Finale 2014 e 2012 problemas de áudio

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# jul/14
· votar


Adler3x3

Hoje tá tranquilo, por isso abria a partitura em pdf. Hoje eu abro o finale direto.

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jabijirous

As vezes eu faço música direto pelo piano roll, mas num certo momento do processo, não consigo ficar sem ter que observar a partitura do projeto.
A vantagem do Mixcraft é que tem um pequeno editor, mas dá para ver um instrumento por vez.

E aí exporto o midi para ver no editor de partituras, sei lá só me sinto seguro observando uma partitura completa.
Muito embora as vezes pelo processo de humanização a partitura não fica exatamente correta.
E observando a partitura completa se nota quando existem espaços vazios a completar, e outras possibilidades, e é mais fácil observar e detectar os erros na composição, mesmo com instrumentos puramente eletrônicos.

Jabijirous
Veterano
# jul/14
· votar


Adler3x3

É por isso que eu sibelius colocou o rewire. É uma sacada muito boa, mas só tem no sibelius.

A galera está pedindo rewire no finale, não sei pq não colocaram isso ainda.

Imagina você ver a partitura e sequenciar o midi na DAW ao mesmo tempo e sincronizado? Só o sibelius faz isso

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/14
· votar


Jabijirous
Imagina você ver a partitura e sequenciar o midi na DAW ao mesmo tempo e sincronizado?

E ainda ouvir o resultado simultaneamente com os instrumentos virtuais já aplicados a cada instrumento da partitura (especialmente com uma biblioteca boa, tipo o Vienna), e ainda com a facilidade dos soundsets para a escrita?

Meu sonho.

Pena que tenho uma carroça, ao invés de um PC maneiro =/

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jabijirous

Bem.
Acho que não é bem assim.
Ver a partitura no editor de partituras e sequenciar na DAW, não tem como.
Pois o recurso de rewire é somente de áudio.
Se você entra com algumas notas na DAW, estas mesmas notas não vão aparecer no editor de partituras.
Vão ser só reproduzidas.
O que fica sincronizado é o áudio. (e claro o midi de origem)
E claro a partitura no Editor vai acompanhar o áudio.
Talvez o melhor resultado seja o de usar os efeitos da DAW, sendo a DAW o host, e o editor de partituras o slave (mas com toda partitura dentro do editor)
Mas isto não possibilita edições mais detalhadas.

E até fazer alguma automação fica complicado.
O recurso do Rewire não é tão interessante assim, fica um pouco pesado.
Tem que ter uma configuração/setup bem poderosa.
Uso Rewire no Notion que é mais leve que o Finale e Sibelius.
Mas somente para testar como ficaria o som usando certos plugins, numa parte mais para a frente do projeto, que inicia no editor de partituras e termina na DAW.
A engine de áudio do Finale vai ter que passar por uma revisão completa para poder usar rewire.
Acho um recurso interessante para aproveitar algum instrumento, mas em todas as tracks não.
Tive um caso de um tímpano que não conseguia acertar na DAW, e só consegui usando o rewire no notion.
Ainda acho que a melhor opção é exportar e importar áudio.

O Recurso de Rewire foi desenvolvido pelo fabricante do Reason, e neste software como slave funciona muito bem, já em outros percebi que nem tanto. (e o Reason tem uma biblioteca de instrumentos bem ampla, num formato diferente de arquivo (Refil) motivo pelo qual inventaram o rewire).
Sei lá diferentes formatos, diferentes DAWs para se aproveitar alguma coisa da outra parte.
É válido quando o programa escravo (slave) tem uma boa biblioteca de instrumentos que se queira explorar, e que não seja possível usar no processo normal.

Bem até o momento não fiz uma produção completa usando rewire e posso não ter explorado todas as possibilidades.
Mas se você faz uma edição de midi numa parte, na outra parte não aparece.
Talvez algum membro aqui do fórum possa esclarecer melhor.

Fica com a palavra o Makumbator, que usa o Sibelius a fundo, mas não sei se usa rewire.

Edit:
Acho que a tendência é dos editores de partitura terem mais qualidade em áudio, chegando a ser uma DAW.
O Sibelius e o Notion já deram um passo neste sentido.

makumbator
Moderador
# jul/14 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous
A galera está pedindo rewire no finale, não sei pq não colocaram isso ainda.

Deve ser lance de grana pela licença que o fabricante tem que pagar. Por isso não devem ter colocado.

Adler3x3

É, o rewire é "apenas" uma forma de direcionar o áudio da editor de partituras aberto ao fundo para a DAW. A vantagem é poder sincronizar o som do editor com outras pistas e efeitos que estão na DAW. Obvimente que se a pessoa quiser mudar uma nota ou outro detalhe na parte da notação terá que alternar o foco para o editor e mudar lá. A não ser questão de tempo (andamento), em que a mudança na DAW obriga o editor a seguir automaticamente.

Die Kunst der Fuge
E ainda ouvir o resultado simultaneamente com os instrumentos virtuais já aplicados a cada instrumento da partitura (especialmente com uma biblioteca boa, tipo o Vienna), e ainda com a facilidade dos soundsets para a escrita?

Meu sonho


Ah, mas pra isso não precisa de rewire, é só carregar os VSTis direto no editor de partitura e aplicar os soundsets (no caso do Sibelius), que fará com que cada sampler responda aos comandos técnicos que você inserir (legato, stacatto, pizz, frulato, tremolo, etc...).

Não é esse peso todo que falam. Se vc consegue abrir os mesmos instrumentos na DAW para usá-los em um midi, poderá carregá-los no editor de partitura (desde que tenha suporte a instrumentos virtuais externos, obviamente). Só host é diferente. No primeiro caso é a DAW, e no segundo o editor de partitura.

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu ainda uso um misto.

Aproveito o controle de articulações do Notion, que tem presets para os instrumentos nativos, para Miroslav, Viena e outros.
Os sons nativos do Notion são razoáveis, melhores que os do Finale.
Basta a articulação estar notada que o Notion coloca automaticamente o instrumento para soar.
E dá para criar estes presets ou templates.
Mas ainda não fui muito a fundo.
E o Notion aplica muitos dos recursos no próprio midi.
E assim quando vou usar instrumentos diferentes na DAW, procuro seguir como o Notion fez. (ou tento entender como fez).
E uso o Finale para outras edições especiais, assim como outros sequenciadores midi que tem outros recursos, e até o meu teclado Yamaha PSR S 910, que tem uma DAW interna e é completo em midi (tem tudo de midi) e o processo de humanização de um estilo que você mesmo pode criar , fica melhor ainda.)
E o Teclado junto com o Band in a Box, dá para criar muito coisa legal já humanizada.
E assim vou intercambiando (exportando e importando até conseguir o resultado ideal)
Exemplo:
01- Começo no notion;
02- Exporto o midi para a DAW;
03- Uso outros instrumentos de melhor qualidade, mas as vezes aproveito algum instrumento do próprio Notion.
04- Algumas tracks ou partes exporto para o Finale para aplicar algum efeito de midi;
05- E fica um vai e vem, e as vezes quando consigo ser mais detalhista, jogo para dentro do teclado o midi, e altero lá, e depois exporto para midi, e uso outros arranjadores que ajudam a humanizar..
06- Outros programas:
Tem o Style Enhancer e Onix Arranjer que são programas especializados em modulagem midi, são programas russos da Jasmine. (basta fazer download das versões free, e comprar mais estilos e outros recursos se assim quiser, mas só com a base free já dá para fazer muita coisa interessante.
Vale a pena ter no conjunto de ferramentas de midi.
E dá até para criar música dentro deles, só que com um som primário de soundfount, mas depois se exporta e na DAW coloca os instrumentos de qualidade.
As vezes os programas exageram no uso de algum detalhe como o da rotatória do teclado, mas depois desligo no midi da DAW.
E dá para dosar, e assim se ficar importando e exportando vai chegar num ponto que o midi fica bem legal.

Site:
http://www.jasminemusic.com/products.htm

Mas claro nem sempre tenho a paciência de fazer tudo isto.
Mas se consegui-se fazer a qualidade ficaria diferenciada.
Deveria fazer, mas para isto tem ir a fundo no projeto, demora um bom tempo, mas o resultado vale a pena.

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


post duplo, não sei porque ocorreu.

Mas o que eu queria editar e destacar.
É que se importar um arquivo "xml" de uma partitura bem feita, o Notion com seus instrumentos Nativos aplica muito bem as articulações, e fica prazeroso ouvir, basta inserir os efeitos que se quiser (aplicáveis a música), pois o Notion é quase uma DAW também.
Obviamente se a partitura não for de qualidade, o resultado também não vai ser.
Só que tem um detalhe, por um custo muito menor do que o Finale e o Sibelius, e notion tem coisas que outros não tem, ou não sei dizer,mas é mais ágil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finale 2014 e 2012 problemas de áudio