Gravação de ensaio com dois mics condensers

    Autor Mensagem
    RSA
    Veterano
    # out/13 · Editado por: RSA


    E aí pessoal,

    o negócio é o seguinte. Ensaio com a minha banda numa sala própria para ensaios. Ela deve ter aproximadamente 3,5m x 5,00m. O objetivo não é obter uma gravação de altíssimo nível que possa ser comparada a gravações realizadas em estúdios profissionais com 500 canais, compressores e td mais. Estou levando mais como um desafio de captação com poucos recursos. Equipamento: um note com Logic, dois mics condensers e uma Fast Track Pro. Assim, o objetivo seria encontrar a melhor posição dos mics para um balanceamento do que será captado. A bateria fica sempre encostada na parede de 3,5m. Suspensas (quase encostando no teto) e ao lado esquerdo e direito da bateria ficam as caixas do PA. Os amps ficam distribuídos nas outras três paredes restantes (altura um pouco abaixo da altura dos ouvidos), sendo que o amp do baixo fica mais perto da bateria do que os amps das guitarras. Tocamos com duas guitarras. Provavelmente será necessário algum ajuste do som pós captação.

    Bom, ontem foi o primeiro dia tentando esta captação. Um mic coloquei na frente da bateria, mas de costas para ela. O outro coloquei bem perto da parede oposta à bateria de frente para ela. Resultado: o canal do mic mais próximo à bateria ficou com tal instrumento mto alto, lógico. No outro canal a bateria tbm ficou com volume alto. Balanço do resultado: até que foi bom para uma primeira experiência. Consigo ouvir td, mas a bateria está se destacando mto com o volume alto apresentado.

    Assim, gostaria de dicas de posicionamento (inclusive altura) dos microfones para primeiramente resolver esta questão do alto volume da bateria. Se alguém puder ajudar eu ficarei agradecido.

    f14gomes
    Membro
    # out/13
    · votar


    Cara, você está com a faca e o queijo na mão. Experimente !!!
    Mas pensei aqui em você usar um mic na cara da caixa do PA, pra pegar melhor a voz e todo o resto de fundo. Mas se faltar guitarra nesse fundo põe o outro na frente do(s) amp(s). To dando um chute aqui, mas depois você conta como ficou.

    RSA
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Boa alternativa f14gomes! Vou experimentar e comento aqui sobre o resultado. Obrigado!!!

    Aliás um fato que esqueci de citar: o transporte e montagem destes equipamentos que estou utilizando é mto fácil, considerando que os pedestais dos mics já estão lá no estúdio.

    v1marqu3s
    Veterano
    # out/13 · Editado por: v1marqu3s
    · votar


    E se você colocar todos os amps na frente da batera, mas de costas pra ela (um à esquerda - guita, outro no meio à frente do bumbo - baixo, outro à direita - guita), e colocar os mics na parede oposta, um à esquerda e outro à direta, e tentar captar uma imagem estéreo completa da banda? Os amps na frente da batera podem ajudar a "domar" o volume dela, e controlando bem os volumes deles pode ficar legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de ensaio com dois mics condensers