Estúdio de Ensaios em um QUARTO?

    Autor Mensagem
    Olyntho
    Membro Novato
    # jul/15


    Boa tarde, galera!
    Primeiramente, peço ao moderador que remova esse post caso tenha algo "fora do padrão"

    É o seguinte: Tenho um quarto vazio e gostaria de dar um tratamento e isolamento nele. Motivo principal seria a praticidade e, futuramente, a economia de não precisar ensaiar em outros estúdios, com a minha banda.

    Medidas do quarto: 2.50m x 4.15m x 2.60m
    Seria possível montar algo "ensaiável" num quarto com essas dimensões para uma banda de 5 pessoas?

    Se sim, gostaria de fazer as seguintes perguntas:
    Em uma das paredes tem uma janela. O que seria recomendável fazer com ela?
    Sobre porta, qual vocês me indicariam?
    Um climatizador seria o suficiente?
    Quantas tomadas eu precisaria no quarto?
    Qual lista de equipamentos eu precisaria? (Amplificadores, caixas ativas, passivas...) *Como não entendo muito disso, se alguém puder fazer uma "lista" de coisas necessárias pra uma banda que utiliza 2 guitarras, baixo e 2 microfones, eu agradeceria muito*
    A princípio, acho que é isso. Desculpem por qualquer coisa.
    Aguardo.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Se der espaço pra todos ficarem, sem ninguém sentar no colo do outro vai de boa... eu acho pequeno o lugar, mas se é o que tem pra hoje...

    Bom, vamos lá...

    Em uma das paredes tem uma janela. O que seria recomendável fazer com ela?

    Deixar aberta, pq se alguém peidar vira saída de emergência kkkk
    Se não tiver problema em deixar aberta é o melhor a se fazer.

    Sobre porta, qual vocês me indicariam?

    Nada de especial. Apenas se ela ressonar, pode funcionar como um imenso falante.

    Um climatizador seria o suficiente?

    Sim, qual o problema...?

    Quantas tomadas eu precisaria no quarto?

    Imagino que fará sobre-posto... use tomadas com grupos de 3 juntas, próximo de onde ficarão os amps. Ou ainda pode por filtros de linha, já direto na rede (sem tomada) deixando o fase na chave (requer mão de obra capacitada, pois trabalha com energia elétrica).

    Qual lista de equipamentos eu precisaria?

    - Amp de guitarra no máximo 25~30W
    - Baixo de uns 50~80W
    - Um ou dois monitores de voz com 100W
    - Amp de teclado
    - bateria a menor que encontrar
    - bumbo de 14x14 ou 16x14, na pior 18x16
    - dois tons + surdo
    - dois pedestais girafa
    - um pedestal reto (condução)
    - máquina de chimbal
    - dois modelos de caixa bem opostos:
    --- uma pequena e profunda
    --- uma grande e mais rasa
    - pedal e banco (baterista bom trás o seu - caixa também, mas...)

    Pode pegar um kit Arcano 5xA58+5xA57... São mic's razoáveis, e não terá problema com eles por um bom tempo.

    Mesa tem várias, mas são raras as com 5~10 canais e recursos de eq razoáveis... Então seria legal uma de 12~16 canais.

    Se pensar em gravação, uma 01V96i grava em 16 canais, com placa de expansão, vai pra 24 ou 32 - não tenho certeza.
    Tem a Behringer X32 producer, não tenho reclamações de nenhuma, mas ela fica bem carinha.

    Fica interessante um eq de mais bandas (20~32) pra cada monitor.

    Cabos e plug's.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Olyntho
    Medidas do quarto: 2.50m x 4.15m x 2.60m

    Sem querer roubar a sua brisa, mas em um cômodo com essas dimensões é jogar dinheiro fora, e ficaria ainda menor isolando as paredes. Se você exceder o volume dos 5 instrumentos vai soar tudo embolado, e se for tocar com um volume moderado, aí eu não vejo a necessidade de isolamento acústico.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    comodo muito pequeno, só a bateria pega metade
    eu compraria uma bateria eletrônica, aquele mixer em formato de pizza JamHub pra usar com fone e plugava todo mundo direto lá
    colocava um tapete e talvez algum panos na parede só pra não dar ressonância nas paredes com a voz do cantor e nos tec tec dos pads

    JJJ
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Uma dica é demitir dois e transformar a banda em power trio... :P

    Quanto à janela... existem tratamentos de isolamento acústico (geralmente usados por quem mora em ruas barulhentas).

    Tapetes pra todo lado.

    Suponho que você não vá colocar uma porta de estúdio no quarto né? Mas, pelo menos, pode colocar uma vedação de espuma em fita auto colante. Vende em rolos em casas de material elétrico, ferragens e tal. Eu tenho aqui e é bem eficiente pelo que custa.

    Outra hipótese é o ensaio silencioso que o colega citou acima. Pode ser feito com um esquema de mesa e ampli de headphone, que sai mais em conta que um jamhub. Mas só rola se for batera eletrônica, claro.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    ampli de headphone

    Power click (individual) ou power play (coletivo em rack)...

    Olyntho
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Galera, muito obrigado pela resposta de todos!! Analisei bem e vi que, realmente, pra se fazer uma coisa direitinha, teria que ser em um cômodo maior.
    Então, vou ter que usar um outro quarto e tirarei as medidas amanhã pra compartilhar com vocês.
    Obrigado!
    Até breve! ;)

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    É irrelevante o tamanho, desde que caiba todo mundo dentro.

    Se quiser dar uma melhorada na acústica, é tapete, quadro, cortina, espuma etc nas paredes, e cantoneiras (isso ajuda bastante, evita que o som embole ali)... No teto, sobre a bateria também pode ajudar suspender alguma coisa.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Ismah
    É irrelevante o tamanho, desde que caiba todo mundo dentro.

    Como assim, cara?

    Nycolas
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Estou com o mesmo problema do amigo, mas uso o seguinte:

    Mesa de som 01v96: Sampler, Teclado, Baixo, Violão e vozes
    Powerplay: 4 retornor individuais (Bateria, Baixo, Teclado e violão/voz)
    Monitor de chão Behringer VS1220: Cantor
    _________________________________________

    Meu problema é que moro em apartamento, no terceiro andar... O som em si não vaza do quarto porque usamos tudo em volumes baixissimos, Bateria toda abafada e o restante é no fone mesmo.
    O Grave do bumbo que está ressoando a casa toda e fico com pena dos vizinhos de baixo e cima, pois parece que alguem está martelando sem parar quando toca o bumbo.

    O que fazemos para amenizar esse grave?

    Já coloquei: Colchonete fino na janela para abafar os agudos, Colchão na porta do lado de fora para o som não vazar. Colchonete fino dentro do bumbo, espumas nos pés, espuma no pedal e bag de pratos na frente do bumbo. Mas nada disso resolveu o grave...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah
    É irrelevante o tamanho, desde que caiba todo mundo dentro.
    tem 2,5 de um lado, é quase um corredor
    digamos se ele for baterista e resolve estudar ali, tudo bem mas são 5 pessoas mais instrumentos em "meio" quarto

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Nycolas
    do que já li por ai e até no forum:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/299842/

    pra bateriar não ressoar no apto de baixo
    fazer um tablado com pneu velho e colocar uma placa de madeira em cima
    assim você evita o contado direto com o piso do quarto

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Nycolas

    Tira o bumbo ué...

    LeandroP
    fernando tecladista

    Sem frescura... Se for pra ensaiar dá até na cozinha com a bateria de canto...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estúdio de Ensaios em um QUARTO?