Ajuda com Estúdio de gravação e ensaios

    Autor Mensagem
    FranqDuart
    Veterano
    # fev/09


    Olá galera! tudo de bom para todos!

    estou projetando o meu estúdio de gravação e ensáios, e gostaria de algumas dicas, se vcs poderem me ajudar...

    eu tenho duas salas que vou usar pra montar o estúdio, uma menor para ser a sala de gravação (com 2m x 4m) e outra ao lado (de 4m x 4m) pretendo instalar na parede que separa as salas uma janela de vidro duplo anti-ruido, e uma porta dupla com vedação e a entrada será pela sala de gravação. Nas paredes da sala maior pretendo fazer um forro de madeira (MDF) afastado das paredes e do teto uns 10cm, depois irei revestir de isopor e espuma ondulada... bem irei gastar uma grana, mas creio que valerá apena.

    na parte da sala acustica vou fazer um aquário de vidro para a bateria e para o vocalista. tudo microfonado e com retorno por fones. pretendo comportar todos os musicos na sala acúsitica de 16m quadrados...

    e na sala de gravação é que tenho as minhas dúvidas... sobre o equipamento que devo usar...

    estou pensando em comprar a placa de audio Delta1010lt (já possuo 1pc), mas o que não tenho ideia é de uma mesa de som pra usar os 8canais de entrada da placa, pois quero gravar todo o som microfonado da bateria e do vocalista e estou com uma ideia de gravar o audio das guitarras e violão ligando as saídas de linha das caixas de guitarra e cubo do baixo na mesa de som que será ligada nas 8 entradas da placa delta... seria necessario uma mesa de 8 canais? estereo? ou mono...?

    e como eu só pretendo gravar a musica toda ao mesmo tempo, com todos os musicos tocando ao vivo seria bom usar um programa em portugues e fácil de mexer... gostaria de saber se o audacity reconhece todas as entradas da placa delta e grava as pistas simultaneas? eu imagino que existem programas com mais recursos e muito bons mas o que nao gostei é que não encontrei programas em português... alguem aii usa o audacity com a placa delta1010lt?

    se puderem me ajudar com algumas dicas ficarei muito grato! um forte abraço para todos!

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FranqDuart

    Só uma pergunta, pq não microfona as guitarras ao invés de ligar em linha?

    Abraço.

    FranqDuart
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Olá amigo gwallner!

    bem.. eu já vi uma pessoa tocando guitarra com um microfone ligado próximo do autofalente de caixa da guitarra, mas não sei se isso é usado em estudios... eu não tenho nenhuma esperiência em estudio.. mas pensei que poderia ligar as guitarras e ate o baixo ou vilão com captador tirando o som da caixa atravez de um plug que está escrito line out e ligar com um cabo de conectores P10(1/4") que seriam ligados na entrada line in da mesa de som... bem eu ainda nem comprei a mesa rsrrs pois estou fazendo o orçamento do isolamento acustico das salas... bem é mais ou menos isso... vc pode me dizer alguma coisa sobre gravar o som da guitarra usando microfones? obrigado! e...

    um forte abraço!

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FranqDuart

    Fala brother.

    Bom, tanto ao vivo (no palco) como numa gravação de studio, é bem melhor a opção de microfonação tanto da guitarra quanto do baixo. Fica mais nitido, cheio... muito melhor, vc capta todas as frequências reais do que está saindo dos falantes. Como algumas pessoas, costumo jogar um pano (lençol) cobrindo o cubo e o microfone para dar uma melhora na captação do som. Essa é a maneira mais recomendada para gravação principalmente de guitarras.
    Quando comprar o equipamento, faça o teste... grave primeiro com o cubo ligado direto em linha e depois teste com um microfone.
    Tem gente que coloca 2 microfones, um atrás e um na frente do mesmo cubo para dar efeitos extras e mudança nos timbres.

    Abraço.

    FranqDuart
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Muito obrigado pela dica!
    Irei testar com certeza....

    mas estou imaginando que se eu usar os microfones nas caixas eu deverei gravar um instrumento de cada vez pois a sala q eu estou montando o studio é pequena e os musicos irao ficar juntos na mesma sala, eu só vou ter uma sala separada para a bateria (na verdade um aquário de vidro) a bateria estará microfonada...

    por isso q eu pensei em ligar as guitarras, violão e baixo na entrada de linha...

    mas também estou tendo uma idéia.. na hora degravar, primeiro eu coloco todos os musicos pra tocar ligando nas entradas de linhas da mesa.. e gravo no pc apenas a pista da bateria pois elaestá isolada dos outros, depois eu apago a gravação das guitarras/baixo e vocal. e ouvindo a bateria gravo cada um na sua vez (o guitarrista com a caixa microfonada e o vocalista dentro da sala da bateria) e depois o baixo e teclado etc..

    se eu gravar todos juntos o som será tipo ao vivo em uma única pista de gravação, não permitindo que eu edite no audacity...

    ah eu ia me esquecendo.. eu vou usar o audacity para gravar, pois não gosto de programas em ingles rs...

    mas como estou começando agora.. e o estudio ainda nem está pronto.. vamos só projetando as atividades...

    um forte abraço!

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    FranqDuart

    Mas vc não precisa gravar ao vivo em uma pista só... vai ficar muito ruim. Jogue cada mic da batera em um canal e cada instrumento também, mesmo que grave ao vivo ou um por vez. Assim, vc poderá arrumar os volumes, pan, efeitos...etc... depois de gravar.
    Outra coisa, mesmo se for gravar ao vivo é melhor microfonar os cubos das guitarras pelo menos. A não ser que faltem mics pra isso.
    Se vc for gravar um instrumento por vez...dica: grave a batera com metrônomo. O metrônomo pode ser do próprio programa de gravação multipista. Gravando com metrônomo vc poderá deixar a música em cima do tempo certo e depois recortar e colar trechos.. adicionar loops, entre outras coisas.
    Faça todo mundo tocar junto.. se o batera precisar, deixe somente uma guitarra e uma voz gravados rolando para auxiliá-lo na gravação da batera.
    Grave a batera sozinha... depois o baixo, depois as guitarras, teclado e por último a voz.

    Esse site é ótimo para pegar algumas dicas www.homestudio.com
    Veja a parte de "artigos".


    Abraço.

    FranqDuart
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    valew mesmo muito maneiro o site do homestudio.com

    estou lendo os artigos realmente são muito bons!

    abraç.........xd

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Estúdio de gravação e ensaios