Primeira gravação com interface e mics novos

    Autor Mensagem
    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13


    Fala galera! Vim compartilhar a primeira gravação/mix que eu fiz com meus equips novos. Aqui vai o link e logo abaixo vou dizer oq usei pra gravar:

    http://www.4shared.com/mp3/bjnP5Ev6/gravacao_1.html

    -Bateria:
    Caixa: Shure SM57 (1 na pele e 1 na esteira)
    Bumbo: Akg D112
    Over (par espaçado): 2 Samsom R21 (dinâmicos genéricos por falta de outros mics)
    Hihat: Microfone genérico que imita o SM58 (porcamente rs)

    -Baixo:
    Na falta de um baixo, usei um VSTi controlado pelo teclado mesmo.

    -Guitarras:
    Microfonei o amp (blackstar ht-40) com 2 shures SM57, 1 na borda do cone, e outro na mesma posição, porém apontado para o centro do cone.

    -Piano:
    VSTi.

    -Voz:
    Eu calado sou um poeta.

    Opiniões são muito bem vindas!
    Abraços.

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    up

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    up

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Faltou falar qual guitarra foi usada e qual interface foi usada também!

    Então cara, pra uma primeira gravação, o som ta legal. Mas achei um pouco "boxy" demais. Muito baixo o volume da mix, sem pressão sonora, e os instrumentos embolando muito. Eu acho que revisar ai o que tu fez em cada track, usar um limiter na master track, usar alguns tipos de compressões específicas, fazer o som sair claro na mix, e tudo se encaixar em seu lugar. Eu compraria um baixo real. Esse baixo de VST não tem som ou presença alguma.

    Esses aspectos são muito importantes para fazer a tua mix ficar clara e audível. Equalização específica para cada componente do teu som, compressão adequada, um limiter no master, se quiser um simulador de fita e pequenos ajustes de equalizaçao na mesma. Não da pra eu ficar te explicando muito por aqui, mas procure na internet que achará muitos materiais de qualidade sobre este assunto.

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick
    A interface foi uma profire 2626, e a guitarra foi uma Shecter PT.

    Obrigado pela opinião!

    Quanto a eq e sobre o som estar meio boxy, talvez seja pq meu monitor (um fone AKG K512) é bem fraquinho, ele é muito abafado e grave. Até uso um eq no master pra compensar a falta de agudos, mas não resolve muito.

    E sobre o volume e a pressão, é realmente um problema... Ainda me embolo nessa parte, tudo fica alto no pro tools, clipando alguns transientes, mas o som em si sai baixo. Passei vários compressores e limiters mas acho que não estou acertando na mão.

    Abraços!

    janick
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    gbmeioponto
    Cara, não se monitora com fones, simples assim. Pra monitorar e mixar, se usa monitores. Usa os compressores, limiters e equalizadores da Waves (Waves Bundle) e da IK Multimedia (T-Racks 3).

    Tenta acertar os níveis dos microfones na gravação também. Ache um ponto ideal que não clipe e que o som esteja claro. Dentre outras dicas. Sabendo mexer você pode tirar um bom som com o teu equiamento!

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    janick
    Uso os compressores da waves mesmo.

    Minha sala no momento tem uma acústica horrível. Estou planejando um projeto já, só me falta grana pra por em prática. Por isso prefiro não investir agora em monitores.

    Um problema de fato é o que você falou sobre o volume. Ainda estou quebrando a cabeça pra acertar isso. Pela waveform da master, acho que pequei em não cortar os transientes da caixa e do bumbo, eles estão no pico, enquanto a média RMS deve estar bem abaixo.

    Obrigado novamente!
    Abraços.

    .omni
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: .omni
    · votar


    gbmeioponto
    tudo fica alto no pro tools, clipando alguns transientes, mas o som em si sai baixo.

    Solução: equalização subtrativa.
    Ao invés de puxar frequências no EQ, experimente ver se nada está sobrando.
    Outra coisa é procurar por frequências vizinhas pra cortar. Por exemplo, a frequência que brota na mix e que você quer evidenciar pode estar cercada de "lama", de coisas que você não precisa e que só fazem ocupar espaço. É melhor cortar essas frequências e deixar só o que você quer do que puxar alguma coisa (e um monte de lama junto).
    Às vezes o que eu faço é usar um EQ cortando coisas antes de tudo, e outro EQ pós compressão (quando utilizada) e etc pra puxar alguma coisa e colorir.
    O negócio é deixar na mix só o que você precisa, mesmo que um canal soe estranho solado.
    Subgraves por exemplo dá pra cortar em quase tudo. Vozes, guitarras, metais, cordas, muitas vezes eles ocupam um espaço na mix que inclui frequências graves, mas você não precisa delas. O que você precisa provavelmente vai estar em 100, 200Hz, não em 60 ou 40.
    O hi-hat por exemplo, ainda mais que você gravou com um mic tipo 58, você pode cortar tudo até uns 400Hz que não vai perder nada (além de lixo).

    Outra coisa legal pra ganhar mais headroom e volume na mix é comprimir só determinadas frequências pra definir melhor elas e depois puxar elas de volta com EQ.

    Eu achei legal sua gravação, acho que o "problema" parece ser coisas sobrando mesmo. Depois que você limpar isso vai ficar mais fácil de achar o tamanho das coisas e elas vão caber melhor na mix.
    Outra coisa, eu acho que está tudo muito comprimido, no geral. Eu sei que se você não tivesse comprimido nada a mix estaria uns 4dB mais baixa, mas o jeito é ganhar headroom, não chapar os transientes.

    Abraço

    *Edit*

    acho que pequei em não cortar os transientes da caixa e do bumbo, eles estão no pico, enquanto a média RMS deve estar bem abaixo.

    Dica: no caso do bumbo e caixa, ignore a média. Pense nisso só na mix inteira!

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    .omni
    Muito obrigado!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    gbmeioponto

    Bem como primeira gravação experimental com os novos equipamentos tá muito bom.
    Experimente fazer diferentes gravações do mesmo trecho, anotando tudo no papel as configurações utilizadas, o que vai possibilitar fazer comparações.
    E aos poucos você vai encaixar os volumes certos
    O importante é não deixar clipar.
    Enquanto não tem um baixo de verdade tente usar efeitos mesmo para dar mais cor e presença.
    É questão de tempo para você acertar melhor os níveis.

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Adler3x3
    Descobri que o que está realmente prejudicando é a monitoração. La no fone ta soando totalmente diferente!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    gbmeioponto

    Você investiu bem.
    Mas ainda faltam os monitores.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Adler3x3
    Experimente fazer diferentes gravações do mesmo trecho, anotando tudo no papel as configurações utilizadas, o que vai possibilitar fazer comparações.

    Para complementar sua dica, recomendo que o pessoal use o bloco de notas que a maioria das Daws tem disponíveis nas pistas. Ele serve justamente para isso: escrever detalhes da gravação ou alterações feitas, lembretes para si mesmo, etc...

    Muita gente esquece desse recurso.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    makumbator

    Para complementar sua dica, recomendo que o pessoal use o bloco de notas que a maioria das Daws tem disponíveis nas pistas. Ele serve justamente para isso: escrever detalhes da gravação ou alterações feitas, lembretes para si mesmo, etc...

    Bem dito!
    E também gosto de usar o caderno de anotações como nos velhos tempos.

    LKDIAS
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Pessoal. Sou novo aqui, estou com um problema e gostaria que alguem me ajudasse.
    Estou começando a montar um HS bem barato (para aprender mesmo)
    Tenho os seguintes equipamentos:
    PC (c/ placa de som externa UCA222) com driver ASIO4ALL
    Mesa de Som Behringer Xenyx 1202FX
    Programa SONAR 8
    Como faço a ligação dos cabos PC+Interface+Mesa ???
    Como configuro o Audio no ASIO4ALL??
    Como configuro o Sonar 8 para comunicar com o restante??
    Se alguem puder detalhar vou agradecer muito.

    Grande abraço
    Leandro

    gbmeioponto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    LKDIAS
    Então,
    Essa sua interface é USB, vc conecta ela pelo cabo USB normal no PC. Depois, você instala o driver dela no PC, ai vc não vai precisar usa ro ASIO4ALL. No Sonar, você vai configurar o driver de som para o driver da placa. Deve ser em Preferências ou Opções, não conheco o sonar.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira gravação com interface e mics novos