Ruido do computador

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/14


    meu pc fica na mesma sala que eu gravo.

    não me incomodava muito , mas o meu novo mic rode nta2 , pega até a ressonancia do violão na caixa da bateria , quanto mais o ruido do computador.

    existe alguma forma de reduzir o ruido do mesmo sem alteração de hardware?(nada de trocar gabinetes ,fonte ,fan , colocar hidrocooler,nada que envolva abrir ele)

    digo , uma especie de armario ou gaveta que isole acusticamente o computador , sem super aquecer o mesmo? isso existe?

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    O que faz barulho em PC é cooler (tem alguns HDs meio barulhentos também, mas o cooler é 90% do ruído...).

    Se "enclausurar" seu micro, ele vai esquentar muito...

    Acho que o único jeito é trocar o(s) cooler(s) por outro(s) mais silencioso(s).

    Opcionalmente, você pode reduzir um pouco o clock da CPU e baixar os RPM do cooler (se o SETUP da placa mãe permitir...). Baixar a rotação do cooler faz uma boa diferença (mas aí a temperatura da CPU pode subir demais, por isso tem que reduzir o clock e checar).

    MMI
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    existe alguma forma de reduzir o ruido do mesmo sem alteração de hardware?

    A solução é colocar seu desktop em outra sala ou comprar um notebook silencioso. Mas essa não é uma solução que os usuários do FCC gostam, aqui se gosta mais de soluções gambiarrísticas Tabajara, então vamos lá...

    Uma solução é usar "barraca de edredon". Não é para cobrir seu computador, mas fazer uma barreira absortiva entre o computador e o mic. Pode ajudar na ressonância da sala. Diminuindo a ressonância da sala e deixando bem mais seca, use só o padrão cardióide (em casa é difícil usar outro padrão), usando a característica direcional - apontado para a fonte, o computador na região menos sensível do mic, geralmente em uns 135 graus - faça os testes e veja onde pega menos ruído. Se usar um hi-pass e a barraca de cobertores/edredons vai ajudar.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    gostei dessa dica da barraca de edredon heheheh , mudar o hardware é meio fora de questão pq é ao mesmo tempo um pc gamer, meu gabinete não suporta hidrocooler e portanto tem um bom cooler a ar dentro (frio ock) mas faz bastante barulho ,fora varias ventoinhas de exaustão que eu instalei nele que pioram o barulho.
    acabei de tentar a barraca de edredom , fiz com um cobertor , realmente funcionou , algora é esperar umas horas ver se não vai esquentar demais o computador

    MMI
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: MMI
    · votar


    rhoadsvsvai

    A ideia não é cobrir o computador, como falei. Faz uma barraca mesmo, algo como 1 ou 2 metros, uma parede de cobertor, sacou? Não vai aquecer o computador nunca.

    Edit: FCC, seu nome é gambiarra... hahahahahhaha

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    MMI
    iaudhsiusahdiusahi , eu saquei sim a ideia , tem um bom espaço pro computador respirar la dentro , mas vamos ver daqui a umas 3 horas o resultado kkk

    BJKGUITAR
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Brother, e se você pegar alguma coisa grande e colocar na frente do pc? Tipo uma placa acústica ou um bumbo, ou isopor? Sei lá...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ja fazem 3 horas que fiz a cobertura com um corbertor , o ruido diminuiu consideravelmente , e o computador não aqueceu muito consideravelmente , uma diferença de 10 graus na temperatura normal de trabalho.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    A solução é colocar seu desktop em outra sala (2)

    Hoje eu uso microfone a condensador, mas antes, até o meu antigo microfone dinâmico XM8500 já pegava o ruído do notebook.

    Não tem jeito !! Para se ter uma captação limpinha a melhor solução é sempre colocar o computador noutra sala.
    _______________________

    Acho que a única solução para se fazer tudo na mesma sala seria usar na gravação um silencioso iPad, e uma interface Focusrite iTrack Solo.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    SObre cooler, não adianta colocar cooler de processadores em fontes, já peguei o melhor cooler de processador q eu tinha e fiz isso, ficou bem mais barulhento.

    A solução em fonte genericas, seria quem sabe trocar um resistor q esquenta demais é um dos maiores que tem na fonte, trocar esse res por um de maior potencia, assim nao vai esquentar tanto, tb deve trocar os dissipadores por outros bem maiores e bem distribuidos, e furação tipo grelha na carcaça, assim daria tranquilo pra tirar fora a porcaria do cooler da fonte.

    Pra melhorar ainda daria pra entrar na bios e deixar o cooler do processador pra funcionar em modo Silent, tem algumas bios que tem essa opção.

    E sobre ruidos... qual o melhor sinal ruido que vcs conseguem com suas interfaces?

    tipo colocando a interface pra receber um sinal de +4db..quanto fica o ruido de fundo, mesmo sem cabos, pres e mics conectados etc..

    eu consigo em +4db uns 85db.. to atras dessas informações, parece que ninguem da muita importancia pra isso.

    Espero ter ajudado.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    JudasTristes
    qual o melhor sinal ruido que vcs conseguem com suas interfaces?

    Eu uso uma interface Focusrite Scarlett 2i2, e um notebook Core I7 2630QM.
    Eu não estou em casa agora, mas pelo que eu me lembro agora os valores de SNR (Signal Noise Ratio) que eu consigo com a minha interface são os seguintes.

    - Gravando o meu teclado Yamaha Motif XS7, plugado em stereo nas entradas LINE da interface: +/- uns 86dB

    - Gravando o meu violão de aço Fox com captação Shadow, plugado na entrada INST da interface: +/- uns 79dB

    - Gravando vocais com um microfone condensador Behringer C2 numa cabine isolada, plugado na entrada XLR com Phantom Power da interface: +/- uns 76dB

    - Gravando a minha guitarra Washburn Les Paul com captação Seymour Duncan USM, plugada na entrada INST da interface: +/- uns 72dB

    Obs.:
    - Sempre gravo com o notebook na bateria.
    - Os picos sonoros sempre abaixo de 0dB.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    El_Cabong

    Pelas poucas informações q eu vejo por ai dá pra notar que é mais ou menos essa média mesmo..

    Eu faço gravações as vezes abaixando o volume da entrada da interface, então deixo o ruido de fundo em -98db -99db.. e com os preamps q e fiz consigo amplificar o sinal e o resultado é uma track com picos máximos de -10db.. e com ruido de fundo de -98db a -95db..

    se eu aumento o nivel do pré então esse ruido de fundo começa a aparecer.. esse é o meu limite.

    eu queria melhorar isso mas pelo q eu vejo é praticamente impossível isso sem modificar a propria interface.

    valeu pelo comentario. abs

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    JudasTristes
    Para tu teres o valor certo da Relação Sinal Ruído das tuas gravações, tu tem que elevar o volume deste sinal (que está com os picos máximos em -10dB) para 0dB.
    O ruído vai aumentar também, ficando num valor do tipo -86dB (por exemplo).
    Aí tu tens a Relação Sinal Ruído da tua gravação, que é 86dB (sem o sinal negativo)

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    El_Cabong

    sim to ligado..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido do computador