Microfones com mofo.

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14


    Olá, caros.

    Hoje encontrei uma caixa com microfones dinâmicos que estava "desaparecida". Fiquei feliz por um instante, já que estou precisando de microfones, contudo, senti um cheiro forte de mofo saindo da caixa. Deixei-os fora, pegando um ar, mas quando fui verificar o cheiro persistia. Abri cada um e não há bolor visível.

    Há como recuperar esses microfones? São microfones para voz. Não quero matar as pessoas que forem usá-los.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    1- Passo: Remova a grade/grelha (quase todo dinâmico a grade é removível, parafusada ou com algum tipo de encaixe). Não coloque força, têm jeito certo para sair e não é a força bruta.

    2- Limpe bem a grade, ela estará separada, então não acarretará dificuldades ou perigos ao captador. Água e detergente e escova de dentes, depois seque bem com um paninho tipo "fralda" e deixe no ar e sol, secador de cabelos também são bons. A maioria dos microfones (tipo Shure) a grade é niquelada e super resistente a ferrugem, porque prevê que receberá saliva. Então não precisa ter medo de água.

    Se não possuem grades removíveis (tipo SM 57), aí tome um cuidado maior. Escova de dentes levemente (bem levemente mesmo) umedecidas e limpe-o de cabeça para baixo, para não correr o risco de umedecer dentro.

    Esta técnica também é útil para limpar a espuma que cobre o diafragma dentro de um SM 58, por exemplo.

    Limpar a grade e a espuma é o suficiente. Se precisar limpar "algo" dentro ou próximo ou o próprio diafragma, nada mais que um pincel suave, macio, paciência e cuidado e microfone de cabeça para baixo.

    Sabe aquela dúvida que sempre pinta na hora, tipo: "Se eu forçar aqui será que vai foder? A resposta é VAI!"

    Então, muita delicadeza.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig

    Dar umas "sprayadas" de limpa contato não poderia ajudar?

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Iversonfr

    Limpa contato não vai tirar o cheiro ruim.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    JJJ

    Mas não ajudaria a conservar o mic? Sei lá acho que não é igual, mas objetiva de camera se der fungo da uma dor de cabeça que até pode perder a lente. É raro mas acontece.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    A grade é removível sim. Já havia aberto eles e o cheiro de mofo está por toda a parte, inclusive na cápsula.

    A grade tem uma espuma colada por dentro. Pensei em mergulhá-la em uma solução com água sanitária, atacar com uma escova de dente e depois secar ao sol. Serei precavido como sugeristes quando for limpar a cápsula.

    Obrigado pelas dicas.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14
    · votar


    Iversonfr

    "Dar umas "sprayadas" de limpa contato não poderia ajudar?"

    Não sei se os ingredientes atuarão eficazmente no mofo. Esse negócio de "sprayar" sempre temos de ter algum cuidado, porque podemos estar "soprando" impurezas para dentro e para locais de difícil acesso posterior.

    entamoeba

    Esqueci de dizer: Mofo é um tipo de fungo, se reproduz e coloniza matéria orgânica, expelidas na saliva e etc.

    Um eficaz agente para limpar e eliminar mofo é o Vinagre.

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    Um eficaz agente para limpar e eliminar mofo é o Vinagre.

    É verdade. O duro é aguentar o cheiro de vinagre na hora de cantar... kkkkk

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    Iversonfr
    JJJ
    Obrigado pelas respostas!

    No fim das contas, o acaso resolveu para mim. Viajei no fim de semana e esqueci os microfones próximos a uma janela que pega sol. Quando voltei, os 4 que ficaram lá estavam sem cheio. Apenas um, que estava em um quarto escuro, continua com cheiro: mas agora já está tomando um banho de sol.

    Vinagre é uma boa mesmo. Já recorri ao vinagre para limpar uns cabos embolorados uma vez e funciona bem. Não considerei, no começo, por causa da acidez. O cheiro residual também pode vir a ser um problema, como lembrou JJJ.

    Multivozes
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Multivozes
    · votar


    ..........................................

    Multivozes
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Multivozes
    · votar


    Isso é causado por excesso de cuspe, saliva contaminada de quem cantou neles, fácil resolver este problema, basta fazer uso de enxaguam-te bocal ou melhor escovar os dentes com mais frequência antes de inventar querer cantar, se não podes aguentar a vontade de querer dar uma de cantor rsrs melhor mesmo então usar um pop filter caso o candidato a cantor ñ consiga parar de cuspir. Sobre aproveitar seus microfones, penso que é melhor você comprar outros, isso é se você tiver grana, mas é logico que você não tem né, querendo aproveitar microfone velho e fedido, aproveite então e troque aquelas sucatas velhas do fundo da sua residencia por microfones usados e mais limpos na feira da marreta. kkkk

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig
    Água e detergente e escova de dentes, depois seque bem com um paninho tipo "fralda" e deixe no ar e sol, secador de cabelos também são bons.

    A própria Shure recomenda água sanitária/Qboa.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Multivozes,

    Sei que a tua resposta é uma retaliação, mas me deu a oportunidade de elucidar um ponto que não foi debatido.

    Os microfones que encontrei mofados NUNCA tinham sido utilizados para voz. Comprei-os para microfonar uma bateria e jamais o fiz! Eles foram guardados novos! Já os meus microfones de uso corriqueiro nunca apresentaram bolor, o que refuta a hipótese da saliva como causa.

    Hoje, os microfones em questão estão em uso (nos ensaios da minha banda) e sem cheiro algum.

    Acabei lavando uma das espumas com uma solução de vinagre (que deixou um cheiro forte por alguns dias) e os demais com água sanitária. O tratamento das cápsulas foi sol - e só!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfones com mofo.