como se trata o som da guitarra depois de microfonar?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14


    tem lido muito , que se deve tratar o som da guitarra depois de microfonar , pois nunca vai sair lindo de primeira por melhor que sejam as condições de gravação.

    mas oque é esse tratar?

    puramente eq e compressão ou existem ums segredinhos?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    - O som na boca do ampli tá perfeito, do jeito que você queria, certo?
    - Aí você microfonou a boca do ampli, certo?
    - Só que essa "microfonagem", seja direto numa placa de áudio, seja através de uma mesa, sempre altera um pouco o timbre em relação a boca do ampli, né?
    - E você quer o que tá na boca do ampli?

    Então, você vai equalizar se necessário, comprimir um pouco se necessário, limitar algumas frequências se necessário, eliminar ruídos se necessário, resumindo, fazer o que é preciso para chegar no som/timbre que você quer.

    Orelha e alguns equipos que permitam estas correções é tudo que precisa.

    O resto é viadagem..........

    Agora, se o equipo usado para captar todo esse som for muito fuleiro, vai haver muita alteração em relação ao som real, aí vai precisar de malabarismo, o que até funciona, mas costuma falsear demais.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    rhoadsvsvai
    Acho que o principal segredo é você usar o microfone para "equalizar", mudando ele de posição várias vezes até conseguir o timbre ideal.

    Outra coisa importante, eh prestar atenção nos volumes: nivel de entrada de sinal no amp, no microfone, na placa, etc... Por incrível que pareça, isso ajuda muito para tirar o melhor timbre possível.

    Tem outra dica que peguei com o user Alfa polar. Se você tiver no pro tools, usa o sansamp dele para dar um grau. As vezes fica bom direto na track microfonada, as vezes num bus, somada com a faixa original.


    alias, da uma olhada no meu topico. fiz um teste microfonando meu meteoro vagabundo, usei quase nada de pós-produção, e a galera pareceu curtir!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Slash_1989
    em relação aos volumes , tu sabe me dizer qual seria o nivel de ganho ideal no pré amp (no caso na interface) , o mais alto possivel ou o mais baixo possivel?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig
    o dificil é ter ouvido pra acertar... mas não é só questão de equalização , tem algo no ganho ,na pressão sonora ou algo assim , que soa diferente microfonado e limpo , é algo no punch ou coisa assim

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    em relação aos volumes , tu sabe me dizer qual seria o nivel de ganho ideal no pré amp (no caso na interface) , o mais alto possivel ou o mais baixo possivel?

    O importante é não clipar, chegar no vermelho. Muito baixo vai ter mais presença de ruído.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Existe uma certa polêmica quanto ao volume de entrada do sinal. Há quem diga que quanto mais alto, sem clipar, melhor; e tem gente que defende a ideia de que no domínio digital, o melhor é não "esquentar" muito o som, por isso o volume deveria ficar por volta de -18dbfs.

    penso numa situação ideal onde vc ligue o mic num bom pré amp e sature o sinal por ele, depois passe por um bom compressor, esquentando o som até o talo, e depois manda baixinho o sinal pra DAW

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Slash_1989
    saquei , mas ja tou perdendo a fé , não fica igual eu ouço de jeito nenhum .... ja fiz até a doidisse de colocar o sm57 passando por um pedal de overdrive pra servir como pré anaologico ,continua o mesmo som fraco .

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    "tem algo no ganho ,na pressão sonora ou algo assim"

    Deixa ver se entendi:

    Tá faltando aquele "PTOFF" que você ouve no ar após o falante...é isso?

    Carca volume no ampli, grava com o ampli o mais alto que puder e posicione o microfone onde ele "sinta o ar" sendo empurrado. Se, preciso, crie subterfúgios, como emparedar o ampli e microfones num canto ou usar um duto para canalizar essa pressão.

    Quanto maior o volume, melhor (volume ambiente, não nível de entrada). Em compensação o nível de ruído é maior também.......tem que rebolar um pouco.

    O nível de entrada você controla, eu, particularmente não deixo clipar, mas isso é pessoal.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Lelo Mig
    mas mesmo com um sm 57 que é um mic q só pega o som da frente , colado na boca do amp , o que ta atras do mic influencia o som,muda a pressão sonora?

    as vezes acho que meu mic é falso , pq não consigo de jeito nenhum aquele som , mas eu comprei em guitar center ,pelo preço normal de qualquer sm57 não é possivel que seja falso , alem do mais , mesmo testando o at2020 fica ruim o som , mesmo usando um na borda outro no centro , e não é questão de fase pq o som ta certinho um com o outro.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    posta exemplos do que vc chama de som ruim.

    você tem que levar em conta também que o sm57 não é um microfone flat, ele não pega muito grave, que talvez seja justamente ai que vc nota diferença.

    outra coisa, como vc esta monitorando o sinal gravado?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Slash_1989
    mas eu tou microfonando a borda com um at2020 , e tambem não soa legal ...
    um beyerdinamic dt800 pro

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, só de vc falar assim eu não consigo imaginar qual seja o problema, eu só consigo pensar que você não ta acertando na microfonação.

    Depois de ter regulado seu amp, coloquei o fone de ouvido e ponha um delay bem longo (2 segundos) na sua daw. Ai toque um pouco de guitarra e espere o delay reproduzir o som microfonado. Usa isso como referência para você ir posicionando o mic no melhor lugar.

    Tocou, achou o som magro? Direciona o mic pra borda, angula o mic, sei lá. Toca de novo, aguarda o delay repetir e vê como ta agora. Vai fazendo assim.

    Existem infinitos fatores que fazem com que o som que seu ouvido escuta seja diferente do som captado por um microfone, então não tente fazer parecer igual ao que você ouve "ao vivo", só tente fazer parecer bom.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Existem infinitos fatores que fazem com que o som que seu ouvido escuta seja diferente do som captado por um microfone, então não tente fazer parecer igual ao que você ouve "ao vivo", só tente fazer parecer bom.

    acho que você tem razão , e justamente ai que ta meu erro ,talves a ideia seja simplesmente fazer ficar bom mesmo ,não deixar igual

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como se trata o som da guitarra depois de microfonar?