Como gravar com uma mesa sem USB?

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14


    Bom dia.

    Galera, já dei uma pesquisada no fórum, entretanto não encontrei nada muito útil.

    É o seguinte, eu estou precisando fazer umas gravações com uma mesa de som que não possui USB e não estou conseguindo fazer esse processo.

    Ontem tentei ligando um cabo RCA no output da mesa e com um adaptador p2 no notebook; não deu certo.

    Gostaria de saber quais cabos eu preciso para fazer esse processo de gravação, lembrando que preciso que seja feita a gravação e simultaneamente o som continue saindo nos PA's.

    A mesa é uma parecida com essa, mas com 6 canais: http://images.tcdn.com.br/img/img_prod/101807/2668_1_20130709104832.jp g

    Se alguém puder me ajudar fico grato.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Pra fazer a coisa decente até onde entendo, voce precisa de um Splitter tipo ISSO AQUI, pois se caso der pau na gravação, o som continua rolando. Depois voce precisa de uma interface de gravação de 8 canais de preferência firewire, aí tem bastante informação no fórum.

    Essas gambiarras que voce ta tentando fazer são muito ruins e não dará pra mixar depois, ficará muito amador. Se a intenção for gravar pra por num DVD ou algo do tipo esquece, se for só pra ter um feedback simples, eu acho melhor pegar um gravador de mão tipo zoom H4n que a qualidade creio que fique até melhor. Abs!

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte
    Ontem tentei ligando um cabo RCA no output da mesa e com um adaptador p2 no notebook; não deu certo.

    Se a mesa não tem uma interface interna essa seria a ideia.

    Pegar uma das saídas (LINE OUT, Monitor, Control room, etc...) e jogar na entrada (LINE IN) de uma placa de som do computador.

    Não deu certo por quê? Não saiu som nenhum ou só ficou ruim?

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Iversonfr
    Essas gambiarras que voce ta tentando fazer são muito ruins e não dará pra mixar depois, ficará muito amador. Se a intenção for gravar pra por num DVD ou algo do tipo esquece

    A ideia é fazer algo com qualidade, "comerciável".

    JJJ

    Pegar uma das saídas (LINE OUT, Monitor, Control room, etc...) e jogar na entrada (LINE IN) de uma placa de som do computador.

    Foi isso que tentei fazer; pluguei o RCA na mesa (output) e coloquei p2 na entrada de mic do notebook.

    Não deu certo por quê? Não saiu som nenhum ou só ficou ruim?

    Não saiu nenhum som; tentei gravar utilizando o Audacity por não ser tão pesado quanto o Sonar 8.5.

    Uma placa desta aqui ajudaria: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547201842-placa-de-som-51-usb-3 d-adaptador-audio-frete-gratis--_JM

    Eu tenho uma interface da ART, esta: http://artproaudio.com/discontinued_products/discontinued_products/pro duct/usb_dual_pre/

    Só que conforme relatei neste tópico, ela está danificada.

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Cara, se não saiu som é porque alguma coisa estava errada. Era pra sair.

    O que pode ser verificado:

    - volume de saída da mesa
    - volume de entrada da placa de som
    - input correto para gravação na placa de som
    - qualidade do cabo (mau contato)

    Tenho certeza que o problema é uma dessas 4 coisas acima...

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    JJJ

    Dá para gravar somente com o cabo RCA na mesa e o p2 no notebook e continuar saindo o som nos PA's?! Eu estou achando que são poucos cabos para o que eu intento fazer, não sei.

    Dos itens que você citou, o único que talvez eu não tenha checado seja o volume de entrada da placa de som; os demais itens estão ok.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte
    A ideia é fazer algo com qualidade, "comerciável".

    Se a ideia é essa, realmente pegando a saída da mesa não ficará bom, mesmo que consiga com a ajuda do JJJ.

    Todos seus canais já entrarão misturados na interface, então voce terá somente um L/R usando sua interface, não conseguirá ajustar posteriormente volume dos instrumentos e microfones, não conseguirá equalizar nada pois estará tudo junto. No máximo vai por um equalizador meio geral. Isso costuma ser bastante trabalhoso e o resultado não fica bom a ponto de ser "comerciável". A propósito, o que que voce quer gravar? quantos instrumentos e microfones ao mesmo tempo?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Gravar direto de uma mesa sem USB, gravar direto sem interface, etc...tudo isso é possível e até passível de conseguir resultados satisfatórios para fins de estudo, registro de composições e arranjos, demo para amigos e/ou criticas.

    Contudo..."a ideia é fazer algo com qualidade, "comerciável"". aí já é pedir demais.

    Precisa investir alguma coisa amigo.......

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig tem razão... Mesmo com mesas top's como YAMAHA CL6, MIDAS M32, Soundcraft Si6 não sai algo satisfatório...

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Iversonfr
    A propósito, o que que voce quer gravar? quantos instrumentos e microfones ao mesmo tempo?

    Então, o que eu quero gravar são os cultos da igreja a qual faço parte, mais especificadamente o momento do sermão, ou seja, no máximo estarão sendo gravados o mic do ministrante e um fundo musical.

    Lelo Mig
    Contudo..."a ideia é fazer algo com qualidade, "comerciável"". aí já é pedir demais.
    Precisa investir alguma coisa amigo...


    Sim, eu entendo; mas como eu disse aqui acima, é para gravar somente as prédicas que serão ministradas nos cultos, logo é apenas a voz do pregador, com isso que creio que consigo pegar o resultado obtido com essa gravação "meia boca", jogar no Sonar 8.5 e fazer algo decente na mixagem.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Ismah

    é para gravar somente as prédicas que serão ministradas nos cultos, logo é apenas a voz do pregador, com isso que creio que consigo pegar o resultado obtido com essa gravação "meia boca", jogar no Sonar 8.5 e fazer algo decente na mixagem.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Aí muda tudo..........hehehe.

    Cara, faça um cabo (muito bem feito) RCA >>> P2. Use o REC Out da mesa....não têm erro.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte
    no máximo estarão sendo gravados o mic do ministrante e um fundo musical.

    Bemmm mais fácil. Eu e todo mundo estávamos achando que voce queria gravar uma banda inteira mais os vocalistas. Voce precisa de 1 canal só.

    A sua mesa então é a PMP1000 pelo jeito. Voce vai usar provavelmente a saída RCA que voce tem na mesa la em cima. Pega um cabo DESSE AQUI pra sair da mesa e entrar na sua placa de som, acho que resolve.

    Lelo Mig
    Cara, faça um cabo (muito bem feito) RCA >>> P2. Use o REC Out da mesa....não têm erro.

    Não seria RCA > Xlr como o que mostrei acima? também acho que dá pra usar a saída P10 da mesa se ele não estiver usando, aí faria um P10 > Xlr. Pelo que me lembro, a vantagem do tape out é não ser afetada pelos faders, o que é interessante pra gravação ao meu ver. Alguém me corrija por favor se falei besteira.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig
    Iversonfr

    Não entendi nada sobre esses cabos.

    Eu tenho um cabo RCA e um adaptador RCA > P2

    Estou colocando o RCA na mesa ("lá em cima", no output) e o P2 na entrada de mic do notebook; isso não dá certo?

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Galera, consegui gravar inserindo o p2 não na entrada de mic, mas na de fone de ouvido, entretanto a qualidade ficou ruim demaaaais; ficou muito grave, tipo se estivesse falando em uma sala, sei lá; e na mesa não havia nenhum efeito ativado.

    É isso mesmo, a qualidade é ruim assim ou será que estou fazendo algo errado? Será que depois dá para fazer um "milagre" mixando no Sonar?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Voce deve estar se confundindo com os símbolos do computador. Com certeza voce usou a entrada de mic, não tem nexo algum ter dado certo com a saída de fone rsrs. Bom, posta o som aí pra gente ver, manda pro 4shared ou soundcloud. Que mic vc usou?

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Primeiro passo foi. Agora é melhorar o som!

    Volume de entrada, taxa de bits, resolução, drivers... Você vai ter que estudar um pouco...

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Iversonfr

    Voce deve estar se confundindo com os símbolos do computador. Com certeza voce usou a entrada de mic, não tem nexo algum ter dado certo com a saída de fone rsrs.


    Cara, pior que não hein... tanto é que quando conectei o gerenciador de áudio "perguntou":
    "você plugou: 1° entrada em linha; 2° fone de ouvido"...
    Na outra entrada ele "dizia": "você plugou: 1° entrada em linha; 2° microfone"... só deu certo no fone de ouvido.

    Bom, posta o som aí pra gente ver, manda pro 4shared ou soundcloud. Que mic vc usou?

    Cara, eu não me lembrei de salvar o que gravei : /
    Amanhã depois das 18h farei novos testes e postarei aqui.

    Eu usei um mic simples mesmo, um JTS TK 600... ele é bem bom.

    JJJ
    Primeiro passo foi. Agora é melhorar o som!

    Volume de entrada, taxa de bits, resolução, drivers... Você vai ter que estudar um pouco...


    Então... o volume de entrada no Audacity eu coloque no máximo, caso contrário ficaria muito baixo; no gerenciador de áudio lá também há um lugar para aumentar o ganho; aumentei no máximo e ficou uma porcaria; ai eu cheguei à um ponto que ficou bom.

    Eu gravei tudo nas carreiras, estava com muita pressa; amanhã vou com mais calma.



    Uma coisa que notei é que ao ligar/desligar alguns botõezinhos na mesa dava diferença no som; amanhã testarei isso também.

    No mais, dá para gravar direto como estou gravando e obter um resultado razoável?

    Outra coisa que pegou é que na pressa eu instalei o Sonar 8, o qual eu não tenho muita "intimidade" (uso o 8.5), ai fiquei penando com o Audacity; não encontrei direito onde escolhia os inputs, enfim.

    Amanhã postarei os resultados aqui.

    Por enquanto, muitíssimo obrigado pela ajuda que vocês tem me prestado.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Pessoal, problema resolvido!!

    Fiz novos testes hoje e consegui da seguinte forma:

    Peguei um cabo com uma ponta p10 e a outra p2; pluguei o p10 no jack "phones" da mesa (nossa mesa é uma Behringer UB1832 FX-PRO) e o p2 na entrada de mic do notebook, e pronto!

    Só uma dúvida: testei em duas DAW's: no Sonar 8.5 e no Audacity; vou usar o Audacity por ser mais leve, entretanto o som que gravei nele só sai de um lado do fone (o gravado no Sonar está ok); o que fazer? Ele está gravando em mono ao invés de stereo, é isso?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte

    Voce ta usando um cabo p10 e um adaptador de P10 pra P2 na outra ponta? Se for isso, o seu plug p2 é estéreo. Procura um adaptador P10>P2 mono ou quebra a track stereo e duplica pra L/R na Daw. Abs!

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Vejo que vc se desenvolveu nisso, mas se está usando a saída de fone e tem sinal mono, algo não bate. Provavelmente é a entrada do note que é mono...

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Pessoal, tudo certo.

    Comprei um cabo p2 stereo e coloquei um adaptador p10 stereo também; consegui gravar perfeitamente ontem a pregação do culto, da forma que eu queria; muito obrigado à todos que se prestaram a me ajudar, obrigado mesmo!

    Uma última pergunta: há alguma forma de gravar a voz separada do instrumento desse jeito que estou gravando? Se não, qual seria a forma mais fácil de se fazer isso (só dois canais separados, um para voz e outro para instrumento/playback)?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Samá Samutte
    há alguma forma de gravar a voz separada do instrumento desse jeito que estou gravando?

    Minha ideia: O sinal vai primeiro passar na interface e depois vai pra mesa. Tem que ver se dá certo, fazer uns testes antes. Liga o mic do pastor direto na entrada XLR Left da sua interface ART. Seja la de onde vem o seu "som ambiente", manda direto pra segunda entrada Right da ART, entra P10 ali se não tiver XLR, tudo cabo mono hein. Aí, atrás da interface tem duas saídas L/R que chamam "Monitor Output". Manda essas saídas pra dois canais line in na sua mesa tipo o 7/8 que são P10. Acho que dá certo.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Iversonfr

    Hum, entendi; o problema é que minha interface está danificada. Estou gravando somente com a mesa de som; há alguma forma de gravar sem a interface?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Samá Samutte
    há alguma forma de gravar sem a interface?

    Com canais separados, não.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Iversonfr
    Com canais separados, não.

    É o que eu suspeitava; a princípio o que eu queria foi resolvido. Caso eu precise gravar mais de um canal, gravo primeiro o instrumento e depois a voz, da forma tradicional.

    Por enquanto é isso ai.


    Uma vez mais, muito obrigado àqueles que se dispuseram à me ajudar, foi de muita valia a orientação de cada um.

    Deus os abençoe.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar com uma mesa sem USB?