Ruído na captação de contrabaixo com UMC 22 (computador? aterramento?)

    Autor Mensagem
    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: berbusatto


    Fala galera, tudo bem? Já estou tremendamente chateado com esse problema que não consigo resolver, logo agora que estava tão animado em começar o meu home studio...

    Minha situação é a seguinte...

    Comprei uma interface de audio UMC22 esses dias mesmo sabendo que não é das melhores mas é o que o valor do dólar permitiu no momento.
    Meu PC é relativamente bom, AMD A8, 3.1ghz, 8gb ram, sempre consegui brincar com várias camadas de midis no ableton live com ele sem gargalo e tal, por isso pensei que não teria problemas em utilizá-lo para produzir.

    Depois de levar uma surra na questão da instalação e configuração do driver (tentei tanto o BEHRINGER_2902_X64_2.8.40, quanto o ASIO4ALL), fucei bastante aqui no fórum, mas não solucionei o problema: quando eu gravo vem um ruído estranho, minha intuição me diz que é problema elétricomagnético.

    Segue um teste com o ruído:
    https://soundcloud.com/user-847230151/teste3

    Testei no notebook da minha namorada e em uma CPU velha que tenho aqui (utilizando o mesmo filtro de linha e no mesmo esquema de fiação) e não teve esse ruído.

    O que me leva a acreditar que o problema esteja na minha máquina. Dei uma pesquisada sobre aterramento, mas seria o caso? visto que moro em um AP novo, com tomadas 3 pinos em toda casa, e ainda que usei uma CPU velha na mesma tomada e não teve ruído. Além de que nunca levei choque ou coisa parecida ao tocar a cpu ou o baixo quando conectado.

    Será que tem alguma ligação com problema dentro da minha CPU que esteja "vazando" para as entradas USB? Tentei ligar a interface tanto nas de trás quanto nas da frente e não teve diferença.

    Me ajudem por favor, não sei mais o que fazer....

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    berbusatto

    Isso não parece ruído de interferência, e sim ruído do computador não aguentando gravar na latência que está configurada. Parecem aqueles clicks e cracks característicos disso, mas posso estar totalmente enganado. Como está a configuração do driver dentro do programa de gravação?

    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: berbusatto
    · votar


    Isso não parece ruído de interferência, e sim ruído do computador não aguentando gravar na latência que está configurada. Parecem aqueles clicks e cracks característicos disso, mas posso estar totalmente enganado. Como está a configuração do driver dentro do programa de gravação?
    Opa, obrigado pela ajuda. Então, eu tentei com diversas configurações.

    Ele vem no padrao 512 buffer e 44.100hrz. Tentei 128, 256, depois mudei pra 48k tambem.


    Abri agora as preferencias do audacity:
    44100hz, 32bit float, sample rate converter: medium quality.

    Editei com um print que fiz do ableton


    https://pasteboard.co/Jgityct.jpg

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    berbusatto

    Uma coisa de cada vez! Elimine possibilidades.

    Não é ruído de aterramento, desencana. Zumbido por falta de aterramento ou alguma interferência eletromagnética estariam bastante audíveis na parte silenciosa, quando a nota do instrumento morre. Não é o que ocorre no teu caso. Pelo menos só ouvi estalinhos (folha amassando) justamente durante a ocorrência de som.

    Feche tudo, coloque uma música para rolar no midia player (quase certo que estará normal), o que indica que não é placa de som, nem fones (ou caixas).

    Se você ligou a interface de audio UMC22 em outro harware e não deu o problema, então não é ela também.

    Então, só resta a certeza que, como makumbator já citou acima, é referente a latência/drive/ajustes da interface e seu micro.

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    berbusatto

    Outra coisa.. Não gosto do ASIO4All, inclusive recomendo que use o Driver original se possível, mas da última vez que usei, há mais de 5 anos atrás, habilitar a placa onboard fazia com que se fosse exigido mais do computador o que ocasionava esses gargalos com mais frequência.

    No painel deixe habilitado somente a interface da Behringer.

    Aqui em casa, quanto maior o sample rate, menor a latência (porém maior demanda ao processador). Quando vou gravar alguma coisa, geralmente deixo o sample rate no máximo 95kHz e vou subindo o block size/sample size até esses cliques sumirem, para eu poder colocar alguns efeitos no retorno com uma latência mínima.

    Se as dicas até agora não ajudarem, sugiro esse artigo da Focusrite. (Qualquer coisa joga no google translator)

    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Valeu pelas dicas, vou tentar outras configurações. Pelo menos sei que não é problema elétrico.

    Se mais alguem teve um problema parecido e puder contar pra gente como resolveu seria legal também!

    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: berbusatto
    · votar


    Ningen
    Aqui em casa, quanto maior o sample rate, menor a latência (porém maior demanda ao processador). Quando vou gravar alguma coisa, geralmente deixo o sample rate no máximo 95kHz e vou subindo o block size/sample size até esses cliques sumirem, para eu poder colocar alguns efeitos no retorno com uma latência mínima.

    Valeu pelas dicas, ali no artigo da focusrite achei um programa que testa a latencia e a cpu, logo mais posto os resultados aqui

    EDITEI COM O RESULTADO

    https://pasteboard.co/JgjclOM.jpg

    Parece algo relativo a energia mesmo, vou entrar la na bios e dar uma olhada

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    berbusatto

    O resultado confirma o que a gente falou. Seu computador não consegue lidar bem com a tarefa de áudio em tempo real (e aí ele dá as pipocadas no som).

    Faça o que o programa sugere:

    Vá no painel de controle e na parte de energia usb impeça que a porta usada e o próprio computador entre em hibernação. Veja se tem opções de energia na bios que podem estar relacionadas

    Você usa internet a cabo nele?

    Procure update do driver do adaptador de rede também. E da bios, se quiser fazer o update dela.

    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Consegui alguns resultados melhores no ableton depois de mexer na frequencia e nos bits, mas ainda tem esses crackes e pops, só que bem menos.

    makumbator

    la na bios eu entrei e já estava desativado aquele lance do USB.
    Nas opções de energia eu escolhi uma opção que melhora o desempenho.

    Uso internet a cabo sim, inclusive estou com um problema que fica caindo, alguma coisa no drive que preciso resolver mesmo.

    Ontem eu ja reinstalei quase todos os drivers pra ver se era isso.

    Vou tentar atualizar o drive ethernet e a bios.

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    berbusatto

    Legal, cara. Uma coisa que esqueci de mencionar: eu sempre desativo o leitor de cartões do meu note antes de gravar. Se eu deixar ativado, por incrível que pareça, aparecem uns clicks veeeez em quando nas gravações. Tipo um por minuto... Pouco, mas bem chato.

    Lembrando que quando eu disse desativar a placa onboard no painel, me referia a isso aqui. Lendo novamente fiquei com a sensação de não ter me expressado bem.

    berbusatto
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ningen

    Eu fiz tudo aquilo que vc havia falado, testei em diversas frequencias e tal.

    No ableton eu ate consegui chegar em um som com menos cracks, mas ainda não eliminou completamente.
    No audacity ou reaper não tem jeito... mesmo deixando com a mesma configuração do ableton.

    O que eu acho engraçado é que no PC velho que eu liguei só pra testar no audacity ele funcionou sem configurar nada....

    O meu é bem melhor que aquele, não entendo isso

    Ja atualizei os drivers, da bios, da ethernet, de tudo... estou há horas nisso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído na captação de contrabaixo com UMC 22 (computador? aterramento?)