Fones de Ouvido - Problema de Pan

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Adler3x3


    Nunca me preocupei a sério com o Pan dos fones de ouvido.

    Mas notei que no meu sistema em que uso a Placa de Som UA-1A Edirol da Roland mais monitor Cakewalk Ma-7A esta acontecendo o seguinte problema:
    - quando coloco pan extremo (100%) em um canal vaza som para o outro lado, principalmente os sons graves;
    - por exemplo, se coloco o pan 100% do lado esquerdo, o canal direito não fica completamente mudo, ocorrendo um vazamento de som.
    O problema não é no fone ouvido nem nos cabos que são de primeira qualidade, e já experimentei diferentes fones e cabos.
    Comecei a produzir algumas músicas que em certos instrumentos exigem o pan extremo, e percebi este problema.

    A ligação é feita da seguinte forma:
    - computador - interface de áudio - monitores - fone de ouvido.

    Isto é o fone de ouvido ligado na saída dos monitores.

    Por outro lado quando conecto o fone de ouvido direto na interface de áudio o problema desparece.
    Alguém já fez este teste nos seus monitores?

    Até que ponto este pequeno descontrole (defeito) pode afetar a nossa percepção quando da realização de uma mixagem?
    Qual seria a possível solução?

    Edit: em tempo: Observei também que conforme o software que se usa para reproduzir uma música ou som, podem ocorrer diferentes problemas (não existência de pan extremo), e na DAW conforme os efeitos que se coloca na track e na mastertrack.

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Meus monitores operam em mono (fazer uma master é muito intuitivo), mesmo acusando serem stereo no ato da compra, e como só me veio a interessar o PAN, tempo depois não tinha como voltar atrás.

    Solução é criar sistemas paralelos. Usando um simples A/B box, onde um lado vai para os fones, outro para os monitores (por um fator lógico, vc não usa os dois ao mesmo tempo).

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    E aí Adler3x3.. tranquilo?

    Então.. Chegou meu fone novo... um AKG K240 Studio.. E não é que ele está com esse mesmo "problema"... O som aparentemente "vazando" de um lado pro outro quando está em 100%. Não influencia em muita coisa... Até porque é quase imperceptível... Só ouço quando isolo a track... Pode ser que a própria armação conduza o audio pro outro lado rsrs...

    Uso Reaper>Steinberg Ci1 (Interface)>Fones(Ligados na saída pra fones mesmo 40ohms).

    Descobriu o que pode ser isso?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    RafaelBernatto

    Ainda não descobri, mas no meu caso acredito que o problema seja no monitor de áudio.
    Mas no meu projeto que envolve sons binaurais qualquer vazamento de um canal para outro prejudica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fones de Ouvido - Problema de Pan