[Solução] Gravação sem ruído

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # abr/15


    Amigos, esse é um mal que nos aflige hora mais hora menos. Ando pesquisando a tempos sobre cancelamento de fase aplicado à gravações, e hoje resolvi gravar pra JAM STASH, e me deparei com esse mal... Então precisei de uma solução urgente e resolvi brincar com cancelamentos. Ficou tão bom que resolvi compartilhar...

    Vou usar o Audacity como exemplo pq ele é fácil de lidar, e free, mas qualquer DAW tem esses efeitos.

    Bom, primeiro grave sua track.

    Depois de gravado, dupleque-a. Para isso selecione todo o gráfico de onda, aperte Ctrl + C (copiar) -> Ctrl + Shift + N (abre um novo canal em branco) -> Ctrl + V (colar).

    Selecione toda a track DE CIMA, e clique em "Efeitos", na barra de ferramentas.

    Escolha a ferramenta AUTO DUCK, deixe tudo como está, apenas altere o quadro "Quantidade de Duck", para -50. Dê "Ok".

    Clique novamente em "Efeitos", e selecione a ferramenta Inverter. Voi la!

    Para transformar as duas tracks numa só, selecione ambas, segurando Ctrl, e clicando em cada uma. Então clique em "faixa", na barra de ferramentas. e selecione "Mixar e renderizar".

    Talvez isso não vá resolver o problema de uma caixa de abelha, mas aquele ruído sacana, principalmente o de rede, que aparece quando vc não encosta na guitarra, vai sim... Bom uso.

    OBS se eu encontrar um esquema de auto duck, vou transformar isso em pedal... Vou precisar de vcs, e de amigos (nivekk foi pra ti) pra tornar isso viável.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Massa!...

    Eu tenho a impressão que plugins tipo X-noise.. Z-noise da waves fazem algo parecido... (Vou dar uma pesquisada depois..)

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    De certa forma o que você fez é uma maneira "manual" e parcialmente parecida com que redutores de ruído em plugin trabalham. Obviamente que os plugins além de tornarem a tarefa mais rápida e fácil, permitem ter menos efeitos deletérios no som (sem contar a função de escutar o que está sendo retirado, que é fundamental para usar com total controle).

    Eu gosto de usar o MR noise da Wave Arts (mas também tenho o Redunoise da Voxengo e o redutor da Izotope e o da Sony. Sendo que esses dois últimos acompanham o Sound Forge).

    http://wavearts.com/products/plugins/mr-noise/

    http://www.voxengo.com/product/redunoise/

    Aliás, recomendo toda a suíte de restauração da Wave Arts (gate, hum, click e noise). O noise deles me soa o mais natural (com exceção do caríssimo RX da Izotope)

    Mas é importante trabalhar com a assinatura de ruído, que com isso se retira mais barulho mantendo o máximo de som e com o mínimo de efeitos colaterais (como som "flangeado", ecos do além e outros problemas).

    Aqui um post meu bem antigo em que explico o uso da função de assinatura de ruído.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Peraí... Para tudo... Esse duck faz o que, exatamente?

    Porque se for tipo um gate, o que você está fazendo é cancelando a fase só nos momentos mais silenciosos, abaixo de um threshold... Se for isso, melhor usar um noite gate direto.

    Se o duck não é nada disso, então não tenho ideia do que seja. Esclareçam, por favor.

    O x-noise da Waves, o noise reduction do sound forge e outros redutores de ruído captam a parte mais silenciosa de um take (o ruído em si) e aplicam a redução, de acordo com a análise do espectro. Só não tenho certeza se é baseado em inversão de fase ou simplesmente diminuição de volume por faixa de frequência (eq).

    makumbator
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    JJJ

    É, pensando bem parece um gate (mas também depende do que o comando duck que ele usou faz).

    Sem dúvida os plugins trabalham de maneira melhor (e diferente).

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    JJJ

    O duck é um compressor/gate de convolução usado em locução. Posso conseguir isso em side chain também. Ou seja, ele precisa de um canal paralelo pra abrir ou fechar "a porta". Quando o canal de acionamento fica em silêncio ele abre, quando um sinal de XdB passa lá ele fecha proporcionalmente a porta. Quando o treshold (quantidade de duck) fica muito alto ele só pega o silêncio. Os ataques e "saídas" (esqueci o termo certo que se dá pro tempo de "decay") já vem num valor razoável.

    Posto pro makumbator, mas vale pra ti também JJJ

    Eu sei que existem N plug-in's que fazem isso de forma automatizada, e como de praxe, os bons são pagos... Mas o tutorial se volta aquele carinha que vai gravar a primeira vez, ou gravar raramente para participar de uma JAM. Realmente ser bem plug'n'play...

    É de certa forma o princípio de um gate direto na track. Mas o gate tende a cortar o volume sempre que ele fica abaixo de X, mas é um plugin raro de achar com qualidade razoável. No caso o Audacity não tem gate de forma nativa, e o removedor de ruído é ruim pra caramba.

    Se for mal postar/compartilhar essa ideia "bizarra", não sei, mas ele soou mais natural de todos os efeitos que tenho na pasta free/pay...

    makumbator
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Se for mal postar/compartilhar essa ideia "bizarra", não sei,

    Claro que não é ruim postar isso!

    O duck é um compressor/gate de convolução usado em locução. Posso conseguir isso em side chain também. Ou seja, ele precisa de um canal paralelo pra abrir ou fechar "a porta".

    É, tenho gate que faz isso.

    esqueci o termo certo que se dá pro tempo de "decay

    release.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Ismah

    Se for mal postar/compartilhar essa ideia "bizarra", não sei,

    Deixei meio implícito mas Como você mesmo disse... Claro que existem plugins que fazem o serviço.. Até melhor... Mas pra quem não os tem... Ou simplesmente querem saber como a coisa pode funcionar.. Pode ser interessante sim!

    Eu só mudaria o título do tópico para "Solução manual".. Ou tirar ruídos sem plugins.. Algo assim... Para não parecer "A solução"...

    Mas não deixa de ser uma ótima contribuição.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    RafaelBernatto

    Cabe aos moderas essa alteração. Ainda assim, espero que leio o pótico completo quem vier parar aqui.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    É mais ou menos o que eu tinha pensado. Mas não deixa de ser uma possibilidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Solução] Gravação sem ruído