Criação de um quarto acústico. Como?

    Autor Mensagem
    Dan_bol
    Veterano
    # jun/14


    Bom dia. Estou montando um pequeno studio e meu parceiro disse que a acústica que ele saber fazer é a seguinte
    Folha de madeira // Madeira nas laterais com vão entre elas // Outra folha de madeira // Espuma
    Cada parede com 2.5X2.5 vai sair mais ou menos por 200 R$.
    Queria saber se existe outra forma de fazer isso mais em conta e que fique bom também. Alguém sabe?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Dan_bol

    Amigo, entenda o seguinte:

    O que é um quarto acústico? Você sabe exatamente o que precisa acusticamente?

    As pessoas, geralmente, têm uma visão equivocada do que é ou seria um tratamento acústico. Explico:

    Tratar acusticamente é "ajustar" o ambiente para suas necessidades, eliminando determinados inconvenientes.

    - Precisa eliminar reverberação?
    - Existe muito brilho, reflexão?
    - O som embola? Soa grave? Soa agudo?
    - Propaga eco ou reverberação?
    - Precisa isolar acusticamente para não incomodar outros cômodos e/ou vizinhos e/ou não ter invasão sonora vinda de fora?

    Percebe? Você, antes de fazer uma segunda parede, seja em madeira, seja em lã de rocha, seja em espuma acústica, precisa avaliar o que precisa e julga ideal acusticamente, para só depois pensar na solução ideal.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Lelo Mig
    Bem frisado!

    Tratamento acústico não é enfiar aleatoriamente absorvedores, seja lá do que forem feitos.

    Tem que fazer medição, tem que saber onde colocar, e o que colocar em tal lugar. É muito mais complicado do que seu parceiro diz fazer.

    Sem cálculos e sem medições você esta cego. Nesse caso o melhor a fazer para melhorar sua acústica é colocar sofás e cortinas pelo quarto.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Dan_bol
    para isso existe a engenharia acústica e os profissionais que lidam com ela,eles podem projetar uma sala com a melhor acustica possivel dentro de um orçamento minimo..... se vc não pode pagar o trabalho deles e o orçamento, acredito que o resultado nunca vai ser muito legal.

    Dan_bol
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Entendi. No caso, esse "quarto' tem 2,5 por 2,5. Realmente é pra ser um studo e não um casa (pela questão dos sofás)
    Estou criando esse studio em uma cidade pequena onde não existe mão especializada em musica geral.

    Queria mesmo tirar somente o eco por estar vazio, mas ainda não fui no local testar a sonoridade do ambiente, como grave, agudo e eco.
    Vou fazer uns testes lá e quando terminar volto a pesquisar a fundo.
    Obrigado pela atenção.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    galera aproveitando a perguntado do colega.

    é possivel fazer uma sala de gravação dentro de um apartamento comun, isolada o suficiente pra não incomodar nenhum vizinho mesmo a volumes super altos?

    ogner
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Sim, Box in a Box!!

    Um amigo fez dentro de um ap normal em copacabana ( Rio ) e ficou show!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Poucas semanas atrás o GersonM postou no fórum de canto um projeto de cabine pra treinar canto sem incomodar vizinhos. Mais tarde procuro o tópico.

    Mas também tô muito interessado em ler outras soluções e opiniões sobre o assunto.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    é possivel fazer uma sala de gravação dentro de um apartamento comun, isolada o suficiente pra não incomodar nenhum vizinho mesmo a volumes super altos?

    Sim, é. Já gravei no estúdio de um amigo, no apartamento dele, onde mora. Coisa profissa, técnica, sala de gravação tratamento nas 2 salas, portas acústicas, coisa linda e funcional. E não é um super apartamento, o imóvel em si é pequeno e simples. Tudo isolado e tratado, dava para abrir o volume razoavelmente, a noite toda sem que os vizinhos percebessem. O cara foi da banda da Ivete... Faz muitos trabalhos comerciais lá.

    A questão é... Volumes super altos? Para que?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    baterias, valvulados de 150w 4x12(que nem tenho) no talo... e o que o fetichismo musical permitir heheheheh.

    ----------------------------------------------------
    outra coisa galera.

    pra fazer isso seria tipo um investimento bilhonario.... ou é algo que da pra pagar?

    procurar quem? um engenheiro acustico?


    existe a possibilidade de eu ir morar em um apartamento no futuro... e tenho essa curiosidade bem pertinente.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    baterias, valvulados de 150w 4x12(que nem tenho) no talo... e o que o fetichismo musical permitir heheheheh

    Bateria ok. Mas esse 150W no talo é a maior bobagem. Tudo bem ter esse fetiche, faça isso um dia, de preferência num local aberto. Mas é bom esquecer isso para gravar, mesmo num grande estúdio. Isso não é equipamento ideal para gravar, muito menos em homestudio, muito menos ainda em apartamento.

    Tem muitas empresas de acústica. Muitos engenheiros e arquitetos podem fazer um projeto disso.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    pra fazer isso seria tipo um investimento bilhonario.... ou é algo que da pra pagar?


    O limite é o que vc pode/quer (nessa ordem) pagar...

    procurar quem? um engenheiro acustico?

    Alguns caras da área do áudio fazem isso. Aqui no sul, recomendaria caras como Geraldo "Gege" Antonetti (Walther Morais), Marcelo Silva (free-lancer), SeNiko (Brilha Som)... Também de sonorizações, como a Energy Som, Impakto Vento Norte etc...

    Um Engenheiro de áudio seria o cara pra fazer isso, mas é difícil achar um que faça o serviço, a maioria que conheço só faz o projeto e fim. Também tem empresas especializadas na área, mas nunca vi num caso extremo - e quero ver microfonar um 100W no talo, clipa até o microfone.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Rhoad, não pira!!

    Além do risco de perder audição, dependendo do tamanho do ambiente só o SPL (pressão sonora) dos falantes vai "buffar" os microfones e ficar uma merda.

    Volume não têm nada a ver com qualidade de gravação.

    Toma um banho nas cataratas do Iguaçú que além de "esfriar a cabeça", ou até quebrar o pescoço, você irá entender que existe uma relação de pressão ideal entre o emissor e o receptor.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Meu caso é um pouco diferente do rhoadsvsvai, exagerando um pouco, aqui até volume 1 é mesma coisa que um 150W no talo. Vaza muito som de um ap pro outro; totalmente impraticável uma bateria acústica mesmo durante o dia; impensável fazer som de madruga.

    Minha preocupação é não incomodar os outros, poder tocar ou cantar sem se preocupar em maneirar na dinâmica; e não colocar um carro de som dentro do prédio (huehuaheauehau =p).

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    TG Aoshi

    Pepino desses é foda. Melhor morar na rua :P

    Cara, precisa ser avaliado, paredes duplas (ou simples sobrepostas) com espuma acústica, reposicionamento, etc...

    ogner
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    pra fazer isso seria tipo um investimento bilhonario.... ou é algo que da pra pagar?
    A area que meu amigo tem é irregular, tipo um "L", mas a area total é pqna.
    Tem uma batera montada, o PA e amps de guitarra ( Pro Jr) e um de Baixo sei la qual. Deve dar no maximo 10mt². Ele é engenheiro então nao gostou nada com projeto, apenas mão de obra e material. Ele gastou por volta de 35 mil dilmas. Ele fez o box in na Box classicão..
    Não sei os datalhes tecnicos, mas a ideia é essa!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de um quarto acústico. Como?