A "Receita de Bolo"

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# dez/14


No meu home studio, com o tempo eu fui experimentando várias coisas, para tentar colocar uma identidade de som nele.
Mas como é impossível guardar na cachola (nos mínimos detalhes) todo o tipo de regulagem, parâmetros, equalizações, ... eu cheguei então numa "Receita de Bolo".
Assim, o meu home studio tem uma "Receita de Bolo", que quando eu sigo ela eu chego na sonoridade que eu quero, que é característica do meu Home studio.

"Receita de Bolo" esta que tem:

- As equalizações (em modo envelope) para cada tipo de instrumento: violões, guitarras, baixos, peças de bateria, pianos, EPs, Hammonds, percussões, voz masculina, voz feminina, ...
Estas equalizações são aplicadas depois da gravação, pois na hora da gravação os instrumentos e vocais são gravados em equalização FLAT.
Alguns instrumentos que são "sampleados" pra dentro do teclado, estes sim já vão com a equalização final, pois neste caso se trata de pistas MIDI.

- A reverberação (tipo, intensidade, decay, faixa de atuação) que eu uso nos instrumentos para simular um ambiente.
Esta reverberação costuma ser bem seca, diga-se de passagem.

- A regulagem da interface, a regulagem do programa de gravação, a regulagem da monitoração interna (fones fechados) e externa da cabine, o esquema de ligações, ...
Regulagem esta pré estabelecida para não se perder tempo na hora das gravações. É "Vapt Vupt", monta, regula e já sai gravando.

Isso tudo facilita bastante também o processo de mixagem, já que os efeitos e equalizações estão todos já no padrão do estúdio, a mixagem consiste basicamente em mexer nos volumes das pistas.
____
E aí. Nos estúdios do pessoal daqui do fórum. Vocês costumam seguir uma "Receita de Bolo" ou não seguem nenhum padrão ??
Com relação a sonoridade do estúdio, vocês costumam estabelecer uma sonoridade padrão característica (uma carteira de identidade do estúdio de vocês) ??

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/14
· votar


El_Cabong
cara eu faço uma coisa diferente em cada caso, mas quase sempre eu coloco um reverb direto na master mas MUIIIITO leve, só pra simular que ta todo mundo tocando ao mesmo tempo na mesma sala, fora isso cansei de tentar pegar som de bumbo e caixa, eu ja deixo os piores microfones q eu tenho colados nas peças e uso sample pra essa parte e deixo os melhores microfones pra over,toms etc. fora isso cada nova gravação é um novo bolo.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem.
Literalmente escrevendo não existe Receita de Bolo.
O que existe é a experiência de fato aplicada na prática do dia a dia.

Assim como uma Doceira tem as receitas na mente e vai fazendo o bolo, parecendo de qualquer jeito, meio no improviso.
Mas não é de qualquer jeito não ela sabe o que esta fazendo.
E assim vamos fazendo os ajustes, já sabendo o que mais ou menos dá resultado, e o que não dá, colocando umas pitadas aqui e ali, parece puro improviso mas não é, sabe o ponto de bater os ovos, o ponto de fazer a nata e mais, a quantidade certa de açucar, que pega rapidamente com as mãos, e você vendo nem tem ideia das medidas.
Qual a medida de um pitada?
É o ouvido que vai indicar.
Para mim uma Receita escrita no papel para ser aplicada nas minhas produções não funciona.
A Receita de Bolo pode até existir no papel, mas é uma simples referência, e cada um tenta captar a essência da Receita aplicando na prática os seus conhecimentos adquiridos através dos tempos, e principalmente dos recursos que tem em mão.
Uma doceira pode não ter uma boa batedeira elétrica, mas pode bater manualmente, e ficar melhor do que com a mais moderna.
E numa Receita de bolo cada um vai atingir um resultado diferente, que podem ficar bons, não importando se este é melhor ou não, o que importa no final é um som decente, as diferenças fazem parte do processo da música que é uma arte.
Enfim a aplicação da Receita é uma coisa muito pessoal.
E a aplicação do conhecimento em cada detalhe de forma rápida e eficaz, que até parece improviso, mas não é.
Esta de "x" de frequência aqui e tantos decibéis ali não funciona se a pessoa não souber exatamente o que esta fazendo.
Na prática a doceira não pode errar na dosagem do sal e do acúcar, então a experiência conta muito, já no mundo virtual podemos voltar atrás, entretanto quando ficamos perdendo muito tempo é um sinal que perdemos a essência que é a simplicidade de fazer o que sabemos, e quando começamos a inventar, indo além do nosso conhecimento a massa pode desandar, o fermento não funciona e o bolo não cresce.
Uma boa sequência de acordes, mas se não tem variações fica chato.
Uma boa melodia, mas se não tem sentimento soa mal.
E tem muito músico por aí que tem até um boa técnica e principalmente velocidade, mas não tem aquele toque, e aí as interpretações ficam ruins, e não tem efeito, mixagem e masterizador que dê jeito.
E tem aquelas pessoas que tem mãos boas e tudo o que mexem fica bom, e tem aquelas que se coloca a mão na massa a coisa desanda, o leite estraga.
Um bom técnico que pegar uma música bem gravada e interpretada pode em poucos minutos fazer uma bela mixagem, ele vai aplicar os seus conhecimentos de forma intuitiva e fazer somente o que é necessário fazer.
E nós simples mortais, as vezes ficamos dias e dias procurando aquele som?
E é assim também na interpretação dos sentimentos da música, muitos não conseguem imprimir aquele toque especial, tocam muito mecanicamente.
Eu substituiria a frase "Receita de Bolo" por fontes de referência.
De qualquer forma não importa o título que se dê cada um em seu home studio tem que adotar uma série de procedimentos (e dicas) que se ficarem anotados num papel de fácil acesso ajuda no processo.
E assim é muito válida a criação deste tópico.
E neste caso é importante detalhar estas fontes de referência, como organizar e manter sem perder o foco.
Eu guardo as minhas referências numa pasta e num caderno as antigas (que só eu entendo), mas tá na hora de melhorar, e assim isto pode ser importante se for debatido em mais detalhes.
Um bom começo seria fazer uma classificação.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Eu tenho uma receita de bolo:

- Bons músicos
- Bons equipamentos
- Bons instrumentos
- Boa acústica
- Pro tools
- Mac
- Boa interface
- Peles novas
- Cordas novas
- Todo mundo tocando junto
- Conversa franca entre produtores, músicos, técnicos

Dai pra frente é só trabalhar que o resultado vem.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Hendrix

Só usar o Pro tools é querer que todo mundo coma o bolo feito numa máquina só, seria uma grande pobreza.
É apenas uma DAW uma ferramenta que não garante o bolo.

Slash_1989
Veterano
# dez/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Achei que você não curtisse o lisciel!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Slash_1989

Não entendi? o que o Lisciel tem a ver com isso?


Adler3x3


A realidade de um estúdio profissional hoje é trabalhar com pro tools, receber qualquer projeto do PT da maioria dos estúdios, como eu estou ficando cada vez mais profissional, então esse é o caminho que escolhi não me arrependo, tenho suporte e é o padrão no meu estúdio.

Com outras DAW sempre tive problemas, perdi a conta de quantas vezes tive que reiniciar o computador na frente do cliente, teve vezes que tive que formatar o PC no tempo que eu não tinha Mac e isso foi humilhante pra mim, então depois de ser humilhado por diversas DAW, e deixar o cliente na mão, hoje eu só uso o PT que não me humilha na frente dos meus clientes, e não perco meus projetos como já aconteceu em outros casos antes do PT.

Voce acha que isso não é garantir nada?

essa é minha receita, pode não ser pra outras pessoas.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Hendrix

Sim o Pro-tools é uma excelente DAW, assim como uma opção, um certo padrão nos grandes estúdios, mas existem outras alternativas..
Imagine se todo mundo só usa-se o PT, o mundo ficaria mais pobre, foi este o sentido que quis expressar.
Eu gosto da diversidade, quanto mais opções e alternativas melhor.

Não garante nada é no sentido de que só a ferramenta em si não produz o resultado, o fator humano é o mais importante.

Mas não esquenta, não tive a intenção de te chatear.

Mas vamos aguardar a manifestação de mais membros.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Adler3x3

Capaz, não teve chatiação, as vezes eu me empolgo em algumas história tristes do meu passado, realmente é preciso existir outras opções, eu usei muito, só quero dizer que no meu ponto de vista e no mercado atual, é díficl ficar sem o PT, recebi muitos projetos em PT pra finalizar, editar, conferir, ver o que podia ser melhorado na captação, imagina até isso.

Eu sempre tinha um certo medo de lidar com os clientes, e acho que não sou só eu, deve ser muito comum isso, a gente lembra das barbaridades que passamos nas mãos de vendedores, lojas etc.. nunca quis passar desconfiança pra ninguem com meu trabalho, mas veja só, com a experiencia dificil que eu tive com outras DAW, fui perndendo essa confiança, e na hora do problema é dificil achar uma resposta pra dar.
.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Hendrix

Eu sou meio contestador, sou contra os monopólios.
Não sou fanático, mas...
As vezes posso ficar meio chato.
Não gosto do Windows, da Apple, do Google e de tudo que tenta dominar o mercado.
Uso o Windows por imposição do mercado do meu lado profissional, e a música como hobby vem na carona., uso partições e hd extras para separar parcialmente.
Tenho alergia a estes iloks e até o momento não me submeti a nenhum, vamos ver até quando vou poder evitar, tenho tudo legalizado, e dos genéricos só baixo para experimentar, para depois comprar com conhecimento.
Não gosto da Avid, mas admiro o Editor de Partituras o "Sibelius, que é o melhor do mercado, mas uso o Notion e o Finale.
Quem gosta de monopólio são os Americanos do Norte, que ganham dinheiro com isto.
Rss...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Então o jeito é usar linux e audacit?

no primeiro driver que precisar de instalaçao manual o cara já desiste e volta correndo pro painel de controle do windows.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Hendrix

Eu uso o Linux., isto é usava até pouco tempo, mas por um problema no windows danificou tudo, e tive que trocar o hd do notebook que estava lento demais.
O Reaper funciona bem e roda os Vsts no Linux, assim como diversos programas que até comprei para rodar somente no linux.
E a maioria dos drives o próprio sistema instalou sozinho, não precisei fazer nada manualmente, nem interface de áudio nem drives de teclados e midi, nada, tudo automático.
Na questão de qualidade de áudio o linux esta em terceiro lugar, primeiro vem o Mac, depois o Windows e depois o Linux, mas por uma questão de limitação de oferta de produtos que rodem nativamente.
No geral no fim das contas o Windows acaba ficando em primeiro, também por força do monopólio do sistema operacional.
Mas no Linux se configurar tudo direitinho num bom equipamento dá para ter qualidade, que não fica devendo nada a outros sistemas.
Mas de modo geral qualquer um dos sistemas se bem configurado vai funcionar bem.
Em alguns aspectos o Linux é muito superior ao Windows.
O que me deixou contra a Apple é o monopólio da distribuição das músicas.
E agora já estou ficando contra o Androide que é outro monopólio querende se implantar.
Estou para limpar um dos Hds e comprar até um SSD para dar mais impulso e espaço para o Linux.
Mas tenho que ter tempo para fazer isto com calma, vou ter que usar ainda boot duplo.

donagilda
Veterano
# dez/14 · Editado por: donagilda
· votar


Hendrix Gallagher Straits

No seu caso acho que é por ai mesmo, já que teve experiencias ruins no passado e agora esta satisfeito com suas escolhas deve manter o caminho, é que o fato de ter acontecido com você não significa que vai acontecer com outros também, eu não me adaptei com PT, não porque acho ruim apenas não foi bom pra mim, e como não é minha profissão não me importo com isso.
Eu também passei apuros de travamento e etc, mas tinha noção que podia ser as piratarias que tinha no começo, depois de um tempo descobri o que era suficiente pra mim e legalizei tudo, mas ainda uso Windows num PC que eu mesmo montei e nunca mais tive qualquer problema, mas também estou ciente de que algumas coisas são inevitáveis e imprevisíveis, então é só estar preparado caso algo aconteça com seu sistema.

Eu uso o Reaper, porque me entendo melhor com ele, e quando alguém me pergunta porque não uso o PT apenas digo que não preciso dele, porque eu sou o elo mais fraco.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Cakewalk é mais roots! rs.

Curto uma "receita de bolo". É bom ter um ponto de partida mais ou menos estabelecido!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Slash_1989

Sobre o que voce disse do lisciel, acho que eu entendi.

Toda vez que alguem fala sobre um processo de gravação que envolve o analogico, tem a ver com o lisciel?

Acho que voce tem que ampliar seus horizontes, e o áudio não termina onde o lisciel parou, vá ler alguns livros, estudar mais sobre o assunto que voce vai evoluir muito.

O lisciel não inventou o áudio, deixa de ser lambe saco dos outros e então voce vai ver que existe um mundo lá fora onde existem muitas pessoas capacitadas tb.

Assim da proxima vez que voce ler alguem falando algo aqui no fórum, voce não vai ter apenas ele como referência na sua cabeça.

Slash_1989
Veterano
# dez/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Nossa, cara... Você tava ha dias remoendo essa hein?

Que tanto ódio é esse no seu coraçãozinho? Toma um leitinho quente e dorme no quarto dos seus pais hoje que amanha isso passa!

Boa noite!

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14
· votar


@OFF

Aquele Lisciel é meio estranho "às vezes"...

Ele diz: F***-se o mainstream, mainstream de c* é r****... Comprime muito, comprime essa p*rra aí !... Porquê?! Porque os caras lá fazem isso!... Que caras? Os que trabalham com Nickelback, Avril Lavigne, Katy Perry!....
_____________________________

Acho que daria pra trocar "Receita de bolo" pra "Receita do meu bolo"..
Porque acho que tem a ver muito com sua cozinha.. Com seu forno, forma.. E com o bolo que você gosta de comer... Ou que teus clientes gostam...

Adler3x3
Veterano
# dez/14
· votar


Bem pessoal vamos ao que realmente interessa que é o tópico em si, que pode ser proveitoso para todos.
Complementando:
O importante é ter os dados e informações num modo de fácil acesso, seja por simples anotações, sejam por planilhas ou textos feitos no computador.

Atalhos:
- atalhos (shortcuts) de teclado (PC) dos diversos softwares de áudio
Tabelas:
- andamento
informações do andamento em BPM do larguíssimo ao prestíssimo;
- dinâmica
tabela com as velocidades desde o "ppp" (pianíssimo) ao "fff" (fortíssimo)
- frequências
tabelas de frequências por instrumentos musicais;

Bibliotecas:
- bibliotecas de acordes de violão e teclado;

Imagens:
- Imagens da disposição dos instrumentos no palco de orquestras.

Pastas de arquivos:
- Manuais (softwares)
uma pasta no desktop de fácil acesso com cópia dos manuais dos softwares (DAW; Instrumentos, Plugins de efeitos, etc..)
Para leitura diária.
Também pode conter livros digitais sobre áudio.

Pasta de dicas:

- arquivos em pdf para leitura de dicas e informações obtidas na internet em geral sobre diversos temas: EQ, Master, Compressores etc..

Glossário:
Pequeno glossário de termos técnicos de áudio, que vai se montando aos poucos, a medida que se estuda e compreende o seu uso.

Projetos (pasta de fácil acesso)
- relação de projetos em andamento;
- ficha individual de projeto;

carlcarl
Veterano
# dez/14
· votar


El_Cabong
interessante a tua maneira de organizar o teu home studio.
sem querer aproveitar do teu trabalho e nem ser preguiçoso mas seria possível indicar fontes onde eu poderia encontrar regulagens semelhantes as que voce fez?
quero seguir o teu exemplo.
valeu
abç

El_Cabong
Veterano
# dez/14
· votar


carlcarl
Eai! Eu vou tentar colocar algo aqui sobre algumas coisas que eu faço no home Studio.

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


RafaelBernatto

"Aquele Lisciel é meio estranho "às vezes"... "

Lisciel... me lembra muito a Dercy Gonçalves!

MMI
Veterano
# dez/14
· votar


Não tenho receita de bolo não. Para mim não funciona, então cada vez que mexo com algum áudio eu tenho em mente o que quero e depois vou buscar. Aliás, na minha opinião o segredo é captar da melhor forma possível, a meta idealizada seria não mexer naquilo, sair pronto.

Lelo Mig

Lisciel... me lembra muito a Dercy Gonçalves!

Exatamente! Gostei... Mas a Dercy ainda é um ícone, tem seu lugar na história e merece respeito, apesar de tudo. kkkkkk

Ismah
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ismah
· votar


RafaelBernatto
Lisciel é meio estranho "às vezes"...

Quer dizer geralmente. Quer dizer, cada vez que ele abre a boca. Ele é muito entendido, principalmente eletrônica. E é um dos poucos que quer ENSINAR o que sabe. O cara tem seu mérito, não neguemos.

Quanto a contradição dele, não sei se fica claro pra vcs, mas é evidente que ele trata pop como pop, metal como metal, e arrocha como arrocha...

Todos

Eu tenho uma receita: experimente, na dúvida, faça pelo clássico. Quero dizer, hoje não tenho grana pra um EV V1 (194X) ou um RCA 44 (1932)...

Resultado?

Comprei um SM57 (na real, um clone, Arcano A57, muito comentado positivamente). É um mic usado universalmente pra instrumentos e amps... Carta confirmada que eu vou ter um timbre razoável...

Ele virou um clássico porque se tornou popular. Muita gente já experimentou ele de todas as formas, assim não há mais nada de novo a se fazer com ele - é um contra - mas na dúvida, possivelmente alguém já achou uma resposta para essa pergunta.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# jan/15 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Engraçado, tentei excluir minha conta em meados de 29/dez/14, desde então estive afastado, mas hoje ao verificar meu cadastro, descobri que ainda podia mandar mensagens, que engraçado isso.

Então aproveitando a oportunidade queria compartilhar com vocês uma imagem que achei na internet, e não sei porque me lembrei na hora muito de alguns usuários aqui no fórum e em vários lugares onde se discute áudio.

Este acessório ainda é muito utilizado em receitas de bolo.

Acessório para pessoas facilmente sugestionáveis

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Porque quis se afastar de nós?

Quanto a imagem... Not found, error 404...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah

Blz amigo? quanto tempo.

Sobre se afastar não quis isso, mas as vezes é preciso, eu sempre tentei passar o conhecimento que adiquiri ao longos dos anos. Escrever algo na internet é algo muito sério e aqui as vezes não é levado a sério ou é mal interpretado por algumas pessoas.

Se voce conseguir abrir a imagem vai entender melhor minha opnião sobre isso.

Abs

Tente esse link aqui abriu normal os dois links..

http://nsae02.casimages.net/img/2015/02/01/150201022634703617.jpg

http://www.clinikepsicologia.com/wp-content/uploads/2015/01/download-1 .jpg

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Of course! Mas isso sempre será assim... Vejo gente desse tipo o tempo inteiro... Quando vc tem razão por experiência, não há porque discutir. Mas espero que seja bem vindo de volta...

A título de curiosidade, um dos operadores de áudio, com mais de 30 anos de estrada, afirma veemente que som é uma onda eletromagnética.

El_Cabong
Veterano
# fev/15
· votar


Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Pitágoras

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


Sobre receitas de bolo.

Não uso, mais por ser desorganizado do que por ter algo contra. Mas uso muito presets. Presets são fundamentais pra mim, como pontos de partida. Acho o que fica mais próximo do que eu quero e vou fuçando até chegar no ponto.

Lembro de um velho colega meu, que tinha um estúdio (não home). Ele era radicalmente contra coisas pré-configuradas. Cada projeto que ele começava, fazia QUESTÃO de zerar tudo, apagar qualquer coisa pronta e sempre começar do zero absoluto... Dizia ele que cada música é uma música, então, cada uma tem que ter um tratamento único...

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

É isto mesmo;

Presets:
Serve como uma referência básica um ponto de partida.
Mas o ideal é o usuário ir criando os seus presets conforme o seu estilo, seus instrumentos e as suas configurações de áudio.
Pois cada música é uma música, um caso a parte.
E os presets foram moldados pelo design do produtor, usando determinados timbres e Vsts que são diferentes dos seus, e desta forma os presets não funcionam tão bem.
E de modo geral dá para dizer que os presets trazem dentro de si um certo exagero na aplicação dos efeitos.
E o que faço é diminuir um pouco a sua intensidade.
Por outro lado começar com tudo zerado sempre é a melhor opção, tudo centrado , tudo no mesmo volume, etc... e vai ouvindo e ajustando, dá mais trabalho, mas no final fica melhor.
Mesmo que de antemão você já saiba que um instrumento esta soando mais alto que os outros deixa tudo igual.
E tem gente que deixa tudo igual mas baixa um pouco o volume de da master trakc mais abaixo do zero db, e para escutar mais alto aumenta o volume dos monitores, depois conforme o trabalho progride ajusta, mas o importante é deixar um certo espaço livre para manipular melhor o volume.
Depende da urgência em fazer o trabalho.
E de certa forma quando perdemos tempo demais nos ajustes dos efeitos, é um sinal que estamos perdidos e a mix nunca é concluída, e muitas vezes tem que começar tudo de novo e zerado e sempre vai ter algum projeto que vai ficar eternamente na espera, pois contém muitos erros inclusive na composição e no arranjo, e aí não tem efeito que dê jeito, tem que fazer mudanças na gravação e no sequenciamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A "Receita de Bolo"