Equipamentos alternativos para homestudio, será que dá certo?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15


    Usei a busca e não encontrei nada exatamente sobre o assunto.

    Equipamentos alternativos para homestudio, será que dá certo?

    Vejam, eu tenho:
    >>> Amplificador Line6 Spider Jam: tem a função de gravação com loop, com entrada para guita, baixo, mic e outros equipos e com vários efeitos para tudo o que for plugado nela. Grava várias horas e possui cartão de memória que dá pra passar os arquivos WAV pro PC.
    http://line6.com/spiderjam/

    >>> Pedal Boss RC-30: Looper da boss da nova série de loopers deles. Possui vários bancos e 2 tracks individuais por banco. Possui efeitos e outros recursos. Grava várias horas e possui USB que dá pra passar os arquivos WAV pro PC.
    http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=1160&ParentId= 251


    Creio que esses meus equipos substituam a placa de audio necessária em um home, assim como DI e outros acessórios.

    Se o meu computador simples conseguir rodar os softwares de edição (uma vez que a captação dos áudios será no Spider Jam e RC-30) eu consigo fazer um trampo Alternativo de homestudio, certo?????

    OBS. os fabricantes garantem que a captação do áudio dos equipos é de ótima qualidade.

    Posso dizer que tenho um HomeStudio com equipamentos alternativos que funcionam quase como um homestudio profissional (digo, com todos os equipamentos certinhos)??????

    OBS2. Se der certo, ainda tenho que ver os softwares de edição de áudio.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Fernando de almeida

    Teóricamente dá. O problema só é redundante: a bateria!

    São muitas peças, e frequências em praticamente todo o espectro sonoro. O que me faz precisar dar a atenção especial para ela. O Rick Rubin tem trabalhos interessantes usando poucos microfones, e alguns indiretamente inclusive. Como no RHCP, onde ele usa um corredor/sala não tratado pra dar uma ambiência na caixa...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, já falei num outro tópico que me desfiz de todo equipo, por um projeto futuro.

    Hoje, para suprir o momento e registrar algumas coisas (principalmente arranjos e composições) uso um Fender Mustang como interface, inclusive para microfone de vocal. (é o mesmo que você pretende fazer).

    Mas, no meu caso, ele age somente como interface. Quem grava é o PC.

    O resultado é bastante satisfatório, mas lógico, muito longe de algo profissional.

    A bateria, percussão e diversos outros instrumentos, como nosso amigo Ismah citou, uso Virtual, componho nota a nota, não gravo com reais.

    Mas, veja bem, é para ações solitárias, gravar Guitarra, um violão, um vocal.

    Dá certo, fica bem razoável, a qualidade é legal......mas, não chama de "home studio", porque aí força...hehehe.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig

    Se conseguir espetar um par de mic's já consigo gravar uma batera decente :3

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig
    Mas, veja bem, é para ações solitárias, gravar Guitarra, um violão, um vocal.
    Sim mas depois de gravar tudo individualmente eu editaria em um software e juntaria tudo ... a intenção é essa mesmo.


    Ismah
    Se conseguir espetar um par de mic's já consigo gravar uma batera decente :3
    Eu tenho 2 entradas independentes específicas para Mics ... uma no spider Jam e outra no RC-30 ...
    Mas eu acho que seriam 3 microfones no mínimo pro som ficar legal ... um no bumbo e dois geral. Mesmo assim não ficaria tão profissa pois não dá pra na mix equalizar um tom ou prato específico que tenha ficado um pouco "fora".

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Fernando de almeida

    "Depois de gravar tudo individualmente eu editaria em um software e juntaria tudo ..."

    Então sussa........é o que eu faço. Dá prá conseguir bons resultados. Bateria eu faço a "base" toda em software e algumas viradas, dobras e etc, uso uma bateria de playstation 3 (sim, aquela de Band Hero), adaptada como midi.

    Bateria real, esquece cara! Envolve muitas coisas além da microfonação... o ambiente, tratamento acústico e etc. Deleta este conselho do Ismah.... nosso amigo fumou pedra!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Com paciência.. Dá pra deixar semi/quase reais esses Vsti's de bateria rsrs..
    Por falar nisso tenho que testar o Addictive Drums 2.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig

    Só orégano.

    Mas se a ideia é home studio, nada que almofadas, biombos (eu acho bonito uma parede de biombo!!!), tapetes e blá blá blá possa ajudar. Não abro mão do desafio.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig
    Deleta este conselho do Ismah.... nosso amigo fumou pedra!
    KKKKKKKK


    RafaelBernatto
    Com paciência.. Dá pra deixar semi/quase reais esses Vsti's de bateria rsrs..
    Por falar nisso tenho que testar o Addictive Drums 2.

    Putz, não manjo nada de vst de batera ... O ampli Spider Jam e o Boss RC-30 tem umas baterias e rítmos (grooves, viradas e acompanhamentos prontos)... Talvez dê pra editar ...


    Ismah
    Mas se a ideia é home studio, nada que almofadas, biombos (eu acho bonito uma parede de biombo!!!), tapetes e blá blá blá possa ajudar. Não abro mão do desafio.
    Eu até tenho onde gravar a batera ... Lá na igreja, a bateria fica fechada em um "aquário" com espuma nas paredes e no teto somente com o vidro de 10mm na frente e eu captaria lá ... o problema é que não fica legal se depois precisar mixar e não tiver como ... A não ser que capte já tudo certinho e quase não precise de acertos posteriores.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig
    Ismah
    Não abro mão do desafio.

    Gostei da ideia. Seria um "desafio" bacana aqui no fórum. Batera gravada com dois mics (ou um só... por quê não? Desafio pouco é bobagem! kkkkk).

    Pena que os bateristas do fórum sejam uma "espécie" à parte, que quase não interage com os demais membros...

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Fernando de almeida

    Minha opinião:

    Os equipamentos vão fazer o trabalho deles, a não ser que estejam quebrados, isso é fato. Diferenças de qualidade vão existir mais por conta da qualidade dos pré amplificadores, nesse ponto não deve ser significativo. (note no entanto que ambos gravam a 16 bits, isso faz diferença e requer cuidado para acertar os níveis de gravação).

    MAS,

    Pensando no processo de gravação, eu vejo isso que você descreveu (gravar, pegar o wav, e passar para o computador), como uma situação bastante ruim.

    Na verdade você vai jogar fora boa parte das facilidades que fazem a diferença no processo de gravação digital. Imagina só: Você está gravando alguém cantando, faz um take. Passa para o PC, importa no DAW, alinha o tempo, escuta. Está bom? Ok. Não está, volta o pen drive. Faz outro take, de volta pro pc...

    Com uma interface é apertar um botão, gravar, e já escutar na mesma hora, já alinhado, tudo preciso e imediato.

    Outros pontos:
    Mix de monitoração;
    Qualidade da reprodução;
    Uso de VSTs em tempo real;
    Organização;
    Portabilidade (no caso do amplificador).


    Torna o processo, o SEU trabalho, muito mais difícil. Então não dá para falar que substitui uma interface. Imagine por exemplo que você queira fazer uma gravação usando 2 mics em XY (uma das formas de captar estéreo)... Você ligaria um mic no amp, outro no roland, 2 pendrives, teria que acertar o ganho deles para ficar mais ou menos no mesmo nível (e teria provavelmente diferenças entre os prés de cada um deles)...

    Dá para fazer o trabalho, mas não é a ferramenta certa. É como pegar aquela faca de cozinha sem ponta para apertar parafusos, dá para fazer se for uns 2 ou 3 parafusos. Mas se você vai montar um projeto grande, uma chave de fenda e uma parafusadeira são muito mais funcionais do que a faca. Concorda?

    Abraços!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    shoyoninja

    Dá para fazer o trabalho, mas não é a ferramenta certa. É como pegar aquela faca da cosinha sem ponta para apertar parafusos, dá para fazer se for uns 2 ou 3 parafusos. Mas se você vai montar um projeto grande, uma chave de fenda e uma parafusadeira são muito mais funcionais do que a faca. Concorda?

    Perfeito.

    Fernando de almeida

    Cara, você usa esses equipos ao vivo? Se não... Tente trocar por uma interface + mics...

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha tudo é válido na produção musical.
    Desde os instrumentos mais básicos a outros aparelhos.
    Afinal a criatividade não tem limites.

    Mas substituir uma boa interface de áudio não rola não, não é uma opção a considerar.
    Por questões financeiras até se pode adaptar as circunstâncias, e ir com o que tem.
    Mas vai perder um tempo considerável para resolver muitos problemas, e vai sempre estar fazendo algo meio capenga.
    A interface de áudio é o coração do sistema, que renderiza o áudio.
    Assim para fazer um bom trabalho é necessário ter uma boa interface de áudio, este é um ponto essencial na produção de áudio digital.
    Como também se faz necessário ter um bom setup de computador bem configurado para trabalhar com áudio.
    Os computadores comuns de multimídia que se adquire nas lojas vem com uma interface de áudio interna, classificada como on-board, foram projetadas para escutar arquivos simples de áudio, navegar na internet, joguinhos, escutar alguns arquivos wav, mp3 e outros formatos.
    Mas para juntar tudo e monitorar, os arquivos de áudio gerados externamente, mesmo que com boa qualidade, na hora de importar e fazer a mix, e masterizar e no final exportar para o áudio, vai ter problemas.
    No processo da Mix muitas vezes é necessário aplicar plugins de efeitos, e para isto tem que ter uma boa interface de áudio.
    Não se iluda, mesmo que nos aparelhos externos você consiga ótimas gravações, na hora de mixar (misturar) os problemas aparecem, equalizações e outros efeitos são necessários, assim como a aplicação de outras ferramentas.
    Os próprios softwares a medida que são mais sofisticados exigem interfaces de áudio de qualidade para poder funcionar bem.

    O processo que você deseja fazer é válido, entretanto não substitui a interface de áudio, que sempre vai ter que estar presente, e no seu projeto atual você vai usar uma interface que tem no seu computador, se a interface é mais limitada, obviamente vai influenciar no resultado final, e como esta interface não foi projetada para o fim proposto, vai se um elo fraco na ligação de todos os componentes,
    Pois se o Pc não possuir uma interface de áudio fica impossível fazer qualquer gravação digital, e as interfaces simples de um PC comum não vão dar conta do trabalho, simplesmente isto.
    Não vai adiantar você fazer uma excelente gravação num aparelho externo, pois depois não vai conseguir produzir um áudio decente, mesmo usando softwares mais leves, pois a medida que vai acrescentando tracks o sistema entra em colapso, e fica impossível de ouvir e ir ajustando o áudio, depois para exportar o sistema até renderiza para wav e outro formato, mas tem sérias limitações, e muitas coisas imprevisíveis podem acontecer.
    Nada substitui um boa interface de áudio, não se pode negligenciar este componente.
    E uma razoável interface não esta tão cara, assim como as melhorias necessárias no PC.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Fernando de almeida

    shoyoninja e Adler3x3 estão corretos e é justamente isso que você precisa diferenciar e entender.

    Se você vai gravar uma guitarra, por exemplo, da forma como eu faço (guita >> Fender Mustang >> PC {Guitar Rig, Fender Fuse, DAW, simuladores, etc}), o resultado ficará bom porque o Fender é uma interface para guitarra muito melhor que um "guitar link" ou mesmo outras baratas no mercado.

    Contudo, se eu for gravar um vocal, pelo mesmo processo, já não será a mesma coisa. Não estarei usando a ferramenta correta. Posso até conseguir bons resultados, mas é improviso.

    Se for gravar uma batera, aí ferrou! Não disponho das ferramentas certas. Captar com apenas um microfone só e usar um Fender de interface já não é mais improviso... é gambiarra mesmo!

    Então, é necessário identificar o que quer e saber suas limitações.

    Dentro dessa lógica, você tira o melhor de seus equipos e os descarta para algumas coisas.

    Agora, usar seu equipo como interface, tudo bem. Contudo, como você descreveu (gravar, pegar o wav, e passar para o computador), acho que ficará ruim.

    Coloque na cabeça que quem terá de gravar e processar o som é o PC. Antes dele, só faça captação e interface.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Fernando de almeida
    JJJ



    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Ismah


    Pois é........não dá prá fazer milagres. A diferença de 1 para 8, em termos qualitativos (qualidade timbral, distinção entre as peças, clareza de brilhos, peso e etc.) é gritante.

    Dá prá gravar com um? Claro que dá! Mas com 8 é absurdamente superior!

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig

    Se o objetivo do HS for profissional, não tem condição mesmo. Mas se for registrar ideias é perfeito.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Muito legal o vídeo. Mas o cara é uma figura, hein? kkkkk

    Só acho que com um ou dois microfones, eu ia preferir afastar um pouco. E a partir de 3 eu já pensaria numa imagem estéreo. Mas tá bem esclarecedor.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    JJJ

    O Lelo Mig deve concordar que no mundo do áudio, o mais normal toma sopa de garfo.

    JJJ
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Como bem disse Caetano: "De perto, ninguém é normal".

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    "Somos todos um pouco loucos, exceto tu e eu; e, mesmo assim, tenho certas dúvidas a teu respeito."

    Ismah
    JJJ

    O Liscieu as vezes erra a mão. Mas quando ele mostra, com exemplos práticos, o que sabe, costuma acertar. Este vídeo, em particular, foi um golaço.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig
    O Liscieu as vezes erra a mão.

    Dorgas manolo.

    esdras_63
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Po, já gravei Batera com um microfone só. É chato pois não tem corpo quando junta os instrumentos. Eu pego a faixa que gravo e faço 3 iguais ai deixo uma natural, uma graves 1khz pra baixo e outra agudas 1khz pra cima, ai soco compressor. Fica uma sonoridade bem única, vale testar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    esdras_63

    Eu também faço isso, mas com mais faixas, geralmente BB, CX, Tons e Pratos...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Colegas, fiquei meditando por um tempo os comentários de vcs ... Dentro da visão que cada um de vcs passaram vcs tem razão ... o certo deve ser do jeito certo - com interface e tudo mais - ... Mas se for só pra registrar ou até uma gravação pra valer porém simples creio que dá pra usar meus equipos - mesmo tendo muito trabalho pra acertar tudo.

    JJJ
    Pena que os bateristas do fórum sejam uma "espécie" à parte, que quase não interage com os demais membros...
    O que???
    Os bateras do FCC não aceitam nem que se comente nada ...
    Uma vez fui mostrar um amigo de infância que é batera tocando em uns vídeos, e que até esses dias nós fazíamos um som juntos e tal, e os caras me jogaram váááááárias pedras, como eu sou da guitarra não deveria ousar a falar de doubles, singles ou paradiddles e que meu camarada não tocava nada ...
    Enfim, hoje acontece o seguinte:
    1) evito ao máximo qualquer contato com o fórum de bateria;
    2) o meu brother que, segundo galera do fórum de bateria não é de nada e não toca nada, é o atual batera do Angra, é indicado para trampos por bateras como Virgil Donati, Douglas las Casas, Cuca Teixeira e Gregg Bissonette (fora outros músicos, cantores e produtores)..


    shoyoninja
    iferenças de qualidade vão existir mais por conta da qualidade dos pré amplificadores, nesse ponto não deve ser significativo. (note no entanto que ambos gravam a 16 bits, isso faz diferença e requer cuidado para acertar os níveis de gravação).
    Putz disso eu não manjo muito não ... vou ter que aprendere esses detalhes ...

    você vai jogar fora boa parte das facilidades que fazem a diferença no processo de gravação digital
    Dá para fazer o trabalho, mas não é a ferramenta certa.
    É, tô ligado.


    RafaelBernatto
    Cara, você usa esses equipos ao vivo? Se não... Tente trocar por uma interface + mics...
    Ao vivo ...


    Adler3x3
    Por questões financeiras até se pode adaptar as circunstâncias, e ir com o que tem.
    Mas vai perder um tempo considerável para resolver muitos problemas, e vai sempre estar fazendo algo meio capenga.

    A princípio tem questões financeiras pois gastei muito com meus equipos atuais e agora estou lisooooo.


    Lelo Mig
    Se for gravar uma batera, aí ferrou! Não disponho das ferramentas certas. Captar com apenas um microfone só e usar um Fender de interface já não é mais improviso... é gambiarra mesmo!
    Então, o lance é que o Line6 Spider já tem entrada específica para guitarra, uma outra entrada específica para Mic e uma outra para outros instrumentos ... concordo que de qq forma o que eu penso em fazer seria uma adaptação, mas não seria tão gambiarrada ...


    Ismah
    O Lelo Mig deve concordar que no mundo do áudio, o mais normal toma sopa de garfo.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK Putz, conheço uns pirados ...


    Lelo Mig
    O Liscieu as vezes erra a mão. Mas quando ele mostra, com exemplos práticos, o que sabe, costuma acertar. Este vídeo, em particular, foi um golaço.
    Não conhecia esse cara ... Vou dar uma pesquisada a mais sobre ele.

    Casper
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Caro Fernando de almeida:

    Acho que experiências assim são válidas.
    Já gravei até com isso:

    http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/1107784479_1/-font-b-logitech-b-fon t-USB-to-3-5mm-mic-headphone-Jack-font-b-Stereo.jpg

    Tem umas webcams que também conseguem captar o
    som razoavelmente bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos alternativos para homestudio, será que dá certo?