At2020 vs Mxl990 vs Akg P220 vs Akg P420. Qual mic escolher?

    Autor Mensagem
    GBoneli
    Membro Novato
    # dez/19


    Galera estou em dúvida entre esses 4 microfones condensadores, para utilizar para gravação de voz e violão. Minha voz tende a ser mais grave. Qual recomendariam dentre esses 4: AT2020, MXL990, AKG P220 ou AKG P420?

    Valeu!

    Ningen
    Veterano
    # dez/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    GBoneli

    Pra ser bem sincero, se você não tem conhecimento o suficiente para tomar essa decisão sozinho, tanto faz. Com qualquer um dos quatro, você quem vai ser o maior responsável pelo som que produzir. Escolha o mais bonito e comece a gravar. Se preocupe com a sua performance e deixe o quebra-cabeças da gravação para um engenheiro/produtor. Você tem um longo caminho pela frente.

    Assunte o que esses dois fazem com um gravadorzinho e meia dúzia de plugins:



    T-Rodman
    Veterano
    # dez/19 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    dos que eu tenho que são o AT e o MXL, eu fico com o AT.
    AKG eu só tenho um condenser de mão, mas curto ele também.
    Pra um bom início, o povo em geral indica o AT2020, enquanto muita gente compra o MXL por ser o mais barato (em outras épocas era).
    Dizem que o AT2020 é bem neutro e bom cb.
    Já o MXL dá umas metalizações na voz.
    by the book é isso que você irá encontrar por ai falando deles.

    amplexos

    T.

    GBoneli
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    dos que eu tenho que são o AT e o MXL, eu fico com o AT.
    AKG eu só tenho um condenser de mão, mas curto ele também.
    Pra um bom início, o povo em geral indica o AT2020, enquanto muita gente compra o MXL por ser o mais barato (em outras épocas era).
    Dizem que o AT2020 é bem neutro e bom cb.
    Já o MXL dá umas metalizações na voz.
    by the book é isso que você irá encontrar por ai falando deles.

    amplexos

    T.


    Boa noite, muito obrigado pela resposta construtiva. Vi muitas recomendações positivas do AT2020. Atualmente tenho um BM800, mas já estou começando a sentir falta de mais qualidade. Vi que o AT2020, por ter uma pequena deficiência de graves acaba ficando com o timbre mais brilhoso que o MXL 990, porém penso que talvez seja interessante ter esses graves como uma opção a mais na edição da música, só que o MXL 990 aguenta menos pressão de som e tenho medo que fique clipando muito. Será que corre esse risco? Me interessei bastante pelos AKG's também, por ser uma marca que sempre tive como referência de qualidade.

    Valeu!

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    GBoneli
    Cara, um tempo atrás comprei os AKG P170 e P420. Na mesma oportunidade peguei o kit MXL 990/991. Nunca testei o AT2020.

    Eu não sou profundo conhecedor de condensadores, mas de cara descartaria o MXL porque, ou ele realmente é ruim, ou o meu que deu defeito cedo. Quando eu aumentava o ganho da captação em níveis moderados (nem muito alto), começava a aparecer um chiado que ficava bem evidente. O AKG P440 não tinha absolutamente nenhum chiado. Excelente. Não é à toa que ele é razoavelmente mais caro.

    Minha idéia era algo pra voz e violão mesmo, mas de cara me desfiz do kit MXL. Talvez eu que tenha dado azar com ele.... Mas acabou que a vibe da voz e violão passou e fiquei com os mics aqui parados, então vendi o P440.

    Hoje uso só o P170 pra guitarra, misturado com o Shure SM57.

    Ouve algumas coisas que gravei. Na época cheguei a gravar algumas coisas simples, mas não sou bom de mixagens e tal... Mas certamente dá pra fazer coisas bem interessantes com o 440, se souber o que faz.

    SoundCloud 1

    SoundCloud 2

    Um aceno de longe!!!

    GBoneli
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    GBoneli
    Cara, um tempo atrás comprei os AKG P170 e P420. Na mesma oportunidade peguei o kit MXL 990/991. Nunca testei o AT2020.

    Eu não sou profundo conhecedor de condensadores, mas de cara descartaria o MXL porque, ou ele realmente é ruim, ou o meu que deu defeito cedo. Quando eu aumentava o ganho da captação em níveis moderados (nem muito alto), começava a aparecer um chiado que ficava bem evidente. O AKG P440 não tinha absolutamente nenhum chiado. Excelente. Não é à toa que ele é razoavelmente mais caro.

    Minha idéia era algo pra voz e violão mesmo, mas de cara me desfiz do kit MXL. Talvez eu que tenha dado azar com ele.... Mas acabou que a vibe da voz e violão passou e fiquei com os mics aqui parados, então vendi o P440.

    Hoje uso só o P170 pra guitarra, misturado com o Shure SM57.

    Ouve algumas coisas que gravei. Na época cheguei a gravar algumas coisas simples, mas não sou bom de mixagens e tal... Mas certamente dá pra fazer coisas bem interessantes com o 440, se souber o que faz.

    SoundCloud 1

    SoundCloud 2


    Opa, muito obrigado pelas informações, Del-Rei! Atualmente estive vendo os preços e o AKG P420 está 150 reais mais caro que o MXL 990. Ouvi suas gravações e ficaram muito boas! E penso que talvez seu MXL estava funcionando corretamente, pois já vi algumas pessoas comentarem que os AKG's tem menos ruído. E pelo que você falou é uma boa diferença entre os dois não é? Com relação aos graves e agudos, há alguma diferença notável entre os dois? Acho que vale a pena pagar um pouco a mais e pegar o AKG!

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    certeza que vale.
    Como disse (e o Del-rei também, já que pelo menos entre AT e MXR a gente conversava disso há 10 anos atrás aqui), o MXR a gente já descarta.
    Além disso, o AT2020 é o mic de entrada da AT há uns 15 anos no mercado, pelo menos.
    Se tem outros mics mais novos e melhores hoje em dia, pode tentar com mais tranquilidade do que os antigos mics de entrada.


    amplexos

    T.

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    GBoneli
    Opa. Só retificando. Em alguns momentos citei "440" quando na verdade era 420 o modelo do AKG.

    GBoneli
    T-Rodman
    Honestamente, eu nem cogitaria o MXL. Mas isso foi uma experiência minha. Talvez outras pessoas possam adorar o 990.

    Não cheguei a fazer testes comparativos, até porque usei bem pouco o MXL, pois percebi o chiado logo nos primeiros usos, então acabou que nem consegui focar na qualidade de som.

    Se o AKG está só 150 reais a mais que o MXL, eu não pensaria duas vezes. Até porque a diferença original deles (em dólar), é bem maior.

    Um aceno de longe!!!

    GBoneli
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: GBoneli
    · votar


    T-Rodman
    certeza que vale.
    Como disse (e o Del-rei também, já que pelo menos entre AT e MXR a gente conversava disso há 10 anos atrás aqui), o MXR a gente já descarta.
    Além disso, o AT2020 é o mic de entrada da AT há uns 15 anos no mercado, pelo menos.
    Se tem outros mics mais novos e melhores hoje em dia, pode tentar com mais tranquilidade do que os antigos mics de entrada.


    amplexos

    T.


    Show de bola amigo, obrigado pela dica!


    Del-Rei
    GBoneli
    Opa. Só retificando. Em alguns momentos citei "440" quando na verdade era 420 o modelo do AKG.

    GBoneli
    T-Rodman
    Honestamente, eu nem cogitaria o MXL. Mas isso foi uma experiência minha. Talvez outras pessoas possam adorar o 990.

    Não cheguei a fazer testes comparativos, até porque usei bem pouco o MXL, pois percebi o chiado logo nos primeiros usos, então acabou que nem consegui focar na qualidade de som.

    Se o AKG está só 150 reais a mais que o MXL, eu não pensaria duas vezes. Até porque a diferença original deles (em dólar), é bem maior.

    Um aceno de longe!!


    Obrigado novamente!


    E a propósito, estive pesquisando e, a princípio, o AKG P420 utiliza o mesmo diafragma do P220, porém o P420 possui 2 diafragmas. A diferença de preço entre os dois é em torno de 100 reais. Pelo que vi o P420 pode captar em 360º e não somente unidirecional, como no P220.

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    GBoneli
    Pelo que vi o P420 pode captar em 360º e não somente unidirecional, como no P220.

    Pois é.
    Dependendo do caso, pode ser bem útil essa captação em 360º. E pela diferença de preço, eu iria no 420.

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a At2020 vs Mxl990 vs Akg P220 vs Akg P420. Qual mic escolher?