Microfone baixo no PC: falta pre-amp ou placa de som?

    Autor Mensagem
    felipesetlik
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: felipesetlik


    Numa loja "especializada" pedi um lapela para usar direto no PC. O vendedor me ofereceu o Polsen OLM 10, de entrada p2 (3,5mm).

    Comprei 2 microfones, pois preciso deles em webinars ao vivo com 2 pessoas. o problema é que eles ficam com níveis muito baixos em 4 PCs diferentes. Só é possível usar com volume e sensibilidade máximos no Windows, mas aumenta muito o ruído.

    Já pesquisei aqui e parece que um pré-amp é a melhor solução com um preço baixo. Só não achei um pre-amp com 2 entradas P2. A maioria é p10. Também não sei se há uma alternativa melhor, como trocar os lapelas por outros que funcionam realmente direto no PC, ou placa de som externa, sei lá.

    Também me sugeriram usar o lapela num gravador, mas não sei se ele funciona numa transmissão ao vivo pro PC.

    Alguém pode me ajudar?

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Porque dois mics quaisquer de lapela, invés de um bom?

    Geralmente os de lapela são construídos com um eletreto, como os de celular, estes usam um esquema semelhante a um pré-amp, mas não é bem isso. Se conseguir essas informações, me ajudaria.

    O ideal seria um condensador cardióide, ou figura 8 (já que são duas pessoas), com pad de -10~15dB de atenuação ANALÓGICA (pra não captar o ronronar do gato do vizinho), e uma interface. FIM.

    O custo disso é um pouco alto, então a versão TABAJARA, propõe que se use dois dinâmicos numa interface, caso isso não seja possível (estética, espaço), aí teríamos de rever outros dados.

    Os mics de PC dão um resultado bem meia boca, mas se a ideia for apenas transmitir voz, não tem grandes problemas.

    felipesetlik
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Valeu, Ismah.

    Escolhi dois lapelas porque são duas vozes e a sala não é adequada (é uma sala de reunião comum). Testamos com um condensador da Samson, mas ele capta a sala toda, com eco. Os lapelas pelo menos pegam só as vozes.

    Onde você diz "figura 8" imagino que deveria aparecer uma imagem...

    Nas informações do lapela, consta:

    Transducer: Electret condenser
    Polar Pattern: Omnidirectional
    Frequency Response: 50 Hz to 18 kHz
    Sensitivity: -65 dB +/- 3 dB (0 dB = 1 V/µbar @ 1 kHz)
    Impedance: 1 kΩ +/-30% @ 1 kHz
    Operating Voltage: 1 to 10 V DC
    Material: Gold stereo plug
    Cable Length: 20' (6 m)
    Capsule Diameter: 0.3" (7.5 mm)
    Length Microphone: 0.8" (21 mm)

    Já verifiquei a pilha, e é nova. Sem ela o som nem sai.

    Há uma dica de usuário no site que não entendi bulhufas. Talvez vocês entendam:

    HELPFUL USAGE TIPS
    FOR PRO MIXER INPUT, use the B/H HOASMFPM adapter to provide 1/4" unbalanced audio that WILL work on a pro mixer 1/4" balanced mic input. :)

    felipesetlik
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Sobre a interface. Não encontrei alguma com duas entradas de mic, muito menos duas entradas p2 (3,5mm). Isso existe?

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    felipesetlik
    Sobre a interface. Não encontrei alguma com duas entradas de mic, muito menos duas entradas p2 (3,5mm). Isso existe?

    Geralmente mic de lapela se usa com sistema sem fio. A entrada p2 vai no transmissor. Se você quiser plugar direto com cabo na interface vai ser meio na gambiarra e vai precisar montar um cabo extensor MONO P2 femea > P10 Macho. Duro que no ML só vai achar cabo assim stereo pois usam como extensor pra fones de ouvido geralmente, então vai ter que montar mesmo.

    Não existe interface com entrada P2 até onde eu saiba, porém interface com 2 entradas de mics é o que mais tem hoje em dia, você não soube procurar provavelmente. Focusrite 2i2, Presonus Audiobox, M-Audio MTrack ou até mesmo as mais antigas Fast Tracks, Tascam US-2x2, etc. A Focusrite é a mais recomendada aqui no fórum, creio ser a melhor opção.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    felipesetlik
    Transducer: Electret condenser
    Operating Voltage: 1 to 10 V DC

    É o que falei... É um mic de eletreto que opera de 1 a 10VDC. Você vai precisar do pré de eletreto, por isso ele soa baixo. NÃO É PHANTOM POWER!

    Como bem o Iversonfr disse, eles são pensados para sistemas SF (sem fio), e o pre fica no transmissor. Geralmente é alimentado por bateria 9VDC, e em raros casos por um par de pilhas.

    Escolhi dois lapelas porque são duas vozes e a sala não é adequada (é uma sala de reunião comum). Testamos com um condensador da Samson, mas ele capta a sala toda, com eco. Os lapelas pelo menos pegam só as vozes.

    Na prática, não tem muito o que fazer. Algumas salas naturalmente soam bem (assim surgiram os grandes estúdios, a sala simplesmente soa bem) , outras não.

    O PAD que te falei, existe em alguns microfones, nada mais é que um resistor em série, que diminui a sensibilidade.

    Onde você diz "figura 8" imagino que deveria aparecer uma imagem...

    Figura 8 é um dos tipos de polaridade, onde capta em dois sentidos opostos.

    Como são dois locutores, um mic faria a captação das duas vozes.

    felipesetlik
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Caras, vcs resolveram um problema que não resolvi sozinho em semanas. Valeu mesmo!

    Vou orçar os pre-amps da Focusrite. Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Apenas a temos um certo conhecimento, aliado a uma certa experiência na área. De minha parte estou as ordens caso surjam novas dúvidas.

    Mas volto a dizer NÃO É QUALQUER AMP QUE FUNCIONA COM MIC DE LAPELA! Ele funciona modulando (variando a frequência) de uma tensão contínua (DC), geralmente de 5~10V!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone baixo no PC: falta pre-amp ou placa de som?