Sonar 6 - Como converter "instrumento vst" para "audio"

    Autor Mensagem
    willbarcellos
    Veterano
    # abr/07


    E ae galera, primeiramente parabéns pelo fórum, cada vez melhor...

    Fiz um projeto no Sonar 6, usando o instrumento vst para sequenciar a Bateria (O SessionDrummer2), do próprio Sonar...

    Até aí, tudo lindo, pois estou usando os samples do Drum Kit From Hell, por isso o som ficou chapado...

    Mas agora que terminei tudo, não sei como exportar essa batera do Sonar...

    Usei o SessionDrummer como Plugin de um canal de audio, porque foi o único jeito que encontrei pra usar ele.

    Ah, estou usando o Sonar 6, mas acho que o procedimento é o mesmo pro Sonar 4, 5, pois a plataforma não mudou muito, só alguns ajustes técnicos e muitas mudanças gráficas (De visual), então se alguém souber essa resposta para o Sonar 4, 5, pode mandar que deve ser a mesma coisa...

    Abraços e valeu

    willbarcellos
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    up

    ZeeG
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: ZeeG
    · votar


    q eu saiba vc tem q gravar pra transformar em .wav

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá Willbarcellos,
    gostaria que vc me explicasse como vc faz pra poder criar algum ritmo no (O SessionDrummer2), pois também tenho o sonar 6 e ate agora não conseguir fazer isso, e sobre a transformação pra audio, vc ja tentou abrir uma trilha de audio e colocar pra gravar a sessão de bateria? Não sei se é a mesma coisa, mas quando eu quero gravar um formato midi pra audio, eu deixo a musica tocando no sonar 6 e ao mesmo tempo gravando no sound forge, depois é só importar pra o sonar novamente ok? Tenta fazer isso, com midi eu sei que dá certo, porque eu faço, se vc puder me ajudar sobre o (O SessionDrummer2) e sobre Kontakt e Battery, eu ficarei grato, um abraço!

    sarpa
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    willbarcellos, no rack de plugins, do lado direito há um botão chamado "Freeze". É só clicar alí e esperar um pouco.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    Blog - "Áudio, Música e afins..." Visite!

    willbarcellos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    É, realmente vacilei, é muito simples mesmo, só gravar no próprio track que está selecionado o instrumento vst, ou em qualquer outro, depende do q quer...

    É q a gente vai usando muito software, e chega uma hora que a cabeça não acompanha mais, rs...Tem coisa q só faz no Sonar, outras só faz no Pro Tools, outra só no Reason, outra só no Sound Forge, cara, que merda, seria tudo mais fácil centralizar isso em um programa só, infelizmente não consegui fazer isso ainda...

    nenca - Meu, o SessionDrummer funciona como qualquer outro VST, mas ele não é igual ao EZDrummer, BFD, que é só abrir e já tá tocando...Nele voce precisa direcionar os SAMPLES pra cada peça...

    Assim: Clica com o botão direito no Kick...LOAD INSTRUMENT...Ae vai na pasta de SAMPLE de Batera e escolhe o Kick que preferir...ELE LÊ SAMPLES EM WAVE...Faça isso com todas as peças...

    Agora pra tocar voce tem 2 opção - 1 é abrir um track MIDI de batera dentro do próprio SessionDrummer clicando em MIDI - LOAD PATTERN...2 Voce escreve um canal midi no próprio Sonar (Ou qualquer Soft q estiver usando o Session) e direciona a saída desse track midi para o SessionDrummer...A 2º opção é a mais usada, e mais fácil de controlar, pois fica mais fácil de sincronizar a bateria com os outros canais...Só usa a 1º opção quando for um loop de batera sem mudança nenhuma, sem viradas, reta do começo ao fim...

    Sobre Samples

    Como eu tenho o BFD, EZDrummer e o Fruity Loops, eu já tenho bastante SAMPLE de bateria, então nem sei se o SessionDrummer vem com SAMPLE...Acho que não vem, porque procurei e não achei...Se caso voce não tiver nenhum Sample de batera pra usar, baixa o Fruity Loops que já vem com um pacote bem legalzinho pra começar a brincadeira...Se quiser um lance mais profiça ae pega o EZDrummer que é fantááástico, mas come uma memôria da porra !

    É isso, qualquer coisa falae, o que eu puder ajudar, to na àrea...Abraços

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ola willbarcellos, blz pela a dica cara, vou tentar fazer, eu tenho alguns sampler de bateria, mas o que eu não consigo é como criar um ritmo, eu so consigo tocar o que ja tem programado no SessionDrummer, mas criar mesmo nada da certo, se vc puder me ajudar mais profundo, se tiver como teclar com vc no msn, pra mim seria uma boa, eu consegui baixar uns programas midi yoke foi no que deu certo pra gravar em midi, mas não sei se ele vai funcionar com um teclado de verdade, pelo menos com o teclado do pc ele funciona, só fazendo o teste pra ter certeza né? Um abração colega!

    ZeeG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O ezdrummer pega uns 200 e pouco d ram neh? e o BFD? to pra compra um pc novo e jah to vendo d pega com 4gb d ram e dpois q pente d 2gb tiveh mais em conta troca td =P

    willbarcellos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    E ae nenca...Então, o lance é esse que eu te falei, primeiro abra um canal de AUDIO...Selecione o Instrumento VST SessiomDrummer...Agora com ele aberto, voce tem que selecionar um sampler pra cada peça...Vai no Kick e clica com o botão direito e escolhe a opção LOAD INSTRUMENT, ae vai na sua pasta de Sample e escolhe o Kick...Faça isso em todas as peças...
    Depois que todas as peças estiver com os Samples, abra um canal de MIDI...No OUTPUT desse canal que deve estar direcionado pro driver MIDI da sua placa, mude, coloque a saída dele para o SessiomDrummer, Pronto ! Agora é só escrever uma linha de bateria nesse canal MIDI...

    Zeeg - O EZdrummer pega mais ou menos uns 180 mb de Ram...Vamos dizer que voce tenha 256 ram no micro, ele até roda usando a memória virtual no PAU, correndo o risco de fritar tudo, pois pra rodar ele voce precisa lógico de memória pro Windows e + algum Soft que esteja usando (Sonar, Cubase, Nuendo etc)...
    O BFD é foda...Pega quase 250 ram e não acredito q compensa...Os sons groover já prontos são ótimos, mas quando se cria um novo não vejo tanta fidelidade quanto o EZDrummer...Além disso, ele ocupa um espaço gigantesco no disco e por ser tão grande, fica impossível de baixa-lo...Pra conhece-lo, tive que compra-lo (No mercado livre os caras vendem)...

    ZeeG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    VAlew Will, vo v c consigo o BFD e o Drum kit from hell e v kual roda melhor, mas pelo q eu vi das gravaçoes d amigos meus, os pratos do BFD saum melhores, mas a caixa e o bumbo soam meio stranho, meio q vc tem q modela o som com plug-ins como c fosse gravado d verdade, jah o DFH jah vem com as caixas meio q reverberizada.
    O ezdrummer ateh q eh bom, mas tem coisa q em semicolcheia pra mais rapido fica mt "metralhadora" =P

    willbarcellos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    É cara, na real se vc quer a perfeição eu sei como vc pode fazer...
    Vá para uma sala, com um ótimo pé direito e uma acústica muito bem feita, batera no mínimo uma Tama, pratos Sabian, um D112 no bumbo, SM 57 nos tons e caixa, 2 Condensador pra Over, mais alguns detalhes q não preciso redigir aqui, e é claro, um ótimo batera ! rs....

    Não me entenda mau, sou brincalhão mesmo, não estou te zuando...
    É que essa é minha forma de enxergar um instrumento virtual...Não espero muito deles, acho que eles são 2º plano, veio pra nós facilitar e agilizar, são para pré-produção, ou uma produção mais econômica...
    Na real, pelo menos até HOJE, não fizeram nada igual à uma pessoa atrás de um bom instrumento executando com as próprias mãos...Voce pode ter o MELHOR PC, 4 GB Ram, 600 Gb HD...Quanto mais MAQUINA, mais FÁCIL o trampo, mas fidelidade mesmo a máquina ainda não superou as mãos...

    ZeeG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ateh eh melhor, mas aonde vo arranja cara q toke bem, q naum c perca com metronomo, num studio q tenha microfones e ekipamento top, com um diretor técnico bom, e num paga nada por isso =P
    Isso soh pra batera, imagina c for conta um piano d cauda, cordas, coros, etc
    VSTi eh usado ateh pra gravaçao profissional, ateh musicas do shaman, angra, etc saum arranjadas com VSTi, e engana mt bem.
    Entendi seu ponto d vista, mas acho q nem tem como compara as 2 coisas, sendo q num pc bom vo paga na faixa d R$2700,00 (num amigo meu q parece q a ponte da amizade passa pelo kintal dele) com uma Asus foda d 600 conto, Pentium 2.6ghz duo, 4gb d ram(podendo expandi pra 8 ou mais c bobia), 2 hdds d 160gb, uma ATi d 512mb, etc, e vo pode usa kuase todo VST foda, mais os monitores e a placa delta 1010 q vo t q compra tb
    E c fosse compra uma batera, ou t q fica alugando studio e contratando baterista nem ia compensa, soh c kuando eu ficar velho eu ser um produtor renomado, fora isso pra i aprendendo nada melhor q usa instrumento virtual =D

    nenca
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: nenca
    · votar


    Ola amigos, vc que mexe com musica creio que a algun tempo, vcs poderia me passar uma informação sobre como configurar o sonar e o teclado musical? o meu teclado é um yamaha psr 2100 o sonar é o 6, comprei o cabo midi, mas ate agora nada de gravação midi, o colega willbarcellos ate me deu umas dicas beleza, mas eu só consegui gravar com um teclado de pc, mas eu quero realmente é gravar com um teclado musical ok? E ai ZeeG e willbarcellos, vcs tem alguma coisa pra me passar? Um abração e fica com Deus!!

    ZeeG
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nenca

    Eu num sei como configura o MIDI port no sonar, eh soh vc procura o MIDI setup e ativa a entrada midi, ai no track do VST ou no propria VST vc tb pode configura eu acho, eu num mecho ainda direito com essas coisas, eu ainda vo compra meu pc =P
    Spero q alguem t explike melhor, e c deh vc tb poderia explica pq vc naum consegue usa o teclado c naum for problema da configuraçao

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ola ZeeG, vc falo sobre ativar a entrada midi na track VST, vc acredita que nunca tinha pensado nisso? Vou tentar pra vê se dar certo, eu sempre mexia no dispositovo midi, que é entrada e saida, mas agora estou lembrando que tem que configurar a track tambem né mesmo ZeeG? Um abração amigão obrigado pela a dica!!!

    willbarcellos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ZeeG, entendi seu ponto de vista, e acredito que alguns caras já usam o VSTi nas gravinas profissionais...Mas PRINCIPALMENTE BATERIA que é um instrumento que precisa de MUITA dinâmica, acho difícil ser comparado à um músico...
    Trabalho de assistente em estúdio de gravação, e te digo que tem 2 tipos de músico, Um é pra estúdio, e outro é pra show...Pode achar um absurdo, mas pode ir atrás disso e vai ver que estou certo...Tem alguns bateristas que vão lá no estúdio, pegam as partituras e saem gravando de prima ! E coisas difíceis...Mas esse mesmo cara, eu já tive oportunidade de ver um show dele ao vivo, nooosssaaa !!! terríveel...

    Mas enfim, o importante é que os VSTi existem e estão melhorando cada dia mais...rs

    nenca - Uso o meu teclado no Reason, só uso o Sonar pra Edições de Audio e MIX, pra escrever MIDI prefiro o Reason, até mesmo porque, o Sonar é um saco pra configurar qualquer coisa...tomara que esse toque do ZeeG tenha dado certo...Abraços

    cilinhas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    clica no canal e da um burce trak

    cilinhas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    kit de batera igual o bfd nunca vi

    Diego_Mafisolli
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E ae galera, sou novo no forum, estou quase comprando um teclado controlador midi M-audio Prokeys 88sx, a minha dúvida é a seguinte....

    Eu conectando o teclado ao pc com um bom software como Cubase, Sonar...instalado, quando eu tocar no teclado o som do timbre selecionado no software sairá na caixa de som do pc, ou sairá através das caixas de som do teclado?

    Robsonbbe
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Alguem pode me informar como encontrar o programa holand vsc pra baixar (com o serial)? Desde ja agradeço.

    P.C.BARROS
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olá galera, preciso de uma ajuda de vcs. Instalei o SONAR 6, mas não sei como cortar a última nota e após isso, estica-la para fazer o fade out. Isso é para usar em show ao vivo, ou seja, a banda ao vivo faz o último acorde junto com a trilha esticada. Desde já agradeço. Abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonar 6 - Como converter "instrumento vst" para "audio"