Hum Eliminator's - Eliminadores de Ruído

Autor Mensagem
ppaulo
Veterano
# fev/14


queria criar esse tópico para abrir um discussão aqui com o pessoal, mais na parte de hardware, sobre aparelhos que eliminam o ruído ''hum''. conhecimentos sobre o assunto e experiencias próprias serão bem vindas.

vou falar um pouco sobre o meu caso específico e depois sobre alguns aparelhos.

sou guitarrista, e uso uma interface de áudio usb para estudos e gravações caseiras, mas quando aumento um pouco o ganho nos plugins que utilizo, surge o ruído ''hum'' (aquele chiado,interfêrencia que todo mundo bem conhece). então fui ler sobre como resolver esse problema, o qual pode ter várias causas, desde cabos até fonte. a fonte de energia no meu caso é a do computador que alimenta a interface pelo usb, e no caso do meu notebook a fonte é de 3 pinos, e li que as fontes de 2 pinos não geram ruído em gravações, oque já me apontou uma solução. outra solução seria a utilização de aparelhos que propõe acabar com este ruído, mais conhecidos como ''hum eliminators''. entao pesquisei e cheguei em 3 aparelhos distintos:

o pedal da eletro harmonix ''hum debugger'', que diferente dos noise filters comuns, propõe apenas eliminar o ruído, sem comprometer o sinal, ou seja, sem afetar o timbre. porém após alguma leitura vi comentários dizendo que este pedal afeta sim o timbre, mas bem pouco. outros dizem não afetar em nada. enfim só testando, mas alguém aqui já teve alguma experiência com esse pedal ? (média de $500 reais)

Behringer HD400 - ''hum destroyer'' de 2 canais, com funcionamento simples, apenas passar o seu sinal pelo aparelho e pronto, o ruído acaba. e pelo que li, funciona mesmo, simples e funcional. porém não encontrei aqui no brasil para vender. ($25 doláres)

e por último um aparelho que não é primordialmente criado para áudio, e sim para vídeo: Video Hum Eliminator Allen Avionics Hec-2000, dizem ser um dos melhores na categoria (vídeo), e vi em um vídeo alguém falando que também era possível utilizar em áudio, mas nao explicou como, concluí que com adaptadores, mas quais ? as entradas e saídas desse aparelho são as tradicionais BNC de vídeo, então para áudio é só usar algum adaptador ? (único que achei estava $260 reais)

bom, se alguem quiser contribuir para esta discussão, fico agradecido, e acredito que será útil para outras pessoas...

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
cara , tipo assim , na minha cabeça tu tas usando a guitarra ligada na interface + algum plugin como amplitube ,guitar rig ,thd certo?

oque entendi aqui é que vc quer uma coisa com bastante distorção , se é esse o caso , existe um limite do que o plugin ,ou até mesmo um amp higain de verdade pode te dar antes de começar a chiadeira....

reparo que no amplitube se vc coloca a simulação de ts + a de jcm 800 , ja vai começar aquele ruidozinho chato agudo , e quanto mais ganho vc coloca mais vai ter o ruido , se é desse ruido que vc ta falando(pq existem outros ruidos ) , então estamos falando do mesmo ruido, e se for esse o caso ,não tem milagre, existe um limite de ganho que vc pode por na coisa até começar a chiar , mesmo num amp de verdade....

numa rig real , a solução poderia ser um gate , que se bem regulado iria atenuar sim o ruido ,MAS NA MEDIDA DO QUE É POSSIVEL , dependendo da quantidade de ganho nem o gate da jeito ( a não se ser q vc queira que ele elimine o som de toda nota que vc tocar que não é um power chord)

nos plugins tambem tem simuladores de noise gate ,mas ainda menos efetivos.


a solução é vc fazer guitarra não tão pesadas parecerem mais pesadas, existem varios truques pra isso , dobras , exciter ,compressores fat . mas vc tem que respeitar o limite.


agora se vc ta falando de ruido da rede eletrica , da interface , de single coil ou algo assim .... ai tem que procurar uma solução equivalente.

boa sorte

ppaulo
Veterano
# fev/14 · Editado por: ppaulo
· votar


rhoadsvsvai
entendi oque voce disse, mas não é esse ruído inevitável de high gain que eu to falando, pois quando eu tiro meu notebook da tomada o ruído cessa. ou seja, é na parte elétrica mesmo.

eu tava lendo aqui e cheguei num aparelho chamado HUMX da ebtech, e diferente de todos esses outros, esse vc pluga na tomada, ou seja, nao vai influenciar em nada o sinal de áudio, e achei pra vender aqui brasil. acho que vou comprar esse...

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Cara, cuidado com o que você chama de "hum".

Tem "n" tipos de ruído numa ligação guitarra-equipamento.

Tem o ruído da rede elétrica, tem interferência eletro-magnética, tem o "hum" de captador single-coil, tem ruído de saturação de ampli, tem ruído de realimentação acústica, tem ruído de mau contato... Enfim, para cada tipo de ruído, há uma solução.

Quanto ao que um pedal pode fazer, há dois tipos básicos de supressão de ruído: o noise gate tradicional, que simplesmente corta tudo quando o volume abaixa até um certo nível; e o noise "reduction" ou "supressor" - o nome varia - que analisa a onda de ruído - o "silêncio" ruidoso - vê as frequencias dele e as subtrai do som da guitarra. Esse segundo é mais eficiente, mas come um pouquinho da sonoridade do instrumento.

makumbator
Moderador
# fev/14
· votar


JJJ

Acho que ele está falando de hum que vem na corrente elétrica. Nesse caso o ideal é o uso de soluções como o X-hum (que realmente funciona, já vi usarem ao vivo).

overlappingcircles
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
onde vc achou ele no brasil?

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
makumbator

então, o ''hum'' que eu falo é da parte elétrica, e eu falo isso pq todos os equipamentos que propõe a eliminação do ''hum'' trabalham a parte elétrica, como interferencias, e nao como noise gate/filter/etc.

makumbator
pois é vou fechar o pedido agora do HumX, pq o meu problema é exclusivamente parte elétrica, e ele é o unico q encontrei q vai direto nesse aspecto, sem interferir no sinal do áudio

overlappingcircles
cara achei um no mercado livre, por um preço um pouco salgado, mas vou comprar mesmo assim. só achei esse mesmo, no mercado livre tem outro modelo da ebtech, q é um hum eliminator de 4 canais

overlappingcircles
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
valeu!!

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
se for da corrente , da variação dos picos de energia , tenta usar um estabilizador (não nobreak)

El_Cabong
Veterano
# fev/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


ppaulo

Na minha opinião a melhor solução MESMO para eliminar ruídos de gravação de guitarra é a seguinte.

1 - Carregue toda a bateria do notebook.

2 - Desligue-o da rede elétrica.
OBS.: O ideal é ir para o meio do campo onde não existem redes elétricas por perto, mas quando isso não é possível, em sua casa desligue as cercas elétricas, os transformadores que estiverem por perto, as fontes de corrente contínua que estiverem por perto, os equipamentos motorizados como condicionador de ar, ventiladores que estiverem por perto, ...

3 - Conecte no notebook uma interface de audio com alimentação via USB, e deixe a interface, a guitarra, e o cabo da guitarra, o mais afastados possível do notebook, pois o notebook também gera campo eletromagnético causando ruídos.

4 - Conecte o cabo da guitarra na entrada HiZ ou Inst da interface e faça suas gravações.
______________________________

Estes dias eu estava fazendo uma gravação em casa, tomando todos estes cuidados (note na bateria, etc ...), aí no meio da gravação a faxineira ligou o aspirador de pó. PUTZ !!
______________________________

Eu sempre faço gravações deste jeito, e NUNCA precisei fazer corte de ruídos, hum, ... Mesmo na época em que eu usava uma guitarra strato com captadores single. Hoje eu passei a utilizar uma guitarra do tipo Les Paul com captadores humbuckers Seymour Duncan USM e a limpeza do som ficou melhor ainda !!!

Agora quando se vai só tocar, estudar, ... não é preciso todos estes cuidados com o som (já que não é uma gravação que precisa de uma qualidade total)

- Uso uma guitarra Washburn Les Paul Idol Win Standard / uma interface Focusrite Scarlett 2i2 / e um notebook Core i7 2630QM.

Jabijirous
Veterano
# fev/14 · Editado por: Jabijirous
· votar


OBS.: O ideal é ir para o meio do campo onde não existem redes elétricas por perto, mas quando isso não é possível, em sua casa desligue as cercas elétricas, os transformadores que estiverem por perto, as fontes de corrente contínua que estiverem por perto, os equipamentos motorizados como condicionador de ar, ventiladores que estiverem por perto, ...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara, isso é inviável para a maioria, só se ele morar no interior brabo!


ppaulo

Isso é um problema que é crônico! Nossas casas não possui aterramento (nem todas), mas todo mundo vende tomada de três pinos e ainda dizem que o terceiro pino não serve para nada e acabam cortando.

Fazer um aterramento não é fácil, não é que tira o ruído, mas melhora um pouco (evita até o choque). Existe filtro de linha de qualidade que pode te ajudar (estou falando dos verdadeiros)

Achei esse vídeo aqui, mas não confiei nesse produto!



Fazendo uma pesquisa tu acha coisa melhor!

makumbator
Moderador
# fev/14
· votar


Aqui um vídeo de demonstração do X-hum:

http://www.youtube.com/watch?v=YyYb266R2-M



El_Cabong

Pra gravar realmente funciona usar apenas a bateria de um notebook, mas mesmo para praticar em alguns ambientes é inviável, em vista do nível do hum, que pode ser intenso.

Felizmente eu não tenho nenhum problema desse aqui em casa!

Outra questão é que muita sujeira da energia elétrica está fora de nosso controle (como um vizinho que ligue um motor que cause ruído na rede, por exemplo).

El_Cabong
Veterano
# fev/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Jabijirous
makumbator
Realmente tem coisas que não dá pra evitar (vizinho ligando motor, faxineira ligando aspirador de pó, ...) Mas o que está no nosso alcançe é bom fazer, e foi o que eu disse ali em cima (desligar cerca elétrica, transformador, fontes CC, motores, ...)

E isso com o notebook na bateria !!!
Pois a interferência eletromagnética vem mesmo que não haja nenhuma ligação elétrica do notebook até a fonte de ruído.

Se o notebook está ligado na rede elétrica, com aterramento, com eliminador de hum, ... e tudo certinho , é pior que notebook na bateria !!!
E pior ainda então se o notebook está ligado na rede elétrica, sem aterramento, sem eliminador de hum, ... aí então é o caos !!! É a pior situação !!!

- Notebook na bateria: Melhor situação de limpeza de gravação.
- Notebook com aterramento e com eliminador de hum: Situação média de limpeza de gravação.
- Notebook sem aterramento e sem eliminador de hum: Pior situação de limpeza de gravação.

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Olha, eu não uso notebook, mas no meu desktop a gravação de guitarra não tem ruído e ligo em linha.

O lance é que o amplitube amplifica muito o sinal, aí o ruído da guitarra vem que vem!

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


El_Cabong
Jabijirous
entao, eu moro em apartamento, e a elétrica é bem ruim, e acredito que não há muito oq eu possa fazer, existem muitas variáveis inevitáveis na minha situação. quanto a usar o notebook na bateria, o meu dura 5min kkkkk bateria viciada é foda...

makumbator
pois é, eu vi esse vídeo ai, e vi vários outros comentários em vários sites, na guitarcenter esse produto ta com todos os comentários com 5 estrelas, então acho q ele cumpre oq promete, a propósito já comprei um, chega semana que vem...

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


a propósito obrigado a todos pelas contribuições, está sendo muito útil para mim, e acredito que vai ajudar outras pessoas também.

El_Cabong
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo
quanto a usar o notebook na bateria, o meu dura 5min kkkkk bateria viciada é foda...
Bah !! Aí é F___ mesmo.

Ao invés de comprar um eliminador de hum, porque tu não compras uma bateria de notebook nova ??

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


El_Cabong

o meu notebook é um modelo muito específico da ASUS, eu nunca iria encontrar a bateria dele aqui pra vender, e o ruído me incomoda também para estudos, eu quase não gravo muita coisa. ja comprei o humx, só esperar chegar e dai eu vou fazer um pequeno review aqui nesse tópico mesmo

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


comprei o HumX, coloquei na fonte do notebook, e não funcionou. nao mudou nada.

mas dai fui testando em todas as tomadas: no meu quarto existem 4 tomadas, 3 no padrão brasileiro, e 1 no norte americano, esse da imagem a seguir:

http://gabynocanada.files.wordpress.com/2012/03/b_plug.jpg

nas 3 tomadas padrão brasileiro, acontece o ruído, nessa unica no padrão norte americano não acontece o ruído, independente do uso do HumX. oque pode ser ?

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


a propósito, é bem complicado usar essa do padrão norte americano porque ela fica do outro lado do quarto, e eu queria entender também oque acontece, pra eu arrumar as minhas outras tomadas

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo

Não é de admirar que o HumX não tenha funcionado, porque afinal ele foi concebido para filtrar o humm da rede elétrica norte-americana e não a nossa.
As diferenças entre a nossa rede elétrica e a americana não são tão grandes, mas, esse HumX é um filtro sintonizado justamente para a rede elétrica norte-americana e não para a nossa rede elétrica.
Apesar da frequência (60 HZ) ser a mesma, sempre existem diferenças operacionais.

Não sei se vc mora em casa ou apartamento, mas, se morar em casa, como eu já cansei de afirmar aqui no fórum, a melhor opção é vc criar o seu próprio terra enterrando no quintal 3 barras de cobre, de 1 metro cada formando um triângulo equilátero de 60 cm de lado, unindo as três barras por um fio e ligando esse fio no 3º pino (pino central) do seu amp de guitarra ou do seu micro.

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay
moro em apartamento. o humx nao funcionou em nenhuma tomada, mas a tomada no padrao norte americano nao produziu ruído

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay
o problema é superficialmente só a tomada? ou é algo mais complexo, na rede elétrica ?

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo

Então, eu te pergunto:
Vc tem algum tipo de serviço, tipo, internet, tv por assinatura, ou coisa assim que venha por cabo e não pelo ar (antena)??

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay
sim

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


ppaulo

Então, o seu problema de hummm está resolvido.
É só usar o terra desse serviço ligado no 3º pino (pino central) do seu amp ou do seu micro.
Agora, se o seu serviço der defeito, então desconecta esse terra antes de chamar a manutenção, porque eles não gostam de ver que o terra deles está sendo utilizado pra outro propósito.

Faz isso e depois retorna com o resultado.

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay
ok mas primeiro tenho que descobrir como eu faço isso. me explica ? ou entao me diz oque pesquisar. obrigado desde já

Ramsay
Veterano
# fev/14 · Editado por: Ramsay
· votar


ppaulo

Cara, é simples, o seu serviço cabeado de internet e/ou tv deve ter alguma caixa metálica e/ou um conversor, certo?
Se tiver uma caixa metálica é só conectar um fio na carcaça dessa caixa e ligar a outra ponta do fio no pino central do plug de tomada do seu amp ou micro.

Se não tiver uma caixa metálica deve haver um conversor e daí é só conectar um fio no chassis metálico do conversor e conectá-lo ao pino central do plug de tomada do seu amp ou micro.

Eu faço isso aqui e eliminou totalmente o humm dos meus amps valvulados.

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


cara................................ uhauah eu fiz uma parada aqui, e funcionou:
peguei um cabo velho de vídeo que achei aqui, conectei em uma entrada aleatória do aparelho da tv digital, e conectei em outra entrada aleatória da minha interface usb, e o ruído acabou (estou usando a tomada q eu sempre usava q produzia o ruído)

ppaulo
Veterano
# fev/14
· votar


nossa é tão bom tocar sem ruído ! hahah, eu tava meio bolado pq tinha gastado uma grana com o humx, e vai ser dificil vender, mas só de estar tocando aqui sem nenhum ruído... valeu mesmo cara, a propósito, uma ultima ajuda, vou vender o humx, e que tipo de ruído eu digo que ele resolve ? oq é ground loop em portugues ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hum Eliminator's - Eliminadores de Ruído