Autor |
Mensagem |
RSA Veterano |
# out/13 · Editado por: RSA
E aí pessoal,
o negócio é o seguinte. Ensaio com a minha banda numa sala própria para ensaios. Ela deve ter aproximadamente 3,5m x 5,00m. O objetivo não é obter uma gravação de altíssimo nível que possa ser comparada a gravações realizadas em estúdios profissionais com 500 canais, compressores e td mais. Estou levando mais como um desafio de captação com poucos recursos. Equipamento: um note com Logic, dois mics condensers e uma Fast Track Pro. Assim, o objetivo seria encontrar a melhor posição dos mics para um balanceamento do que será captado. A bateria fica sempre encostada na parede de 3,5m. Suspensas (quase encostando no teto) e ao lado esquerdo e direito da bateria ficam as caixas do PA. Os amps ficam distribuídos nas outras três paredes restantes (altura um pouco abaixo da altura dos ouvidos), sendo que o amp do baixo fica mais perto da bateria do que os amps das guitarras. Tocamos com duas guitarras. Provavelmente será necessário algum ajuste do som pós captação.
Bom, ontem foi o primeiro dia tentando esta captação. Um mic coloquei na frente da bateria, mas de costas para ela. O outro coloquei bem perto da parede oposta à bateria de frente para ela. Resultado: o canal do mic mais próximo à bateria ficou com tal instrumento mto alto, lógico. No outro canal a bateria tbm ficou com volume alto. Balanço do resultado: até que foi bom para uma primeira experiência. Consigo ouvir td, mas a bateria está se destacando mto com o volume alto apresentado.
Assim, gostaria de dicas de posicionamento (inclusive altura) dos microfones para primeiramente resolver esta questão do alto volume da bateria. Se alguém puder ajudar eu ficarei agradecido.
|
f14gomes Membro |
# out/13
· votar
Cara, você está com a faca e o queijo na mão. Experimente !!! Mas pensei aqui em você usar um mic na cara da caixa do PA, pra pegar melhor a voz e todo o resto de fundo. Mas se faltar guitarra nesse fundo põe o outro na frente do(s) amp(s). To dando um chute aqui, mas depois você conta como ficou.
|
RSA Veterano |
# out/13
· votar
Boa alternativa f14gomes! Vou experimentar e comento aqui sobre o resultado. Obrigado!!!
Aliás um fato que esqueci de citar: o transporte e montagem destes equipamentos que estou utilizando é mto fácil, considerando que os pedestais dos mics já estão lá no estúdio.
|
v1marqu3s Veterano |
# out/13 · Editado por: v1marqu3s
· votar
E se você colocar todos os amps na frente da batera, mas de costas pra ela (um à esquerda - guita, outro no meio à frente do bumbo - baixo, outro à direita - guita), e colocar os mics na parede oposta, um à esquerda e outro à direta, e tentar captar uma imagem estéreo completa da banda? Os amps na frente da batera podem ajudar a "domar" o volume dela, e controlando bem os volumes deles pode ficar legal.
|