Autor |
Mensagem |
valts Veterano |
# set/13
Pessoal, espero que possa me ajudar.
Estou começando a brincar com gravações.
Estou querendo gravar uma bateria acustica. Tenho uma interface com 2 entradas, um mic condender e um dinamico. Vou usar o dinamico no bumbo e o condenser acima da cabeça do baterista.
Meu problema é o seguinte: como não tenho bateria, vou gravar na bateria da igreja que frequento. Fiz alguns testes mas achei que ficou com muito reverb.
Nessas situações, como posso conseguir uma boa gravação?
|
BrotherCrow Membro Novato |
# set/13
· votar
valts É, gravar bateria com só 2 microfones num ambiente com muito reverb natural vai ser difícil. Tem uns conjuntos de microfone pra bateria da Sound King que são bem baratos.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Nesta posição que tu falou que vai ficar o condensador, acho que vai captar muito os pratos !!!!!!
Gravar bateria com interface de dois canais, eu acho que o melhor jeito é ter dois microfones a condensador iguais com diagrama polar cardióide (para não pegar muito o reverber do ambiente). Imaginar um triângulo equilátero na frente da bateria (a bateria é como se fosse uma aresta do triângulo) e posicionar os microfones, cada um no meio das outras duas arestas do triângulo (voltados para a bateria, e a uns 70cm do chão).
Ahh !! E se possível teria que dar uma tratada na reverberação da igreja.
|
valts Veterano |
# set/13
· votar
BrotherCrow Obrigado pela resposta O meu maior problema é a interface para ligar um kit de microfones para bateria. A minha só tem duas entradas. E aqui na minha cidade tenho certeza que sou o unico que tem uma interface de audio...rsrs
El_Cabong Obrigado pela resposta Referente à posição dos microfones eu entendi... será que fica bom se fizer com microfones de marcas diferentes? Referente à tratar a reverberação, será que resolve eu fazer tipo uma cortina com cobertores em volta da bateria?
|
Slash_1989 Veterano |
# set/13
· votar
valts que nada!
usa só o dinamico e ja era!
|
El_Cabong Veterano |
# set/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
valts Fazendo com microfones de marcas e tipos diferentes certamente vai dar um desequilíbrio no som stereo da bateria. Por exemplo, se fizer com um dinâmico e um condensador, o lado do dinâmico vai ficar com os agudos e as harmônicas "capadas". visto que os dinâmicos geralmente só captam até os 15kHz.
A intenção deste tipo de captação seria simular o que um ouvinte ouviria se estivesse sentado na frente da bateria. E um ouvinte sempre tem o ouvido direito e o ouvido esquerdo captando os sons de modo igual, né?
(captar neste triângulo com um dinâmico e um condenser) = (sensação de estar com um dos ouvidos entupido) ------------------------ Uma cortina de cobertores acho que não resolveria, pois o tecido deixa passar o som. Talvez uma redoma de madeira: forrada com uns cobertores, aí acho que diminuiria sim as reverberações. A madeira não deixaria o som passar e o cobertor não deixaria o som refletir.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13
· votar
Eu já fiz este tipo de captação de bateria, com a microfonação neste triângulo.
O som fica muito legal !!! Fica parecido com aquelas baterias, daquelas músicas dos anos 70 !!!
|
valts Veterano |
# set/13
· votar
Slash_1989 Pô.... assim não vale... esse Lisciel faz qualquer coisa com um shure sm57...rsrs Ficou um belo som de bateria hein.... vou tentar....
El_Cabong Tenho uns biombos... vou tentar levar pra cobrir com cobertores para testar...
Quando conseguir fazer alguma gravação, vou postar aqui....
Valeu pelas dicas...
|
Slash_1989 Veterano |
# set/13
· votar
valts eu ja fiz esse mesmo esquema dele, com o shure 57. fica legal, se o batera tiver uma boa pegada! o bom também é que como o mic eh dinamico, e vai ta bem proximo das peças, não pega quase nada da ambiência da igreja
da uma olhada na gravação que fiz:
https://soundcloud.com/danilo-faria-2/bateria-2-mics-edit-3
ta 2 mics no titulo, mas um deles foi um AKG que coloquei de over, mas nem puxei muito na mix. 90% ai eh só o shure
|
valts Veterano |
# set/13
· votar
Slash_1989 Achei que ficou legal sua gravacao... se conseguir algo assim, já estou satisfeito... Valeu
|