Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
|
# ago/15
· votar
MMI
Sim, sim....foi justamente o que quis dizer.
É que você sabe, melhor que eu, que quando se fala em microfones a grande maioria só conhece Shure (pela popularidade) e Neumman (pela inacessibilidade...hehhe).
Não é o caso de nosso amigo Calime, mas aproveitei o tópico dele para incluir mais duas marcas, assim o tópico fica mais rico para outros users, ao menos, ouvirem falar de outros.
No fim, acho que o tópico rendeu bem em informação.
M Audio, AKG, Rode, Blue, Neumman, Sennheiser, Audio Technica....
|
MMI Veterano
|
# ago/15
· votar
Lelo Mig
Vou falar os mics que eu acho excelentes. Eu estava evitando dar nomes aos bois... rs (vale ressaltar que meu negócio é muito mais para gravar cordas como guitarra, violão, baixo, ukulele, bandolim...)
Dinâmicos - SM57 velho de guerra, que uso muito pouco (não gosto muito) e o Sennheiser MD 421 II.
Condensadores - eu tenho um set de Neumann TLM 103 e KM184. Vale umas palavras sobre o assunto...
O TLM 103 é o condensador de diafragma grande de "budget limitations" da Neumann, com a cápsula do famoso U87 (valvulado), só que com a tecnologia "true transformerless circuit". Muita gente compara os dois e acaba criticando o TLM103, que custa 3 vezes menos e obviamente não é a mesma coisa. Um dos segredos dos tranformerless é que eles tem uma impedância diferente, alguns fabricantes de prés tem feito entradas com impedância regulável específica para estes microfones. Ficam excelentes! É um dos segredos de usar esses microfones... ( O AKG C414 XLII é muito bom também)
O KM184 é derivado dos famosos KM84 vintages, talvez o padrão gold em microfones condensadores de diafragma pequeno. Gosto muito desses microfones e não tem muito segredo.
Uma belíssima opção para os Neumann são os Telefunken Elektroakustik acho que da mesma qualidade ou eventualmente superiores. E os M60 (M61 e M62) são até mais baratos que os Neumann e se pode trocar as cápsulas.
Ribbon - são microfones menos usados, o padrão hoje são o Royer 121 e 122. Eu tenho um 121 que para guitarra (violão, voz, técnica M/S...) fica muito bom. Os antigos RCA são bons, mas é mais complicado comprar um ribbon vintage, não recomendo. Mas estes precisam de um pré de verdade, os de interface barata nem sempre vão dar certo.
Agora que vem o que muita gente não sabe... O grande Rupert Neve se juntou a uma empresa pequena e de alta qualidade a sE Electronics para fazer microfones. O primeiro, o ribbon RNR1 é de altíssima qualidade e vem impressionando e até substituindo os tradicionais e é altamente recomendado. O novo RN17, condensador de diafragma pequeno também é excelente, com um novo formato para caber as soluções e transformador do Neve. Em breve virá o RNT, condensador de diafragma grande e promete ser muito bom também. Ainda assim, a sE Electronics tem microfones mais baratos e que valem a pena. O reflexion filter deles é talvez o melhor e na minha opinião um "must have" para quem faz gravações em casa - a melhor solução para ambientes que não são ideais. Faz diferença!
|
Calime Veterano |
# ago/15 · Editado por: Calime
· votar
Lelo Mig
Já conhecia a Audio Technica. Usei o entry level deles, o AT 2020, e no geral, não curti. Fora esse, de mic condenser só conheço o Neumann U87, mas aí é sacanagem, o troço é de doido msm em relação a qualidade, e tbm em relação a qto tenho para pagar. De resto, não conheço mais condenser, só dinâmico.
Continuo fechado para o AKG C214 e o Rode NT1a, os quais consigo bons preços com vendedores próximos a mim. De qualquer forma, obrigado por sua colaboração, assim tbm como a de todos que opinaram.
Obs: Quando falo conhecer, é conhecer de usar....de ler, já lí sobre mtoosssss, mas uma coisa é ouvir falar sobre algo, outra coisa é usar e saber como funciona essa mesma coisa.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Calime
Fiquei pensando aqui "cá com meus botões" e me lembrei do teu post...
Cara, você têm ambiente com tratamento acústico ou pelo menos uma cabine acústica?
Porque se a resposta for negativa, não aconselharia gastar dinheiro com um condensador, compraria um dinâmico de alta qualidade. Talvez, num ambiente sem tratamento acústico, um condenser venha a ser um sério problema e motivo de frustração.
Antes de equipamento... Acústica! A acústica é tudo cara!
|
Calime Veterano |
# ago/15
· votar
Lelo Mig
Então, já tenho o espaço aqui tratado sim. Mais uma vez, mto obrigado pela colaboração, foi de grande valia para mim. Se por acaso lembrar de algo a mais, poste aqui por favor, vlw!
Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/15
· votar
Calime
Se têm espaço tratado...tudo muda de figura!
|