Qual seria o microfone ideal?

    Autor Mensagem
    rodrigopaulo
    Membro
    # ago/13


    Boa Noite, galera. Estou pretendendo começar a gravar alguns covers para o Youtube de voz e violão mesmo. Quero começar a comprar alguns equipamentos para fazer essas gravações e já li bastante a respeito. A minha dúvida é a seguinte, qual seria a melhor escola de microfone?

    O ambiente no qual eu iria gravar seria o meu próprio quarto, porém, moro na frente de uma avenida, então o ruído de carros é bem grande. Nesse caso a melhor escola seria um dinâmico? Não há como comprar um condensador e ajustar a sensibilidade, ou algo do tipo?

    Segundo, respondendo à pergunta acima sobre condensador e dinâmico. Quais as boas opções até R$ 500? E também qual a interface ideal também até R$ 500? Seria apenas voz e violão, como mencionei. Então meu orçamento máximo é de R$ 1.000 pra comprar esses dois equipamentos.

    Agradeço desde já a resposta :D

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    rodrigopaulo
    Qual seria o microfone ideal?


    qualquer um que esteja na busca!

    rodrigopaulo
    Membro
    # ago/13
    · votar


    qualquer um que esteja na busca!

    Muito obrigado pela sua ajuda :)

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O violão seria plugado ???

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    A pergunta do El_Cabong é relevante. Se o violão for plugado, acho q seria massa pegar um condensador pra voz. Se não for, eu pegaria um dinâmico que servisse tanto pra voz como pra violão (os Shure SM57 e SM58 são o padrão, e estão dentro dessa faixa q vc falou).

    rodrigopaulo
    Membro
    # ago/13
    · votar


    O violão seria plugado ???

    A pergunta do El_Cabong é relevante. Se o violão for plugado, acho q seria massa pegar um condensador pra voz. Se não for, eu pegaria um dinâmico que servisse tanto pra voz como pra violão (os Shure SM57 e SM58 são o padrão, e estão dentro dessa faixa q vc falou).


    Não, o violão ficaria só no acústico mesmo. Mas aí o dinâmico serviria tanto pra captar a voz como o som do violão? Porque o SM57 e o SM58 são cardióides, não? Então eu teria que gravar o violão e a voz separadamente, correto? Ou então utilizar dois microfones?

    Desculpem se falar qualquer bobagem é que eu realmente não entendo muito de gravação e home studio, estou começando a conhecer essa área agora.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    rodrigopaulo
    Cara !!
    No futuro eu quero ver se compro uns microfones melhores (talvez um Rode NT1A), mas atualmente eu uso aquele par de microfones a condensador Behringer C2, e eles são excelentes para a captação, tanto de vocal como de violão (pelo menos eles se adequaram muito bem a minha voz e ao meu violão) !! respondem em toda a faixa de frequencias de 20 à 20.000Hz (captando assim todas as harmônicas audíveis do violão). Tem um ótimo SNR !!

    Eles são cardióides e a atenuação deles em relação a sons do ambiente é muito boa !! Eu fiz uma vez um teste comparando um destes microfones C2 com um dinâmico XM8500, verificando graficamente o que acontecia, e a atenuação dos ruídos do ambiente ficou IGUAL !!! (mesmo nível de ruídos com sinal em mesmo nível, mesmo ponto de microfonia, ...). Ou seja, eu testei estes C2 e eles se comportaram que nem um dinâmico para reduzir os ruídos do ambiente !!

    Agora um conselho. Se a tua rua é muito barulhenta mesmo !! Procura mudar o teu Home studio para uma dependência no fundo da casa !! Ou faz um cabine de isolamento acústico dentro da sala do home studio.

    rodrigopaulo
    Membro
    # ago/13
    · votar


    El_Cabong
    Já ouvi falar muito bem desse Behringer também. Vou dar uma procurada nele por aqui.

    Cara, você não tem ideia, moro numa avenida principal, então o barulho de carro passando é a toda hora asuhasuhahushuassa. E como eu não quero montar um home studio, seria mais algo por lazer, não queria investir muito.

    O que você acha desses paineis de isolamento de microfone?
    http://www.gear4music.pt/media/25034/600/preview.jpg
    Será que funcionaria, caso eu colocasse esse painel justamente de onde vem o barulho da rua (da janela, no caso)?

    FlaSt
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    o problema é que o barulho vai bater na parede e voltar pro mic

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Vc teria q gravar violão e voz separado. Esses Shure são bons pras duas coisas (o 57 é mais pra instrumento e o 58 é mais pra voz, mas ambos se saem bem em ambas as funções). Eles não pegam tanto ruído externo quanto vc pegaria com um condensador, mas se for usar o 57 pra cantar coloque uma espuma.
    Utilizar dois microfones é outra opção, mas é mais barato usar só um e gravar uma coisa de cada vez :).

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    rodrigopaulo
    O que você acha desses paineis de isolamento de microfone?

    Realmente isto não isolaria o microfone do ruído, a espuma não é um bom isolante acústico (ela é um bom anti-reflexivo acústico).
    O que ela faria seria uma diminuição da reverberação do ambiente, fazendo com que o som da tua voz "morresse" alí na espuma e não fosse para o ambiente.

    Lord Target
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Eu sou fã do SM57 e tenho um, mas depois que um amigo meu comprou esse aqui, estou na captura dessa obra-prima. E é barato!!!

    Superlux X SM57

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    rodrigopaulo

    O ideal é pegar um condensador mesmo. O violão fica melhor, a voz também, eles não tem a curva característica, com acentuação de agudos, dando aquele "som de radinho". Os condensadores pegam melhor os graves, o violão produz essa faixa que os condensadores não pegam bem, além disso, se é voz de homem, com certeza o condensador vai se sair melhor. Os SM57/SM58 são bons para palco (são literalmente a prova de bala) e amplificadores, por exemplo. A curva de frequências de um condensador é mais adequada ao seu propósito. Escolha um cardióide que se adapte a faixa de preço que você vai ter um som mais adequado.

    O que você acha desses paineis de isolamento de microfone?

    Não é bem isolamento, porque não isola, mas ajuda sim. O bom que é barato e simples, acho que vale a pena em casa.

    Gianyny
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    rodrigopaulo

    Cara, eu estou terminando de comprar meus equipamentos e só falta o mic.

    Estou pensando em pegar um AKG Perception 120:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496239783-akg-perception-120-mi crofone-condensador-com-fio-loja--_JM

    Não sei qual a opinião da galera em relação a esse, todavia em conversa com o Minow (um usuário aqui do fórum que sabe muito), ele me disse que esse está bom para um primeiro mic.

    Quanto a interface, eu tenho uma ART Dual Pré (não foi deste vendedor que comprei):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505427572-interface-art-usb-dua l-pre-amplificador-valvulado-_JM

    Ela é legalzinha, mas eu te aconselharia, pelo teu orçamento, a pegar uma M-Audio Fast track:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496529950-m-audio-fast-track-2- usb-interface-placa-de-gravaco-_JM

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Gianyny

    Esse AKG é uma boa opção para começar mesmo. Para isto acho que fica entre esse, o AT2020 e o Shure SM27 (tenho certo preconceito com os Behringer) :)

    Gianyny
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Gianyny
    · votar


    MMI
    tenho certo preconceito com os Behringer

    Por quê? O AKG está bem mais caro que o C2 e o C4; como a verba está curta, estou pensando em pegar um dos Behringer.

    Esse AT2020 parece ser legal também, o Minow falou para eu dar uma olhada nos mic's da Audio Techinca, entretanto o valor também está um pouco alto para o que eu estou podendo gastar.

    Ah, e por que o C2 e o C4 são dois? Vi no ML o vendedor falando que se for para usar somente um é necessário o Phantom Power. Minha inteface tem isso, no entanto nem sei como se usa.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual seria o microfone ideal?