal para se usar no youtube, é o formato com menor perda de qualidade. Porém, nativamente o Sony Vegas não faz ele. Mas com este tutorial e este arquivo, é possível :)

    E concordo que aqui deveria ter interação com outras mídias sociais, seria bem legal!

    rperez
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu trabalho com efeitos visuais, mas sou apaixonado por áudio. Então posso falar com segurança sobre esse assunto.

    Não importa muito o software de edição. A regra vai ser sempre a mesma: o H.264 (também chamado de MPEG4-AVC) é um dos melhores codecs de imagem hoje. (existem algumas novas soluções, mas inclusive o Blu-ray usa esse formato).

    A configuração mais importante após selecionar o H.264, será escolher o bitrate. No geral, o bitrate perto de 50Mbits/sec é bastante alto. Vale lembrar que Blu-ray usa no máximo o bitrate a 40Mbits/sec.

    Em relação ao codec de áudio, o que acompanha normalmente o arquivo .MP4 é o Advanced Audio Coding, AAC. Esse é teoricamente o sucessor do MP3, e normalmente oferece mais qualidade de audio que o MP3 quando usado o mesmo bitrate. Além disso, em vários testes provaram que pouquíssimas pessoas são capazes de distinguir a diferença entre uma música em MP3 com bitrate acima de 224kbit/s. Considerando que o AAC permite ir até a 529 kbit/sec, então é possível ter um áudio praticamente perfeito na Internet.

    Além disso, alguém comentou do áudio ser 16 bits. Eu não estou encontrando agora, mas vi recentemente um material que demonstra que matematicamente, o master pode ser em 16-bits. Uma vez que ele não vai sofrer mais processamento (afinal, ele é a versão final), a relação sinal ruído e todas as nuances são reproduzidas com clareza. O áudio em 24-bit é importante na gravação, já que ele vai sofrer várias alterações e precisa dessa precisão extra na mixagem.

    Teoricamente, é possível ter uma qualidade fantástica de áudio e vídeo na Internet. No entanto, mesmo que você faça upload na maior qualidade possível, todos os serviços irão fazer o reencode disso para uma versão menor. Afinal, poucas pessoas têm Internet de 50Mbits nas suas casas!

    Mesmo assim, vendo alguns canais do YouTube como Vevo, é possível perceber que dá pra ir longe em termos de qualidade.

    Acho que é isso, resumindo. Em qualquer que seja seu software de edição, seus objetivos são:

    Resolução de Vídeo: 1920x1080
    Codec de Vídeo: H.264 (No Sony Vegas, estará escrito AVC)
    Bitrate de Vídeo: 25 a 50Mbits (ou mais).
    Resolução: FullHD
    Codec de Áudio: AAC
    Bitrate de Áudio: 320kbits/s

    Acho que é isso!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rperez

    Pô cara, você resumiu, de forma simples, um conjunto de dados e "medidas" que era tudo que eu precisava saber para testar num próximo vídeo.

    Valeu!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rperez
    perfeito era o que eu queria ler

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rperez

    Muito bom! Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um grande problema para musicos de youtube-renderização de videos