Microfone Condensador + Alimentação Phantom Power

    Autor Mensagem
    JeanMuller
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá, já procurei na internet e demais fóruns sobre o meu caso e não achei nada parecido, e resolvi postar aqui minha dúvida e ver se alguém consegue me ajudar!

    Tenho um Microfone Condensador Blue Kiwi que necessita de Phantom Power 48v, comprei somente uma Alimentação Phantom Power Arcano PHAN-01 e um cabo XLR Fêmea + P2 para ligar o PHAN-01 diretamente a minha Placa de Som!
    Minha Placa de som é onboard, quase off-board, pq minha placa mãe é uma Z97 Gaming 7 da MSI que possui o sistema de áudio Audio Boost 2, que da até pra ligar a alimentação desse sistema diretamente na fonte (foi o que eu fiz) pro Audio Boost 2 ficar mais independente de energia, não sobrecarregando a placa mãe.

    Liguei Tudo, usei meu DAW para fazer uma Gravação teste e o som ficava muito baixo, depois disso amplifiquei o áudio do mic, o famoso Boost, coloquei o Gain pra +30dB e ainda continuava baixo e o som da gravação ficava meio agudo, não tinha peso...

    Pelo que pesquisei na internet, talvez eu precise de um Pré Amplificador Analógico.
    Queria saber se realmente não é possível utilizar esse Mic diretamente na placa de som somente com o alimentador Phantom Power sem a necessidade de um Pré-Amplificador.
    Se for o caso também, eu tenho um placa de som Creative Sound Blaster Live! 24bit PCI que posso conecta-la na placa mãe!

    Então minha dúvida é essa!
    Consigo conectar esse meu Mic já alimentado com phantom power, direto na placa de áudio, sem a necessidade de um Preamp?
    Ou consigo fazer funcionar esse Mic somente com o que tenho?

    ogner
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JeanMuller
    Cara, vc tem um mic de mais de 2k e quer fazer gambiarra!?!?

    Compra uma placa dedicada á isso logo, antes que estrague seu mic. Uma M-audio da vida, sei lá....

    Nao tem essa de ter pré pra fazer amp funcionar.....

    JeanMuller
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    ogner
    Pois é, eu comprei esse mic já tem 1 ano e nunca usei por conta disso :/
    Eu não queria fazer gambiarra, só queria usar o que eu tenho aqui rsrs
    Quando você diz placa dedicada você quer dizer uma interface de áudio externa? Pq eu tenho uma placa de som dedicada "Creative Sound Blaster Live! 24bit PCI" ...
    E sobre uma interface externa, pensei em comprar a "Focusrite Scarlett Solo"
    ou se não a "M Audio Fast Track", qual você me recomenda?

    ogner
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JeanMuller
    E sobre uma interface externa, pensei em comprar a "Focusrite Scarlett Solo"
    ou se não a "M Audio Fast Track", qual você me recomenda?

    É isso ae, uma interface mesmo ( me expressei mal )!! Uma interface dedicada pra tal fim!!
    Eu uso M-audio. Mas existem varias!! Com mais ou menos entrradas, ja com pré..e etc...A maioria ja tem o Phanto power...

    Da uma pesquisada aqui no forum que tem bastante coisa!!
    Vai numa placa dessa que vc vai fazer a coisa certa, e nem vai gastar tanto!!

    Vc pretende gravar oq?? Somente voz, voz e violão?? Precisa de quantos canais para gravar simultaneamente??

    :))

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/15
    · votar


    JeanMuller

    "Cara, vc tem um mic de mais de 2k e quer fazer gambiarra!?!?" (2)

    Interface de audio camarada!

    Analise o que precisa (números de canais e etc) e com 15% do valor de seu microfone vc compra uma interface bastante satisfatória.

    JeanMuller
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    ogner
    Então, vou gravar voz e violão por agora, mas depois pretendo gravar outros instrumentos, baixo, guitarra, até bateria... pensei em uma interface com no minimo 8 canais, pra poder até microfonar uma bateria inteira, mas vou comprar uma com somente 2 canais no máximo pq agora ando meio sem grana...

    Lelo Mig
    O que você disse é verdade, mas na época que comprei o mic eu estava com dinheiro sobrando, mas agora não, e esse mic ficou parado por tanto tempo, que tava dando até dó de ver esse mic guardado, por isso queria por ele pra funcionar com o que eu tenho mesmo, pra ir usando ele, mas agora vejo que uma interface de áudio é necessária!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JeanMuller
    vou gravar voz e violão por agora



    JeanMuller
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    El_Cabong
    Decidido, acho que vou comprar essa mesmo!
    Obrigado por me ajudar nessa decisão...

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JeanMuller
    É a que eu tenho. É muito boa pra gravação em 1 e 2 pistas !!

    jaocaetano
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    E aí moçada!
    Vi que há bastante experts aqui, quem sabe eu consigo sanar minha dúvida!

    Eu tenho um microphone condensador que precisa ser ligado com uma fonte phantom power 48V.
    Eu tenho uma fonte Arcano Phan-01 de 48V.
    Ela tem um INPUT-XLR e um OUTPUT-XLR.

    Minha questão é:

    Posso fazer um cabo (XLR)--(P2estéreo) para conectar do XLR-OUTPUT até o LINE IN do meu PC?

    Fazendo a seguinte conexão:
    pino XLR-1ground para P2-ground
    pino XLR-2hot para P2-left
    pino XLR-3cold para P2-right


    Vou queimar minha placa mãe???? Ou vai sair som??

    Caso funcione, tenho outra teoria daí:

    Como o sinal balanceado tem 2 sinais, um defasado do outro em 180º, se eu desinverter o sinal do pino 3-Cold (retirar a defasagem), e somar com o sinal do pino 2-hot, terei um boost de 2x na amplitude.

    Também, levando em conta que antes da inversão, o ruído não é defasado, após eu desinverter o sinal, o rúido no 3-cold irá se inverter, e quando eu somar o 2 com o 3, o ruído do pino 2 se anulará com o ruído do pino 3, já que o do 3 é idêntico ao ruído do pino 2, porém defasado após eu ter invertido.

    Será que funciona??

    Obrigado de antemão já!!

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Sem flood. Espere até que uma semana pra ter respostas concretas, ninguém tem compromisso com o site.

    Posso fazer um cabo (XLR)--(P2estéreo) para conectar do XLR-OUTPUT até o LINE IN do meu PC?

    Teoricamente sim. Mas pode faltar volume, já que não tem um pré-amp no caminho, e não sei a intensidade do sinal do condensador (mas não deve ser alta).

    Como o sinal balanceado tem 2 sinais, um defasado do outro em 180º, se eu desinverter o sinal do pino 3-Cold (retirar a defasagem), e somar com o sinal do pino 2-hot, terei um boost de 2x na amplitude

    Pode gravar em estéreo e inverter a fase da DAW. De resto você apenas está reinventando o sinal balanceado rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone Condensador + Alimentação Phantom Power