Conselhos e dúvidas sobre o meu Home Studio

    Autor Mensagem
    gustavopage
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: gustavopage


    Olá, procurei por muitos tópicos aqui no fórum, e muitos me ajudaram muito. Mas depois de colher os conhecimentos básicos sobre o assunto, agora queria conselhos mais específicos sobre o futuro Home Studio aqui de casa, que por enquanto está sendo usado apenas para tocar de vez em quando. Nem mesmo os ensaios da banda estão sendo feitos nele, já que ele ainda se resume a um quarto sem isolamento ou tratamento acústicos.

    É um quarto de 4,80 x 3,00 metros. Não foi feito isolamento no estilo "box in box" e tem porta e janela, ambos de vidro, o que torna tudo mais difícil. Vou mandar as fotos do quarto para vocês poderem me ajudar melhor.

    Foto 1

    Foto 2

    Esse quarto tem o grande problema de amplificar muito o som dentro dele, sendo impossível tocar com bateria dentro dele sem proteção de ouvido.
    Lendo vários comentários e vendo alguns estúdios profissionais, cheguei a algumas conclusões e queria que vocês dissessem se estou fazendo o melhor para as minhas espectativas e limitações. Não espero fazer um Home Studio profissional, apenas o necessário para fazer pre-gravações para CDs e para demos das músicas.

    •Substituir a porta e janela por uma única porta acústica. Como fazer o isolamento "box in box" seria muito complicado, por não ser um quarto isolado do resto da casa, queria saber se isso reduziria o som que vaza (muito) a níveis consideráveis (não espero uma absorção total).

    •Colocar espuma acústica perfilada por toda a parede, para reduzir a reverberação dos agudos e médios. Não penso em colocar espuma por toda a extenção da parede, deixando uma sobra de cerca de 80cm em baixo e 80cm em cima. Ideal para uma parede de 2,50 metros de altura?

    •Colocar espuma acústica lisa ou perfilada em todo o teto. Preciso de ajuda nisso. Lisa ou perfilada, em todo o teto ou não?

    •Bass traps nas quinas das paredes, para reduzir a reverberação excessiva dos graves e ao mesmo tempo melhorando a distribuição deles pela sala. Não sei se essa medida seria melhor para um quarto de ensaios ou para um Home Studio. Eu mesmo farei meus bass traps segundo esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iyYUpkpL0gw
    Mas estou com medo da lã de rocha ou lã de vidro utilizada na construção desse bass trap, já que li sobre serem potenciais causadores de câncer e uma doença respiratória semelhante à silicose. Alguém sabe algo a respeito?

    •Carpete no chão.

    • Tablado para bateria, tosco mesmo, com pneus em baixo e um compensado para sustentar a bateria. Dizem que isso melhora o som da bateria no ambiente.

    •Um único difusor de teto. Fui em um estúdio profissional de um amigo meu, ele tem vários desses. Quaria saber se isso seria eficiente em uma sala pequena, se valeria o custo (que não tenho nem ideia). Seria um difusor tipo esse

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    gustavopage
    É um quarto de 4,80 x 3,00 metros.
    2,50 metros de altura
    é importante saber a altura do teto. voce nao falou, mas se a parede é 2,50, deve ser um teto baixo.
    isso atrapalha bastante, pois o que conta é o volume de ar.

    Não foi feito isolamento no estilo "box in box" e tem porta e janela, ambos de vidro, o que torna tudo mais difícil.
    sim. nao pelo fato de ser de vidro, mas por serem vãos grandes. a porta é bem grande.
    todo vão passa som (se passa ar, passa som).

    Esse quarto tem o grande problema de amplificar muito o som dentro dele
    nenhum quarto amplifica.
    o que acontece é que há muita reverberação. o som fica rebatendo nas superficies e nao se dissipa.
    todas as paredes são lisas, o chão é de piso frio, e o resto é vidro. isso reflete todo o som.

    se quiser (e puder) fazer um teste, toque um pouco de bateria com a porta e a janela fechadas, e depois toque com elas totalmente abertas (vai vazar som pra fora mesmo).
    com os vaos abertos deve diminuir a reverberação (essa sensaçao de amplificar o som que voce disse), por que é como se a janela "absorvesse" todo o som (nao reflete, vai pra fora).

    precisa diminuir a reverberaçao do ambiente com materiais absorsivos.

    •Substituir a porta e janela por uma única porta acústica.
    queria saber se isso reduziria o som que vaza (muito) a níveis consideráveis
    acho que sim. pra nao vazar som (isolamento) a melhor coisa é evitar passagem de ar. isso é bem mais importante do que um box-in-a-box.
    não adianta nada paredes grossas, duplas, etc, com uma janela aberta.

    (não espero uma absorção total).
    voce ta confundindo isolamento com tratamento. isso é bem comum, estude mais pra nao fazer besteira.

    isolamento é nao deixar o som vazar de um ambiente pra outro. voce nao quer que o som chegue muito alto no seu vizinho.
    fechar as janelas e portas é aumentar o isolamento.

    tratamento é pra melhorar o som dentro do ambiente. voce quer um som melhor pra voce.
    cuidar da absorção do som é outro passo, que voce ta pensando com as espumas e carpetes.

    •Colocar espuma acústica perfilada por toda a parede
    •Colocar espuma acústica lisa ou perfilada em todo o teto
    •Bass traps nas quinas das paredes
    •Carpete no chão.
    •Um único difusor de teto.
    nao dá pra saber. essa parte é mais complicada, exige um calculo específico. não se empolgue comprando coisas só porque leu que é legal, voce pode acabar gastando uma grana com material caro e que pode nem ser tão util.
    a única coisa que posso te dizer é que voce precisa de bastante absorção na sua sala.
    como eu disse, tá tudo muito liso em todas as superficies (teto, paredes e chao). eu começaria por coisas simples e baratas. no minimo um tapete em todo o chao.

    • Tablado para bateria, tosco mesmo, com pneus em baixo e um compensado para sustentar a bateria. Dizem que isso melhora o som da bateria no ambiente.
    nao vejo muito como isso ajuda.
    isso daí serve pra isolar o som da bateria do chão, quando tem problema de transmissão de vibração (se for segundo andar ou predio), nao me parece que voce precisa disso.

    gustavopage
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    desculpe pelos termos errados, escrevi o que veio na cabeça kkkk
    acho que vou começar pela porta acústica, carpete e pela espuma acústica na parede com os vãos. Se eu perceber que não foi suficiente, também vou pedir ajuda pra alguem aqui da cidade que entenda disso, vou colocar no teto.

    Então o tablado eu posso descartar?
    Sobre os outros pontos, vamos esperar para ver se mais alguem aqui do fórum se arrisca a fazer um cálculo. Valeu kiki

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gustavopage

    •Substituir a porta e janela por uma única porta acústica. Como fazer o isolamento "box in box" seria muito complicado, por não ser um quarto isolado do resto da casa, queria saber se isso reduziria o som que vaza (muito) a níveis consideráveis (não espero uma absorção total).

    Isso ajudaria muito a isolar o som da sala (não ajuda nada a tratar o som da sala, outra coisa, como disse o kiki)


    •Colocar espuma acústica perfilada por toda a parede, para reduzir a reverberação dos agudos e médios. Não penso em colocar espuma por toda a extenção da parede, deixando uma sobra de cerca de 80cm em baixo e 80cm em cima. Ideal para uma parede de 2,50 metros de altura?

    Agudos, nada praticamente. Os agudos são bem direcionais e refletem quase nada.

    •Bass traps nas quinas das paredes, para reduzir a reverberação excessiva dos graves e ao mesmo tempo melhorando a distribuição deles pela sala. Não sei se essa medida seria melhor para um quarto de ensaios ou para um Home Studio. Eu mesmo farei meus bass traps segundo esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iyYUpkpL0gw
    Mas estou com medo da lã de rocha ou lã de vidro utilizada na construção desse bass trap, já que li sobre serem potenciais causadores de câncer e uma doença respiratória semelhante à silicose. Alguém sabe algo a respeito?


    Compre bass traps de poliuretano. Amorfos, não vão te fazer mal, a não ser se juntar pó e der alergia.

    •Carpete no chão.

    Ajuda bastante na reverberação.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------

    No mais, assista esses episódios do Studio Rescue que vão te ajudar a fazer alguma coisa se você não tiver alguém especializado para ajudar.

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Muito bom post!

    Vou acrescentar uma coisa: o melhor difusor que alguém pode ter em casa é uma estante de livros! Funciona muito bem mesmo.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    .omni

    Vou acrescentar uma coisa: o melhor difusor que alguém pode ter em casa é uma estante de livros! Funciona muito bem mesmo.

    A minha funciona.. hehehe
    Outra coisa que ajuda: abrir as portas do guarda-roupas. Organizações Tabajara, eu recomendio! huahuahua

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    MMI
    .omni
    esse é o problema. o ambiente dele tá "pelado", não tem nenhum móvel! se fosse um quarto ou uma sala seria melhor... =p

    gustavopage
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: gustavopage
    · votar


    MMI

    Valeu pelas dicas. Eu ja tinha assistido esse vídeo, me ajudou muito para ter uma ideia prévia. Mas hoje achei esse outro site que também é muito bom. Dá uma olhada aí:
    http://portaldoprodutor.wordpress.com/2011/04/16/tratamento-acustico-p arte-1-by-lucas-ramos/

    Quanto aos bass traps de poliuretano, também são uma opção. Mas se a lã de rocha ou de vidro não fizerem mal, já que estariam tapadas por 2 camadas de pano (e algumas lãs vem com uma camada de aluminio da fábrica), ficarei com o hand-made. Se fizerem mal, vai o de poliuretano mesmo, que estou evitando para baixar o custo total do tratamento e do isolamento.

    Só a porta acústica fica em torno de 2mil, pelas pesquisas que fiz. Mais os custos dos outros materiais, qubrar e tapar a porta e janela, sem contar com a interface que vou ter que comprar pra gravar, vai ficar caro. Quando der pra poupar - sem ficar uma coisa meia boca -, vamos poupar, né não?

    Uma coisa que eu pensei hoje ainda foi colocar madeira, talvez um compensado mesmo, nas sobras entre a espuma da parede e o teto. Um mais grosso, pra eu poder fazer umas "artes" em baixo relevo, fazendo difusores. Não é o ideal, mas uma extenção maior deve compensar e acabar nem precisando do difusor de teto. Já que colocar uma estante não é uma opção nesse espaço minúsculo hahahaha

    Mas vocês acham que estou no caminho certo? Tem alguma coisa ai que tá errada (sem sentido, além do tablado para a bateria)?

    Edit: achei esse video em que o cara avalia os níveis da frequencia dentro do estúdio dele, aos 2min dá pra ver. Alguém sabe se isso é algum aparelho ou algum aplicativo de computador que faz essas medições? http://www.youtube.com/watch?v=8-eePNDYFVk

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    Meus difusores viraram agora caixas de organização lotadas de cabos e tralhas, bags, cases, entre outros, parece com o cenário de alguém Hehe

    Home Studio pequeno que nem o meu querendo colocar o mundo de equipamento lá dentro acaba nisso Hehe

    gustavopage
    Isolar som, com uma janela de vidro enorme como aquela, e com estas dimensões, sem chance, infelizmente é uma sala que vai ter paliativos apenas

    Minha sala é um pouco menor 3,8 x 3,3, bem mais problemática do que a sua, e lotar de espuma é a pior saída,fiz isso nas 4 paredes teto e chão, fica tudo abafado, úmido, sem definição

    Eu faria assim
    - espuma alvéolar em todo o teto, se puder tipo sonex melhor, mas a placa genérica de 2x1 em tapeçarias serve bem
    - chão deixa de piso mesmo, é uma valiosa dica, a sujeira é grande, cerveja cai, o pessoal pisa por todo o lado, fica imundo a sala, entao esta dica é para limpeza mesmo, por isso preferi fazer no teto do que no chão

    - atrás da bateria aí com a parede é pequena um belo difusor caseiro, pedaços de Madeira de diversos tamanhos colados, ou mesmo, uma parede de pedras, ambos ficam muito bonitos se tiverem um bom acabamento

    - e espumas colocadas estrategicamente nas laterais, aí só testando, eu acabaria dando prioridade ao lugar dos monitores se for fazer algo do gênero aí dentro

    Uma sala assim, com o nosso orçamento é tentativa e erro, não da para ficar ideal, mas para melhorar sim, vai montando a sala e adicionando os elementos lá dentro depois, priorize os elementos principais da sala

    Por exemplo meu home a primeira coisa que fiz com a sala vazia foi posicionar os monitores, a sala foi montada em volta deles e nao ao contrario, nao tem que ficar bonito, tem que ficar funcional

    Detalhe, hoje expulsei minha bateria acústica, nao dá, tanto pelo espaço que ela ocupa, 1/3 fácil da sala quando microfonada, tanto pela pressão sonora, eu abandonei esta idéia e mandei uma eletrônica, é outra historia, o controle de volume que ganhamos é excelente

    Mas é isso, meu Studio tem mais de 5 anos e ainda não esta pronto Hehe, acho que nunca vai ficar

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Meus difusores viraram agora caixas de organização lotadas de cabos e tralhas, bags, cases, entre outros, parece com o cenário de alguém Hehe

    O meu tem muita tralha, mas a prateleira de livros, revistas, partituras e uns cases fazem esse serviço.

    Para microfonar é enrolado, a acústica meia boca não ajuda muito, por isso priorizo gravar em linha aqui. Tenho muita coisa para este fim, mas uma ou outra coisa tem que ir de microfone mesmo. Para ouvir, aparelhos como Focusrite VRM box, o JBL MSC1 ou o KRK Ergo são uma mão na roda.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI

    Focusrite VRM box, o JBL MSC1 ou o KRK Ergo ... já testou algum desses? essas coisas realmente funcionam?

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    waltercruz

    Olha... O Focusrite VRM quem me indicou foi um produtor de NY conhecido, vive de mixagens e masterizações. Falou bem dele, diz que funciona bem com um bom fone de ouvido (bom para ele é beeeem caro). Então pela indicação, apostaria sem a menor dúvida. Eu ia comprar o KRK, mas acabei pegando o JBL, estes tem outra proposta, um pouco diferente. Não dá para esperar milagres, seu quarto não vai virar um super estúdio, mas funciona sim. Dá para confiar bem mais na sua monitorização.

    Em resumo, funciona sim.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    MMI

    O vídeo promocional do VRM é muito divertido! heheh!

    http://www.youtube.com/watch?v=b-u_7DWP8Ng

    Aqui um vídeo mais sério, com o cara explicando (mas tem também uma piadinha no final):

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XBzTm-fv_Uk

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    makumbator

    Interessante que nos videos sempre aparece monitores KRK... rs

    Mas se vier com aquela VRM girl, vou comprar um amanhã! huahuahua

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    MMI

    Interessante que nos videos sempre aparece monitores KRK... rs

    E o headphone do cara também é KRK.

    Mas se vier com aquela VRM girl, vou comprar um amanhã! huahuahua

    Ah, mas no final do outro vídeo o cara já diz que não vem junto...infelizmente...hsahsahsa!

    .omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    makumbator
    waltercruz

    Eu tenho um VRM box, é bem legal. Eu uso pra checar mixes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conselhos e dúvidas sobre o meu Home Studio