Gravar bateria na igreja

    Autor Mensagem
    valts
    Veterano
    # set/13


    Pessoal, espero que possa me ajudar.

    Estou começando a brincar com gravações.

    Estou querendo gravar uma bateria acustica. Tenho uma interface com 2 entradas, um mic condender e um dinamico. Vou usar o dinamico no bumbo e o condenser acima da cabeça do baterista.

    Meu problema é o seguinte: como não tenho bateria, vou gravar na bateria da igreja que frequento. Fiz alguns testes mas achei que ficou com muito reverb.

    Nessas situações, como posso conseguir uma boa gravação?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    valts
    É, gravar bateria com só 2 microfones num ambiente com muito reverb natural vai ser difícil. Tem uns conjuntos de microfone pra bateria da Sound King que são bem baratos.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Nesta posição que tu falou que vai ficar o condensador, acho que vai captar muito os pratos !!!!!!

    Gravar bateria com interface de dois canais, eu acho que o melhor jeito é ter dois microfones a condensador iguais com diagrama polar cardióide (para não pegar muito o reverber do ambiente).
    Imaginar um triângulo equilátero na frente da bateria (a bateria é como se fosse uma aresta do triângulo) e posicionar os microfones, cada um no meio das outras duas arestas do triângulo (voltados para a bateria, e a uns 70cm do chão).

    Ahh !! E se possível teria que dar uma tratada na reverberação da igreja.

    valts
    Veterano
    # set/13
    · votar


    BrotherCrow
    Obrigado pela resposta
    O meu maior problema é a interface para ligar um kit de microfones para bateria. A minha só tem duas entradas. E aqui na minha cidade tenho certeza que sou o unico que tem uma interface de audio...rsrs


    El_Cabong
    Obrigado pela resposta
    Referente à posição dos microfones eu entendi... será que fica bom se fizer com microfones de marcas diferentes?
    Referente à tratar a reverberação, será que resolve eu fazer tipo uma cortina com cobertores em volta da bateria?

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    valts
    que nada!


    usa só o dinamico e ja era!




    El_Cabong
    Veterano
    # set/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    valts
    Fazendo com microfones de marcas e tipos diferentes certamente vai dar um desequilíbrio no som stereo da bateria.
    Por exemplo, se fizer com um dinâmico e um condensador, o lado do dinâmico vai ficar com os agudos e as harmônicas "capadas". visto que os dinâmicos geralmente só captam até os 15kHz.

    A intenção deste tipo de captação seria simular o que um ouvinte ouviria se estivesse sentado na frente da bateria. E um ouvinte sempre tem o ouvido direito e o ouvido esquerdo captando os sons de modo igual, né?

    (captar neste triângulo com um dinâmico e um condenser) = (sensação de estar com um dos ouvidos entupido)
    ------------------------
    Uma cortina de cobertores acho que não resolveria, pois o tecido deixa passar o som.
    Talvez uma redoma de madeira: forrada com uns cobertores, aí acho que diminuiria sim as reverberações. A madeira não deixaria o som passar e o cobertor não deixaria o som refletir.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Eu já fiz este tipo de captação de bateria, com a microfonação neste triângulo.

    O som fica muito legal !!!
    Fica parecido com aquelas baterias, daquelas músicas dos anos 70 !!!

    valts
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Slash_1989
    Pô.... assim não vale... esse Lisciel faz qualquer coisa com um shure sm57...rsrs
    Ficou um belo som de bateria hein.... vou tentar....

    El_Cabong
    Tenho uns biombos... vou tentar levar pra cobrir com cobertores para testar...

    Quando conseguir fazer alguma gravação, vou postar aqui....

    Valeu pelas dicas...

    Slash_1989
    Veterano
    # set/13
    · votar


    valts
    eu ja fiz esse mesmo esquema dele, com o shure 57. fica legal, se o batera tiver uma boa pegada! o bom também é que como o mic eh dinamico, e vai ta bem proximo das peças, não pega quase nada da ambiência da igreja

    da uma olhada na gravação que fiz:

    https://soundcloud.com/danilo-faria-2/bateria-2-mics-edit-3

    ta 2 mics no titulo, mas um deles foi um AKG que coloquei de over, mas nem puxei muito na mix. 90% ai eh só o shure

    valts
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Slash_1989
    Achei que ficou legal sua gravacao... se conseguir algo assim, já estou satisfeito...
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar bateria na igreja